Anúncios

Reação negativa ao gesto de Rodrigo Caio é retrato da cultura brasileira

Enquanto o jogador Rodrigo Caio escondia-se dos holofotes, vários, alguns até aproveitadores, de boa parte da imprensa que tentava exaltá-lo por conta de um gesto de honestidade explícita na partida em que atuou pelo São Paulo contra o Corinthians, demonstrando, felizmente, ter ciência do simples cumprimento da obrigação, outros, contaminados pela cultura brasileira, que vitima grande maioria de seus cidadãos, não se constrangeram em criticá-lo.

O zagueiro Maicon, companheiro de profissão, contratado em transação obscura (R$ 30 milhões), detonou:

“Eu acho que é melhor a mãe dele [Jô] chorando do que a minha. Prefiro a mãe dos meus adversários chorando do que a minha”.

Não se podia esperar declaração melhor da facção criminosa Independente, formada, em grande parte, por bandidos que se dizem torcedores do Tricolor:

“não existe generosidade com quem nunca irá nos dar a mão”.

Em contra-partida, esperava-se, se não a indevida exaltação, pelo menos o apoio do comandante de Rodrigo Caio, o Mito Rogério Ceni, mas houve contradição.

Ao mesmo tempo em que falou, ironicamente, que seu zagueiro comportou-se como cavalheiro, ao ser questionado se teria a mesma atitude dele no gramado, o ex-goleiro respondeu:

“Eu já parei. Não vou responder isso.”

Nos bastidores, há relatos de que outros jogadores e boa parte dos dirigentes do São Paulo incomodaram-se com a atitude de Rodrigo Caio, alguns até pedindo sua cabeça na proxima janela de transferências.

Este é, em escala menor, mas em proporção semelhante, o comportamento do povo brasileiro, “levador de vantagens” que sempre, por conta disso, acaba vivendo em desvantagem, iludido por uma cultura suja, que reflete os resultados nos setores determinantes da sociedade, muitos deles investigados, diariamente, por ações recentes da Polícia Federal.

Neste país, quem age com correção é tratado como “otário”, pelos doutrinados da “malandragem”, e exaltado por aqueles que lutam para manter intactos os bons princípios, não por acharem especial agir com honestidade, mas para que o exemplo possa, de alguma maneira, mudar pensamentos e atitudes reprováveis do cotidiano.

Anúncios

7 Respostas to “Reação negativa ao gesto de Rodrigo Caio é retrato da cultura brasileira”

  1. agnosticuzinho Says:

    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” Rui Barbosa

  2. primeirocampeaomundial1951 Says:

    Concordo com o texto e com as atitudes, mas infelizmente mas que ter Fair Play contra um time de atores como é o da Ponte Preta p.ex. fica difícil…todo jogo caem uns 5 pra fazer cêra, fingem o tempo todo….merecem tratamento igual….o mesmo vale para os times da Libertadores que fazem isso em todos os jogos aqui…

  3. Renato (@galenoeu) Says:

    Claro que o gesto tem que ser elogiado. Mas vamos deixar de hipocrisia.

    Por exemplo:

    Será que o jogador Jô do Corinthians toda vez que marcar um gol em claro impedimento, e o bandeirinha e o juiz não marcarem nada, ele vai na direção do arbitro e dizer: “Pô juiz, não valida o gol não, eu estava impedido.”

  4. marco Says:

    Honestidade é obrigação e o que deveria acontecer não é enaltecer o Rodrigo Caio mas ridicularizar quem não age corretamente. Como o Cássio, que fez uma baita simulação quando o Cícero apenas encostou nele. Existe todo um aspecto cultural envolvido na questão. O Prass cometeu pênalti em cima do jogador da Ponte, e pergunto, quem, em sã consciência diria que realmente cometeu a falta? Tomando de 3, com a possibilidade de um quarto gol? Ou somos inocentes a ponto de crer que o Rodrigo Caio faria isso? O Benja defendeu este ponto e foi execrado no programa da TV. O Benja é malandro por causa disso? Seria ele um tonto realmente? Quem somos nós para julgarmos qualquer atitude? Se assim o for, podemos crer que o Benja é um malandro safado, tanto quanto Rogério Ceni e Maicon pois, em campo, teria agido da mesma forma que colocado no texto. Não, não é mesma coisa pois ele disse que o Rodrigo Caio agiu corretamente mas, em campo, ele não faria a mesma coisa. Assim, qual a diferença do pensamento do jornalista e do zagueiro? Os dois agiriam de forma a levarem vantagem, ou não? A essência é a mesma. Quem está certo e quem está errado? Qualquer que seja o julgamento, este será passível de questionamentos. O campo de futebol é um mundo a parte? Às vezes, parece que sim. Muitos dizem que o que acontece no campo, fica no campo. Ou o campo é um reflexo do mudo que o cerca? E tudo que se passa lá nada mais é do que um pouco do que temos no mundo. Se for desta forma, todos aqueles que se posicionam diferentemente do que foi apresentado pelo Rodrigo Caio, apresentariam uma postura desonesta também fora do futebol. Como não devolver um dinheiro encontrado, por exemplo. A postura do Benja mostra um pensamento nesta linha, independência do campo de jogo em relação ao mundo lá fora. Acho que esta talvez seja a mais produtiva discussão, o que seria o campo de futebol, então? Mas, quanto às pessoas, quem somos nós para julgarmos?

  5. Divanio (@DCLS45) Says:

    Time de atores da Ponte Preta, deixa de ser cego. Quem começou a atuar foi o Sr . José Roberto, vulgarmente conhecido como Zé Roberto, encenando que o jogador da Ponte o teria acertado no rosto; tomou castigo, escorregou e a Ponte fez o 3º gol.

  6. Divanio (@DCLS45) Says:

    Quanto a Maicon, o que esperar de um cara sem cultura e ignorante? O São Paulo já teve grandes jogadores em sua zaga, na bola e intelectualmente. Maicon perna de pau jogando e falando.Sem ética e sem caráter. Rodrigo Caio , sai fora de time, além de ser bambi e sem caráter.

  7. tavares41 Says:

    Maicon grande e Bobo!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: