Advertisements
Anúncios

Imagens do horror

roseana lula

Da FOLHA

Por MARINA SILVA

O que os olhos não veem, o coração não sente. Seguindo o dito popular, o Brasil pretendeu não sentir a dor que acumulava em suas penitenciárias. Hoje a realidade salta aos olhos em contraste com a Copa do Mundo e outros eventos em que o país se expõe na vitrine internacional.

São cerca de 550 mil presos, grande parte em condições terríveis: amontoados, sob temperaturas que superam os 50 graus, sem água e circulação de ar, entre fezes e ratos. O ministro da Justiça, em novembro de 2012, disse que preferia morrer a cumprir pena em lugares assim. Já era titular da pasta há dois anos. Outro ano se passou desde aquela afirmação pública corajosa, mas preocupante, por não ser acompanhada de ações correspondentes à magnitude do drama. As prisões continuam sendo “sucursais do inferno” e “escolas do crime”, expressões da falência do sistema.

Agora novas crises nos Estados mobilizam a opinião pública e a dramaturgia política repete a cena já conhecida: o governo se cala, a oposição grita. Será porque a crise mais evidente está no Maranhão, dirigido por aliados incômodos de uns e adversários cômodos de outros?

Não podemos deixar que se naturalize a insensibilidade na visão de que o Maranhão é assim mesmo e não tem jeito. De fato, o drama local é antigo. Circula na internet o filme de Glauber Rocha feito na posse de José Sarney como governador em 1966. Criticado na época, o genial cineasta é hoje saudado pelo contraste entre as imagens duras da realidade social e um discurso desprovido de ação efetiva para mudar a realidade, que só se agrava 50 anos depois.

Mas não é só no Maranhão, e as responsabilidades envolvem Estados e União, Exe- cutivo e Judiciário –e também o Legislativo, cuja função é fiscalizar.

A população carcerária cresce rapidamente: em 20 anos passou de 140 mil presos para mais de meio milhão. A maioria é pobre e tem baixa escolaridade, 65% são negros. Tuberculose e outras doenças contagiosas, inclusive sexualmente transmissíveis, afetam mais da metade.

Dois terços cumprem pena por crimes contra o patrimônio ou tráfico de drogas; cerca de 12%, por homicídios. Essa é uma grande distorção. Cerca de 50 mil pessoas são assassinadas por ano no Brasil e apenas 8% dos casos são investigados com êxito. Gastamos R$ 1.500 por mês para enjaular as pessoas e devolvê-las piores à sociedade.

As conclusões são óbvias: é preciso transformar o sistema de segurança e Justiça criminal em seu conjunto, não basta repassar verbas e jogar água no mesmo moinho.

E atenção: esgotou-se o tempo das platitudes. A tarefa requer a ousadia e a urgência de um pacto nacional.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

27 comentários sobre “Imagens do horror

  1. PAULINHO, O PROBLEMA DESSE PAÍS É A IGNORÂNCIA E ESTUPIDEZA DE UM POVO QUE VOTA NESSES CANALHAS QUE SÓ ESTÃO LÀ PARA ROUBAR. NO MARANHÃO A FAMÍLIA SARNEY ESTÀ NO PODER HÀ 100 ANOS E O POVO IMBECIL AINDA VOTA NESSA CORJA. ELES QUEREM MAIS É QUE O POVO SE FODA…….E O RESTO É BLÀ BLÀ BLÀ……..NADA VAI MUDAR ENQUANTO O POVO FOR ESSE BANDO DE IGNORANTES E CORDEIRINHOS

  2. Paulinho, faz aproximadamente uma semana que estamos vendo na TV esta situação caótica em Pedrinhas no MA. Em todos, sim, todos os noticiários da Globo em nehum momento eles citaram o nome da D. Roseana Sarney, sempre citam o Governo do MA, não precisa nem falar o porque né. Se a maior formadora de opinião (infelizmente) não corrobora com a denúncia dos verdadeiros responsáveis, alguém mais vai? Concordo com a Marina. Pacto Nacional em prol da resolução deste problema.

  3. Eu ia escrever o que o “futebol” escreveu… o Brasil só vai para frente o dia que o povo aprender a votar… o que esta dificil e muito longe de acontecer.
    Enquanto o povo continuar reelegendo Maluf, Collor, Tiririca esse pais não vai para frente mesmo.

  4. o problema do sistema penintênciario é que 99,9% dos detentos são curintianus, então que se phoda, matem esses sub humanos, e resolveremos dois problemas ao mesmo tempo, a superlotação das cadeias, e a diminuiriemos essa torcida nojenta que lhe tudo permitido.

  5. OLá Paulinho e Blogueiros!
    Simplesmente!Os Bandidos do”poder”matando os Bandidos sem o “poder”.Viva a Copa!
    Abraços a todos!

  6. E os petralhistas vistuais, não vão entrar em cena defendendo a Sra Roseana? Estou agrandando.

  7. E os petralhistas virtuais, não vão entrar em cena defendendo a companheira Sra Roseana? Estou aguardando..

  8. É ambíguo essa falácia da politica Marina! Um pais que não prende os políticos do PT (inclusive o mentor intelectual da quadrilha), o dinheiro roubado não voltam aos cofres, os bandidos reincidentes voltam a rua em pouco tempo, os que estão encarcerados e fazem essas barbáries com os próprios “colegas”, são da pior espécie, e muitos estão com seus processos ainda em julgamento, pagamos para mantê-los 1,5 mil reais por mês/bandido, o PT paga o auxilio reclusão, os bandidos ficam na vagabundagem o dia todo, ESTÃO COM CELULAR NA CELA (gravaram as imagens com o celular), trucidaram pessoas trabalhadoras e por esse motivo foram parar na cadeia e agora querem BOA VIDA? garanto que se tivéssemos pena de morte para quem tirasse a vida de uma pessoa, e nesse caso todos os que estão lá presos e participaram dessa chacina, duvido que haveria mais “rebeliões” desse tipo!
    Carandiru: quando houve a rebelião e a policia (mal remunerada, julgada até quando cumpre seu dever e manda vagabundo pro inferno) fez o que tinha que fazer, PASSAMOS MUITO MAIS DE 10 ANOS SEM REBELIÕES! Fizéssemos outras limpezas étnicas dessas, NÃO HAVERIA PCC, CV, AA (amigos dos amigos – RJ), JACARÉ e outras facções menos e mais famosas (não vou escrever as siglas dos partidos políticos que nos roubam na cara dura).

  9. Enquanto tivermos vagabundo matando vagabundo…. podem continuar.
    Se estes, que estão se matando dentro da cadeia, pegarem um cidadão de bem, terão dó?
    Então não temos que nos preocupar… depois que terminarem é só retirar o entulho!

  10. O alerta sobre o que acontece no Maranhão e em outros lugares foi alertado pela Secretaria de Direitos Humanos e pelos representantes dos Direitos Humanos da OEA. Setores e organizações sempre atacadas por hipócritas neste Blog, é só pesquisar, agora vem pagar de críticos da situação penitenciária no Brasil.

  11. Mas, o bolsa familia bateu recorde de distribuição de renda as familias e a Copa será a Copa das Copas…venceremos e o povo sairá as ruas para comemorar!!

    PÃO E CIRCO PARA O POVO ALIENADO E IGNORANTE DESSE PAÍS

    Um estado pobre, miserável e ignorante, onde a Dilma teve mais de 80% dos votos válidos e a familia Sarney se perpetuou no poder….. o q o povo do Maranhão está reclamando??

    Engulam…. Na boa….to nem ai pra essas noticias….ainda mais bandido matando bandido

    Aliás, ninguém ta nem ai….

    Esse é o país safado em q o Brasil se transformou nas mãos dos PeTralhas…Ou será q ainda tem espaço para colocar a culpa no FHC depois de 12 anos??

    PeTralhas, além de safados, recalcados

  12. Essa imagem do picareta Lula em apoio a picareta Roseana é a pedra no sapato de todo militante petista.

    Vamos lá militantes petistas, o que você tem a dizer sobre essa imagem?

  13. A família Sarney, Petralha e Magalhães (salvo os que não estão na politica) são um câncer para esse país.

  14. Sobre os presidiários…
    Por mim, que se fodam todos lá dentro das celas podres!
    Eles não estão lá por acaso!

    Milhares de trabalhadores passam calor, aperto e são assaltados indo e voltando dos seus trabalhos!
    E novamente alguém escreve em favor dessas aberrações…
    Quando é que vão dar valor ao trabalhador, as pessoas de bem?

    Bandido bom, é bandido morto!

  15. Sarney Lula tudo farinha do mesmo saco
    Enquanto la no maranhão a familia sarney dá migalhas pro povo e continua no poder aqui o governo da estadio e o povo ignorante vota no Lula.

  16. Enquanto não tiver uma política forte voltada para a educação nesse pais,a tendência é piorar.
    Falta de educação gera isso ai e mais um pouco…

  17. André Luiz Disse:
    janeiro 10, 2014 às 12:08 pm

    Enquanto não tiver uma política forte voltada para a educação nesse pais,a tendência é piorar.
    Falta de educação gera isso ai e mais um pouco…[2]

    Gastos com estádios superam repasse para educação

    Nove dos 12 municípios que sediarão a Copa do Mundo de 2014 receberam mais repasses federais para a construção e reforma de seus estádios do que recursos para a educação no período entre 2010 e setembro de 2013. Levantamento feito pela Agência Pública a partir de dados da Controladoria-Geral da União (CGU) revela que apenas Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo receberam mais dinheiro federal para a educação do que para as obras das arenas esportivas.

    O cálculo da Agência Pública levou em conta apenas os repasses federais para os municípios, sem os valores desembolsados pelos estados e pelas próprias prefeituras. Em Recife, por exemplo – veja o quadro -, a construção da Arena Pernambuco recebeu um financiamento três vezes maior do que o que o governo federal repassou para a educação na capital pernambucana.

    O financiamento tomado pelas unidades da federação para construir ou reformar as praças esportivas, no valor máximo de R$ 400 milhões, devem ser pagos com juros ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    http://m.congressoemfoco.uol.com.br/noticias/gastos-da-copa-superam-repasses-para-educacao/

    Esse é o Brasil PeTralha!!

    Pra q estudar?? Lula mal sabe ler!!

    PÃO E CIRCO PARA O POVO IGNORANTE, ANALFABETO E ALIENADO DO BRASIL!!

  18. Existem outros exemplos tão graves ou piores do que das penitenciárias, por exemplo a tão prometida transposição do R. São Francisco que levaria agua para irrigar as terras secas do NE, onde há falta de água até pra sobrevivência do sertanejo. Não seria muito mais útil e social do que gastar milhares com copa do mundo deste governo que faz propaganda e diz que governa para as classes mais carentes e que irradicou a pobreza deste país?

  19. Sem preconceito ou perseguição, mas, infelizmente o nordeste, o norte e SP (não por coincidência maior reduto de nordestinos no país), nos brindam com os piores políticos, que se eternizam no poder. Tem uma foto de uma maranhense, beijando as mãos da Roseana, é uma idolatria de dar nojo. Passam fome e sede, mas, continuam votando nesta gente e, nós do resto do país é que pagamos a conta. Por falar em Bolsa ESMOLA, aqui no sul tinha um esquema, os uruguaios estavam recebendo, pois colocavam endereços no RS, tem morto e funcionário públicos recebendo em todo o território brasileiro. Se dar cesto básico é considerado compra de voto, alguém me explica qual a diferença das bolsas família e outros penduricalhos ofertados pelo PT? Para mim é o maior esquema de compra de votos do planeta.

  20. Jesus (JUDAS) como sempre este petralha dementado lambendo a bunda de corruptos do PT e da oligarquia Sarney aliada do Luladrão,e da máfia bandida do PT. CHAMA-LO DE ESCROTO E VIGARISTA É POUCO.

  21. É simples: tirem da cadeia pessoas que roubaram comida pra sobreviverem e lhes deem estudo e trabalho. O restante: os que assaltaram com arma de fogo, arma branca, mataram e estupraram mantenha-os lá em condições piores do que citou em seu post vivendo a pão e água pra terem medo de retornar, terem respeito pela policia e pelo cidadão. Não adianta ter igreja, 1º grau, café da manhã, almoço e jantar, cama fofinha, banho de sol e visita íntima na cadeia. Uma pessoa que tira a vida de um ser humano e tem a frieza de arrancar sua cabeça não tem a mínima condição de morar em sociedade. Não adianta escola, bolsa isso, bolsa aquilo porque o ideia é ganhar sem esforço. Vamos deixar de ser hipócritas. Esses caras tem que saber que se forem presos passarão maus bocados la dentro, eles tem contato entre eles mesmos, suas celas deveriam ser de 1x1m sem contato com ninguém, banho de sol sozinho por 10 minutos, rebeliões acontecem porque uns conversam com outros, se foram presos é porque fizeram alguma coisa fora das leis do país, então que arquem com as consequências. Não quero o mau do ser Humano, quero o mau de quem não sabe ser um ser Humano. Quando alguém diz que temos que ser humanitários com bandido é porque nunca teve sua casa invadida onde levaram tudo o que conquistou trabalhando, nunca teve uma arma apontada pra cabeça de um de seus familiares, nunca teve alguém intimo estuprada, ou diversas outras que vemos no dia a dia. Diria até que não teve sua filha Dentista que estudou anos e anos ser queimada viva em seu próprio consultório. Acredito que tenham entendido.

  22. marco-porco (thorzinho para os mais íntimos), como sempre analfabeto e vagabundo, muda seu discurso. Dá uma lida na Veja, rouba, como sempre faz, o texto de alguém e coloca aí, safado, sem caráter.

  23. Ainda estou esperando os militantes petistas darem uma boa resposta para a foto acima onde se vê o picareta Lulla dando apoio total para a picareta Roseana.

    Além dessa foto, eu quero saber qual a desculpa dos militantes petistas ao ver o picareta Lulla apoiando o picareta Paulo Malluf

    Vamos lá militantes petistas, o que você tem a dizer sobre essas imagens?

  24. Peixoto-Pres.Prudente/SP Disse:
    janeiro 10, 2014 às 5:33 pm

    O que o LULA tem a ver com isso, seu sem vergonha?????

    LULA APOIOU A FAMILIA SARNEY EM TODAS AS SUAS SAFADEZAS, CORRUPÇÕES E DESMANDOS.

    O LULA TEM MUITA CULPA SIM, SEU IDIOTA ACÉFALO

  25. Tudo farinha do mesmo saco. Não se iludam os votantes dos outros partidos que com certeza tem “politico” ainda pior que esses dois da foto disfarçando-se de cordeiro.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: