Anúncios

A FIFA marca um golaço !

Eleições corinthianas: dinheiro do clube na campanha de Mario Gobbi

Por ROQUE CITADINI

http://blogdocitadini.com.br/

Há três dias, a FIFA anunciou grandes mudanças para o futebol, especialmente nas contratações e vendas de atletas. Decidiu a entidade maior do futebol que de qualquer jogador ou contrato os direitos econômicos são exclusivamente dos clubes aos quais estão vinculados estes atletas. Desta forma, está encerrada a fase das parceiras com os investidores que estavam por toda parte e tanto prejudicavam os clubes brasileiros.

Anunciou também a FIFA, nesta reunião, que por interesse da América do sul essas medidas seriam implementadas obedecendo um prazo de transição que será agora fixado.

O Corinthians, várias vezes citado por dirigentes europeus, é um exemplo clássico de quanto prejudicou o futebol e o próprio clube esse esquema pelo qual o jogador atuava no Timão e quando era vendido, os valores do negócio iam parar nas mãos de fundos e empresários.

Essa política de “parceria” adotada nos últimos anos pelo Timão é um dos grandes responsáveis pela difícil situação financeira em que se encontra o clube.

Para os dirigentes europeus, que tanto se esforçaram por garantir somente aos clubes os direitos econômicos, o sistema de parceria com os fundos e empresários estava gerando um estado de completa promiscuidade entre os diretores dos clubes (que formalmente deveriam defender os interesses da agremiação) e dos parceiros que, de fato, comandavam os negócios. Em todos os clubes, em menor ou maior grau, há “investidores” que estão bem relacionados com a diretoria e conseguem sempre grandes e bons negócios. No Corinthians, a situação chegou ao ponto de os jogadores das categorias de base serem quase todos parcelados com investidores, que hoje festejam quando um jovem começa a brilhar na equipe.

Há muito, tem sido identificado neste quadro uma das maiores dificuldades do Corinthians. Nos últimos anos, os diretores de futebol sempre afirmaram que sem essas nocivas parcerias não seria possível montar um time. Agora, com a decisão da FIFA, este dilema acabou. O Corinthians, que deveria ser o bom exemplo no futebol, vem sendo citado pela FIFA como um dos clubes “problemáticos” nesta questão.

Em verdade, esses negócios só funcionavam porque os dirigentes tinham uma frágil posição de defesa do clube frente aos interesses dos empresários.

Hoje, o que vemos em todo futebol são casos de dirigentes que, subitamente, tornam-se empresários ou agentes associados a fundos e investidores, num conflito de interesses inadmissível.

Foi muito interessante de ver que os que mais resistiram ao fim desta farra de empresários foram os dirigentes brasileiros, incluindo os da CBF. Não é à toa que este problema é mais agudo por aqui.

Mudar este quadro é essencial para os clubes, especialmente para o Corinthians. Agora, com o aval da FIFA, torna-se prioritário que o clube recupere os seus direitos e passe a ser o único detentor dos interesses de seus atletas.

Com esta decisão, serão os melhores nos próximos anos aqueles times que valorizarem e cuidarem melhor da sua base. A FIFA fez a parte dela, esperemos que o futebol faça a sua.

Anúncios

23 Respostas to “A FIFA marca um golaço !”

  1. anti_corru_PT_os #EuVotoMarina40 Says:

    “Gil é melhor que Kaká!” (Citadini)

  2. Socrates Says:

    Oxalá essas medidas sirvam para que o SCCP se profissionalize e volte às mãos de pessoas decentes e que não vivam nem elas e nem seus seguidores às custas do SCCP. E que isso aconteça urgentemente, pois caso contrário, estaremos no fundo do poço.

  3. PT nunca mais Says:

    correto. Essa farra acabou com o futebol brasileiro.
    Quem sabe um dia voltemos a ser respeitados?

  4. RÉGIS PARANAENSE Says:

    AGORA VAI APARECER O TAL DE JUCA KFOURI E SUA TURMINHA DIZENDO QUE O JOGADOR VIROU ESCRAVO DO CLUBE NOVAMENTE E BLÁ, BLÁ, BLÁ….

  5. Edu Says:

    Quanta ingenuidade Paulinho! Voce não sabe o que significa “contrato de gaveta”??? Vai continuar tudo igual, só que “por debaixo dos panos”….rsrsrsrs…

  6. Futebol melhor Says:

    Lembro me do dia em que o Eurico Miranda falou na época que a lei Pelé foi anunciada no ano de 1998 para 1999, que os clubes estariam reféns dos empresários, porque o clube ganhava dinheiro na venda de jogador, hoje quem faz o jogador e o clube e os empresários que ganham.
    Vamos ver se essa lei pega aqui no Brasil.
    Brasil o pais das maravilhas!!!!!!!!!!

  7. An Says:

    A FIFA não é boba, o que ela viu é o que esta acontecendo no futebol brasileiro, que quem esta mandando são os empresários e não as entidades do futebol, resultado, o futebol brasileiro esta acabando. O maior exemplo é Alemanha 7 X 1 Brasil, até em pelada, o teu time meter 5 gols em 30 minutos é muito difícil, a não ser que você jogue contra um time de crianças, que foi o que aconteceu neste vexame histórico do futebol mundial. E como a CBF não manda em nada o futebol brasileiro é a casa da mãe Joana!

  8. Airton ( Corumba MS ) Says:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/09/botafogo-vive-expectativa-do-julgamento-de-sheik-nesta-segunda.html
    ..
    ..
    A FIFA depois de sair com bolsos estufados, saindo pelo ladrão
    ( ops, desculpe Lula, lembrei de voce), viu a ALEMANHA METER UMA SONORA GOLEADA E DEPOIS A HOLANDA TAMBEM, se masturbou de tanto rir da cara dos brasileiros, safados que concordaram com essa podridão está vendo agora a nossa HONRADA CBF dar uma de séria!!
    ..
    ,,
    “Péra lá”!!! Séria?! Depois que Petros enfiou o braço no juiz esse ANTRO de vagabundos se diz sério?!
    ..
    ..
    Mas vamos lá: Irão punir o Sheik, e punirão mesmo!!

    ,,,,

    VIU SHEIK, O QUE DEU SAIR DOS 3 ULTIMOS TIMES MAIS BENEFICIADOS DOS ULTIMOS TEMPOS??
    .
    .
    Voce sorriu, vendo os outros que lutaram tanto em 2009 por um titulo, quando 2 ENTREGADAS MIRABOLANTES jogaram no colo do TIME MAIS LADRÃO E MAIS VAGABUNDO DO BRASIL um titulo repleto de sujeira e voce até deu volta olimpica….
    .,.
    No ano seguinte se repetiu a mesma sujeira e voce Sheik, sorriu por todos os dentes quando o MAIOR TAPETE DO BRASIL abraçou outro TITULO ENTREGADO, capitaneado pela UNIMED que lava dinheiro na CBF..

    E em 2011 Sheik, voce viu a arbitragem suja desse PAÍS PODRE anular 12 gols legitimos do VASCO, um atrás do outro, sem falar em PERICLES BASSOLS que arrancou 4 pontos do VASCO que daria o legitimo titulo de 2011…. Na oportunidade Sheik, voce sorriu, debochou e até brincou com sua macaquinha..!!
    .
    .
    Hoje, sem a proteção dos times beneficiados voce está comendo resto de dejetos que essa entidade SUJA E LEVIANA CHAMADA CBF joga para os torcedores que não são dos beneficiados..
    .
    .
    Então, Sheik, sinta um pouco na pele o que todos os que foram ultrajados em 2009/10 e 11 sentiram, vendo a injustiça ser plantada.
    .
    Saiba que PETROS E O SEU EX TIME devem estar debochando de ti cara!!!

  9. Fielzão 2014 Says:

    Volta, Citadini!

  10. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    “O MERCADO PARALELO DA BOLA”, tem que ser enquadrado de uma vez por todas. Não vai parar, mas diminuirá muito.

    Neste mercado os dirigentes dos clubes participam direta ou indiretamente, portanto, ele precisa ser controlado e os clubes profissionalizados de uma vez por todas, CHEGA DE AMADORISMO.

    CLUBE EMPRESA URGENTE!!!!

  11. Marcelo Casaca Says:

    Se não espremer os clubes “laranjas”, nada vai resolver. É preciso exigir que os clubes para negociarem jogadores tenham um determinado número de categorias de base em atividade e em competições oficiais, além de time profissional e demais estruturas que tornem o trabalho desinteressante para os meros aproveitadores. Acabar com o “jogador pizza”, o jogador tem que ser 100% de um só clube. Acabar até com essa prática de emprestar jogador, isso pode gerar falsetas financeiras e esportivas. Criar um mecanismo para impedir que “terceiros” continuem a agir por outros meios. Isso é fácil, mas por enquanto continuam a tampar o sol com a peneira.

    É preciso limitar o número de jogadores profissionais que cada clube pode ter. Isso acabaria com a prática de clubes ricos europeus de contratar revelações e imediatamente emprestá-los conforme seus interesses, criando um monopólio no futebol, enfraquecendo concorrentes diretos e a formação de atletas em países basicamente sul-americanos.

    É necessário voltar aos tempos que clubes europeus podiam contratar só três estrangeiros (sem mercado comum europeu).
    A “lei do passe” e os “direitos econômicos” são extremos. O melhor para mim é a minha ideia. Antes de completar 26 anos vigoraria a lei do passe. Os jogadores seriam negociados com cerca de 25 anos para o clube não perde-los de graça. O clube desfrutaria do jogador no seu auge, e ainda no auge o jogador teria tempo suficiente para ganhar dinheiro na Europa. Ambos ganhariam e a torcida também. Ao completar 26 anos automaticamente vigoraria os “direitos econômicos”.

    Muito blábláblá e tudo segue uma merda. Futebol cada vez mais elitista, faltam craques, driblar agora é “ofensa”, jogadores sem identificação com seus clubes, qualquer frase de jogador ou dirigente é censurada com punição… Enfim, o futebol “amador” era infinitamente melhor.

    PS I: Quem consegue escalar seu time nos últimos anos? Caminhamos para termos o “jogador-diarista”. Ele vai pedir por um jogo: um “vale-transporte ferrari”, o “aluguel de uma bunduda”, “cem mil” para o 1º tempo… O 2º tempo ele vai negociar com outro time.

    PS II: Eurico Miranda foi demoninhado pela grande mídia por ter sido na época o único contra a Lei Zico, que virou Lei Pelé. Hoje os mesmos jornalistas, a mando dos seus patrões, se contradizem referente ao assunto e também quanto a ter campeonato brasileiro com eliminatórias ao invés de pontos corridos. Seria mais digno dizerem que estavam errados e Eurico certo, mas para a ditadura da mídia “global”, esperarmos isso é impossível.

    VOLTA VASCO! VOLTA EURICO!
    VOLTA FUTEBOL AMADOR!

  12. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    Em tempo, é BOM VIRAR CLUBE EMPRESA, para calar a boca dos jornalistas “tradicionalistas” que, nem camisas com cores diferentes do clubes eles “apoiam”.

    Estes são os que colaboram e muito para o AMADORISMO do nossos clubes.

  13. Renato Says:

    “Em tempo, é BOM VIRAR CLUBE EMPRESA, para calar a boca dos jornalistas “tradicionalistas” que, nem camisas com cores diferentes do clubes eles “apoiam”.

    Estes são os que colaboram e muito para o AMADORISMO do nossos clubes.”

    EU – ABSOLUTIS VERITAS Says:
    setembro 29, 2014 às 12:51 pm

    Esses jornalistas são aqueles da tal época do “Futebol Romântico”, na minha opinião um dos maiores, e talvez o maior, responsável pela queda do futebol brasileiro.

    Esse pessoal pensa como se ainda estivesse nos anos 60, 70 e 80. Enquanto nessa época os clubes na Europa ficavam ricos por terem transformados os clubes em empresas (e ainda tem gente que acha que futebol e negócio não se misturam!), no Brasil da tal época do “Futebol Romântico”, os clubes cada vez ficavam endividados devido ao pensamento populista dos dirigentes e jornalistas.

    Eu particularmente culpo sim os Juca Kfouri, Jorge Kajuru, Milton Neves, Osmar de Oliveira, José Carlos Araujo (Garotinho),…a maioria dos jornalistas esportivos do país e da maioria das pessoas envolvidas no futebol dos anos 60 para cá. E por quê?

    Porque foram elas que com a mentalidade do tal “Futebol Romântico”, acabaram falindo os clubes e também com o futebol no Brasil.

  14. Guilherme Says:

    Pare o mundo que eu quero descer.

    Vejam/leiam o trecho do texto que reproduzo abaxo:

    Anunciou também a FIFA, nesta reunião, que por interesse da América do sul essas medidas seriam implementadas obedecendo um prazo de transição que será agora fixado.

    Quer dizer que o protecionismo aos larápios e piratas que usam e abusam dos Clubes no Brasil ainda terão uma vida mais longa do que em outras partes do mundo?
    Qual o critério? Saiu dinheiro para os Dirigentes da FIFA assim como quando é feita as escolhas das Copas do Mundo?
    E as vendas de ingressos nos jogos da Copa no Brasil até o momento só se apurou a responsabilidade de um. Muito cômodo isso, não mesmo???

  15. Guilherme Says:

    Olha só Paulinho, mais um bom ‘prato’ a ser saboreado pelos isentos e irretocáveis defensores da honra do nosso futebol:

    “A diretoria do Avaí acredita que todos os brasileiros são idiotas. Antônio Carlos xingou Francis do Boa Esporte de macaco. Fez até um B.O. E o árbitro Ceretta ‘não viu e nem ouviu nada’. O STJD precisa agir contra o racismo e a omissão…”

    29 de September de 2014 às 14:32 – Postado por Cosme Rímoli

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/a-diretoria-do-avai-acredita-que-todos-os-brasileiros-sao-idiotas-antonio-carlos-xingou-francis-do-boa-esporte-de-macaco-fez-ate-um-b-o-e-o-arbitro-ceretta-nao-viu-e-nem-ouviu-nada-o-stjd-precis-29092014/#r7-comentarios

    Viu como é uma boa matéria? Afinal, é mais um Clube do Sul do País envolvido em escândalo racial, e como a ISENÇÃO não deixa alguns jornalistas publicar/comentar sobre matérias como as abaixo:

    Mulher de jogador do São Caetano relata caso de racismo no clube: “Orgulho de ser negro!”
    http://arquivo.geledes.org.br/racismo-preconceito/racismo-no-brasil/18212-orgulho-de-ser-negro-mulher-de-jogador-do-sao-caetano-relata-caso-de-racismo-no-clube

    Repórter confirma racismo a Arouca no Estádio Romildo Ferreira
    http://www.lancenet.com.br/santos/Reporter-Romildo-Ferreira-Mogi-Mirim_0_1097290393.html#ixzz3DuPIzwbV

    Gil do Corinthians sofre injuria racial em rede social…
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/09/gil-sofre-injuria-racial-em-rede-social-e-estuda-acionar-justica-contra-torcedor.html
    … mas ficou por isso mesmo (porque é torcedor corinthiano?).
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/09/gil-condena-injuria-racial-mas-diz-que-nao-levara-o-caso-justica.html

    O inusitado é que não foi nenhum Delegado atrás do Gil para que o mesmo fizesse um BO como ocorreu pelo Delegado aqui do RS, talvez mais interessado nos holofotes enquanto prender os verdadeiros bandidos que estão agindo nas ruas.
    E o que dizer da campanha protagonizada pelo Daniel Alves, Neymar, Luciano Huck, entre muitos outros, que afirmaram CRIMONOSAMENTE que ‘SOMOS TODIOS MACACOS’. Como a mídia apoiou a campanha e a maioria da população aceitou, então a palavra MACACO não pode ser mais injúria, certo? Ou, conforme o ‘cliente’ e o interesse por trás disso, MACACO pode ser injuria racial?

    Só queria entender:
    O Auditor RACISTA do STJD será julgado ou não?
    A mídia paulista não denuncia e cobra providências dos casos acima citados porque não quer se indispor com as torcidas dos Clubes paulistas?
    Só os casos fora de SP devem ganhar notoriedade? Isso é caso de xenofobia ou mau-caratismo mesmo?

  16. Lampião Says:

    Marcou um golaço….

    O que vai ter de empresário dono de clube não está escrito!!!

    A MERDA VAI CONTINUAR

  17. Airton ( Corumba MS ) Says:

    Guilherme Says:
    setembro 29, 2014 às 3:38 pm
    .
    .
    Permita-me fazer das suas as minhas palavras!!
    .
    VAMOS PUNIR O AVAI OU NÃO!! Já que não puniram Corinthians e TIME LADRÃO por gritos homofobicos

  18. Guilherme Says:

    Airton ( Corumba MS ) Says:
    setembro 29, 2014 às 6:10 pm

    Fique à vontade em fazer uso das minhas palavras.

    Aproveito para informar a todos que aqui no RS saiu uma matéria dizendo que o Paulo Schmidt, o Pavão do STJD que manda prender e soltar, disse que o caso de racismo envolvendo jogador do Avaí, que a pena por injúria racial, se ela ocorrer, deverá ser imposta SOMENTE ao jogador e não ao Clube (Avaí). Como pode o tal sujeitinho se achar no direito de já ir propalando aos quatro ventos a punição que deve ser imposta ao caso? Para que a necessidade de Auditores julgando o caso se ele já antecipa o seu julgamento? Isso não é um desrespeito aos julgadores? Se bem que os Auditores do STJD não parecem assim tão dignos de respeito pois tem até RACISTA julgando atos de racismo, eheheh.
    E outra, ele (o Pavão) entende que o Avaí não é culpado porque foi um jogador que ofendeu um colega de profissão e o Clube não é o responsável pelas atitudes do jogador. Contudo, ele mesmo disse que o Grêmio deveria ser punido porque era responsável pela sua torcida. Quer dizer que na visão dele, ou falta de, o Paulo Schmidt entende que um jogador, que é empregado do Clube, quando comete injúria racial não pode provocar a punição do Clube mas um torcedor, que não é sócio e só está lá no meio de milhares de outros torcedores no Estádio, que nem na social estava como é o caso da jovem Patricia, que essa sim pode e deve causar punição ao Clube?
    Que conceito é esse? Onde essa figura cursou Direito, se é que cursou? Alô Ministério da Educação, favor verificar os conteúdos ministrados nos Cursos de Direito nas Universidades do Paraná.
    Ou tem gente sendo aprovada sem condições.

    E viva o circo do futebol brasileiro, com CBF/STJD e Globo.
    Para os amigos as benesses e para os ‘inimigos’ os rigores da lei.

  19. Alexandre Says:

    Paulinho,

    Nesse caso só vai mudar a mosca.
    Porque a M… é a mesma.

  20. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    Renato Says:
    setembro 29, 2014 às 2:19 pm

    Grato.

    Ainda tenho esperança que, um dia poderei ser ACIONISTA do meu clube.

    Tem muitos outros jornalistas além destes que você citou, que ainda vivem da ilusão do romantismo – foi bom, mas já foi – das décadas que você citou.

    Mas, terão que mudar e viverem no presente.

    O duro é saber que, alguns destes que você citou, querem interferência de governo na CBF e no futebol. Quer coisa mais retrógrada que esta? Coisa de terceiro mundista. Tem que deixar o “pau quebrar” nos clubes, nas federações e CBF. Nada de isenções ou perdões de impostos, só assim os clubes vão acordar.

  21. Teresinha Winter Says:

    Cada coisa que a FIFA inventa já me deixa com um pé atrás. Quero ver pra crer, como São Tomé. Como as coisas vão funcionar??? Não sei, o que sei é que, no Brasil, sai uma lei num dia e no outro dia já tem uma maracutaia armada. Por aqui, vão inventar alguma coisa pra driblar tudo, com o acobertamento inclusive da mídia. Poucos são os que vão denunciar esses casos. A grande maioria tá metida nisso até o pescoço.

  22. TADEU SANTOS Says:

    Gostaria de enfatizar que : melhorar a receita dos clubes não significa impedir que os empresários de investirem nos joves talentos , porque quando um jogador sai do meio do mato , ou seja , o atleta encontra alguém que invista nele , o presidente da fifa , nem sabe o q o atleta passa para chegar aonde chegou sem a ajuda de um empresario que acredita no jagador , deixa agora esse papel pra fifa , em alimentar , da ao atleta material de treinamento , e outras coisas que a fifa nunca deu e nunca vai dar aos jogadores que são pobres e espalhados pelo Brasil afora. TOMA JEITO PRESIDENTE , CUIDA DE ORGANIZAR EVENTOS ,

    ISSO A FIFA SABE FAZER , A OUTRA PARTE TEM QUE SER DOS CLUBES.

  23. TADEU SANTOS Says:

    Quando a FIFA , realizou o mundial no Brasil , duvido que o blatter foi nos morros falar de empresários , o que ele quer é prejudicar ainda mais o futebol no Brasil e no mundo , essa múmia deveria estar preucupado com o atleta que não tem apoio dos clubes , e então entra quem pode ajudar o atleta e a FIFA diz que não pode ?

    Tá maluco , pois fique sabendo Sr . Blatter , que se não fosse os empresários muito dos jogadores não estariam no cenário mundial ,e devem isso ao investidores que acreditaram no talento deles , vai namorar um pouco presidente , acho que dentro da sua cabeça tem pensamentos negativos por demais. Já vi atletas passando fome , e os empresarios mudam esta situação , quando
    acreditam nos jogadores.Ta achando ruim ? então se responsabiliza por tudo que o atleta precisar e tudo fica bem pra eles ok .

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: