interior uti

Por ANDDY CAPPO

https://anddycappo.wordpress.com/

O que aconteceu com futebol do interior paulista?

No passado grandes equipes foram formadas e fizeram história, o interior foi um dos maiores celeiros do futebol brasileiro.

Quem não se lembra de times como o Guarani de 1978/1986, da Ponte Preta de 1970/1977, da Internacional de Limeira de 1986, do Bragantino e Novo Horizontino de 1990, e o Carrossel Caipira do Mogi Mirim de 1993, XV de Jaú de 1989 e outras excelentes equipes que surgiram no decorrer dos tempos.

E os grandes jogadores que foram formados nos clubes do interior ?

Vamos imaginar duas formações, A e B, com atletas oriundos do futebol caipira e suas respectivas equipes que fizeram a base ou se destacaram no futebol caipira.

A- Leão(Comercial-Ribeirão Preto) Edson Boaro(Ponte Preta), Oscar(Ponte Preta) Amaral(Guarani) Roberto Carlos(União São João) , Mauro Silva(Guarani) , Marco Antônio Boiadeiro(Botafogo-Ribeirão Preto), Sócrates(Botafogo-Ribeirão Preto), Amoroso(Guarani) e Careca(Guarani).

B-Carlos(Ponte Preta), Eurico(Botafogo-Ribeirão Preto) Luís Pereira(São Bento) , Juninho(Ponte Preta) , Leo(União São João) , Dudu(Ferroviária) Deco(Guarani) , Renato(Guarani) Raí(Botafogo-Ribeirão Preto), Toninho Guerreiro(Noroeste) e João Paulo (Sérgio Luís Donizete)(Guarani) .

E não esqueçamos de Dicá(Ponte Preta) , Elano(Guarani) Waldir Pérez(Ponte Preta) , Evair(Guarani) , Wilson Mano(XV de Jaú), Luizão(Guarani),Guina(Comercial-Ribeirão Preto) ,Chicão(XV de Piracicaba) , e tantos outros.

E como está o trabalho de base que sempre foi primordial para os Clubes Caipiras?

O retorno financeiro era certo, Onde estão os novos craques?

A base foi jogada as traças e os dirigentes sempre alegam que não tem dinheiro para as categorias inferiores. Os treinamentos são inadequados, muitos treinadores estão despreparados e muitas vezes acumulam várias funções e com ínfimos salários, em muitos clubes tem péssima alimentação para os atletas, isto quando tem, alojamentos precários, e com tudo isto dificilmente revelam grandes jogadores.

Citando uma importante entidade do futebol brasileiro, o Guarani FC, vejam meus amigos a atual situação lamentável que se encontra o Bugre, clube de muita tradição, Campeão Brasileiro de 1978, um dos maiores clubes reveladores de craques que brilharam no futebol não só brasileiro como mundial, teve o estádio penhorado e leiloado, total desrespeito com a torcida com antigos ídolos e com o futebol.

Onde estão os responsáveis? Sumiram???

É Inadmissível.

Mais um problema de clubes do interior que jogam somente um campeonato no máximo dois e ficam sem atividades muitas vezes por sete meses, e nos campeonatos que participam servem como barriga de aluguel para empresários colocar seus jogadores, e quando por sorte algum jogador é vendido fica um percentual insignificante para o clube.

E quando acabam as atividades, encerram os contratos dos jogadores e estes ficam desempregados, e eu fico imaginando, o desespero de muitos atletas que ficam procurando clubes para jogar, é uma triste realidade. Assim está a situação do futebol do interior.

Infelizmente o futebol caipira está em estado terminal jogado em um leito esperando o milagre de se reerguer ou definitivamente morrer, foi tão explorado, mau tratado por dirigentes incompetentes e alguns sem escrúpulos que levaram o glorioso futebol do interior paulista à UTI, e de próspero tornou-se miserável.

Facebook Comments
Advertisements