Advertisements

Bom Senso FC publica Carta Aberta à CBF

bsfc

De BOM SENSO FC

CARTA ABERTA À CBF

Caro Presidente,

Talvez o senhor não saiba, mas não somos apenas um grupo de jogadores. Somos mais de 1000 (mil), reunidos em apenas três meses, em prol de um futebol melhor para todos.

Um grupo democrático, onde todos os envolvidos têm poder de votar, opinar e participar. Sabemos que o senhor não está acostumado com essa tal democracia e até entendemos que seja difícil se adaptar, faz pouco tempo…

O senhor tem razão quando diz que existe um calendário permanente desde 2003. E um calendário ruim desde então. Porque antes disso ele era péssimo.

Mas o senhor conseguiu resolver todos os problemas do calendário do dia para a noite. Foi só limitar o número de jogos dos jogadores e não dos clubes e pronto, eis que melhoraremos a qualidade no espetáculo. Ou seja, a saída escolhida é o mesmo que encontrar um burro dentro de sua sala e pedir para trocarem o sofá, pois algo lhe parece estranho.

Não nos diga que o senhor tem orgulho do calendário de apenas quatro meses de competição para a maioria dos clubes do Brasil. Talvez o senhor dê pulos de alegria quando vê a formula de disputa do Campeonato Paulista de 2014, que pode fazer com que um time seja campeão e rebaixado ao mesmo torneio.

Desconfiamos até que o êxtase o atinja quando o senhor percebe a extraordinária estratégia de um time precisar ser desclassificado de uma competição nacional (Copa do Brasil) para se classificar para um torneio internacional (Copa Sul-Americana).

Quanta genialidade! Responda-nos uma coisa: É justo que os times percam seus melhores jogadores quando há partidas das seleções simplesmente porque o campeonato daqui não para nas datas FIFA?

Responder não parece ser seu forte, não é mesmo?

Inclusive, esse “grupo de meia dúzia de jogadores” deve ser muito chato mesmo para exigir explicações tão “complicadas”.

De qualquer forma, e apesar de tudo, foi importante o senhor ter falado das Séries C e D e ressaltar a boa ação da CBF com essas duas competições. Mas veja, caro presidente, a fonte de receita da CBF é a Seleção Brasileira, fruto final do futebol jogado no país. Logo, usar parte desses recursos para subsidiar as competições para as quais a confederação não consegue receita não é caridade, é uma simples obrigação. Afinal, assim como os direitos sobre a NOSSA Seleção são da CBF, os deveres sobre o futebol brasileiro também devem ser.

Só para lembrá-lo, é graças à grandeza do futebol brasileiro, construída por clubes e jogadores nos últimos 100 anos, que a CBF possui hoje, 14 legítimos patrocinadores. Logo, não basta cuidar apenas da Seleção, é preciso regar a raiz do nosso futebol.

Outra coisa. Talvez o senhor não tenha lido, mas já falamos abertamente sobre os salários do futebol. E temos certeza de que o Fair Play Financeiro implementado de forma eficaz (não aquele de faz de conta da FPF) irá diminuir os salários. E mesmo cortando na nossa própria carne, continuaremos lutando pelo bem do futebol. Porque quem regula o salário pago aos jogadores é o mercado e se o gestor for obrigado a gastar apenas o que o clube arrecada, pagará menos a todos. O que gera salários astronômicos (e atrasados) é a falta de um dispositivo punitivo (esportivo e civil) a quem gasta mais do que ganha.

Mas isso é encrenca política demais para alguém assumir em ano de eleição, não é?

E para ajudar o Bom Senso FC a virar consenso de uma vez por todas, o Campeonato Brasileiro terminou de forma melancólica, dentro do tribunal! A frase: “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas” não poderia se encaixar melhor nessa situação. A justiça desportiva se torna protagonista e o resultado de campo fica para trás. Sem discutir o mérito de quem está certo ou errado, a conclusão final é de que a CBF é que deveria ir para a segunda, terceira, quarta divisão.

No fundo e para finalizar, a nossa expectativa é que a CBF, que se denomina entidade maior do futebol brasileiro, realmente assuma o seu papel de gestora do nosso esporte e participe do debate jogando, atuando, e não apenas assistindo.

E antes que nos perguntem, as férias têm nos feito muito bem.

Em janeiro nos vemos por aí. Boas Festas!

Bom Senso Futebol Clube

Por um futebol melhor
para quem joga,
para quem torce,
para quem apita,
para quem transmite,
para quem patrocina.

Por um futebol melhor para todos.

Advertisements

Facebook Comments

22 Responses to “Bom Senso FC publica Carta Aberta à CBF”

  1. Gustavo Says:

    Paulinho, anota aí … o Tive vai para o Atlético Mineiro …

  2. Junior S Says:

    Blá blá blá…. CBF e Bom Senso pra mim é mais do mesmo, corporativismo, trambique, privilégios. Só quem perde são os clubes que são dirigidos por mafiosos iguais os da CBF, e esse Bom Senso só quer privilégios, até acho que esse calendário é ruim, mas eles também estão querendo graça.

  3. Gustavo Says:

    Paulinho, anota aí … o Tite vai para o Atlético Mineiro …

  4. Rômulo Says:

    Sou 100% a favor que, em janeiro, o Bom Senso não permita que os campeonatos regionais iniciem. Greve total até a moralização do medíocre futebol brasileiro.

  5. NANDO Says:

    delicia de carta!!

  6. MACHAO DA GAMA Says:

    Falou falou e não disse nada, esse bom senso é um bando de bocó e frouxos a mando de ninguém sabe quem

  7. HEAVY-SP Says:

    Paulinho, você tem aí alguma forma do torcedor comum entrar em contato com o Bom Senso FC p/ enviar ideias que podem ser úteis ao movimento, tal como proposta de novo calendário?

  8. VALTER Says:

    Quanta injustiça com a segunda, terceira ou quarta divisão receber um participante tão sujo qto a cbf, isso acaba com a credibilidade de qualquer campeonato , acho que essas divisões não merecem isso

  9. Gustavo Leite Says:

    Muito bla bla bla e na prática não farão nada nada … É igual o Procon, vc faz a denúncia lá, mas se a empresa denunciada não resolver o problema, vc tem que ir pra justiça comum … bla bla bla..

  10. MOSQUETEIRO Says:

    A torcida do Vice da Gama ta fazendo boicote pra nao comprarem carros da Nissan….vao deixar de vender 2 carros kkkkkkkkkkkkkkk

  11. MOSQUETEIRO Says:

    A Nissan vai falir hahahahaha.

  12. Guilherme Says:

    PAREI COM FUTEBOL, REALMENTE TERIA ALGUMA ESPERANCA NO ESPORTE SE O BOM SENSO PARASSE OA CAMPEONATOS NO ANO DA COPA. IA SER ENGRACADO

  13. Fred - Corinthians Gaivotas Fiéis. A unica torcida Gay do Brasil. Says:

    Nada mudará!!

    FATO

  14. Luiz Says:

    Blá bla bla bla bla bla ….

    É mais um engodo esse turminha de jogadores.

  15. Alexandre Capinam Says:

    Paulinho. Minha opinião com relação a decisão do STJD do ponto de vista frio e técnico esta correta. Mas concordo de que a punição poderia ocorrer para os clubes em 2014 para não macular os resultados em campo.
    Agora a Portuguesa não vai deixar barato e a CBF vai ter que dar um cala boca na Lusa com um acordo com emissora detentora dos direitos de tv para a manutenção em 2014 da mesma cota de 2013 para a Lusa e segue o jogo.

  16. ODILON SILVA Says:

    Ano que vem tem COPA DO MUNDO NO BRASIL, todo foco na COPA DO MUNDO NO BRASIL, essa celeuma desse campeonato brasileiro vai render, houve muitos erros,falharam com falta de policiamento nesse jogo em joinville, para acabar com isso de uma vez por todas, para não torrar o saco do torcedor, faz ano que vem um campeonato brasileiro com 22 clubes, rebaixando só dois clubes, acabou o problema, basta terem bom senso. Ano novo, COPA DO MUNDO NO BRASIL,PAZ, MUITA PAZ, FESTA, ano que vem brasileirão com 22 clubes, acabou o atrito.

  17. Apaz Says:

    Quanta demagogia barata! “Quem regula os salários é o mercado”! Que mercado? Os jogadores que surgem nos times estão assinados com empresários. Todo perna de pau não ganha menos que 50 mil reais (irreal para um pais de salario mínimo de 678 reais). Estádios desconfortáveis, segurança zero, times medíocres, clubes falidos mais com disputa politica para presidente (o clube pode estar falido mais o presidente sai rico). CBF é politica e dinheiro. Para moralizar essa porra, os clubes deveriam fundar outra CBF (Clubes Brasileiros de Futebol) e mandar esse FDP para a PQP. E mais, jogadores tinham que ter salario mínimo tipo 10 mil para dois primeiros anos; 15 se forem para alguma seleção de base; após dois anos, se mostrar futebol, passa para 20. O teto Máximo seria 50 mil e se for para seleção Brasileira, pode ser valorizado ATÉ 100 mil. Até os 25 anos de idade os jogadores somente podem ser “vendidos” (não gosto desse termo pois lembra a escravatura) para clubes nacionais! Para o exterior, após essa idade por um valor de até 250 vezes o seu salario vigente em dólar ou euro ou a moeda correspondente ao dólar (americano) para países que não adotem essas moedas. Isso sim seria BOM SENSO!

  18. João Domingos Custodio Says:

    Concordo, Junior S, sábias palavras..e cadê o Bom Senso na questão da Portuguesa?Alex enfiou o rabo entre as pernas,né?Não aguentava correr, caiu de produção e culpou o calendário.Safado.

  19. shield Says:

    Porque estes caras não fizeram nada pelos atletas da lusa. Ficaram fora deste caso, e isto interessava diretamente a jogadores profissionais do qual eles dizem defender.

  20. Mineiro Says:

    Ridículo.

  21. Carlitus Says:

    Esqueceram de dizer: para quem paga.

  22. Jose Roberto Says:

    Achei que foram fracotes… Depois que deu errado deram uma de “#chatiados”. Poderiam ter falado alguma coisa antes. Mas o BS é também corporativo e na dúvida ficaram do lado do time mais forte e dos jogadores que ganham mais em detrimento dos jogadores da Lusa que ficaram até sem receber. No fundo são farinha do mesmo saco.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d blogueiros gostam disto: