Advertisements

O Futebol Brasileiro dividido por estados

Por ANA SHEILA E CESAR BORGES

Escalamos os melhores jogadores por posição e montamos as Seleções por estado

O talento do futebol brasileiro e reconhecido e reverenciado no mundo inteiro. Nossa seleção é a mais vitoriosa, com cinco títulos da Copa do Mundo, três da Copa da Confederações e oito da Copa América.

Nosso país já venceu oito vezes o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Com esse vasto material humano, conseguiríamos escalar diversas seleções, todas competitivas que não deixariam nada a desejar a outros países.

Com isso, a equipe do MsM ‘convocou’ seis seleções, divididas por estado.

Confira (os nomes em negrito são os destaques da equipe).Seleção Paulista: Marcos (Palmeiras); Cicinho (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Edmilson (Palmeiras), Fábio Aurélio (Liverpool-ING); Magrão (Al Wahda-EAU), Zé Roberto (Hamburgo-ALE), Elano (Galatasaray-TUR) e Diego (Juventus-ITA); Kléber (CruzeLiro) e Luis Fabiano (Sevilla-ESP).

Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido com Marcos. O goleiro nasceu em Oriente, cidade do interior paulista, está no Palmeiras desde 1992. São Marcos, como e chamado pelos torcedores, é considerado um dos melhores goleiros do mundo.

Hoje com 36 anos, foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na campanha do Penta na Copa do Mundo de 2002, além de ser titular na meta alviverde no titulo da Taça Libertadores da America em 1999.

***
Seleção Carioca: Júlio César (Inter de Milão –ITA); Léo Moura (Flamengo), Álvaro (Flamengo), Thiago Silva (Milan-ITA) e Junior Cesar (São Paulo); Ramires (Benfica-POR), Ibson (Spartak Moscou-RUS), Carlos Alberto (Vasco) e Diego Souza (Palmeiras); Adriano (Flamengo) e Ronaldo (Corinthians).

Ronaldo Luiz Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo “Fenômeno”. O centroavante nasceu no Rio de Janeiro e foi por duas vezes considerado o melhor jogador do mundo. Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 15 gols. Aos 33 anos, o atleta já teve passagens por Cruzeiro, PSV Eindhoven, Barcelona, Internazionale, Real Madrid e Milan. Atualmente o centroavante veste a camisa do Corinthians.

***
Seleção Gaúcha: Renan (Xeres-ESP); Paulo Baier (Atlético-PR), Anderson Polga (Sporting-POR), Scheidt (Shaanxi Baorong-CHI) e Michel Bastos (Lyon-FRA); Tinga (Borussia Dortmmund-ALE), Mineiro (Schalke04 – ALE), Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA) e Anderson (Manchester United-ING); Christian (Portuguesa) e Rafael Sóbis (Al-Jazira –EAU).

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho. O meia-atacante nasceu em Porto Alegre, foi campeão com a Seleção Brasileira da Copa América em 1999. O jogador também é lembrado por ter realizado dribles audaciosos sob o comando do técnico da seleção brasileira Dunga.

Melhor jogador do Mundo na temporada de 2004/05, Ronaldinho Gaúcho, hoje com 29 anos, teve passagem por Grêmio, Paris Saint-Germain e Barcelona. Atualmente o atleta defende o Milan, da Itália.

***
Seleção Baiana: Dida (Milan-ITA); Daniel Alves (Barcelona-ESP), Fabão (sem clube), Domingos (Portuguesa), Júnior (Atlético-MG); Pierre (Palmeiras), Leandro Domingues (Vitória), Lenílson (Jaguares-MEX) e Jorge Wagner (São Paulo); Borges (Grêmio) e Liédson (Sporting-POR).

Daniel Alves, mais conhecido com Dani Alves, nasceu em Juazeiro. O lateral-direito foi eleito pela FIFA o melhor ala pelo lado direito da temporada 2008/09. No melhor momento de sua carreira, Dani Alves ganhou todos os campeonatos disputados pelo Barcelona na última temporada.

O jogador de 26 anos, já atuou no Juazeiro, Bahia e Sevilla. Hoje o lateral é um dos destaques no Barcelona.

***
Seleção Goiana/Brasiliense: Rodrigo Calaça (Goiás); Douglas(Goiás), Lúcio (Inter de Milão-ITA), Hilton (Olympique de Marseille-FRA) e Emerson (Avaí); Túlio (Grêmio), Jeovânio (Figueirense), Danilo Portugal (Ponte Preta) e Kaká (Real Madrid-ESP), Fernandão (Goías) e Washington (São Paulo).

Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká. O meia nasceu em Brasília, ganhou os prêmios de melhor jogador do mundo pela FIFA e a Bola de Ouro em 2007. Em 2009, foi considerado pela revista Época uma das 100 personalidades mais importantes do ano.

Kaká, hoje com 27 anos, foi pentacampeão mundial em 2002, com a Seleção Brasileira. Fora isso, em seu currículo, o craque também carrega passagem pelo São Paulo, AC Milan e hoje atua no Real Madrid, da Espanha.

***
Seleção Paranaense: Rogério Ceni (São Paulo); Rafinha, Naldo, Miranda (São Paulo) e Juliano Belletti (Chelsea-ING); Kleberson (Flamengo), Jumar (Vasco), Thiago Neves (Al Hilal – SAU) e Alex (Fenerbahçe); Nilmar (Villarreal-ESP) e Alexandre Pato (Milan-ITA).

Rogério Mücke Ceni, mais conhecido como Rogério Ceni. O goleiro nasceu em Pato Branco, foi contratado pelo São Paulo em 1990*. Estreou em 1997. Ceni é recordista em jogos no Campeonato Brasileiros com 387 partidas e o goleiro que mais marcou gols no mundo. Já são 85.

O goleiro de 36 anos fez parte da campanha do Brasil no pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002, no Japão e Coréia do Sul, participou do Tricampeonato consecultivo do São Paulo no Campeonato Brasileiro nos anos de 2006, 2007 e 2008, clube no qual é o capitão e grande líder e ergueu a taça da Libertadores (2005) e Mundial de Clubes da Fifa (2005).

* Corrigido

Facebook Comments
Advertisements

18 comentários sobre “O Futebol Brasileiro dividido por estados

  1. Kadu Nogueira

    A matéria está errada, o Rogério não foi contratado em 1997. Ele estreou como titular em 97, ele chegou ao clube em 1993.

    Paulinho: Na verdade foi em 1990. Mas já está corrigido

  2. Marcos Araújo

    Só mesmo escalando ese tipo de seleção pra o futebol baiano se destacar. A seleção da Bahia daria um timaço. Mas a seleção do Rio é a melhor.

  3. Anderson

    Brilhante pesquisa como sempre São Paulo está na frente das demais! Já pensou um campeonato com essas seleções!
    Um abraço ate+

  4. Joao Victor

    Vai ai a seleção dos pernambucanos:

    Bosco (São Paulo)
    Moacir( Corinthians)
    Marquinhos Paraná (Cruzeiro)
    Marcos (Atlético – MG)
    Diego Renan (Cruzeiro)
    Josué (Wolfsburg)
    Hernanes(São Paulo)
    Juninho pernambucano (Al Gharafa)
    Rivaldo (Bundyodkor)
    Araújo (Al Gharafa)
    Ciro (Sport)

  5. Doutor Raposo

    Paulinho, faltou a seleção mineira: Bruno (Flamengo), Jonathan (Cruzeiro), Léo (Palmeiras), William (Corinthians), Wendel (Bordeaux), Gilberto Silva (Panathinaikos), Sandro (Inter), Cristian (Fenerbahce), Wagner (Locomotiv Moscou), Fred (Fluminense) e Mancine (Internazionale).

  6. Bruno

    Seleção do Rio é a melhor disparado. E ainda falta o Juan na defesa. Mas o trio Julio Cesar/Adriano/Ronaldo basta.

  7. valdir

    Quantos “cabeça-de bagre” e “cintura- grossa”! Raríssimos desta enorme lista seriam titulares hoje no Corínthians.

  8. Doutor Raposo

    Washington é brasiliense. Aliás, essa fusão de Goiás com Brasília é trapaça, não? Rsrs

  9. Frederico Pinheiro

    SELEÇÃO ALAGOANA:

    Flávio (América-MG); Vitor (Goiás), Pepe (Real Madrid-ESP), Edson (Botafogo) e Jadílson (Goiás); Luiz Gustavo (Hoffenheim-ALE), Cleiton Xavier (Palmeiras), Morais (Corinthians) e Souza (Grêmio); Aloísio (Bunyodkor-UZB) e Zé Carlos (Gamba Osaka-JAP).

    Não é por nada, mas é melhor que a pernambucana.

  10. sergio murilo

    Quando que o jornalismo com credibilidade ,vai apurar o escandalo dos meninos ,no reino encantado de Cotia?são mais de 20 meninos emancipados para burlar ,infringir,transgredir a legislação pelo SPFC?ou será que lá td se pode?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: