Acabo de assistir, e confesso, emocionei-me novamente, ao vídeo com os melhores momentos da vitória da Seleção Brasileira sobre os até então invencíveis americanos, por 120 a 115, que valeu o título do Pan-americano de Indianápolis, em 1987.
Foi, seguramente, a maior atuação da história do basquete nacional.
Os EUA vinham de uma sequencia com mais de 70 vitórias consecutivas e nunca haviam perdido para ninguém em seu território.
Dos 120 pontos brasileiros, 46 foram de Oscar e 31 de Marcel, no maior jogo de suas vidas.
Vale a pena conferir não apenas a incontida vibração dos brasileiros a cada ponto conquistado, como também a aparência de incredulidade americana, bem descritos no primoroso texto de Marcel, narrado com brilhantismo por Juca Kfouri.
Uma seleção que tinha no comando Ari Vidal, e como presidente do COB a antítese de Carlos Nuzman, um homem de bem chamado Sylvio de Magalhães Padilha.
Os heróis daquela decisão foram:
Guerrinha (2), Marcel (31), Oscar (46), Gerson (12), Israel (12), Paulinho Villas Boas (7), Rolando (0), Cadum (8) e Pipoka (2). Técnico: Ari Vidal
Pelos Estados Unidos atuaram:
David Robinson, Danny Manning, Rex Chapman, Pooh Richardson, Pervis Allison, Willie Anderson, Keyth Smart, Ricky Berry, Fennis Dembo, Dean Garrett, Jerome Lanne e Jeff Lebo. Técnico: Denny Crum.
Inesquecível !