Advertisements

O doping de Guerrero

O mundo futebol, em especial as torcidas da Seleção Peruana e do Flamengo, foram surpreendidos, ontem, com a informação de que o atleta Paolo Guerrero teria sido flagrado em resultado positivo de exame anti-doping.

Ainda à espera da contra-prova, o atacante está suspenso, preventivamente, por trinta dias, ocasião e que desfalcará seus times em decisões importantes.

São nebulosas ainda as informações sobre quais substâncias teriam sido ingeridas pelo atleta para ocasionar o referido constrangimento: fala-se desde em remédios para gripe até na utilização de cocaína.

É bom esperar para ter certeza do diagnóstico.

De qualquer maneira, o jogador é responsável, por lei sobre qualquer substância presente em seu corpo.

No caso de medicação, se comprovada prescrição de profissionais, a pena é atenuada, porém, no da cocaína, justamente agravada.

Há setores da imprensa que entendem diferente, acreditando que a “droga social” sequer deveria ser punida, por não servir de estímulo à prática antidesportiva do esporte.

Discordo.

Qualquer ligação de cocaína ou outra droga semelhante deve ser punida, exemplarmente, para servir de exemplo aos jovens que, por ventura, estejam por cair em tentação.

Outra coisa que chama a atenção neste episódio é a diferença de tratamento que a imprensa dá a jogadores menos afamados, diferentemente do que ocorre com os mais mais queridos: para Guerrero, os jornalistas, em vez de dizerem “cocaína”, tratam-na pela alcunha “droga social”, enquanto para outros a explicitação do artefato costuma ser mais eloquente.

Voltando ao doping, o que se espera, neste caso, é que a justiça seja feita.

Se Guerrero tentou levar vantagem esportiva com qualquer substância, que receba dura punição; se o erro for do médico, o jogador, apesar do rigor da lei, não pode ser prejudicado, porém, no caso de substância ilícita, vendida, criminosamente, pelos mais diversos traficantes, espera-se afastamento do futebol para imediata inclusão em tratamento, sem abrir mão de investigação policial avaliadora de todas as nuances em torno deste caso.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: