Palio Di Siena magnífico !

palio di siena

Manifestação cultural das mais famosas do mundo, a corrida de cavalos (que são montados no “pelo”) do “Palio di Siena” é realizada, anualmente, desde o Século XVII, na Piazza del Campo, em Siena, Itália.

O objetivo é honrar Nossa Senhora.

Dezessete bairros concorrem entre si, com trajes tradicionais da época, em acirrada rivalidade: Aquila, Bruco, Civetta, Chiocciola, Drago, Giraffa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone.

Vence quem chegar à frente, após três voltas completas na praça, mesmo que apenas o cavalo (se o jóquei cair) ultrapasse a linha final.

Ontem, o vencedor foi o representante de “Lupa”, equipe que há 23 anos não vencia a corrida, que largou em terceiro e, de maneira emocionante, ultrapassou dois rivais na última curva do percurso.

A comemoração foi digna de final de Copa do Mundo, com a torcida invadindo a praça, chorando muito, arrancando a roupa do cavaleiro, etc.

Para quem se emocionou com os jogadores da Seleção da Itália, na Eurocopa, cantando o hino como nunca se viu aqui no Brasil, vale a pena assistir o vídeo abaixo, e entender um pouco do sentimento italiano com suas origens.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.