Advertisements

As virtudes que definem um craque

(trecho da coluna de TOSTÃO, na FOLHA)

Lamento a contusão de Vinícius Júnior, esperança do futebol brasileiro.

Repito o que escrevi após as primeiras partidas de Vinícius Júnior no Flamengo. Ele tem uma incrível habilidade e velocidade nas arrancadas iniciais e nos médios e longos espaços, mas continua, como era no Brasil, com deficiências na finalização, no passe decisivo e nas escolhas. Essas são as virtudes que definem um craque.

As pessoas continuam confundindo habilidade, técnica e criatividade. O talento é a união, a síntese, dessas três características, mais a eficiência física e emocional. Os craques possuem todas essas virtudes, porém, em variáveis proporções.

Cristiano Ronaldo tem uma técnica tão espetacular nas finalizações, que sua habilidade costuma passar despercebida. Messi tem a habilidade, a técnica e a criatividade dos grandes armadores e atacantes. Embora seja nitidamente inferior, Neymar também possui esse imenso repertório.

Mbappé e Hazard têm ótima técnica, mas se destacam muito mais pela velocidade e pela habilidade. Griezmann é essencialmente um jogador técnico, minimalista. Em poucos movimentos, decide bem as jogadas.

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: