Advertisements
Anúncios

Corinthians vs. Torcida: uma crítica aos Departamentos Social e Cultural alvinegro

flavio ferrari junior (158x134) (2)ilmar

Por PATRÍCIA LEITE

No fugaz caso entre empresa Corinthians X torcedores-fãs, vejo total desequilíbrio em toda base de relação de reciprocidade e interação, sinto absolutamente convicta uma relação passional aos pedaços, errante e bizarra.

Tenho ouvido os comentários televisivos tão vazios, cheios de pouca visão, pouca conclusão, sem reais esclarecimentos, embora esforçados; às cabeçadas, na tentativa frustrada e ineficaz de achar repostas.

Acho que a relação é mais profunda do que parece. Não tão rasa quanto colocam e analisam. A relação futebol x torcedor, ídolo x fã é uma relação mais confusa, profunda e séria do que parece. É uma relação de raízes, que vão envelhecendo e se fortificando… Com o tempo (que passa breve) essas raízes, quando não bem cuidadas vão se fortificando e se calcificando de maneira torta, do jeito que se consegue arranjar…Vão adoecendo. Tornam-se assim uma relação cega, cheia de ódio, de angústias e revoltas. Aliás, como toda relação que não é bem tratada e cuidada.

A violência é uma conseqüência de um mal maior! Não que justifique mal algum, mas prolifera, é o resultado de uma evolução e sucessão de erros. O agressor é um animal ferido que pede socorro.

É viável e necessário sim, que haja uma justiça civil que puna e pondere… Polícia, processos, o aumento do sistema carcerário brasileiro, nossos impostos pela hora da morte para alimentar essa imensidão de desocupados presos em suas jaulas.

Mas e depois? Advogados “bem relacionados”, liberdades provisórias, cumprimento de pena … de volta pra rua! Muito piores do que entraram, e assim a sucessão de atos violentos renova seus ciclos, ainda mais cenas tristes, mais mortes…

O grande problema na minha modesta opinião de antiga torcedora e fã do Corinthians (falo com conhecimento de causa)está na estrutura! Na maneira como a relação se processa.

O Corinthians é uma doença! Altamente viral, diria que é pior que a lepra! Pois ela se processa e evolui de dentro para fora, ao contrário da varicela.

Alguns têm sorte, se vacinam de inteligência, amor próprio, discernimento e logo de um pouco de cultura…Se equilibram…

Não que a gente se cure totalmente, mas periodicamente algumas recaídas, nos sugerem novas doses de medicamentos e vigilância constante. É como um vício! Sempre alerta e operante!

Ou é assim, ou você fere sua saúde física, mental, emocional, moral e sobretudo social!

Mas, racionalmente isso é uma troca! A droga também é culpada, o Corinthians também tem culpa, afinal a gente é responsável pelo que cativa(já dizia o pequeno príncipe). A gente tem total responsabilidade pelos sentimentos que provocamos nas pessoas!!!!!!!!!

Por certo, sou leiga no que se pauta o trabalho no departamento social e cultural do Corinthians, embora já percebi nos papos pouco a desejar, na verdade soube muito pouco de como se processam os projetos culturais e sociais da referida empresa “Timão”. Já me basta perceber o suficiente. Elencando:

-Desinteresse: o torcedor é apenas um número!

-Exploração: projetos em que se cobram muito por se ser um torcedor! Torturante…

-Vazio: relação muito cara, pouco se oferece a quem torce.

-Ignorância: Jogadores sem nenhuma estrutura sequer para o diálogo. Mal conseguem dar entrevista. Por certo não conseguem ler as cartas que recebem de tantos fãs por falta de discernimento mesmo, alguns me atrevo a dizer são analfabetos funcionais.

Quantos torcedores perdem tempo e dinheiro para presentear e escrever para esse bando de asnos que mal sabem agradecer! Lamentável! Revoltante até!

Paciência! Ufa! Bem, Acho que está bom, se continuar vou acabar escalando uma seleção de significativos adjetivos para um time inteiro jogado à mediocridade.

Tudo poderia ser tão simples, projetos que integrassem e interagissem torcedores e jogadores, como concursos, seminários, apresentações e tantas outras coisas criativas. Nossa, nem vou pensar na hipótese (não sou paga para isso), afinal não tem gente com sabedoria e criatividade nesse departamento de cultura?

Alguém nesse time do Corinthians precisa aprender a pensar. Afinal pessoas fazem o que pensam e pensam o que sentem!!

Primeiro eu sinto, depois penso sobre o sentimento e por ultimo procuro agir a respeito.

Não é tão difícil assim!

Alguns problemas parecem complicados a olho nu, mas nas entrelinhas são bem simples de serem resolvidos.

Finalmente, na realidade o que falta mesmo para essa “Comunidade Esportiva” (lembrando que são seres humanos racionais) pagã e equivocada é apenas um pouco de gratidão e amor.

*Fotos: Flavio “Ferrarinho” Junior, diretor Cultural e Ilmar Schiavenato, diretor Social

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: