Advertisements
Anúncios

Garfando a Portuguesa

lusa

Da FOLHA

Por HÉLIO SCHWARTSMAN

É ridículo o que estão querendo fazer com a Portuguesa. Sim, é verdade que o escrete luso escalou irregularmente um jogador e que, para tal delito, o regulamento prevê a perda do ponto ganho na partida mais uma “multa” de três pontos. Se a pena for aplicada, o time será rebaixado, livrando o Fluminense dessa incômoda situação.

A questão, então, é decidir se devemos ou não aplicar o regulamento. Aqui, ao contrário de quase tudo o que li sobre o assunto, penso que a melhor resposta é um “não”. Para começar, a escalação do atleta se deu por erro e não por má-fé, já que a partida “sub judice” não valia nada e o jogador atuou por poucos minutos.

Se a Portuguesa perder os pontos, os cartolas estarão afirmando que o que acontece nos tribunais desportivos é mais importante do que o que ocorre dentro do campo, mensagem que não combina muito com a ideia de esporte. Outros times já estão em busca de partidas em que teriam ocorrido irregularidades para delas extrair a golpes de petição uma melhor colocação no campeonato.

Na verdade, para defender que a Lusa deva ser rebaixada é preciso recorrer a um formalismo jurídico rigoroso que, se já é difícil de sustentar no direito comum, torna-se risível no futebol. É óbvio que normas são importantes. Mas não se pode esquecer que elas são um meio para promover a paz social e outros objetivos relevantes, não um fim em si mesmo.

O problema de fundo é que o legalismo estrito é uma posição inconsistente. Não dá para aplicar todas as regras a todos o tempo todo. Fazê-lo transformaria nossas vidas num inferno. Normas que assumem a forma de comandos legais não dão conta das complexidades do mundo real. Em qualquer caso, futebolístico ou jurídico, para chegar a uma solução que a maioria das pessoas classificaria como justa é preciso fazer referência a um conjunto de regras não escritas que chamamos de bom senso. Sem ele nenhum sistema para em pé.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

31 comentários sobre “Garfando a Portuguesa

  1. Se eu entendi bem, um clube desorganizado, que comete a insensatez de escalar um jogador irregular, não importa se por incompetência da diretoria ou de seu advogado, merece agora que tenhamos bom senso, que os regulamentos não são assim tão importante, enfim, temos que dar o tal jeitinho, porque o Fluminense será o beneficiado. Em todo o tempo defendemos que as regras sejam cumpridas. A Lusa descumpriu, pisou feio na bola, agora tem que agüentar as consequências. Não importa quem seja o favorecido.

  2. Paulinho, se fosse o time do cidadão aí que redigiu o texto, que estivesse para subir por conta de erro ( de ma-fé ou não ) tenho certeza de que a opinião dele seria outra….

  3. Já está tudo armado. Os outros clubes precisam se unir para acabar com essa palhaçada. Dizer que não vão participar do próximo Brasileirão caso a Lusa não seja mantida e o Flu caia. Obviamente, isso não vai acontecer. Cabe então ao Bom Senso F.C. se posicionar, afinal, os desmandos do STJD também prejudicam o futebol, assim como o excesso de datas etc.

  4. Por mais que o Fluminense seja o eterno tapetão do futebol brasileiro….

    Regra é regra, simples.

  5. “Art. 43. Os prazos correrão da intimação ou citação e serão contados excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. (Alterado pela Resolução CNE nº 11 de 2006 e Resolução CNE nº13 de 2006) § 1º Os prazos são contínuos, não se interrompendo ou suspendendo no sábado, domingo e feriado. § 2º Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil se o início ou vencimento cair em sábado, domingo, feriado ou em dia em que não houver expediente normal na sede do órgão judicante.”
    Portanto cai o FluminenC !

  6. Garfando a Portuguesa??

    Alguém ta levando uma bolada daquelas para q, propositalmente, escalassem o jogador

    Venderam a vaga da Lusa na serie A para o FluminenC

    É só procurar q acham o safado la dentro do Canindé mesmo

  7. Vamos fazer o seguinte, deixa o flu na primeira. Ano que vem eles caem novamente!!Ai vem os caras comemoram a quarta virada de mesa!

    Parabéns ridículo flu!!

  8. Mas e o Flamerda, não fez o mesmo que a Portuguesa e porque não está punindo?? Pelo regra o jogador do Flamerda teria que cumprir a punição, pois a Copa do Brasil e o Brasileirão são competições promovidas pela CBF. Lembro que um jogador do Palmeiras no Brasileirão do ao passado foi suspenso pelo STJD por, se não me engano 4 partidas, teve que cumprir na Copa do Brasil. A regra tem que ser igual para todos.

  9. O que ninguém se atenta, é o caminho que o futebol brasileiro esta seguindo, qualquer irregularidade cometida por qualquer time, seja lá na 1ª ou última rodada será guardada como um trunfo ao final do campeonato. Apesar de movimentar milhões de reais o futebol no Brasil ainda é gerido por dirigentes amadores, exemplos de casos não faltam aqui nesse blog. Logo logo chegaremos ao ponto de terminado o campeonato, não saberemos quem foi campeão, quais os representantes na libertadores e os rebaixados, teremos que ficar aguardando os recursos em tribunais para tirarem pontos desse ou daquele time, já pensou a Portuguesa achar uma irregularidade no Coritiba e esse achar no Bahia. Futebol tem que ser decidido no campo.

  10. entao ta, quando alguem matar uma pessoa nao deve ser preso porque a lei nao deve ser cumprida. a imprensa e assim quando lhe interessa tem que se cumprir o regulamento, quando nao se interessa nao deve ser cumprida a lei. sao paulo garfou o tigres na porrada e a imprensa disse que estava correto, porque tinha que cumprir a lei.

  11. A Portuguesa deveria pegar esta reportagem que o “Carlos disse as 7:51” e mostrar lá no tribunal, e Paulinho, parabéns
    continue dando porrada no Corinthians, São Paulo e Palmeiras e também no Santos, esses times precisam apoiar a Portuguesa.
    E mais são poucos os jornalistas que como você estão protestando a favor da Portuguesa, o PVC inclusive já rebaixou a Portuguesa, que absurdo, tô decepcionado com esse jornalista, tentei mandar uma mensagem prá ele e não consegui, os caras ficam se apegando no erro que pode ter sido ou não influenciado por informação errada e esquecem da parte moral que o próprio Paulo Schimidt fala na reportagem que citei aciam!

  12. A Portuguesa errou tem que pagar , regulamento é para ser cumprido , porem a Lusa poderia ser penalizada com perda dos 4 pontos no campeonato de 2014 , me parece que isto já aconteceu na Itália .

  13. Porque não punir os clubes pro próximo campeonato? Ao invés de mudar o que aconteceu em campo, pune-se todos os clubes envolvidos para o próximo campeonato e ainda uma multa em dinheiro, pra ser uma ação mais “imediata”. O regulamento só é usado em benefício próprio, é preciso tomar uma atitude séria pra que o futebol brasileiro não fique pior do que já é. O problema é que a instituição que administra o esporte no brasil é tão corrupta quanto os clubes, as vezes até corruptora.

  14. Sou prof. de Ed. Física técnico de futebol amador a mais de 30 anos tenho controle absoluto dos cartões , partidas cumpridas de meus jogadores , faço tudo sozinho , então não é possível um time profissional cometer este erro , nos da direito de pensar que o erro foi proposital.

  15. Quem escreveu este artigo que um dos prefeitos jurídicos importantes é que o não conhecimento da lei não é “desculpa” para o não cumprimento. E graças a Deus e assim. Imagine o que teríamos de malandros alegando ignorância para não se submeterem às leis. O caos que o escritor menciona seria muito maior se este prefeito jurídico não seja seguido. Outra besteira grande que já ouvi é de que o time não foi beneficiado então não há razão para punição. Ok, então toda vez que pegarmos um jogador com doping de cocaína ou maconha não vamos fazer nada uma vez que é provado que estas substâncias não trazem benefícios.

  16. Leo/Luiz, a proposta de vocês é boa mas não está contemplada no regulamento e portanto estaria descumprindo o mesmo igual a uma possível não perda de pontos da Portuguesa.
    Que cumpra-se o regulamento e caso concluam que o regulamento é ruim, que o mudem ANTES do início da próxima competição

  17. Problema é que se fala muito sobre “Tribunal Pleno” “Supremo Tribunal”, etc. etc.de Tribunal esses orgaos não tem nada, são um amontoado de leigos julgando a vida dos clubes ao seu bel prazer e de acordo com os interesses de quem lhes paga.

  18. 1) Nao é argumento dizer que a partida nada valia. Qualquer partida do campeonato tem o mesmo peso e, portanto, se a Lusa escalou jogador de forma irregular, tem que seguir o que diz o regulamento.

    2) Porem, é um absurdo o STJD dizer que so o fato de comunicar o advogado (terceirizado, por sinal – o que prova o amadorismo e oportunismo no futebol de hoje) serve para estabelecer a punicao. Nada disso. Se um jogador so pode jogar se aparece no tal BID, apenas uma notificacao formal poderia tirar o jogador da rodada. O STJD publicou e notificou a Portuguesa antes da partida ? E de acordo com a imprensa e a Portuguesa, a CBF so notificou a Lusa na segunda-feira, depois do jogo. Logo, nao ha como punir um clube pela lentidao da sua competentissima federacao

    3) Mais amador ainda é a CBF nao ter colocado um estagiario (poderia ser o Marin ou o Del Nero) dentro do STJD ja oficializando em tempo real atraves do recurso da Internet as decisoes do STJD, diretamente no site da CBF. Assim, nao haveria esta discussao ridicula a respeito de um ato do STJD, o mesmo que julga de acordo com as cores das trancinhas…

    4) Por ultimo, va se burrar assim na casa do capeta. A Portuguesa precisava correr este risco ? Cade o dirigente do clube cuidando de assuntos importantes como este ?

    5) Espero que meu Palmeiras nao siga o mesmo procedimento da Lusa. Alias, em termos de bastidores estamos iguais… Acorda, Palmeiras!

    6) CBF = Cuidando Bem do Fluminense
    STJD = Sempre Tapetao, Jamais em outra Divisao

  19. então rasguem o regulamento
    as leis
    e vamos começar julgar por dó agora
    na cadeia tem um monte de gente que “não sabia” que a mochila que deram pra eles levar pra outra cidade tinha drogas.
    HAHAHAHA
    para!!
    texto ridículo
    descumpriu a lei, a regra … tem que ser punido.
    cobram menos impunidade para tudo e agora querem ser conivente com a “coitadinha”.
    sacanagem demais!!

  20. Atenção Paulinho!!
    …e se fosse na 37a. rodada? O regulamento deve ser aplicado em todas as rodada. Ok, vamos perdoar a Portuguesa assim como fizeram em 2010 com o Duque de Caxias, mas e o Flamengo?
    Querem tapar o sol com a peneira, mas o maior beneficiado nessa história toda é o +querido.
    ST

  21. A 5 rodadas do fim os caras estavam procurando jogador irregular para tirar pontos e o Fluminense não cair, ou seja já estava garimpando!!!

    Justo! Errou tem que pagar, mas sem Beneficiar ninguém… Pague os 4 pontos no próximo campeonato!!

    Vergonha Nacional

  22. O Código Desportivo não pode ferir a Constituição Federal e nem as leis infra-constitucionais. Todas as leis afirmam que em seu silêncio processual, vale o Código de Processo Civil Brasileiro. Assim sendo, se a decisão ocorreu em uma sexta-feira, o prazo começa a valer no dia útil seguinte, ou seja, segunda-feira. Além disso, a própria comunicação da CBF ocorreu na segunda. O fato do advogado sair intimado da audiência não muda nada. O prazo é de dias, não de horas, ou seja, o primeiro dia útil subsequente à decisão.

    Mesmo que o entendimento seja outro, a decisão jurídica não pode mudar o resultado desportivo. No resultado desportivo tanto Vasco, como Fluminense caíram legitimamente para Série B. O fato da Portuguesa ter escalado ou não um atleta de forma irregular contribuiu para o resultado dos times cariocas. Então, uma coisa não se confunde com outra. Como o fato da Portuguesa ser condenada neste campeonato alteraria fatos importantes em termos classificatórios, a punição deve ser aplicada no próximo campeonato brasileiro da série A, onde o time começaria o certame com 4 pontos a menos.

    Qualquer outro tipo de decisão que beneficie Vasco ou Fluminense será uma virada de mesa e uma vergonha sem tamanho para o futebol brasileiro. O Fluminense já caiu uma vez e viraram no tapetão. O Fluminense perderia o título de 2010 por ter escalado irregularmente o jogador Tartá e nada aconteceu. Se agora tivermos mais uma, será a desmoralização definitiva do futebol brasileiro. E isso em ano de Copa do Mundo. Se dirigente de futebol tivesse caráter (é querer muito também) recusaria-se a disputar a Série A de 2014 se Fluminense ou Vasco estivessem presentes. Mas, Brasil é Brasil e ali é tudo farinha do mesmo saco…

  23. Caro Roberto, engano seu, o Fluminense não escalou o Tartá de forma irregular em 2010, pesquise que verá que qnd voltou para o Fluminense, Tartá tinha 2 amarelos que levou jogando pelo Atl-PR e depois de levar 1 amarelo pelo Fluminense, não jogou o jogo seguinte. Como reza o regulamento….

  24. “Por erro e não por má fé”????
    Quem passa a cima da velocidade máxima permitida e paga multa por má fé??”Todos” que são pegos acima da velocidade e são obrigados a pagar multa cometem tal infração por imperícia,desleixo,erro ou negligência.Óbvio,ninguém vai querer pagar multa de propósito,mas isso não livra o cidadão de pagá-la.A lei não fala em intenção,fala em infração.
    Não importa se foi intencional ou não,a lei foi descumprida,aplique-se portanto a pena prevista.

  25. Nunca vi tanta besteira num só texto!
    Então quer dizer que o Flu poderia ter “esquecido” da pena do Felipe e deixado ele jogar contra o fra?
    Quer dizer que agora vamos tratar tudo no bom senso? Na boa e má-fé?
    Esporte também tem regras meu caro!!! Assim como tudo na vida. Não leve as pessoas para o mal caminho. O fato do Flu ser BENEFICIADO como outros clubes em outras situações não te da o direito de virar a mesa. Virada de mesa é o Corinthians e Atlético PR não ser rebaixado em 96. É não rebaixar SP ou Botafogo em 99, de novo Corinthians em 2000, fra em 87 e 2093. Tem muitos
    Muitos times já foram punidos por conta de jogadores com problemas ou escalados sem cumprir penas. Se não tiver norma vira a ZONA que você está propondo! E para quê então advogado e Tribunal?! Porque o advogado da Portuguesa e do fra foram no julgamento. Aaah é a ultima rodada não precisa não!!! Julga tudo no ano seguinte. Ou melhor, não julga nada! Bota uma anarquia total! Jogador num time hoje, amanhã no outro e termina o campeonato num sétimo time.
    Transporte isso para o Brasil e vamos de jeitinho em jeitinho.
    Por causa desses comentários estamos nessa situação!
    VIRE A MESA MESMO! RASQUE AS REGRAS! ISSO É BRASIL!

  26. 1. O Código Desportivo não pode ferir a Constituição Federal.
    Vamos implantar isso agora!!!
    Jogador é expulso numa quarta, julga-se na sexta e joga a final no domingo! Eeeeh, que maravilha!!! E paga no outro campeonato… Melhor ainda.

    “já caiu uma vez e viraram no tapetão. O Fluminense perderia o título de 2010 por ter escalado irregularmente o jogador Tartá e nada aconteceu.”

    O FLU foi BENEFICIADO nas duas situações que estava na série B. Procure estudar e saber o motivo. Procure Corinthians e atlético Pr. 1996 e botafogo e SP em 1999.

    O FLU cumpriu o que diz o regulamento no caso TARTA. Leia antes de se basear na mídia da dona do fra., a grobo. Interesses mútuos do fra nesse caso do André santos e sempre a favor do fra e contra os demais cariocas. Se não fosse ela já tava na série D!

    “Como o fato da Portuguesa ser condenada neste campeonato alteraria fatos importantes em termos classificatórios, a punição deve ser aplicada no próximo campeonato brasileiro da série A, onde o time começaria o certame com 4 pontos a menos.”

    Isso mesmo! E no próximo campeonato todos podem fazer as maiores barbaridades na ultima rodada que serão julgados depois mesmo, né?!!! O Flu até poderia ter escalado o Michael que foi condenado. Na penúltima rodada então poderia até bater na mãe do juiz! Expulso! Tanto faz. Não tem problema jogar a ultima. Que Besteira!!!
    Meu caro, campeonato tem X rodadas para drem CUMPRIDAS!
    Fora isso é blá-blá-blá!
    E o frameigo também tem que ser punido numa situação mais ridícula ainda!
    Quer saber de irregularidades, veja ultima rodada de 2003 sobre Portuguesa e Fra. Jogador Wendell.

    “Se dirigente de futebol tivesse caráter (é querer muito também) recusaria-se a disputar a Série A de 2014 se Fluminense ou Vasco estivessem presentes. Mas, Brasil é Brasil e ali é tudo farinha do mesmo saco…”

    O correto seria punir todas as falcatruas! Que tal?
    2003 – desce fra e sobe portuguesa. Fra paga série B
    2000 – Corinthians paga série B
    1999 – julga Bota ou SP para pagar série B
    1996 – Corinthians e Atlético vão direto para série C
    1987- fra e inter. na série B

    ,,,
    QUE TAL??? HOJE Virar a mesa é RASGAR AS REGRAS AGORA, um documento que foi assinado por todos os clubes!

    E anotem!!!!

    Não duvido nada que a DENUNCIA à CBF com relação ao caso da Portuguesa tenha sido feito pelo time da grobo, o fra, que sabia que iria perder os pontos no caso do André Santos!!! Não duvido nada!!!!!

    O frameigo denunciou a Portuguesa!!!

    O resto é…

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: