Túlio 999, respeito

Da FOLHA

Por XICO SÁ

“Feliz gol mil, Túlio. És uma figura. Se não sair hoje, juro que estarei contigo na próxima tentativa”

Amigo torcedor, amigo secador, o cara é tratado como folclórico, como se o folclore fosse uma coisa ruim e depreciativa, tudo bem, “folk” e “lore”, do inglês, costumes de um povo, conhecimento de uma gente, fala sério, desculpa, mas uma das coisas que aprecio nos seres humanos, boleiros ou não, é a obsessão, e hoje, desculpa mídia inteligente de elite, só quero saber do Vilavelhense X Desportiva Ferroviária.

No tal embate, Túlio Maravilha pode chegar ao milésimo gol. Quem busca o milésimo, seja quem for, mesmo a gente dando um desconto de cem gols como margem de erro, merece respeito. Seja o Túlio seja o bravo Romário, seja o amigo flamenguista Leo Jaime, que diz ter feito dois mil e tantos. É sério.

Preste atenção, meu velho, são gols, não são crimes, e, quase sempre, vemos a austera imprensa caçoando de tal feito. O 999 do Túlio ganhou o apelido de “gol moqueca”, justa homenagem ao Estado que o recebeu, aos 44 anos. Trabalha e confia, Espírito Santo.

Tem gente que invoca com o singelo trocadinho que o artilheiro fatura nesse projeto louco. Que mal há nisso. Gente hipócrita que ama tanto o dinheiro que não admite que alguém o ganhe fazendo gol e graça. Deixa o cara, pô, se hoje ele faz diante de meia dúzia de torcedores, já fez para o Goiás e para o gigante Botafogo com o Maraca lotado.

Eu mesmo odeio o que ele fez com o Santos em 95. Mas basta lembrar o que o meu amor na época, Daniela Rocha, dizia: “Que cara boa tem esse teu novo inimigo”. De acordo. Ia ao Pacaembu com a Dani no tempo em que podíamos atirar radinho de pilha no bandeirinha. Não chegava a tanto. Quebrava o radinho na arquibancada mesmo.

Tomara que saia hoje o milésimo. De tanto a imprensa caçoar, estou na torcida. O brasileiro despreza o épico. Só gosta do goleador chato. Como o Túlio tira onda, está condenado. O brasileiro é um paulistano de nascença. Já nasceu desconfiado da nossa possibilidade do épico.

Gols, verdadeiros ou fictícios, não são crimes. São sonhos. Lindos sonhos de criança. Senhores comentaristas, sejam menos sérios, por favor, acreditem no futebol como fantasia, não como se fosse uma estupidez da política. De tanto levar a sério essa coisa, a gente acaba ajudando a provocar a violência.

Volto ao meu amor safra 95: “Eles discutem tão sério que parece que é uma assembleia da ONU”, dizia Dani, musa linda de Sorocaba e do mundo, sobre as mesas redondas.

Feliz gol mil, Túlio. És uma figura. Se não sair hoje, juro que estarei contigo na próxima tentativa. Persegues a alegria, a prova dos nove, moqueca é capixaba, o resto é peixada. Aquele abraço.

13 Respostas to “Túlio 999, respeito”

  1. Fred - Corinthians Beija-Flor Girls Says:

    Tulio maravilha é o folclore do futebol nacional

    Ele é o novo Dada maravilha, o Beija-flor. Esse por pairar no ar. Ao contrário do Sheikira….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    não é a toa q ambos jogavam na mesma posição e herdaram o mesmo apelido!!

  2. Mineiro Says:

    E esse povo chato fica de mimimi enchendo o saco questionando a contabilidade dos gols; E daí? O Túlio é do folclore, porra! E além disso jogou bola pra caramba nos anos 90!

    Túlio é foda!

  3. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Está contundido, não irá jogar.

  4. Ricardo!!!!! Says:

    Parabéns Xico.
    Percebe se que, a cada dia que passa a núvem de seriedade excessiva cobre os olhos das pessoas, uma vida frenética e pouco solúvel em sonhos, e assim a vida vai ficando sem graça.
    Túlio é um guerreiro, um sonhador e sem sonhos, a vida perde se em um emanharado de pensamentos inúteis, ou coisa assim.
    Ser competitivo ele ainda é, pois se não fosse não estaria jogando.
    Hoje, Túlio joga como jogavamos na infância, tinhamos o comprometimento com o sonho da jogada perfeita, do gol perfeito, do grito da galera, do gol na garganta,do uhhhhhhhh, quando se perdia um gol, será que fazer as coisas por amor ou por ideal deixou de ser importante?
    Realmente como ti aguardo o gol mil de Túlio.
    E que venham mais alguns como Túlio, para alegrar o pessoal e dar o que falar para a mídia.

  5. Cercando o frango! Says:

    Piada… tenho vergonha alheia desse otário!

  6. Peixoto-Pres.Prudente/SP Says:

    Putz…acho que também estou perto do meu gol 1000…..vou fazer a contagem de TODOS os gol que fiz,desde , o dente de leite, juvenil, amador, jogos regionais e os do Futebol de salão também ( hoje Futsal) e os que estou fazendo até nos rachões do Clube…….kkkkkkk
    Este Túlio é uma piada!!!

  7. Nelson Says:

    Olá Paulinho e blogueiros!
    O futebol é isso!Tem que ser isso,tem que ser festa,tem que ser folclore,tem que ser gols,afinal o futebol sem gols seria o que?
    Parabéns Túlio “Maravilha”.
    Os Violentos,os invejosos,os hipócritas,os gananciosos,os corruptos,os corruptveis,os criminosos…Que continuem nos lugares insignificantes que se colocarão.Já está de bom tamanho!
    Abraços a todos!

  8. José Além Ubermensch Says:

    Hoje quando escuto falar do futebol do passado já ficou meio assim sem acreditar, muito folclore e lenda hoje é tido como pura verdade, no começo é propagado como homegagem ou algo festivo…mais depois de alguns anos é tido como verdade absoluta e indiscutível.

  9. Pachequinho Says:

    Tá faltando mais ” Tulios ” no futebol. Que está infestado de gente chata , aproveitadores , ladrões … tudo muito ” sério ” (de araque ) … Tulio é um dos poucos jogadores que ainda eu paro prá ver entrevista . Pena que acabaram Vampeta , Marcão , Dadá Maravilha … agora só os ” politicamente chatos ” tem vez nesse futebosta de hoje …. Viva a varzea , o futebol feminino , as peladas da rapaziada nos finais de semana …. enfim, todo o futebol que não rola grana prá ladrão botar a mão …. Tulio “superfaturou ” esses gols aí , mas está entre os 10 maiores artilheiros do Brasil em todos os tempos . Tá valendo …

  10. dododabahia Says:

    Show de gols, show de bola!

  11. Rafael Says:

    Que não seja 1000, seja 800 ou até 500 mais quem viu o Tulio jogar n vai esquecer jamais, o cara era bom demais pra fazer gol

  12. John Foster Says:

    esses textos do xico sá são lixo puro pelamordedeus de qualquer jeito parabéns túlio tu fez história e alegria de milhoes de alvinegros

  13. Carlos Xará Says:

    Abaixo, teor do e-mail enviado ao Xico Sá:

    Caro Xico, bom dia.
    A propósito de sua crônica na FSP de 31/08/13, quase assino embaixo. Quanto ao conteúdo, sem dúvida assino embaixo. Há, entretanto, um porém. Colo abaixo a passagem do porém:
    ”De tanto a imprensa caçoar, estou na torcida. O brasileiro despreza o épico. Só gosta do goleador chato. Como o Túlio tira onda, está condenado. O brasileiro é um paulistano de nascença. Já nasceu desconfiado da nossa possibilidade do épico.”
    De que paulistano você fala? Do que mora em São Paulo? Paulistano é o que nasceu em São Paulo. Não tenho dados estatísticos, mas nem é preciso. Acho que nessa definição de paulistano caibam uns 25% da população da cidade. Os demais vieram para cá (talvez você mesmo. Espere, vou checar no Google. Sim, és cearense, e nasceste quase no mesmo dia e mês que eu) em busca de algo que não encontraram em seus locais de nascimento. Só esses já desmentem tua opinião. Que dirá, então, dos que aqui nasceram, muitos deles filhos de imigrantes procedentes de lugares bem mais longínquos que os estados brasileiros?! Tratam-se, ambas as trajetórias de vida, de verdadeiras e legítimas epopeias.
    Não estou nem aí para as opiniões de gente tola que vive imersa em estereótipos. Mas fico p. da vida quando alguém do seu gabarito entra nessa. Protesto veementemente!
    No demais, reafirmo: onde eu assino?
    Um forte abraço,
    Carlos

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: