Sozinha, FRIBOI doou tanto quanto a soma das maiores doadoras de campanha. Por que ?
Ninguém doou mais dinheiro para as eleições 2014 do que a FRIBOI, empresa que antes do Governo Lula apresentava balanços com sucessivos e milionários prejuízos, mas que, somente no último período, lucrou R$ 120 milhões.
Para se ter ideia do interesse político do frigorífico, somados, os outros quatro melhores colocados forneceram R$ 3,7 milhões a menos para as campanhas.
A FRIBOI doou, sem contar as eleições presidencial e de governadores, R$ 61,2 milhões que beneficiaram 162 deputados eleitos, número que lhe garante impressionante poder de lobby na Câmara.
Para que se possa entender a gravidade da situação, possui mais parlamentares do que o dobro da bancada eleita pelo PT (quase todos agraciados pela empresa).
Os outros, Bradesco (R$ 20,3 milhões), Vale (R$ 17,7 milhões), Itaú (R$ 6,5 milhões) e OAS ( 13 milhões), somados, contribuíram com R$ 57,5 milhões.
Quais razões levariam uma empresa a “doar” metade de seu lucro a políticos, em ação tão temerária, financeiramente, que seria passível da demissão de todos os executivos envolvidos ?
Oficialmente, dizem “contribuir para a Democracia”.
Fosse o Brasil um país sério e uma devassa fiscal na FRIBOI seria instaurada apenas com a divulgação dos números citados na matéria, absolutamente improváveis de serem atingidos por razões, objetivos e procedimentos ligados a licitude.

