Advertisements

Para se reinventar Tite precisa voltar a estudar

O treinador Tite, há anos, vem se dando bem na profissão, seja no trabalho dentro de campo quanto nas frases feitas colocadas em previsíveis entrevistas.

A criação de um sistema que priorizava a marcação alcançou grandes feitos no Corinthians, alçando-o ao sonhado cargo na Seleção Brasileira.

O desejo era tão grande que fez Tite passar por cima do constrangimento de, meses antes, ter assinado manifesto pedindo a renúncia do dirigente que o contratou.

As canastronas falas com jornalistas foram transformadas em alguns milhões de reais quando levadas às diversas peças publicitárias protagonizadas pelo treinador durante a Copa do Mundo de 2018.

Porém, em tempos de rápidas mudanças, em todos os setores da sociedade, o que era produtivo tornou-se ultrapassado.

O conceito de futebol de Tite, seguido também pelo ex-alvinegro Fábio Carille, naufragou.

Hoje em dia, equipes relevantes tem adotado práticas, inclusive de marcação, que propiciem mais facilidades para que o setor ofensivo possa criar alternativas diversas durante uma partida, não sendo acionado, esporadicamente, para decidir o jogo num único lance.

O futebol burocrático e de pouca coragem da Seleção e também do Corinthians brilhou enquanto pode, numa época em que a entre-safra de treinadores, equipes e jogadores ajudou.

Bastou pequena elevação de nível para demonstrar que o menos ruim está bem longe de ser o melhor.

Tite somente conseguirá se reinventar, necessidade exposta pelo próprio treinador, quando tiver a humildade de, novamente, dar um tempo na profissão e voltar a estudar.

Do jeito que está, poderá até obter sucesso, esporádico, em algum clube nacional, de acordo com as circunstâncias de determinado campeonato, mas seguirá aquém das necessidades da Seleção Brasileira, que enfrentará, na Copa do Mundo, conceitos modernos de seus adversários mais relevantes.

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: