Advertisements
Anúncios

Admirável gado novo

Da FOLHA

Por JUCA KFOURI

“Povo marcado, povo feliz. Em 1979, Zé Ramalho compunha o hino também de nosso futebol”

NEYMAR FUGIU da pergunta quando quiseram saber se ele concordava com seu técnico no Santos, que classificou como inoportuno o amistoso disputado pela seleção brasileira na Bolívia.

O menino repetiu as platitudes de sempre, ao falar de seu orgulho em servir a seleção e, lamentável, disse que não entraria na polêmica proposta pelo técnico do Santos, Muricy Ramalho.

Poderia perfeitamente ter feito as duas coisas: reafirmar a satisfação em jogar pelo time e concordar com seu treinador.

Sabe que o aconteceria com ele por tamanha coragem? Rigorosamente nada!

Mas não.

Na trilha da maioria de seus companheiros, Neymar não se expõe, é incapaz de uma atitude cidadã, razão pela qual é submetido aos calendários massacrantes, aos gramados ultrajantes e às botinadas sem castigo.

Neymar é um brasileiro típico, como aquele descrito por Zé Ramalho em sua música que está no título da coluna, mas que é mais conhecida como “Vida de gado”.

Gado que é encaminhado para o matadouro sem mugir, porque as coisas são como são e o melhor é que cada um cuide do próprio umbigo, ou do bolso, onde, dizem, dói mais.

Neymar não disse, mas pode muito bem ter pensado, que, se em vez de Luiz Felipe Scolari fosse Muricy Ramalho o técnico de plantão na CBF, ele também convocaria quem foi convocado e não faria nenhuma crítica.

Infelizmente são raras as manifestações valentes de nossos jogadores e é ocioso relembrar de Tostão, Afonsinho, Sócrates, não por coincidência todos médicos, Paulo César Caju, Casagrande, Wladimir, ou, nos dias de hoje, Paulo André.

Aves sozinhas que não fazem verão, apenas arejam o ambiente para serem tratados como quixotescos -como se fosse uma ofensa.

Porque são poucas, também, as demonstrações cidadãs do povo brasileiro, acostumado a ser tratado feito gado e com estômago de avestruz.

Cerca de 8.000 pessoas no culto ecumênico na praça da Sé, em 1975, para denunciar o assassinato de Vladimir Herzog.

Um milhão e meio em comício pelas Diretas-Já, no vale do Anhangabaú, também em São Paulo, em 1984, logo depois que outra multidão de um milhão se reuniu na Candelária, no Rio.

Cerca de 750 mil caras-pintadas, em 1992, outra vez no vale do Anhangabaú, para derrubar Fernando Collor.

E o que mais?

Collor, o primeiro presidente eleito depois das Diretas, está aí, todo pimpão.

Quem ajudou a complicar Herzog também, na CBF e no Comitê Organizador Local da Copa.

O Engenhão está interditado.

O Maracanã, superfaturado, terá de ser reformado para os Jogos Olímpicos, o complexo olímpico ao seu lado foi fechado e será demolido e, em Itaquera, e pelo país afora, moradores são removidos sem mais para obras da Copa do Mundo e dos Jogos de 2016.

Zé Ramalho tem carradas de razão.

Mas têm, também, Vitor Martins e Ivan Lins, com seus “Desesperar jamais”.

Se bem que Neymar poderia ajudar um pouquinho que fosse.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

29 comentários sobre “Admirável gado novo

  1. porque ele tem que falar o que os outros querem escutar? pelo neymar ele jogava todo dia, além da profissão é o prazer do mlk!

  2. Paulo!
    Teu equivoco é criar expectativa em pessas que nada tem a oferecer que apenas pirotecnia! Esperar alguma atitude, espere de Ceni, de Marcos, de Assunção, talvez de Zé Roberto, de Romario, traduzindo, pessoas da ultima geraçao! não desta.

  3. Eae thiago. Porque ter postura? ter personalidade? essa é a melhor oferta do brasil a seus filhos atualmente?
    Acertado é jogar todos os dia oque se mais gosta e ser formador de opniao! Jogador de futebol não é ícone se não consegue oferecer mais do que sua pirotecnia. A vida é assim e serve pra todos! O legado que deixamos é a caminhada que trilhamos, as escolhas que fazemos e os atos que praticamos!

  4. Olá Senhor Paulinho. O texto sempre tem que começar pelo Neymar. Por que, justo ele, com apenas 21 anos, tem que assumir a “bronca”? Por que o jornalista o escolheu? Se ele está “trilha da maioria …”, por que não foi perguntada a opinião de um outro companheiro dele “da maioria”, principalmente a algum do vetereno, já calejado na selenike? Por outra, o exemplo do hoje estupendo comentarista Tostão, não cabe, pois também, à época dele jogador, serviu caladinho o “Somos milhões em ação/Pra frente Brasil, no meu coração/Todos juntos, vamos pra frente Brasil/Salve a seleção!!!”. E os outros jogadores citados, podem ter participado de movimentos em clube e/ou dos ditos “populares”, de maneira geral; nunca contra dos desmando da cbf, especificamente (claro, isso enquanto jogadores; depois de aposentados fica fácil, né?!).

  5. Se o cara é bom mesmo, ele bate no peito e fala o que quer, pq vai garantir seu lugar pelo futebol e não por ser um pau mandado.

  6. O que está por trás desse comentário é que de alguma forma esse amistoso está relacionado ao Corinthians. Se fosse outro clube, SPFC, por exemplo, todos bateriam palmas e diriam que foi acertado esse amistoso.

  7. Não entendi uma coisa, por que o Juca tirou o texto do Blog, publicou logo cedo e depois retirou…pressão?

    Quanto a Neymar, ele nunca prometeu nada, de ser líder de nada, nunca disse que faria nada, aliás tem gente que estuda para isso, para ser administrador, para ser advogado de causas, o rapaz só quer jogar futebol.

    Por que colocar essa na conta dele também? Por que devemos cobrar um e não 11? ou todos?

    A resposta para o Juca está na mesma atitude que tem Paulinho, campeão mundial pelo clube que ele torce. Está na seleção, é cobiçado por vários Europeus e não faz nada também e só quer jogar futebol. Por que deveria liderar uma multidão contra a CBF ou qualquer governo?

    Parece que essa cobrança fica meio parecida com “arrumei briga com a turma da rua de cima e como não tenho força para me defender chamo os mais fortes da rua de baixo para brigar com eles”. Mas depois quero a fama de ter batido em todos.

  8. Para complementar o Guedes…..os jogadores campeões de 70 eram todos apoiadores dos militares, e se tornaram cidadão de opiniões arcaicas, amantes da CBF em qualquer gestão, apoiadores de governos retrógrados do PSDB/DEM, jamais falaram algo contra a Globo e suas falcatruas no futebol, nem quando tinham empregos na concorrente de mentirinha, a BAnd do LUciano do Vale. O Tostão depois de compreender que a medicina não é sua área que começou a opinar diferentemente dos demais.

  9. Nesse texto ele cobra do Neymar, o quê? Menino nascido, criado e educado nessa “democracia” ele é um grande jogador e ganha muito dinheiro, que deve ter sido o seu objetivo alcançado! Taí também o Ronaldo, o Casagrande, Robinho, Fred, Pato, Neto, Kaká, Ronaldinho e por aí vai… Todos de rabo preso com o “mercado”, clubes e seleção! O Paulo André vai firme até aonde? Sim, ele sabe até aonde pode ir… Fazer o quê? Dependem desse, meio.Seria bom se a maioria tivesse uma conciência política e colocasse isso acima da sua profissão ou do seu clube! Mas e os deputados, os senadores? E os jornalistas, educados, formados e conhecedores das mazelas desse Brasil? Mesma coisa!
    Minha decepção foi ver o Boechat, que dias atrás tinha dado uma entrevista falando da total liberdade que tinha na Band, e que não voltaria para Globo,etc. lendo ( engolindo) um editorial ( ele deixou bem claro se tratar da opnião da emissora) com cara de tacho… Triste!
    O Juca é politico e sabe que sem o Uol, ele não escreve e nem aparece. Sem a Band, o Boechat vai trabalhar aonde? Sem o patrocínio do governo, sem as montadoras, sem as casas bahia, marabras ( todas essas empresas sem postura pol´tica) , etc, a Folha vai imprimir o quê? Todo mundo de rabo preso, esperando um herói! O último se tornou presidente e a gente conhece a história…

  10. Sou fã do Juca.

    Acho que o Neymar “pipoca” na maioria das vezes em que enfrenta times bons e fortes. Já “detonei” ele por aqui, mas neste caso não tem como não defender o garoto.

    Cobrar posicionamento de um garoto que acabou de sair da “mamadeira” isto é demais. Mais amadurecido e sem tantas empresas para ele fazer propaganda (se não fizer, não ganha os 4 milhões mensais), ele se posicionará, tenho certeza.

    Cobre destes: Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto (Grêmio), Rogério Ceni, Fred (falador), Dedé – ia colocar Sheik e Luiz Fabiano, mas são curtos para isso – Paulo André, Edu Dracena, entre outros. Cobre de jogadores mais “calejados” que ainda atuam, mas que são de fato CAGÕES.

    Mas, do garoto – nem sei qual o grau acadêmico dele – acho muita coisa.

    Pegou pesado o Juca!!!

  11. Verdade, vamos esperar ansiosamente, que um moleque de 20 anos corrija os erros e atitudes inescrupulosas de pessoas com larga carreira política e de banditismo.
    Jogar tudo na costas de um e sentar em cima do próprio rabo é fácil demais.

  12. lamentável essa perseguição do juca kfouri jogador dificilmente vai bater de frente com presidente da CBF porque ele não pediu o pato para falar isso

  13. Barreto aonde assino, mas vamos colocar nesse balaio também alguns ídolos da música, do teatro ou tvs, antigo ou novos que nunca falaram ou escreveram nada sobre a baderna que está nosso país, não só no futebol.
    Hoje presenciamos a cruxificação de NEYMAR, como se o mesmo fosse o principal culpado da alienação da grande maioria do povo brasileiro.
    HIPOCRISIA NÃO TEM LIMITES!!!!!!!!!!!!!!

  14. Não adianta querer cobrar “bola”, responsabilidade única nas derrotas da seleção e de seu clube e uma postura “política” para um garoto de 20 anos. Ele foi feito para encantar nos gramados, não é de seu perfil a liderança, principalmente fora dele. Quem sabe no futuro ele encare este ninho de cobras. Liderança e carisma nem sempre andam juntos

    Se Neymar tivesse questionado Muricy, já estariam todos divulgando que Muricy é capacho, que o garoto é mimado, manda no clube e no técnico.

    A única coisa que não gostaríamos de ver em Neymar ou em qualquer jogador, é se tornar mais um gado que mama na teta da vaca, como R9, este atravessou fronteiras e foi se unir a Globo, Andrés S., RT e Marin

    Uma dúvida: Será que não é muito mais fácil meter a boca no trombone quando estamos cheirados ou manguaçados ?
    É preciso ter muito critério para absorver e também descartar informações. Eu por exemplo, nunca levei a sério as asneiras que Maradona diz diariamente. Mesmo as denúncias contra Grondona e Blatter, infelizmente o que ele fala não se escreve e nem assinamos embaixo

    Caro Juca, pela sua influência, credibilbilidade e pelo conhecimento dos antros que vive a CBF e o SCCP, vc. também poderia fazer muito mais pelo nosso futebol.

    Esqueça Anhangabaú, Paulista e etc….conte conosco como manifestantes do futuro, os que não tiram a bunda da cadeira, atrás de um monitor participando de abaixo assinados

  15. julia voce ama o spfc nao e possivel tudo voce tem que citar o trricolor sendo que o post nao tem nada a ver com o corinthians

  16. Fred a menina é mesmo (corinthiana) de alienação acima da média, mas seus textos só conseguem enxergar o SÃO PAULO FC, do seu clube ela ainda não tem opinião formada de tantas falcatuas.

  17. O pessoal nao pode com os comentarios da Julia, pq ela só fala verdades kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. O gente deixa a menina em paz (Julia) é o direito dela de ter DOR DE COTOVELO do SPFC!!
    é só mais uma do bando de loucas!!

  19. No Brasil temos: gado novo, gado velho, gado de meia idade, gado adolescente, gado bebê etc. É a estupidez ao alcance de todos.

  20. A Julia tem complexo de cachorro vira-lata? Onde vc leu o nome do SCCP? E do São Paulo? Cada uma…

  21. Interessante para reflexão, que a (julia) é um samba de uma nota só não tenho dúvida, mas o que me assusta são seus seguidores, se não for hilário entendo ser cômico.

  22. As autoridades falam: “Vamos fazer o engenhão e depois vamos matar esse tal de engenhão”. Mas os animais na colheira não perguntam: “QUAL É O TEU REAL INTERESSE NELE???”. Complicado né???

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: