Advertisements

Julgamento que decidiria Campeão Brasileiro de 1987 é suspenso no STJ

flamengo 1987

O Ministro Sidnei Beneti, da Terceira Turma do STJ, pediu vistas, durante a tarde de hoje, no julgamento do recurso que definiria, juridicamente, o campeão brasileiro de 1987.

Flamengo, Campeão da Copa União, ou Sport, que venceu o quadrangular imposto pela CBF.

Em 1994, a Justiça decidiu que a equipe pernambucana deveria ostentar o título.

Anos depois, a CBF entendeu que ambos seriam declarados campeões.

A decisão final ficou, após o pedido de vistas, para 2014.

Embora, independentemente de qualquer resultado, os amantes do futebol, principalmente os que viveram aquele campeonato, não tenham dúvida alguma de que o Flamengo é, de fato, mesmo que, eventualmente, não de direito, o verdadeiro campeão.

Advertisements

Facebook Comments

30 Responses to “Julgamento que decidiria Campeão Brasileiro de 1987 é suspenso no STJ”

  1. Ricardo Says:

    Pela mesma lógica, assim como o Mundial (ou Intercontinental) do Boca em 2000.

  2. Texaco Posto Says:

    Flamengo campeão da primeira divisão de 87 Quem quiser saber a verdade, ouça Juca Kfouri dizer… http://www.youtube.com/watch?v=yRJ2Zo7_akQ

  3. nelsonpc Says:

    Se a Justiça já decidiu antes , por que existe outro julgamento?

  4. valmir Says:

    o tal quadrangular foi uma tentativa de virada de mesa, inventado depois do início do campeonato e não assinado pelos clubes, eu vi o flamengo ser campeão, não preciso depender de decisão stf , stj ou stb.

  5. Luiz Almeida Says:

    Putz… “Imposto pela CBF”?

    Falte-te memória, Paulinho?

    Antes de começar essa josta em 11 de Setembro de 87, a briga para não ter, ou ter, o Quadrangular gerou muita desavença entre os 16 de cada módulo. Principalmente o América que preferiu não participar mais, enquanto a CBF não se decidisse.

    O quadrangular fazia parte do regulamento e todos sabiam disso.

    Pelo amor de deus… Tá parecendo esses flamenguistas que dizem que a CBF viu o sucesso da Copa União e inventou o quadrangular.

  6. Julian Says:

    Um campeonato em que o vice e terceiro do ano anterior não participaram. Depois vc quer que te levem a sério…

  7. Alessandro Says:

    Pelo que me consta, a CBF estabeleceu um quadrangular final com cruzamento entre vencedores dos modulos verde e amarelo que o Flamengo se recusou a jogar. A grande duvida e: este quadrangular existia nas regras do torneio? porque se existia, entao ao recusar o confronto, o Flamengo foi desclassificado por W.O. e o campeao e o Sport.

  8. Marcio Sousa Says:

    Verdade, Paulinho, nós que estamos na casa dos 40 e éramos meio que moleques na época, assistimos pela TV, líamos na Placar e sabíamos que a Copa União era o campeonato brasileiro. Não havia nenhuma dúvida na época de que o Flamengo foi o campeão brasileiro.

    Em 87 foi o ano em que me descobri corinthiano. No campeonato paulista acompanhei a saga do timão da última colocaçao para o vice-campeonato. Entusiasmei-me com a raça deste time que não entregou os pontos, mesmo praticamente condenado ao rebaixamento ao final do primeiro turno. Veio o segundo turno, a reação; as semi-finais contra o santos (um 5 X 1 inesquecível). Na final, perdemos o título para o São Paulo, mas aí veio o instante mágico que converte a gente ao corinthianismo: a Fiel, reconhecendo o heroísmo de uma equipe quase rebaixada chegar ao vice-campeonato, gritou “Corinthians! Corinthians!” sufocando e silenciando os gritos de “È campeão” dos tricolores. Pensei: É este o time que quero para amar! Time grande é assim: aquele capaz de gerar grandes emoções, sendo ou não campeão. Algo que os rivais nunca vão entender (e não sabem o que estão perdendo).

    Voltando a Copa União, pena que ficamos em último… Ainda bem que não havia rebaixamento…

  9. Andres Sem Chances Says:

    Tem que ser muito acéfalo, troll, mendigo e de alma pequena para não dizer que o Flamengo é o campeão de 87. Dá vontade de rir ao ler a escalação do Sport daquele e ano e os clubes que disputaram a sua divisão. E dá nojo em saber que a CBF, que havia desistido de organizar o Campeonato Brasileiro daquele ano, no meio do mesmo, vendo o sucesso absoluto que este alcançou, tentou mudar as regras do mesmo e impondo um confronto com o campeão do módulo que ela organizou com times irrelevantes.

  10. Leandro Says:

    SPORT CAMPEÃO DE 87.MENGUINHO QUER GANHAR NO GRITO? MAS NÃO VAI NÃO.

  11. casá, casá...casá,casá,casá!!! Says:

    o Sport deve ser considerado o campeão da serie B de 1987 afinal so enfrentou equipes bem inferiores. eo Flamengo enfrentou os grandes clubes do Brasil

  12. Rangel Says:

    Se o Flamengo enfrentasse o Sport naquela época ia meter uma goleada histórica , pois em seu elenco tinha jogadores como ZICO JUNIOR , LEANDRO , ANDRADE , EDINHO , LEONARDO , JORGINHO , BEBETO , RENATO GAUCHO , ZINHO , sabe quando o Sport ia ganhar do Fla …………….nunca !

  13. Pachequinho Says:

    Cacete , ainda esse papo furado … não resolveram isso ainda ??? a porcaria da Cbf é tão miserável assim que não pode fazer outra taça ??? dá uma prá cada um e fim de papo . Os dois já comemoraram a quase 30 anos atrás . Já beberam a cerveja toda … ou então faz um jogo tira teima . Os alvinegros de Sampa e da “Guanabara ” poderiam aproveitar e fazer um quandrangular prá decidir o Rio-São Paulo de 1966 também .

  14. Marcos Paulo Says:

    O campeão é o Sport. Legitimo represente do Brasil na Libertadores do ano seguinte. Hexa no grito não será. Se for será um vHEXAme para o futebol e para a justiça brasileira. Infelizmente em ano de copa e o oba-oba (injustificado,há não ser por ser o queridinho da globo) em cima desse clube tudo pode acontecer.

  15. Edynho Says:

    A CBF estipulou um quadrangular final entre os campeões dos módulos. O Flamengo e o Inter burramente se negaram a jogar,perderam por W.O.
    Por que não pensaram na hora? Ficaram com medinho de enfrentar os outros?
    Time cagão e covarde tem que se ferrar mesmo…

  16. Fred - Corinthians Gaivotas Fiéis. A unica torcida Gay do Brasil. Ricky Martin cantará na abertura da Copa no Gaivotão...Assim as bixas piram!!! Says:

    Um campeonato em que o vice e terceiro do ano anterior não participaram. [2]

    Esse campeonato foi produto dos desmandos e ingerência da Globo sobre o futebol

    Sport e Guarani tinham times mto superiores ao do Inter, por ex, vice-campeão.

    Flamengo teria q suar mto pra ser campeão. E, nunca o Inter passaria por Sport e Guarani.

  17. MACHÃO DA GAMA Says:

    porque o time da GAYVEA pipocou de ir pra final?? medo de ser VICE COMO SEMPRE!
    PARABENS SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E QUE JOGOU A LIBERTADORES 1988. PONTO FINAL.

  18. Fred2 Says:

    eu entendo que deveriam declarar todos campeões.
    Esse pais é uma zona mesmo. Regulamento só vale se for conveniente.Vale a máxima, aos amigos tudo, aos inimigos a lei. E como todos são amigos viva a alegria
    Até mesmo os torneios intercontinentais deveriam valer como mundiais. A FIFA é outra zona.

  19. SemPapoFurado Says:

    Flamengo Campeão não há duvidas. no maximo que se divida o titulo com o sport.

    Lembramos que quando o SPFC fundou o clube dos 13 foi o primeiro a reconhecer o Flamengo campeão.

    ainda bem que o andres acabou com a mamata do SPFC no clube dos treze. Quantos anos eles não mamaram as custas das grandes torcidas…

  20. Jones 8-1-1 Says:

    nesse mar de desorganização, a imprensa escolhe os títulos que valem passando por cima de qquer oficialidade

  21. João Paulo Says:

    Como declarar campeão um time que se recusou a entrar em campo e ser vencedor dentro das 4 linhas? O Flamengo perdeu por W.O., por acaso não foram Sport e Guarani que representaram o BRASIL na Libertadores do ano seguinte? Se o Flamengo era tão melhor assim, por que não entrou em campo pra provar, pra cumprir com o que havia sido combinado desde o início? Por que tentar lesar o regulamento? Talvez, pela certeza de que a “poderosa”, dona desse nosso país, iria fazer o Brasil engolir à força mais um vexame, mais um título manipulado a favor de seu “maior produto”, o Flamengo. Esse não foi o primeiro e nem o último título com selo Rede Globo, quem não lembra da Libertadores de 81, coitado do galo mineiro, que apesar de jogar 3 vezes contra o “melhor time de todos os tempos”, não perdeu um jogo sequer, precisou ser “expulso”, literalmente, da competição. O carioca de 86, as famosas “papeletas amarelas”, o Tri estadual em 2 anos, o Tri carioca sobre o Botafogo, dentre muitos outros. Não há hipótese de compartilhar um título do Sport, conquistado de forma digna e honrada, com um clube que se recusou a pelejar pela conquista. Será, certamente, mais uma grande vergonha para o Futebol Brasileiro se esse estupro ao Sport se concretizar. E ainda tem torcedores de outros times que defendem essa safadeza.

  22. Time do mau e da gaivotas fiel Says:

    ué? quem foi pra libertadores no ano seguinte? Pra ir pra libertadores não é o campeao brasileiro? o foimengo que não foi.. simples assim…

  23. Pedro Says:

    hahahahahahahaha

    Paulinho, pela sua lógica, MUITO CLARA, o Vasco não precisaria ter enfrentado o São Caetano em 2000, correto?
    Todo o regulamento estava exposto, todos assinaram e concordaram.

    Da mesma maneira que em 87. Todos sabem disso!!! O Flamengo ignorou o regulamento já estabelecido.

    A diferença, a que você diz que combate, é que o Flamengo tem a Flapress por trás, dando respaldo para essa palhaçada.

    O Vasco sim, cumpriu com seu papel, e teve a hombridade de enfrentar o São Caetano.

    Time que não joga não pode ser declarado campeão de nada!!!

    Saudações /+/

  24. Pedro Says:

    Só para completar…

    Isso é tão verdade, que a mulambada aceita dividir o título. Precisa dizer mais nada!!! Quem é campeão de verdade, não aceita dividir nada. Já quem perde…

    Saudações /+/

  25. Breno Says:

    1979 – tri estadual em 2 anos.
    1980 – brasileirão: reinaldo foi expulso por josé de assis aragão da final do brasileiro por ter feito 2 gols.
    1981 – a vergonha da libertadores (sem mais comentários)
    1982 – brasileirão: após garfar o sport, scolfaro garfa o grêmio ao não marcar penalti num lance e que andrade tira a bola em cima da linha com a mão.
    1983 – brasileirão vez do arnaldo c. coelho garfar o santos, penalti escandaloso em cima do Pita não marcado.
    1986 – estadual – o título das papeletas amarelas.
    1987 – copa união – o título que não foi título.
    1991 – 11 jogadores contra 9, foi preciso isso para o framengo conquistar o título estadual nesse ano.
    2009 – tri estadual com as garfadas sobre o botafogo (gol de dodô mal anulado e penalti do fábio luciano).
    2009 – título brasileiro com as entregadas de corinthians e grêmio.
    2011 – péricles bassols impede 2 derrotas do framengo de forma escandalosa contra o vasco (turno e returno do brasileirão)

    Além das ajudas dos homens de preto para escapar do rebaixamento em diversos anos.

    E segue a história…

  26. Sandro Says:

    É isso mesmo, “NÃO DE DIREITO”, portanto o Sport foi o campeão. Isso é muito chato, o regulamento dizia que os campeões e vice de cada módulo deviam fazer um quadrangular, não fizeram, portanto…

  27. João Domingos Custodio Says:

    Por que jornalista prefere puxar o saco do menguinho?O verdadeiro campeão é o Sport, pois o Flamengo cagou de medo e fugiu de campo.Jornalista é tudo milongueiro..

  28. Teresinha Winter Says:

    É mesmo uma vergonha nosso sistema judiciário. 26 anos!!! Se contar em Portugal ninguém acredita.

  29. Marcos Says:

    Sport campeão de 1987. E não se fala mais nisso. Entenderam, urubuzada?

  30. Nathaniel Weissfudhr Says:

    Tapetao. Vergonha. Clube e Torcedor que comemoram titulo conquistado na justiça sao despreziveis

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: