Advertisements

O dízimo do Reino de Eike

Edir Macedo comemora dizimo

Da FOLHA

Por ELIANE CANTANHÊDE

Eike Batista tinha o império X, bem de acordo com a paixão da família pelo Japão. Mas as empresas ruíram e o que sobra é uma grande história a ser contada, com cenários de contos de fadas, bastidores sórdidos, personagens controvertidos.

De um lado, o mítico Eike, que teve tudo na vida, foi casado com o símbolo de desejo do país e sonhou ser o homem mais rico do mundo. Chegou bem perto, na 8ª posição.

De outro, os médicos, engenheiros e assalariados em geral que jogaram nas chamas da assembleia do reino de Eike seus recursos, sua inocência e a falta de informações confiáveis. Foram dormir acreditando na solidez e nas perspectivas apetitosas das companhias de Eike. Acordaram num pesadelo sem fim.

Essas histórias pavorosas se repetem, com empresas que estavam no céu e vieram abaixo a caminho do inferno, levando de roldão as economias de seus clientes como se fossem dízimos de fiéis incautos.

Há a lembrança fresca da Encol, que, dias depois de reluzir na capa da “Gazeta Mercantil” como estrela entre as empreiteiras, deixou na mão 11 mil funcionários e 42 mil crentes (como eu) que compraram imóveis e nunca receberam nem o imóvel nem o dinheiro de volta.

E quem se esqueceu de Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos, e Ângelo Calmon de Sá, do Econômico? Eles tinham riqueza, ostentavam riqueza, exalavam riqueza. O mundo deles desabou na cabeça dos que foram levados a acreditar num reino de Deus aqui na terra brasilis. No céu, o lucro era principalmente deles. No inferno, a desgraça maior é dos correntistas e investidores.

Eike Batista deve tantas explicações quanto Edemar, Ângelo e Pedro Paulo de Souza, da Encol, entre tantos “pastores” que estão por aí. Quem, como, onde e por quê? De onde veio e para onde foi o dinheiro?

Entre meias verdades, as vítimas vão para o inferno e os réus ficam eternamente no limbo da boa vida.

Advertisements

Facebook Comments

19 Responses to “O dízimo do Reino de Eike”

  1. GERALDÃO DA VILA Says:

    BEM FEITO PARA OS IDIOTAS QUE ACREDITAM NOS FALSOS PROFETAD….KKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. Saulo Lima Says:

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1366197-sala-de-irmao-de-ex-aliado-de-kassab-e-secretario-de-alckmin-foi-qg-de-grupo-preso.shtml

  3. Thiago Melo Says:

    Pois quem entrou nessa barca furada que aprenda, agora, a ler os jornais/revistas/blogs corretos. Ficar só lendo capa de UOL, GLOBO e TERRA é coisa de trouxa.

  4. Fred - Corinthians Gaivotas Fiéis. A unica torcida Gay do Brasil. Biro-Biro assumiu que é gay. Agora ele é Gaivota Says:

    Eike batista foi a segunda farsa financeira mundial do século

    Só perde pro Madoff q em 2008 levou a falência milhares de pessoas e o rombo foi perto de $65 bilhões de dolares

    A diferença q ele foi condenado a 150 anos de prisão e está preso

    Qto ao Eike……Brasillllllllllll kkkkkkkkkkkkkk

    Quem teria coragem de prender o melhor caixa 2 q os PeTralhas já tiveram??

    Aliás, os gdes ladrões brasileiros nenhum chegou perto de ser preso….

  5. André Luiz Says:

    Só não vou rir por que meu saldo bancário continua negativo.
    Mas é isso o que deveria acontecer sempre com os que procuram dinheiro fácil.

  6. capixaba atento Says:

    Paulinho, eu sei de onde veio o dinheiro da ex-fortuna do Eike Batista … Vou revelar: Mais de DEZ BILHÕES DE REAIS vieram dos cofres do BNDES … via L U L A !!! seu grande e devotado amigo. Agora, para onde foi é fácil deduzir: desapareceu nas ESPUMAS que o Eike fazia todos os dias, com a colaboração de nossa´Mídia petista.

  7. Luciano Veiga Says:

    o que tem haver empresas falirem com dízimos?

    Freud deve ter alguma explicação para essa aversão a pastores do senhor Paulinho…

  8. zezao Says:

    parabens, o brasil precisa de pessoas, que podem e consigam expressar, toda indignaçao, que vivemos e nao conseguimo expressar, o Brasil é o pais da mentira.

  9. Osvaldo SEP Says:

    E depois PETRALHAS falam da segurança em SP…..

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2013/11/03/pais-teve-50-mil-mortes-em-2012.htm

    São Paulo, 03/11/2013 – Se os números da economia formal brasileira mostram sinais de desaceleração, o submundo do crime permanece pujante. É o que mostram os dados da criminalidade enviados pelas Secretarias de Segurança das 27 unidades da federação para o Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). No ano passado, os homicídios no Brasil cresceram 7,6% em relação a 2011.

    Os dados completos do Anuário, encomendados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vão ser apresentados na terça-feira. O Estado obteve com exclusividade os números dos crimes e da situação do sistema carcerário.

    O total de assassinatos é o maior da série histórica desde 2008. Houve 50.108 casos no Brasil em 2012, incluindo homicídios dolosos (47.136), assaltos seguidos de morte (1.810) e lesão corporal seguida de morte (1.162). O País registrou taxa de 25,8 homicídios por 100 mil habitantes. E São Paulo puxou o índice para cima.

    Os Estados do Norte e Nordeste seguem liderando o ranking de homicídios no Brasil. Alagoas, com 61,8 casos por 100 mil habitantes, apesar de estar no primeiro lugar no ranking, registrou redução de 14%. Pará subiu para a segunda colocação, com 44 por 100 mil, seguido por Ceará (42,5), Bahia (40,7) e Sergipe (40).

    “O padrão de homicídios no Brasil é muito alto, assim como os outros crimes. Isso mostra como não conseguimos enfrentar o problema da criminalidade urbana. Mostra a necessidade urgente de reformas nas polícias, para melhorar as investigações e o policiamento ostensivo. É um assunto que precisa ser enfrentado com coragem ou o Brasil não vai conseguir reverter esse quadro”, afirma o sociólogo Renato Sérgio de Lima, do FBSP.

    Patrimônio

    Os registros de crimes contra o patrimônio também são preocupantes. Os dados do anuário não permitem uma comparação com 2011. Mas, no ano passado, foram 566.793 casos de roubos, em que os ladrões levaram carros, atacaram bancos, cargas de caminhões, pedestres e casas. Em todo o território nacional, considerando só as ocorrências registradas nas delegacias, foram 1.574 casos de roubo por dia.

    Mesmo no Norte e Nordeste há problemas de crimes contra o patrimônio. Amazonas desponta com 737 roubos de carros por 100 mil habitantes. Bahia fica em segundo lugar, com 435 por 100 mil.

    A guerra contra os traficantes também revela a dimensão do comércio de entorpecentes. No ano passado, o Brasil registrou 122.921 ocorrências de tráfico, crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Os estudiosos explicam que a apreensão de drogas mostra, sobretudo, a atuação policial no combate ao crime. A maioria dos casos foi registrada nos Estados de São Paulo (41.115) e Minas (24.272).
    Encarceramento

    As lacunas no sistema de segurança nacional, no entanto, ficam evidentes ao se comparar a situação brasileira com a de outros países do mundo. Ao mesmo tempo em que encarcera demais, não parece conseguir diminuir as taxas de criminalidade. Segundo os dados do Anuário, o Brasil tem atualmente 515.482 presos, o que o coloca em quarto lugar no ranking daqueles com maior população prisional do mundo. Fica atrás apenas dos Estados Unidos (2.239.751), da China (1.640.000) e Rússia (681.600).

    Por outro lado, o Brasil fica em 7º lugar entre os países mais violentos. As mais de 50 mil mortes por homicídios são duas vezes mais do que a média de baixas em um ano de guerra entre Rússia e Chechênia, por exemplo. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

  10. thorngeen Says:

    Só faltou citar a omissão das emissoras de TV incluindo a GNT/ Globo onde a autora deste artigo trabalha, as maravilhas do Grupo X sempre foram apostas e boatos.

  11. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    As pessoas que “investiram” no “X”, são aquelas que leem Caras entre outra publicações do “mundo chique”. Empolgaram-se com o “intangível” e não focaram no “tangível”, ou seja, foram no “oba-oba” se estão pagando por isso.

    Por isso digo sempre, não podemos acreditar em tudo que é publicado, seja em que meio e por quem for. Pensemos e muito em tudo para não cairmos em armadilhas.

  12. JOSÉ ALVES - DRACENA Says:

    No tempo da Encol o LULA era o presidente ?

  13. Sávio Prado Says:

    Tudo isso financiado com o meu, o seu, o nosso dinheiro via BNDES que injetou milhões nas empresas “X” . Esse é o X da questão.

  14. serguty33Sergio Says:

    Thorngeen, o Mainardi na Globo que vc critica, falou das empresas on line, que existem só no papel, com navios alugados etc,

  15. Edo Says:

    dinheiro fácil, vai fácil.
    sempre que sobra, invisto em ações. Mas nessas do Eike, nunca pus um centavo sequer.

  16. vaca bandida! :`; Says:

    E o velho jose maria marin? Se nao bastasse ajudar o time imundo do sao paulo ele esta fazendo de um tudo pra nao sair da CBF hein! Resolveu agora pagar passagens e mordomias aos presidentes de federacoes.. algo que merecia um post aqui nesse blog!

    http://www.lancenet.com.br/corinthians/CBF-excursao-Bahia-presidentes-federacoes_0_1021697843.html

  17. Rubens Costa Says:

    Eu fui roubado pela Encol. Ele continua solto. O Brasil é um país de merda, onde os honestos se ferram e os bandidos se dão bem e se protegem; ou alguém esqueceu que no caso do Elke o seu padrinho foi o Lula?

  18. Osvaldo SEP Says:

    JUDAS SUMIU ?? DEVE ESTAR ATÉ AGORA PROCURANDO TEXTOS EM BLOGS PETRALHAS PARA RESPONDER ACIMA

  19. paulo francisco cruz Says:

    Palhaçada.
    Quando faltar assunto fale de frutas ou legumes, pode tambem falar de ferias praias pode tambem falar de cosmeticos pode tambem falar de voce mesmo ou de sua familia.
    ou mude de profissão.
    voce esta sem assunto, voce não sabe o que escrever me refiro a materia sua apresentada.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: