Advertisements

Celso de Mello e o “impedimento” que o Brasil inteiro vai comemorar

joaquim celso

O Brasil vai parar, na próxima quarta-feira, para assistir a leitura do voto do Ministro Celso de Mello, o decano do STF.

Em suas mãos, e cérebro, está o destino não apenas dos processos de criminosos mensaleiros do PT, mas também o futuro de como o judiciário brasileiro passará a tratar situações semelhantes de julgamentos.

Mello está pressionado.

Seu entendimento jurídico, tudo indica, é favorável a aplicação dos embargos infringentes, enquanto seu sentido de justiça, demonstrado na dureza de suas palavras durante o julgamento, é o de encarcerar a bandidagem.

Há juristas que, entre aplicar a Lei, ainda mais num caso como o referido, em que o empate em cinco a cinco comprova grande dúvida, e fazer Justiça, sequer pestanejam em seguir a segunda opção.

Porém, se mesmo assim o Ministro não se sentir confortável em sua decisão, ou até por isso, há uma alternativa que vem sendo pouco falada, mas que caberia perfeitamente num processo que já teve diversas ações suspeitas, entre elas o voto de um dos magistrados, recém indicado pelo Governo, agraciado, no dia do julgamento, com a liberação de R$ 2 milhões a firma de advocacia da qual é ligado umbilicalmente.

Basta Celso de Mello se julgar impedido de votar, alegando razões pessoais, cabíveis, perfeitamente, no claro conflito interno que enfrenta após a exposição de suas declarações absolutamente conflitantes, embora coerentes, no decorrer da contenda judicial.

O resultado de cinco a cinco seria mantido, cabendo ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, decidir o destino dos mensaleiros.

Abaixo o email do Ministro Celso de Mello, em que mensagens de apoio, críticas ou até cópias dessa postagem, podem ser enviadas

gabcob@stf.jus.br

Advertisements

Facebook Comments

36 Responses to “Celso de Mello e o “impedimento” que o Brasil inteiro vai comemorar”

  1. Ronx Says:

    Você está sugerindo que o Min. Celso de Melo alegue que estaria impedido de votar por motivos psicológicos (conflito interno)? O juíz decano do STF? Porque se ele votar de acordo com a sua convicção não estaria fazendo justiça? Ou seja: Seu voto é o que ele entende por justiça, mas melhor não faze-lo porque não estará fazendo justiça. Oras, se ele achasse que a justiça era o contrário do seu voto, faria o contrário no seu voto, não é?! Acho que o “conflito interno” está mais na sua cabeça no que na cabeça do ministro, que, diga-se, de passagem, é experiente e acho que não tem medo da imprensa e opinião pública quando a sua convicção não vai de encontro com as mesmas. Que José Dirceu e os outros sejam presos, o mais rápido possível, em nome da justiça, mas que se respeite os trâmites de sempre. Depois fique preso o tempo que for condenado, pagando, assim, os crimes que cometeu com o dinheiro e a fé pública. A sua sugestão de do Min. Celso de Melo jogar a “batata” pro Min. Joaquim Barbosa, me parece querer fazer justiça “melando” o julgamento. Aí não, Paulinho!

  2. Carlos Says:

    Na boa, me cornete se quiser, mas to na torcida dele manter a palavra do que declarou sendo a favor dessa piada jurídica de “embargo infrigente”

    Quem sabe com isso, o gigante acorda novamente após o jogo da Espanha e resolve finalmente cobrar uma revolução definitiva no sistema…

    Tem que ser mto tapado pra achar que esse caso de mensalão foi o mais grave, e o único que ocorreu desde a instalação da “democracia” que temos…

  3. V. Campos de Santamariana Says:

    O nosso Paulinho continua insistindo num viés ultrapassado, cada vez que faz um comentário político. Com o crescimento e a democratização da internet, essa é uma tendência que há muito tempo vem se afastando do jornalismo internacional. No Brasil, infelizmente, isso ainda continua forte, já que a grande imprensa e os meios de comunicação estão nas mãos de três ou quatro famílias bilionárias, então suas publicações defendem, em primeiro lugar, seus próprios interesses.
    O Supremo não está julgando quem é inocente ou culpado. Os réus já foram condenados. O que o tribunal está decidindo agora é se eles tem direito a uma segunda instância. Acho que esta decisão nem deveria ser julgada, pois é automático, pela Constituição, que qualquer brasileiro tenha direito a uma segunda instância de julgamento, até mesmo os mais brutais assassinos, quando suas penas são superiores a 21 anos.
    Menos ódio nessa hora é recomendado, principalmente para os formadores de opinião, pois a Justiça deve ser igual para todos. Para nossos aliados e para nossos adversários.

  4. Cássio Says:

    Paulinho: Os fins não justificam os meios!!! Se ele se der por impedido será uma mácula imperdoável em uma carreira brilhante!!! Se não se sente confortável, como participou do julgamento? Ele vai admitir os embargos infringentes!
    Agora se discute se cabem ou não o recurso. Só se pode recorrer. O Ministro Celso de Melo já se manifestou em outros casos que entende que cabem!!! Então, por coerência, vai admiti-los!!! Não significa é a favor ao mensalão, ao contrário, foi um dos mais rigorosos na condenação!!! Será apenas mais um formalismo jurídico!!! Infelizmente!!!

  5. H@milton Says:

    Carlos sua precisão foi cirúrgica!

  6. Rogério Braga Says:

    Minha opinião é que Min Celso de Mello deve manter sua posição a favor dos embargos, do contrário vai parecer suscetível a pressões da imprensa, que julga e condena sem seguir o que manda a lei. Se essa lei beneficia ou prejudica, que se mude de acordo com o que acharem os necessários os legisladores, mas que a respeite enquanto ela estiver valendo. Ao Paulinho informo que as leis sejam para amigos ou inimigos é a mesma, sejam políticos ou não políticos. E mais uma vez gostaria que desse o mesmo espaço para criticar sua preferências políticas da mesma forma que critica seus “inimigos” políticos. Ou que declare suas preferências para que fique claro sua defesa, mas como detentor de um espaço de opiniões que seja justo e correto com seus leitores. Abraços

  7. agnosticuzinho Says:

    Campos, vc quer comparar um julgamento de primeira instância, muitas vezes sem recursos e bons advogados, com um julgamento no STF (mais do que noticiado e detalhado ao extremo)? Tendo inclusive “amigos” entre os juízes? Se o Toffoli tivesse um mínimo de decência e ética, não estaria sequer lá julgando um ex-cliente. Desta forma, sem os 4 votos, este embargo (chega a dar asco escrever esta palavra) não estaria sequer sendo votado neste momento. Qualquer ladrão de margarina já estaria na cadeia há meses, aguardando pelo julgamento em segunda instância. Então não venha aqui vomitar suas comparações ridículas, defensor de ladrões do Brasil.

  8. BizOuro KiSSucO Says:

    Marco Aurelio “Paulinho” Mello..kkkk

  9. terenciotrindade Says:

    Interessante que para o PT e especialmente a Dilma a decisão favorável ao embargo infringente pode ser a pior pois ira fazer com que a questão do mensalão volte às notícias no ano de eleição. E isto o PT não quer. Vale lembrar que Lula nunca teve problemas em fritas seus “cumpamheiros” para se sair bem. Então fica a duvida de que lado Lula estará?

  10. Porks Says:

    Sinceramente, gostaria muito que esse picadeiro armado pelas elites conservadoras, esse tal mensalão terminasse na quarta. Pois, ninguém suporta mais essa m…que vem desde 2007, com o claro intuito de colocar a pecha de corrupto no PT, e tentar emplacar algum candidato conservador (sonham pelo menos, com um segundo-turno em 2014). O que essa grande mídia não consegue entender, é que o povo não acredita mais nessa mídia tradicional, e que a mesma não consegue emplacar seus candidatos e assim, mudar uma eleição…como ocorreu com a Globo em 1989, empurrando o Collor pra vitória contra o Lula, e a mesma Globo tentou tbm empurrar pro povo, o José Serra…com a famosa bolinha de papel, na eleição passado contra a Dilma.
    O poder dessa grande mídia acabou…pois, uma mentira contada, inventada, é desmascarada em minutos (via blogs e mídias alternativas). Outro exemplo, foi a derrota dos tucanos em seu berço esplendido, na capital paulista, onde um desconhecido petista desbancou o José Serra. Perdeu por incompetência na administração do Kassabinho, com o apoio dos tucanos. E o governo do estado, que está ainda com o tucano Alckmin, tem grande chance de cair no colo petista tbm…tamanha a incompetência dos tucanos, que estão no poder em SP há quase 20 anos, e governando com a mídia parceira tradicional a tiracolo. E quem sofre é povão em Sampa, com carência em todas as áreas de cidade e estado. E o cenário está prestes a se confirmar…assim como ocorreu na eleição pra prefeito em SP…o Padilha vem aí. Aguardem! mas, o Padilha não irá vencer a eleição…será o Alckmin (e sua administração) que irá perder.

  11. Carlos Says:

    Noix H@milton =)

  12. Peixoto-Pres.Prudente/SP Says:

    Chega a ser ridícula a pressão que a “mídia” tucanalha esta fazendo contra o Ministro Celso Mello.
    O que aqueles lacaios da Veja ( R.Azevedo e A. Nunes à frente) estão fazendo, então, nunca se viu igual…
    E os bovinos leitores desse pessoal, porque bovinos são, estão os apoiando cegamente…
    Lamentável…

  13. V. Campos de Santamariana Says:

    Não seja tendencioso e ignorante (ignorante de ignorar, não saber) meu caro Agnosti……. Se os embargos infringentes forem aprovados, tecnicamente o Supremo pode até aumentar as penas aplicadas aos réus. O Paulinho também sabe disso.

  14. Jefferson Luis da Silva Says:

    Já mandei minha mensagem para o Ministro, espero que nesta quarta-feira ele nos honre com sua justiça e ponha logo fim neste deplorável capítulo de nossa história que se chama mensalão…

  15. Alex Rosa Says:

    engraçado q o jb não se declarou impedido quando recebeu documentos em q ligava seu filho ( através da globopar) e ninguém nem vc cobrou isso dele, vejo em vc um pouco de ódio ao q se refere ao pt , o inventor e único partido corrupto segundo muitos!

  16. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    Porks Disse:
    setembro 15, 2013 às 12:58 pm

    Com todo respeito, nem PT e nem partido algum precisa ser tachado de corrupto, TODOS ELES SÃO.

    Vamos parar com esta conversinha da carochinha, sobre quererem colocar pecha neste partido safado? Para com esta ingenuidade, por favor.

    Nenhum partido vale nada, não seria esta merda de PT que poderia ser algo diferente.

    Se for para ter um Padinha adorador de DITADOR, prefiro ter um “cone” como governador.

    ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL VOTAR, NÃO TEM UM QUE EU CONFIE!!!

    Não quero este tipo de “linhagem” governando meu destino:

    http://noticias.terra.com.br/brasil/videos/assessor-interrompe-entrevista-de-medica-cubana-em-to,486501.html

    O problema não são os médicos seres humanos, o problema é financiar aquela merda de DITADURA do cacete dos irmãos MERDA CASTRO, através do trabalho destes abnegados seres humanos médicos de valor enorme, que são OBRIGADOS (na sua maioria) a serem subservientes.

    Com relação ao post, desejo que seja feita a justiça.

    Boa semana!!!

  17. Osvaldo SEP Says:

    EU – ABSOLUTIS VERITAS Disse:
    setembro 15, 2013 às 3:12 pm

    Com todo respeito, nem PT e nem partido algum precisa ser tachado de corrupto, TODOS ELES SÃO.

    ====================================

    P E R F E I T O

    Só que os PETRALHAS se acham a NATA DA NATA, eles não erram, se equivocam….Bando de hipócrtias.

    Até agora nenhum desses bovinizados pelo partidão explicou como o Lulinha comprou um avião de 50 milhões, de como limpador de merda no Zoo ele passou a milionario, e a mais nova

    NINGUEM DESSES ESCROTOS EXPLICOU PORQUE A ROSEMARY TEM TANTOS ADVOGADOS QUE CUSTAM MAIS DE 1 MILHÃO DE DOLARES EM HONORARIOS.

    PRA QUE TANTO ADVOGADO ??? QUEM PAGA TUDO ISSO ? JA QUE ELA SE DIZIA HUMILDE, PORQUE ELA GANHAVA 12 MIL POR MES.

    http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2013/06/26/interna_politica,447111/gastos-de-rosemary-noronha-sao-classificados-como-reservados.shtml

  18. Jesus Says:

    Claro que o Brasil não vai parar. Para quem não trabalha. Se votar contra ou a favor o país continua. O FHC roubou a reeleição e nem por isso o país parou. Se votar contra é sinal que foi comprado pela direita, pois várias vezes falou que os embargos infringentes são válidos. Tem que honrar as calças e o salário que recebe, se está certo ou errado isso é outro papo.

  19. Jesus Says:

    O duro é ter que responder ao débil mental sênior aqui do post. Um sujeitinho que vive das próprias mentiras.

    Boato diz que Lulinha comprou avião Gulfstream por 100 milhões de reais

    Avião Gulfstream GIII não foi comprado por Lulinha
    Avião Gulfstream GIII não foi comprado por Lulinha

    Boato – Lulinha, filho do ex-presidente Lula, teria comprado o Gulfstream GIII. O avião, considerado o mais moderno do mundo, teria custado 50 milhões de dólares.

    Fábio Luís Lula da Silva, conhecido na mídia como Lulinha por ser filho do ex-presidente Lula, é um dos campeões de boatos na internet. Ser um personagem que tem ligação direta com alguém do meio político e não se tornar uma figura pública são dois grandes fatores que tornam Lulinha tão “popular” em redes sociais e blogs.

    Além disso, suspeitas sobre o enriquecimento de Lulinha levantadas pela revista Veja em 2006 foram um prato cheio para a criação de lendas acerca a fortuna de Fábio Luís Lula da Silva. Uma dessas histórias fala sobre a compra do avião Gulfstream GIII pela bagatela de US$50.000.000,00.

    O texto, que pode ser lido aqui, tem um tom alarmista e, de certa forma, preconceituoso. A mensagem cita que na, profissão anterior, Lulinha “limpava até bosta de elefante”. O filho do ex-presidente chegou a ser estagiário no Jardim Zoológico em São Paulo. Também fala do mau exemplo da Venezuela, que viveria um regime comunista.

    Além das características clássicas de hoax como erros de ortografia, pontuação e concordância, o texto apresenta algumas imprecisões de informação.

    A primeira delas é em relação ao Gulfstream GIII. Apesar de ser um senhor avião, ele não é um dos mais modernos. De acordo com o histórico da empresa, o Gulfstream GIII foi lançado em 1979 e o último dos 200 exemplares foi feito em 1987. Além disso, o preço do avião (usado) é entre 575 mil e 5 milhões de dólares.

    Além disso, o texto erra no local que Lulinha trabalhou no “Jardim Botânico de São Paulo”. Na verdade, ele trabalhou no Jardim Zoológico da capital paulista. Por fim, as fotos divulgadas como da aeronave do filho de Lula na verdade são deste site.

    Esses indícios e o fato da própria mídia não dar atenção à história (há publicações que adorariam colocar o fato na capa) fazem chegarmos à conclusão de que a história do avião do Lulinha considerada falsa ou, na melhor das hipóteses, muito mal contada.

  20. kim Says:

    Olha corrupçao sempre houve e nao foi fundada pelo Governo Petista,agora um julgamento com 40 reus e fato inedito ,grande questao achar q o valerio e delubio fizeram isso sozinhos sem um cabeça e mto ingenuidade, nada passaria sem aval do Jose Dirceu sendo ele tao autoritario.

  21. cabello Says:

    Bela análise, Paulinho.

  22. Tunico Bastos. Says:

    Tunico Bastos,
    Excesso de recursos. A Lei não prevê os chamados embargos infringentes. E, o regimento interno do STF não pode contrariar a Constituição Federal ou lei ordinária aplicada ao caso.

  23. Roberto Says:

    PT HOJE É A DESGRAÇA DO PAÍS.

    Esse sentimento de que está havendo manipulação da composição do STF é o que de mais grave pode ocorrer para a imagem do sistema jurídico brasileiro. BARROSO , TOFOLI , LEWANDOVIKS , SÃO ADVOGADOS DA QUADRILHA DO PT E SEU CAPO LULA

    Está nas mãos do Ministro Celso de Melo a nobre missão de mudar os CONCEITOS de que a Justiça só enxerga os “PÊS” DE POBRE, PRETO E PROSTITUTA, e de que a JUSTIÇA TREME na hora de Punir quem tem PODER.

    Será que o Ministro Celso de Melo vai quebrar a tradição brasileira de que o Brasil é um país de fidalgos no qual a lei só pesa sobre os sem nome, e é Carinhosa ou Displicente com os PODEROSOS, negando o Recurso Protelatório dos Condenados Mensaleiros? TOMARA QUE DEUS TOQUE NA CONSCIÊNCIA DE CELSO DE MELO. Chega de Tanta CHICANA!

  24. Marco_Palmeirense Says:

    Pior cego é o que tem os olhos perfeitos mas não quer ver. O mensalão foi a maior vergonha que este país já presenciou. Só gente mau-caráter concorda com o contrário.

    Como apareceu petralha aqui no blog defendendo a máfia petista, gentinha mediocre, lacaios do Luladrão, vcs só merecem desprezo.

    Não sei quais ganhariam na canalhice. Os politicos do mensalão ou esses juízes TOFOLI, LEWANDOVISKI, BARROSO, ZAVASKI. Vergonha.Mas eu acho que Lula é o maior incentivados da corrupção nos últimos 10 anos pobre Brasil na mão desses bandidos do PT e partidos aliados.

    CALHORDAS todos aqueles militantes lacaios do PT que defendem marginais!

    O VASO SANITÁRIO está quase cheio, o EXECUTIVO já esta dentro, acompanhado pelo LEGISLATIVO e agora vai entrar o JUDICIÁRIO. Agora pergunto, quem vai dar a descarga? E quem vai fornecer tanta água?

  25. Sérgio Messias Says:

    Nao aprovou meu post porque?

  26. Marco_Palmeirense Says:

    O voto deste foi, como sempre, em favor dos corruptos da máfia petista que golpeava a nossa democracia.
    Por sorte, os ministros Gilmar Mendes, Fux, Marco Aurélio Cármen Lúcia nos deram um pouco de ar…

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=404106339691365&set=a.276260619142605.47869.140140766087925&type=1&theater

  27. Rafael Says:

    Aqui só tem capangas do Ditador!!!

  28. vitor Says:

    V. Campos de Santamariana, recurso privativo da defesa, não pode aumentar a pena. Para isso, somente com recurso do MP.

  29. Osvaldo SEP Says:

    JUDAS eu fico feliz em ser xingado por voce, isso só atesta que sou honesto.

    Estaa nervosinho Antonio Rodrigues ? Porque eu te descobri ?

  30. Osvaldo SEP Says:

    Ah sim, JUDAS voce não explicou os mais de 40 advogados da amiginha do 9 dedos, se ela ganhava 12 mil por mes, como consegue pagar uma banca dessa ?

  31. emerson Says:

    De jeito nenhum em direito penal o empate favorece o réu.

  32. Mariano Higino de Meira Says:

    O eventual impedimento de Celso de Melo em nada ajudaria o deslinde da causa. É princípio geral de direito que em caso de empate, prevalecerá o entendimento de admissibilidade dos recursos, pois é regra que favorece os réus. Eu creio que o Ministro está sendo convocado para desempenhar a sua missão num momento muito importante da história do Brasil e não se acovardaria se omitindo, fazendo manchar a sua brilhante trajetória.

  33. FABRICIOSEP Says:

    Essa manobra que está sendo feita, serve para chamar a atenção enquanto “nossos representantes” articulam mais alguma, por debaixo dos panos, no apagar das luzes.
    Outra finalidade com esse bla-bla-bla todo é apenas reduzir a pena dos mais importantes do PT para que os mesmos cumpram suas penas, mas em regime semi-aberto.
    Ou seja, vão

  34. JONAS ALBERGARIA Says:

    PAULINHO VC É RIDICULO OU MASSA DE MANOBRA DE ALGUÉM! O MENSALÃO OU QUAISQUER NOMES QUE A IMPRENSA QUEIRA DAR NÃO NOS MOLESTA MENOS, QUE A IMPUNIDADE QUE AVASSALA O NOSSO PAIS! ESTE MESMO PAVÃO MISTERIOSO CHAMADO JOAQUIM BARBOSA NÃO VEM ‘A PUBLICO DENUNCIAR, O ESTRANHO, TRANCAMENTO DE AÇÕES PENAIS, CONTRA FIGURÕES E ENDINHEIRADOS DESTE PAIS? E VOCES DA IMPRENSA NÃO PATRULHAM TAIS DECISÕES, COMO O FAZEM AGORA MOVIDOS POR QUAIS INTERESSES HEIN??? DEIXANDO CLARO A MINHA POSIÇÃO DE TOTAL APOIO A JUSTIÇA E A PUNIÇÃO DE TODO E QUALQUER MAL FEITOR, PORÉM POLITIZAR A JUSTIÇA AÍ TAMBÉM JÁ DEMAIS! O VERDADEIRO JUZ NÃO PODE JULGAR COM AS MASSAS, ALIÁS A JUSTIÇA NÃO É E NEM DEVE SER DEMOCRATICA, POSTO QUE É CEGA!! PARA FINALIZAR ONDE ANDA A CEDE DE JULGAR O MENSALÃO DO PSDB MINEIRO????

  35. Osvaldo SEP Says:

    A PETRALHADA PIRA

  36. Maria Amelia da Fonseca de Pontes Says:

    Esperamos que o ministro Celso de Melo faça juz ao seu alto posto e respeite a toga que usa,colocando todos os mensaleiros na cadeia.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: