Advertisements

Ceni, Marcos… e a dependência aos grandes ídolos

Por JOSÉ RENATO SATIRO SANTIAGO

Ao final da derrota frente a equipe boliviana do Strongest, resultado que deixou o São Pulo em situação crítica na Taça Libertadores, o assunto que mais ganhou destaque nas redes sociais foi…. a suposta falha de Rogério Ceni.

Criticas vindas, principalmente por torcedores adversários, logo ganhou voz junto a muitos jornalistas que passaram a enfatizar esta dependência da equipe ao seu arqueiro.

Mais que apenas o jogador com maior número de atuações na equipe do Morumbi, Rogério possui uma condição de liderança junto ao elenco e torcedores, pouco vistas ao longo da história do futebol brasileiro.

Se legítima, ou não, esta é uma questão que certamente demanda uma interpretação muito particular.

Certamente para muitos torcedores tricolores, Rogério está acima de qualquer crítica e sendo assim, pouco importa se há, ou não, esta dependência.

Para eles, Ceni pode falhar, pois possui um vasto histórico de bons serviços prestados.

Eles são “Ceni”, muito embora, só o sejam, justamente por serem São Paulo antes de tudo.

Para outra parcela de torcedores tricolores, muito embora Ceni tenha uma condição de ídolo, não cabe ao São Paulo ainda não possuir uma alternativa ao veterano arqueiro.

A verdade é que situação similar ao de Rogério já aconteceu, recentemente, do outro lado do muro do Centro de Treinamento do tricolor, justamente no rival Palmeiras.

Durante muitos e muitos anos, São Marcos, possuía uma condição de liderança e idolatria em sua equipe.

De forma similar, muitos palestrinos também costumavam colocar Marcos acima do bem e do mal.

No entanto há uma diferença nos casos.

O Palmeiras possuía goleiro para substituir Marcos a altura.

Uma prova disso é que acabou abrindo mão do, agora, selecionável Diego Cavalieri, para o Liverpool.

Hoje teve que contratar um goleiro “estrangeiro” (não originário das categorias de base).

Já o São Paulo, não.

A dependência junto ao ídolo Rogério Ceni não é apenas uma questão de idolatria.

Ceni ainda é o melhor goleiro do elenco.

Não há reserva a altura.

Um erro.

Uma equipe profissional não pode se dar ao luxo de cometer erro tão grave de planejamento.

Talvez isso, seja apenas um exemplo que serve para mostrar porque a equipe do Morumbi agoniza na atual edição da Taça Libertadores.

Erro, ainda mais reforçado se considerarmos que o artilheiro da equipe, Luis Fabiano, inegavelmente reconhecido por seu desequilíbrio em campo, também não possui qualquer reserva a altura.

De qualquer forma, a questão ao final é apenas uma.

Rogério Ceni, Marcos e, até mesmo, Luis Fabiano são ídolos de suas torcidas.

Fato !!!

São Paulo, Palmeiras e qualquer outra equipe que agirem de forma similar, erram ou erraram, ao considerar a condição de ídolo como justificativa para manter determinado jogador em seu elenco.

O profissionalismo vigente no futebol atual não permite isso.

Advertisements

Facebook Comments

22 Responses to “Ceni, Marcos… e a dependência aos grandes ídolos”

  1. Fred Says:

    Galinhada odeia o M1TO pq ele marcou o seu centésimo gol no ano do Centenada delas… kkkkkkkkk

  2. MOSQUETEIRO Says:

    Fred, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo mesmo.

  3. Fernando-Marcos Parente-Pi Says:

    O Vasco agiu da mesma forma com o Romario e pagou muito caro!

  4. hamilton Says:

    A FIEL gosta demais do vô mito, com ele em campo é certeza de frangos e derrotas e não esqueçam ele ficando no gol será o primeiro goleiro na HISTÓRIA DO FUTEBOL A LEVAR 100 GOLS DO TODO PODEROSO, ai sim ele será um mito!

  5. Willian Says:

    Há um erro aí, o SPFC investiu procurando um sucessor. Denis e parece que um goleiro do Atletico Mineiro vai chegar daqui a uns meses.

    Denis, apesar de ter errado nas últimas partidas que jogou é um bom goleiro, de capacidade, mas infelizmente ele ainda não usa a cabeça pra jogar, vai no físico então numa bola em que ele poderia se resolver de maneira mais simples ele exagera e falha. Ele tomou um gol de Corinthians, acho, que foi assim. Cruzamento , bola rasteira e ele errou. Mas só com o tempo que isso pode ser resolvido, com a experiencia..

    O torcedor do SPFC tem que esquecer que seu próximo goleiro bata faltas ou penaltis, seja capitão ou mesmo seja um goleiro tão bom quanto RC foi.

    Goleiros como o Cavalieri, quando surgiu no Palmeiras, e Rafael do Santos que começam a carreira praticamente prontos não é algo usual. Ainda há uma curva de aprendizado muito grande quando o goleiro se torna titular de fato. Com o próprio RC foi assim. O auge técnico dele foi a partir de 2003 em que ele ficou bem difícil de bater.

  6. Fred Says:

    Porqueiras odeiam o M1TO pq elas sempre foram as maiores vitimas dele kkkkkkkkkkkkk

  7. Mario Guallyer Says:

    Marcos foi mais goleiro que Rogério Ceni até na hora de parar, teve bom senso é não passou o vexame de não respeitar a linha do tempo.

  8. SPFC - São Paulo Freguês do Corinthians Says:

    Fred, meu caro cervídeo, tem certeza que o seu “M1into” marcou o tal 100º gol naquele jogo? E gostaria muito que ele continuasse jogando para bater mais um recorde: levar 100 gols do Corinthians!

  9. MOSQUETEIRO Says:

    Pode ter certeza que o mascarado para antes de frangar o gol de numero 100 do Timao hahahahahaha.

  10. MOSQUETEIRO Says:

    O egoismo desse rogerio ceni é uma coisa impressionante, deve ser revoltante pro goleiro reserva ver que o cara ta sem condiçoes, mas joga só pra sacanear…disse bem a mulher do cara…o Ceni nao da chance nem pra mae dele.

  11. André Luiz Says:

    Mesmo falhando,continua sendo o maior ídolo do Tricolor.
    E o Marcos,do SEP.
    Futebol para os torcedores,tem que ser apênas diverção.
    Mas para os boleiros de hoje em dia,é negócio.
    E como é ruim para os torcedores que não tem ou tiveram um ídolo jogando no seu clube de coração. É o caso de alguns otários que postaram acima. Sinto muito.

  12. Pet Kurev Says:

    Ao delirante Fred, que não vive um segundo sem pensar no Corinthians: queremos Rogério Ceni no gol do seu time para sempre. É garantia de alegria para a gente. Além de ser um goleiro mediano, que adora tomar gol na pequena área, agora toma frango do meio da rua. E, olha, já tomou uns 100 do Corinthians ou está quase lá. 100 gols valem mais que o centésimo.

  13. Arena Carandiru - Fielzão 2044 - A lenda dú ixtádiu timaum Says:

    Denis é ótimo goleiro que necessita de sequencia. Sequencia esta não permitida por Rogério Ceni, goleiro, lider, e até ídolo. Mas egocentrico acima disso tudo, pois necessita pensar apenas nele e não no clube.

  14. Fernando Says:

    O rogério ceni é o mito de hoje não por causa dos são paulinos
    e sim por causa dos rivais!
    Tudo o que ele diz, ou deixa de fazer, as falhas ou as grandes defesas ganha uma grande repercussão seja positiva ou negativa por causa dos ANTI-SÃO PAULINOS.

    E o pior de tudo, é que eles não se tocaram disso.
    por isso nós são paulinos temos que agradece-los por isso.

    OBRIGADO a todos os anti-são paulinos por fazer do Ceni o MITO
    que ele é hoje.

  15. Jão Says:

    É só falar no MITO que a travecada fica louca.

  16. roddy Says:

    Sabem porque os curica tem tanta raiva do MITO ?
    Além de levarem o 100º gol, o MITO tem mais títulos internacionais
    que o cúrintias, isso causa inveja.

    As galinhas pretas PIRA.

  17. marcelo Says:

    Para comparar… Cassio falhou 72 vezes esse ano e passou batido…

  18. Ana Luvison Says:

    Difícil essa situação, sinceramente não tenho certeza se quero q ele pare ou não.
    É o maior ídolo do TRICOLOR, porém vem falhando sequencialmente, a soberba dele no lance do Pato esperando a bola chegar foi nítida.
    Ceni é M1TOOO sim, não adianta dizerem o contrário, quem não se lembra da defesa épica contra o Liverpool q nos deu tanta alegria.
    Infelizmente Ceni vc não é eterno, a hora derradeira está chegando, um aperto no peito uma sensação de perda, mas a sua falha no jogo de quarta-feira pode ter determinado nosso destino na Libertadores. É difícil pra vc e muito mais difícil pra nós. Como criticar vc? Como vai ser assistir aos jogos do meu TRICOLOR QUERIDO sem ver vc no gol depois desses 20 e poucos anos, cresci assistindo e torcendo por vc, e agora capitão?

  19. V. Campos de Santamariana Says:

    Gostaria de perguntar uma coisa à brigada sampaulina aqui do blog: se eles torcessem para o Inter ou para o Botafogo ou para o Íbis ou para o Jabaquara ou para qualquer outro time, qual seria sua verdadeira opinião sobre o goleiro, não o homem, Rogério “Minto” Ceni”?

  20. Carlitus Says:

    Alguém precisa avisar o Rogério Ceni que a carreira dele ACABOU. Ele está atrapalhando o time,que aliás, é bem ruinzinho.

  21. Ana Luvison Says:

    O jogo foi na quinta-feira e não na quarta, desculpa aí! É a força do hábito.

  22. Lan's tupã Says:

    Marcos entra para o seleto grupo de jogadores que foram ídolos além do clube, assim como Sócrates, Zico, Raí, Falcão, Pelé entre outros!

    Rogério, haaaa esse já DEU e ainda vai DAR muitas alegrias a todos e com certeza se tornará um ídolo tb, só que ao contrário.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: