Advertisements

25 anos – o dia em que o Brasil venceu o invencível

Acabo de assistir, e confesso, emocionei-me novamente, ao vídeo com os melhores momentos da vitória da Seleção Brasileira sobre os até então invencíveis americanos, por 120 a 115, que valeu o título do Pan-americano de Indianápolis, em 1987.

Foi, seguramente, a maior atuação da história do basquete nacional.

Os EUA vinham de uma sequencia com mais de 70 vitórias consecutivas e nunca haviam perdido para ninguém em seu território.

Dos 120 pontos brasileiros, 46 foram de Oscar e 31 de Marcel, no maior jogo de suas vidas.

Vale a pena conferir não apenas a incontida vibração dos brasileiros a cada ponto conquistado, como também a aparência de incredulidade americana, bem descritos no primoroso texto de Marcel, narrado com brilhantismo por Juca Kfouri.

Uma seleção que tinha no comando Ari Vidal, e como presidente do COB a antítese de Carlos Nuzman, um homem de bem chamado Sylvio de Magalhães Padilha.

Os heróis daquela decisão foram:

Guerrinha (2), Marcel (31), Oscar (46), Gerson (12), Israel (12), Paulinho Villas Boas (7), Rolando (0), Cadum (8) e Pipoka (2). Técnico: Ari Vidal

Pelos Estados Unidos atuaram:

David Robinson, Danny Manning, Rex Chapman, Pooh Richardson, Pervis Allison, Willie Anderson, Keyth Smart, Ricky Berry, Fennis Dembo, Dean Garrett, Jerome Lanne e Jeff Lebo. Técnico: Denny Crum.

Inesquecível !

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: