Advertisements

Bobo da corte

Acabo de ler no blog do Juca mais um ato de mediocridade realizado por um dirigente esportivo.

Na última semana tivemos o advogado de André Negão e Milton Neves cobrando explicações de um conselheiro corinthiano já falecido.

Mas nada se compara ao que fez Homero Lacerda, conselheiro que infelicita há anos o torcedor do Sport.

Enviou uma “interpelação” para a Rede Globo, em nome de Irineu Marinho, reclamando o fato da emissora considerar, com justiça, o Flamengo como penta-campeão brasileiro.

Detalhe: O pai de Roberto Marinho faleceu em 1925.

Eles realmente não cansam de passar vergonha…

Confira abaixo.

Ao Sr. IRINEU MARINHO – REDE GLOBO

Trinta e dois clubes disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987, divididos em duas chaves, denominadas módulos verde e amarelo.

À revelia do regulamento da competição e das resoluções da CBF, a sua Rede Globo e alguns clubes do Sul e Sudeste “decidiram” que o vencedor do módulo verde seria o campeão brasileiro. Massificaram essa mentira com o objetivo torpe de obter vantagens, causando, dessa forma, imenso prejuízo financeiro e sobretudo moral ao SPORT e a outros clubes brasileiros.

A questão foi levada a todas as instâncias da justiça brasileira, culminando com sentença definitiva do STJ, que proclamou o SPORT, irrefutavelmente e definitivamente, Campeão Brasileiro de 1987. Isso tem força de lei.

Ao longo dessa semana, a Globo tem divulgado que o Flamengo, caso vença o campeonato desse ano, será hexacampeão. Isso equivale a dizer que o Sport não foi o campeão de 1987. Assim, a sua emissora deturpa a verdade, afronta a lei, desrespeita os quatro milhões de torcedores do Sport e alimenta a impressão de que a Globo seria anti-nordestina.

Como essa postura desrespeitosa diante do povo brasileiro, da CBF, da FIFA, da mais Alta Corte de Justiça Brasileira,e,sobretudo, do SPORT vem se perpetuando ao longo dos últimos 22 anos, ignorando os nossos protestos, finalizo advertindo a Rede Globo de Televisão de que, doravante, não exitaremos (sic) em incentivar atos públicos ou tomar todas as medidas judiciais contra essa infame campanha.

Já basta, Sr. Marinho . Sinta-se interpelado.

Homero Lacerda

Ex- Presidente e Membro Nato do Conselho do Sport Club do Recife.

Facebook Comments
Advertisements

62 comentários sobre “Bobo da corte

  1. Hugo - Corinthians

    Torço pelo sucesso das equipes nordestinas, terra bonita, de onde vêm meus pais, de um povo alegre que enche os estádios e torce com menos violência que nós do sul.
    Entretanto, apesar de ter vencido a Copa do Brasil do ano passado, o Sport demonstrou ser um clube pequeno e com complexo de inferioridade, na época ao incitar uma pressão indevida no seu estádio (incentivada pela imprensa que o apelida de Ilha de Lost) movida à rivalidade idiota contra os paulistas Corinthians e Palmeiras e agora com essa necessidade de autoafirmar seu título em detrimento do Flamengo.
    Infelizmente assim nunca será grande; o caminho é a organização interna, não a pressão externa.

  2. Torcedor

    Bem, se a justica declarou que o sport eh o campeao….entao o sport eh o campeao!
    Voce pode ate discutir se foi justo ou nao, ai vai da opiniao de cada um.
    Mas o fato eh q o sport eh declarado oficialmente campeao de 87.

  3. Gilson

    Deixando o texto do diretor do Sport de lado, o fato é que a Globo, além de boa parte da mídia, faz lembrar os órgãos de propaganda stalinistas, que reescreviam a história, falsificando-a, para que ficasse de acordo com a vontade oficial.

    Faz lembrar também a máxima do marquetólogo nazista Goebbels, segundo a qual “Uma mentira dita mil vezes transforma-se em uma verdade.”

    Não se pode, levianamente, distorcer a realidade dos fatos só porque se simpatiza com o Flamengo ou porque se antipatiza com a CBF.

    O campeão brasileiro de 1987 de direito é o Sport.

    A recusa em reconhecer um título ganho dentro de campo e devidamente oficializado é cometer um atentado contra a verdade.

    É fazer a apologia do casuísmo e da usurpação.

  4. ANDRADE NETO - SOB NOVAS AMEAÇAS

    SABE, PAULINHO, SE OUVISSEMOS PESSOAS COMO O FRANCISCO TERRA, UM GÊNIO, ESSES DIRIGENTES NEM EXISTIRIAM.

    ELE NOS TROUXE UMA PÉROLA QUE ESTAVA LARGADA POR AÍ, EM LAGUM POST.

    VAMOS PÔR EM PAUTAESTA SOLUÇÃO TERRENA.

    VALE MUITO A PENA.

    ***TEXTO DE FRANCISCO TERRA***

    Paulinho. A cada dia vejo que muitos dos convivas deste blog usam de linguagem pejorativa ao chamar o Beluzzo de fascista. Pra começo de conversa, ele não é fascista. É, de fato, um dos 50 economistas mais importantes e influentes do planeta. E quem contraria isso é burro, ingrato ou brincalhão.

    E aquele que condena tanto o fascismo é porque é ignorante e nunca sequer leu sobre este regime.

    O fascismo teve alguns defeitos que ficaram em macro exposição, enquanto que as boas coisas ficaram à margem da história humana. Deveriam pensar no nacionalismo, na ordem, na segurança e boas canções.

    Muitos criticam o Tio Mussa pela crise atravessada pela Itália na década de 40, mas ninguém analisa as suas boas intenções e bons resultados na década de 20 e 30.

    E no Brasil ? Perguntem aos antigos sobre Getúlio Vargas. Ele era um semi-Deus brasileiro.

    Os saudosos anos de ditadura são época de prosperidade nacional. Juscelino Kubitcheck também representa isto.

    Quem andava certo, quem tinha probidade e boa índole vivia bem. Lógico que há aqueles antigos hippies que diriam:

    “Aqueles eram anos de chumbo”

    Com certeza o FRANCISCO TERRA concorda em partes com a afirmação. Vejam se na época havia Elias Maluco e casos diários desta violência desenfreada. Para eles, o chumbo.

    Não quero que a ditadura volte daquela forma, mas talvez uma neo ditadura, com liberdade intelectual e de imprensa se faça necessária para o bem coletivo. Ou melhor, um novo Ato Institucional.
    Somente assim para que o Brasil volte àqueles bons e velhos tempos mimosos.

    E assim vamos realizar o desejo coletivo dos brasileiros, que poderão ver seus jovens perfilados cantando o Hino à Bandeira, trajando uniformes bem passados e posando para fotos com sua primeira baioneta.

    FRANCISCO TERRA. BRAÇO FORTE. MÃO AMIGA.

    ***FIM***

    ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.

  5. Gustavo

    quando o Sr. Presidente Ilustrissimo Presidente do Sport que nesse momento deve estar pedindo para a CBF fazer com que o campeão da série B do ano que vem seja considerado campeão da série irá aprender que no direito existem 2 tipos de lei, as quem e as que não pegam e que acabam caindo em desuso, e virão figuras decorativas em nosso arcabouço jurídico. Todo o país que estava vivo naquela época com exceção dos torcedores do Sport, do Eurico Miranda e Ricardo Teixeira que armaram de fazer uma outra final a revelia do Clube dos 13. Se não quis organizar o campeonato antes, que não metesse a mão durante / depois.

  6. mauro santos

    Vou perguntar de novo!!!!Por que o Guarani nao disputou o modulo verde da Copa Uniao de 1987?Se alguem tem uma explicaçao decente,por favor diga?????

  7. Kuwabara

    Aff não li isso.. alguém que freguente o blog a mais tempo, esse Senhor Andrade Neto e Francisco Terra sempre foi um babaca completo????

  8. Roger Aquino

    E o Juca só publicou, para tirar um sarro dos nordestinos do Sport, pois ele é um dos que creditam o título de 1987 ao Flamengo e não ao Sport.

  9. Alessandro-Palmeirense

    Sim, até entendo esse argumento de bugrinos, recifenses e vascaínos, único dos grandes que sempre manteram essa postura.
    Agora, torcedor de outros times, que hoje fingem que seu clube não estava envolvido e reverendaram o título do Flamengo, não podem abrir o bico.
    Agora, vender mais camiseta virou justificativa de trairagem.

  10. Paulo

    O pior é que o Sport tem razão, foram campeões brasileiro mas o sul e sudeste vendem uma mentira.

    Um resultado judicial não se deve discutir, ações foram feitas em todas as esferas na época e foi provado que o Sport foi o legitimo campeão. Não há o que se discutir.

    Mas a globo insiste em chamar o flamengo de penta campeão.

  11. DINHO TRI MUNDIAL E HEXA BRASILEIRO RUMO AO TETRA MUNDIAL E HEPTA BRASILEIRO

    Se o STJ decretou que o Sport foi o campeão, e não cabe mais recurso. Se no site da CBF e da própria FIFA consta o Sport como o campeão, porque a globo insiste em dizer que o Flamengo é penta ?

  12. DINHO TRI MUNDIAL E HEXA BRASILEIRO RUMO AO TETRA MUNDIAL E HEPTA BRASILEIRO

    O Guarani não participou do grupo verde porque não fazia parte do clube dos 13. Mas como ele foi vice campeão em 1.986, ele não podia ser considerado da segunda divisão como alguns flamenguistas e pessoas da globo insistem em dizer que no grupo amarelo era da segundona. Era o seguinte: Grupos verde e amarelo= 1ª divisão – Grupos branco e azul= 2ª divisão.

  13. DINHO TRI MUNDIAL E HEXA BRASILEIRO RUMO AO TETRA MUNDIAL E HEPTA BRASILEIRO

    voces devem comer coco…impressionante.

  14. Marcelo Abdul

    Por que o conselheiro do Sport não diz que seu clube “dividiu” o título do módulo amarelo com o Guarani e que seu campeonato brasileiro foi vencido ilegalmente já que o regulamento da CBF previa o cruzamento do campeão e vice dos dois módulos? Como se não há campeão e vice do módulo amarelo?

    http://blogdoabdul.files.wordpress.com/2009/12/moduloamarlelo.jpg

    E o Sport pode ser até campeão de direito. Mas não é de fato. Nunca pegou um time grande na competição. E a CBF fez uma força tremenda de bastidores para entregar o titulo ao clube pernambucano.

    Certo foi o clube dos 13 que ignorou a CBF e fez seu próprio campeonato. Um torneio sensacional e que o Flamengo teve todos os méritos de vencer. A Copa União abriu portas. Se hoje temos um campeonato brasileiro de pontos corridos e com 20 clubes. Devemos isso a Copa União de 1987.

  15. Sidney

    Após o São Paulo cair para 4ª colocação, ninguem inclusive a Rede Globo não falou mais em Mala Branca, sendo que a Mala Branca somente existia para manter o São Paulo em 1º lugar, agora imaginemos que tudo isso ocorreu a menos de duas semanas, com o esforço de Rede Globo/CBF/STJD em fazer o Flamengo campeão em 2009 eles não mediriam esforço para fazer campanha inclusive iria somar o titulo de 1987 para equiparar os titulos do Flamengo com o São Paulo, prejudicando o Sport que a meu ver é o legitimo Campeão de 1987, está correto o representante do Sport em protestar.

  16. luiz

    O Sport foi declarado campeão, só os que foram paridos atravez de uma diarreia acham que não.

  17. SergioBR

    Esse presidente do Sport deveria estar mais preocupado em explicar a sua torcida de o porquê o Sport fez essa campanha ridícula esse ano. “exitaremos” é dose, né?

  18. Marcelo Abdul

    Sim. Você tem razão. O Guarani nunca deveria ter sido alijado da competição. O América-RJ inclusive se recusou a participar do módulo amarelo, pois foi terceiro colocado no brasileiro de 1986 e se julgou injustiçado pelo clubes dos 13.

    Na verdade o clube dos 13 fez uma campeonato nacional só seu. A CBF na figura de Nabi Abi Chedid tentou a todo custo atrapalhar o torneio rebelde, mas o clube dos 13 simplismente ignorou a CBF. Fez uma campeonato só seu e bem sucedido do ponto de vista comercial e de marketing. O público nos estádios cresceu e a competição foi um sucesso e abriu portas.

    Se o Flamengo é campeão brasileiro? Claro! Pegou os melhores times do Brasil e venceu. Se tem a chancela da CBF não importa. Nem sempre a chancela oficial significa alguma coisa.

    Vemos exemplo no na história do futebol brasileiro de campeonato paralelos. O futebol paulista é um exemplo. Durante um bom tempo o campeonato paulista teve dois torneios e dois campeões.

    A CBF foi sacana com o Flamengo e os demais clubes. Mudou as regras de um torneio que o próprio clube dos 13 tinha criado por ciúmes, despeito e pra atender a gritaria das federações sanguessugas e dos clubes cumpadres que sempre incharam o Campeonato brasileiro desde os anos 70.

    Por isso o título do Sport vai ser sempre contestado. Foi uma conquista mequetrefe, meio sem mérito, porque o time de Recife não enfrentou nenhum clube grande, apesar de ter um bom time na época. Tanto que na Copa União de 1988 ficou em oitavo lugar.

  19. Marcelo Abdul

    Na verdade Ricardo Teixeira nem era presidente da CBF na época.

    A palhaçada ficou por conta da famosa dupla Otávio/Nabi.

  20. Carlitus

    A reinvindicação do SPORT é justa e legítima:

    ASSINO O TEXTO.

    Não sou hipocritamente correto.

  21. Marcelo Abdul

    Gilson

    Você pegou pesado. Comparar a globo com Stalin os nazistas é um pouco demais.

    O Sport é campeão de direito, mas de fato é o Flamengo.

    Acho que se você ler e saber melhor o que aconteceu na época vai perceber que a história não é bem essa que te contaram.

  22. PH TRICOLOR(SPFC)

    Olhem o que diz o SITE DA CBF (http://www.cbf.com.br/seriea/) sobre o campeão de 1987:

    Com base no que diz a Confederação Brasileira de Futebol, o Sport Clube pode sim, interpelar os meios de comunicação e pedir reparação.

    2008 – São Paulo (São Paulo)
    2007 – São Paulo (São Paulo)
    2006 – São Paulo (São Paulo)
    2005 – Corinthians (São Paulo)
    2004 – Santos (São Paulo)
    2003 – Cruzeiro (Minas Gerais)
    2002 – Santos Futebol Clube (São Paulo)
    2001 – Atlético Paranaense (Paraná)
    2000 – COPA JOÃO HAVELANGE – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1999 – Corinthians (São Paulo)
    1998 – Corinthians (São Paulo)
    1997 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1996 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1995 – Botafogo (Rio de Janeiro)
    1994 – Palmeiras (São Paulo)
    1993 – Palmeiras (São Paulo)
    1992 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1991 – São Paulo (São Paulo)
    1990 – Corinthians (São Paulo)
    1989 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1988 – Bahia (Salvador)
    1987 – COPA UNIÃO – Sport Recife (Pernambuco)
    1986 – São Paulo (São Paulo)
    1985 – Coritiba (Paraná)
    1984 – Fluminense (Rio de Janeiro)
    1983 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1982 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1981 – Grêmio (Rio Grande do Sul)
    1980 – Flamengo (Rio de Janeiro)
    1979 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1978 – Guarani (Campinas)
    1977 – São Paulo(São Paulo)
    1976 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1975 – Internacional (Rio Grande do Sul)
    1974 – Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
    1973 – Palmeiras (São Paulo)
    1972 – Palmeiras (São Paulo)
    1971 – Atlético Mineiro (Minas Gerais)

  23. PH TRICOLOR(SPFC)

    Pergunta: depois que o SPFC saiu da liderança, essa estória de MALA BRANCA sumiu dos noticiários, bem lembrado por SIDNEY em seu comentário, repararam?

  24. Roque Silva

    VERDADE.
    GANHOU O “PUNHETENSE” DO ESPIRITO SANTO.
    O “ET DE VARGINHA” DE VARGINHA.
    O “ZÉ RUELA” DO MATO GROSSO.
    E, NAS SEMI-FINAIS GOLEOU O “BUNDAS BRANCAS” DE SP.
    FALA SÉRIO !

  25. Roque Silva

    FAÇA O SEGUINTE.
    HONRE SUAS CUECAS E NÃO VEJA MAIS A GLOBO.
    DE MANEIRA ALGUMA.
    GLOBO TV – GLOBO RADIO – AFILIADAS – SPORT TV E ETC ……
    FIQUE VENDO SILVIO SANTOS E A FAZENDA.
    HIPÓCRITA !
    PODE VER QUE ESTÁ COM A TV OU RÁDIO LIGADO NA GLOBO MSTE EXATO MOMENTO.
    FALA SÉRIO !

  26. Roque Silva

    A GLOBO E QUEM ENTENDE DE FUTEBOL.
    ALGUNS “BUNDAS BRANCAS”, POR DESPEITO, PENSAM O CONTRÁRIO.
    PACIÊNCIA.

  27. Roque Silva

    E VC DEVE TER BEBIDO AGUA DO TIETE NESTAS ÚLTIMAS ENCHENTES.
    QUANTA BESTEIRA.
    FALA SÉRIO !

  28. Roque Silva

    SÉRGIO,
    ELE ENDEREÇOU A CARTA A UMA PESSOA QUE FALECEU EM 1925.
    UMA “MERDA” DESSAS TEM JUIZO ?

  29. jefferson

    POR ACASO A FIFA RECONHECE O TRI MUNDIAL DO SÃO PAULO? TODOS NOS FLAMENGUISTA CONSIDERAMOS AFINAL O SÃO PAULO GANHOU DE TIMES TRADICIONAIS……….O FLA FOI CAMPEÃO DE 87 GANHANDO DE TIMES TRADICIONAIS……….INFELIZMENTE VALE MAIS A CANETADA DO QUE O SACRIFICIO NO CAMPO…………VALE MAIS A CANETA DA FIFA E DA CBF DO QUE O SUOR DOS JOGADORES.

  30. Leonardo

    Acho que o Homero Lacerda quis conhecer as duas ruas chamadas Irineu Marinho da região metropolitana do RJ, uma fica na cidade do Rio (até pouco tempo era a sede d’ O Globo) e a outra fica em Niterói (cidade natal de Irineu Marinho).

  31. Marcelo Abdul

    Jefeferson você tem toda a razão.

    Só não concordo em uma coisa. A canetada da Fifa e da CBF não vale mais do que o suor dos jogadores.

    Eles tentam mas não conseguem.

  32. PH TRICOLOR(SPFC)

    Essa discussão não pertence aos são paulinos ou qualquer outra torcida que não seja do Sport ou Flamengo.
    Apenas postei a informação disponibilizada no Site da CBF que acredito, possa ser usada para pedir reparação. APENAS!!!
    O SPFC já é HEXA, ou outros corram atrás.

  33. tales.ebner

    pior que ela reconhece…

    A FIFA tb diz que os campeões do intercontinental tb são campeões mundiais como pode ser visto aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

    Só para adiantar, traduzo aqui algumas passagens:
    “Mas sua competitividade nunca foi posta em dúvida.” – no primeiro texto.
    “(…)tendo ganho o título mundial em 1987 contra o Peñarol Montevideo (2-1)(…)” – no segundo texto.
    “Ganhadores da Copa Toyota (Intercontinental) em 1990, AC Milan teve que esperar outros 17 anos para acabar com sua seca de títulos mundiais em solo japonês.” – no terceiro texto.
    “Enquanto o Liverpool falhou em 1981 e 1984, São Paulo ganhou o torneio predecessor, a Copa Toyota, jogado no Japão entre os campeões da América do Sul e Europa, em 1992 e 1993. Se não fosse inspiração suficiente nomear-se um hat-trick(1) de matizes, o seu rival de cidade Corinthians agarrou o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2000 no Brasil com oito times participantes.” – no quarto texto.
    “para segurar firme seu segundo troféu do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA” – no quinto texto.
    1. hat-trick é uma gíria esportiva inglesa que faz alusão à algo conquistado três vezes, como gols e campeonatos. No contexto significa tricampeão.
    sendo que o texto sobre o manchester é o mais atual deles e a própria FIFA faz a junção entre os títulos do intercontinental e do dela (primeiro em 1999 e segundo em 2008).

    Ainda tem os “releases” oficiais da FIFA e da CONMEBOL quando houve a mudança de um formato para outro aqui, aqui e aqui.

    também vou traduzir as passagens mais importantes:
    “Assim em 2005, a Copa Toyota, tradicionalmente um campeonato de um jogo só entre os campeões da Europa e da América do Sul, tomará uma nova dimensão quando se tornará o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, disputado por todos os clubes campeões dos seis continentes.” – no primeiro texto, onde fica claro que o novo substituirá o velho, dando continuidade aos mundiais.
    “O Campeonato Mundia de Clubes da FIFA substituirá a Copa Toyota de 2005 em diante.(…)” – no segundo texto, endossando o texto acima.
    “A FIFA, a UEFA e a CONMEBOL se viram aliviadas com uma solução tão feliz. Nestes 25 anos a Copa Toyota Europeia/Sul-Americana foi um modelo de competência, meticuloso na sua apresentação, impecável em sua organização”. – no último texto, ou seja, a FIFA é colocada ao lado da UEFA e da CONMEBOL como uma das organizadoras do torneio.

    ainda há outro ponto: não dá para esquecer que o primeiro torneio com sequência do continente da oceania foi em 2004 e o primeiro torneio com sequência do continente asiático foi em 1986 (antes havia sido descontinuado). Sequer teria como organizar um torneio com representantes de todas as partes do mundo, logo quem ganhou foi de fato o melhor time do mundo no ano que o conquistou.
    mais uma coisa, as imagens captadas pelas TVs mostram claramente uma placa onde está escrito “Hosted by: FIFA – UEFA – CONMEBOL” (Organizado por: FIFA – UEFA – CONMEBOL) na partida entre Grêmio e Hamburgo em 1983, Milan e Nacional de Medellín em 1989, Real Madrid e Vasco da Gama em 1998 e São Paulo e Barcelona em 1992 [fonte]. Ou seja, mesmo que ela diga o contrário, ela já participou dos Mundiais Interclubes mesmo sem ser a organizadora (eram a UEFA e a CONMEBOL) pois indicava os juízes da partida e regulamentava a competição em si.

  34. PH TRICOLOR(SPFC)

    e claro que os flamenguistas reconhecem os títulos mundiais do são paulo, caso contrário estariam atirando no próprio pé e ficando sem seu título de 1983. Certo?

  35. SergioBR

    Caro amigo, você acho correto os dirigentes de seu clube assinarem uma coisa e depois falarem outra? É isso o que o seu clube fez. Vocês do São Paulo vivem alardeando ética, agora pergunto: isso é ético? Te garanto uma coisa amigo, se esse campeonato (1987) tivesse sido realizado o ano passado ninguém estaria contestando o título do Flamengo. Só quem acompanhou aquele campeonato sabe o que o mesmo representou. Você sabia que o jogo entre o Sport e o Guaranti não terminou? Que estava empatado em 11 a 11 nos pênaltis e os times abandonaram o campo? Nem eles acreditavam naquilo. Amigo, leia sobre o campeonato. Entenda o que aconteceu. Um abraço.

  36. timao2010

    Sr Andraade, nessa sr pegou pesado…..
    O que tem a ver o Beluzzo com Vargas?
    E Juscelino não era ditador, foi eleito pelo povo. E apesar do progresso no seu governo, a corrupção e o endividamento foram estratosféricos…
    Vargas, apesar de, economicamente falando, ter sido o melhor presidente da nossa história, era um ditador, e muita crueldade e injustiça. aconteceram nesse período. Nisso ele se parecia com Mussolini.
    Veja bem, a pior democracia, ainda é melhor que a melhor das ditaduras.
    e outra coisa, o que tem isso a ver com o título do Sport ou Flamengo?

  37. Adauto

    No começo do ano de 1987, o presidente da CBF, Octávio Pinto Guimarães, de 17/01/1986 a 16/01/1989, deu uma entrevista em que dizia que a CBF não teria dinheiro para bancar o campeonato brasileiro daquele ano, pois a CBF bancava os traslados dos clubes e hospedagem, o Sr. Carlos Miguel Castex Aidar, presidente do São Paulo Futebol Clube, de 17/04/1984 a 16/04/1988, ouvindo a entrevista no rádio, estava indo para o aeroporto de Cogonhas, em viagem para Brasília, pensou, “não podemos ficar parados, é um grande prejuízo para o clube”, e idealizou um campeonato com a participação somente dos maiores clubes em torcida no Brasil, assim seriam com os 4 de SP, SPFC, Santos, Palmeiras e Corinthians, os 4 do RJ, Fluminense, Vasco, Botafogo e Flamengo, os 2 de MG, Cruzeiro e Atlético e os dois do RS, Internacional e Grêmio, totalizando 12 clubes, e dispôs a estes clubes a idéia, que toparam logo de cara em realizar este torneio, aí houve um protesto do Bahia, e este passou a fazer parte deste grupo, e por ser formado por 13 clubes, recebeu a denominação de clube dos 13.

    A verdade sobre 1987
    Sport Campeão
    Em 1986 o campeonato BRASILEIRO foi decidido entre São Paulo e Guarani, com o SP sagrando-se campeão.
    Naquele tempo, o campeonato era disputado por muitos times e os clubes dos grandes centros, os maiores em termos de títulos e torcida, resolveram se unir e criar um campeonato exclusivo com eles, os doze maiores do Brasil: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro. O Bahia, que era dirigido por um homem com muita força no futebol, o Paulo Maracajá, e sempre atraía grandes públicos para a Fonte Nova, brigou muito, fez pressão e conseguiu sua inclusão, nascendo assim o famigerado Clube dos Treze.
    Eles procuraram a Rede Globo, que gostou da idéia e conseguiram com a Coca-cola o patrocínio do torneio, com a Coca colocando sua marca na camisa de todos os times, nos prismas principais dos estádios e nas transmissões da Rede Globo.
    A CBF foi contrária pelo de que apesar dos clubes se acharem os maiores do Brasil, e alguns realmente eram, no campo e na bola jogada no ano anterior, muitos ficaram mal classificados; o Vasco, por exemplo, tinha caido pra 2ª divisão, então a CBF fez ver ao Clube dos 13 que qualquer clube que se achasse prejudicado, entraria com ação judicial e ganharia.

    Sport, o Campeão

    Protesto contra a Coca-cola. Então o “Clube dos 13” teve uma “brilhante” idéia: um campeonato com todos os 32 clubes da primeira divisão, divididos em dois módulos com 16 clubes cada.

    O verde, com os clubes pertencentes a ele, os dois clubes não participantes do “Clube dos 13” melhores classificados no ranking da CBF (Goiás e Curitiba) e o Santa Cruz, que entrou no bolo por causa da pressão política exercida por Marco Maciel e pela amizade pessoal que o presidente do santa cruz tinha com Marcio Braga, presidente do Flamengo e primeiro presidente do “Clube dos 13”; e o módulo amarelo, composto pelos demais clubes que tinha direito adquirido em campo de jogar a Primeira Divisão do futebol Brasileiro.

    Cada módulo teria sua disputa, jogando todos contra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.

    A segunda divisão também seguiu o mesmo critério, divididos em módulos azul e branco(as cores dadas aos módulos foram em homenagem a bandeira do Brasil).

    Sendo assim, deu-se início ao Campeonato Brasileiro de 1987. Aí veio a grande SAFADEZA, típica atitude de abuso de poder das elites que acham que tudo podem em nosso país.

    Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o “Clube dos 13” convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento, não havendo mais a realização do quadrangular final e que o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.

    Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porque além de contar da unanimidade dos votos dos membros do módulo verde, alguns capachos do módulo amarelo também votaram a favor, como o Náutico, que objetivou claramente prejudicar o inimigo local, o SPORT, melhor time do Módulo Amarelo.

    Mas aí veio o grande erro do “Clube dos 13”, que não era comandado por pessoas tão inteligentes quanto os mesmos se achavam.

    O Regulamento do Conselho arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDADO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.

    Esta norma existia justamente para evitar que os times com maior poder pudessem se unir e usar este poder em favor de si mesmos durante uma competição.

    Este erro foi decisivo para que o Flamengo e seu “inteligente” presidente perdesse, no futuro, todas as tentativas jurídicas de conseguir o título de campeão brasileiro de 1987.

    A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua maquinada pelos mafiosos que na época estavam a frente do “Clube dos 13”, confirmando a realização do quadrangular final.

    As primeira e segunda rodadas foram marcadas, mas Flamengo e Inter não apareceram e a CBF acabou marcando dois jogos entre SPORT e Guarani, sendo o primeiro em Campinas, com empate de 1X1 e o segundo na ILHA, 1X0 para o SPORT, com gol de Marco Antônio.

    O fato da Globo não ter transmitido os jogos deu-se em virtude do boicote que os clubes integrantes do Módulo Amarelo fizeram à Rede Globo e à Coca-cola, que juntamente com o “Clube dos 13″ se achavam donas do futebol brasileiro e só patrocinaram os clubes do Módulo Verde.

    Homero Lacerda, presidente do SPORT Recife na época, proibiu a entrada de profissionais da Rede Globo na Ilha e fechou a transmissão do jogo pelo SBT, eterna rival da Rede Globo. O mesmo fez o presidente do Guarani.

    O Flamengo tentou de todas as formas anular a decisão da CBF e perdeu em todas as instãncias judiciais, no âmbito desportivo e também da Justiça Comum, sendo inclusive ameaçado de punição pela FIFA, que também reconhece o título de 1987 como sendo do Sport.

    Por fim, SPORT e Guarani foram homologados campeão e vice-campeão brasileiros de 1987, tendo inclusive representado o Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 1988.

    Como se pode ver, o SPORT derrotou a todos que se dignaram a enfrentá-lo nos gramados (como o vice-campeão brasileiro do ano anterior: O Guarani) e nos tribunais (os que não tiveram decência de enfrentá-lo nos gramados, como Flamengo e Internacional).

    Esta história marca a luta de um time nordestino que enfrentou sozinho o poder dos maiores times do Brasil, que unidos com a Rede Globo e a multinacional Coca-Cola, acharam que poderiam fazer prevalecer sua vontade sobre o que era justo e dentro da Lei.

    Algumas mentiras que se repetem até hoje
    ” SPORT e Guarani eram da segunda divisão.”
    Mentira: Como poderia ser o Guarani da segunda divisão se era o vice campeão de 1986?
    A segunda divisão foi disputada com os Módulos Azul e Branco.

    “A CBF mudou o regulamento.”
    Mentira: Quem tentou mudar regulamento, após o início da competição, foi o Clube dos 13, mas não teve êxito, pois isto só seria LEGAL com a UNANIMIDADE dos votos dos membros do Conselho Arbitral, o que não ocorreu.

    ” O Flamengo recebeu a taça.”
    Mentira: A taça foi entregue ao SPORT e está na Ilha do Retiro, na sala de troféus do SPORT, para quem quiser ver.

  38. timao2010

    É mais ou menos isso. As vagas na Libertadores do ano seguinte, ficaram com Sport e Guarani.
    Da mesma forma, é errado que não se considere os títulos mundiais do SP, grêmio Santo e Fla.assim como não considerar o Roberto Gomes Pedrosa o campeonato brasileiro da época, ou o título do Vasco ganho em cima do São Caetano.

  39. timao2010

    Acho que tem que ser igual ao jogo de bicho.
    Vale o que está escrito. Pelo menos é mais organizado e confiável.
    Não sei por que o Paulinho critica tanto o André Negão. Seu negócio é mais sério.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  40. Adauto

    História da foramção do Clube dos Treze

    Histórias

    Muitos sonhos, pouca coisa concreta

    A CBF estava em profunda crise financeira e institucional no primeiro semestre de 1987. Octávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid brigavam pelo poder da entidade e confusões no Brasileirão de 1986, com posterior disputa judicial com o CND (Conselho Nacional de Deportos) enfraqueceram a confederação. A saída, desesperada, foi abdicar da organização da Copa Brasil (nome do Campeonato Brasileiro na época) daquele ano. Era o que faltava para os clubes se unirem definitivamente e criarem sua associação: o Clube dos 13, que completa 20 anos neste mês.

    O processo que levou ao surgimento do grupo é mais longo do que a possibilidade de não haver Brasileirão em 1987. Naquela época, o Brasil vivia a expectativa da elaboração de uma nova Constituição. Assim, todos os setores se organizavam, aprontando seus lobbies para terem força na Assembléia Constituinte que promulgaria a Carta Magna no ano seguinte. Não foi diferente com os clubes.

    A principal reivindicação dos cartolas era ter mais autonomia. Na época, a Constituição definia como deveria ser a composição diretiva de todos os clubes, incluindo a relação de sócios, conselho e presidente. Essa lei não reconhecia as diferentes realidades de clubes com grandes times de futebol e outros, pequenos, puramente sociais. Os dirigentes atingiram seus objetivos em Brasília e a idéia de que, unidos, os clubes teriam força ficou mais clara.

    Ainda no primeiro semestre de 1987, a CBF acertou uma excursão da Seleção à Europa, onde enfrentaria Inglaterra, Irlanda, Escócia, Finlândia e Israel. Seriam os primeiros jogos do Brasil desde a eliminação da Copa de 1986. O Flamengo de Márcio Braga e o São Paulo de Carlos Miguel Aidar não gostaram da possibilidade de perderem seus principais jogadores por duas semanas no meio da temporada.

    Rubro-negros e tricolores pediram ao CND que revogasse a convocação. Mais uma vez, os clubes tiveram sucesso. Márcio Braga não teve pudor em desafiar a CBF, saindo da reunião afirmando que era o fim do autoritarismo no futebol brasileiro. De fato, o flamenguista manteve sua posição. O São Paulo acabou cedendo Nelsinho, Silas e Müller para os jogos do Brasil.

    Tudo mostrava aos clubes que era viável se unir. Assim, quando a CBF desistiu de organizar a Copa Brasil, a reação imediata das equipes foi buscar suas próprias soluções. Carlos Miguel Aidar conversou com Márcio Braga e outros dirigentes para propor a criação de uma associação de clubes.

    A proposta foi de formar uma espécie de liga, apenas com times de apelo popular. Os escolhidos foram os grandes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Aidar consultou Manuel Tubino – presidente do CND e entusiasta da idéia –, que sugeriu o convite a um clube nordestino para que a nova entidade não ficasse com a imagem de elitista.

    Estava formada a União dos Grandes Clubes Brasileiros. A missão da entidade era bem ampla: entender e tratar o futebol como atividade econômica; valorizar o produto futebol; intercambiar experiências com entidades desportivas internacionais; resgatar e promover a paixão/cultura do futebol; melhorar a imagem dos dirigentes de futebol; transformar as competições em espetáculo de alto nível; fazer do futebol a referência de paixão e lazer da população; buscar novas receitas para os clubes; formar parcerias que contribuam para a manutenção e desenvolvimento dos clubes; participar de todos os foros institucionais onde se busquem novos caminhos para o futebol brasileiro; promover e coordenar atividades que estimulem o aprimoramento organizacional dos seus filiados; e criar e integrar movimentos de relevante interesse social da população brasileira, como foi a Campanha Nacional Anti-Drogas.

    O objetivo imediato da entidade era organizar o Brasileirão de 1987. pela primeira vez (talvez única), o torneio foi tratado como produto, com licenciamento da marca e cuidado para promover cada rodada como se fossem grandes eventos. Houve problemas, como a exclusão de equipes que mereciam ter lugar por critérios técnicos e a disputa judicial com a CBF pelo reconhecimento do Módulo Amarelo. E, no surgimento de atritos, a entidade começou a se perder.

    Em 1988, a Copa União já tinha a marca da CBF. Aos poucos, o Clube dos 13 perdeu a filosofia revolucionária e tratou apenas de atender a necessidades menos nobres de seus filiados. Ao invés de defender a profissionalização do futebol, a associação lutou apenas pela negociação de direitos de transmissão e eventual lobby por viradas de mesa. Ainda que tivesse aumentado de tamanho – Atlético-PR, Coritiba, Goiás, Guarani, Portuguesa, Sport e Vitória foram admitidos na década de 1990 –, o Clube dos 13 parece cada vez mais um coadjuvante. Sinal de como, em 20 anos, uma boa idéia foi estragada.

    Ubiratan Leal

  41. Marcos Araujo

    Galera, não adianta negar, este campeonato foi arranjado para o Flamengo. Vejamos os Fatos: – O Internacional perdeu de 4X0 no Maracanã com time misto para ajudar o Flamengo. – O Atlético Mg perdeu em casa (com gol olímpico de Pet), diante de 65 mil torcedores, só para ajudar o Flamengo. – O Santos perdeu em casa só pra dar o título para o Flamengo. Aliás, no jogo do Maracanã, o meia do Santos perdeu 2 pênaltis só para ajudar o Flamengo. – Lúcio Flávio do Botafogo perdeu um pênalti só para ajudar o Flamengo. – O Náutico perdeu em casa, aceitando assim, ser rebaixado, só para ajudar o Flamengo. – O Palmeiras, até então líder do campeonato, perdeu em casa (com gol olímpico de Pet), só para ajudar o Flamengo. E Vagner Love ainda ajudou com a perda de um pênalti. – O Corinthians que vinha de derrotas consecutivas para timaços como Náutico, Santo André e Avaí, só não ganhou do Flamengo para dar o Título ao Rubro-Negro Carioca. – E, até (pasmem) o São Paulo Fashion Week perdeu pro Goiás de propósito, abrindo mão do tetra consecutivo, porque tinha em mente ajudar o Flamengo. – Para culminar esse HEXA discutível, o Grêmio, time de melhor campanha como visitante, contrapondo sua péssima campanha no Olímpico, jogará com time misto, como o Internacional fez no Maracanã, para ajudar o Flamengo. Concluímos, a partir dos dados supracitados, que o Estado do Rio Grande do Sul mancomunado com a CIA, o FBI, a ABIN, a ANVISA, a CBF, a FIFA, o STF, a NASA, o Obama e a Comunidade Européia estão conspirando para dar o HEXA ao Flamengo. Quem não tem o que falar fala o que quiser…

  42. Marcos Araujo

    Você só errou em um detalhe. No regulamento não previa a disputa entre os 2 primeiros do módulo verde e os 2 primeiros do módulo amarelo. Essa mudança só foi feita nas quartas de final e foi a CBF quem fez. No final da copa união todos os integrantes do módulo verde reconheceram o Flamengo como campeão e o Internacional como vive. Só em 2008 quando o São Paulo conquistou o hexa é que os dirigentes e os torcedores do São Paulo mudaram suas opiniões.

  43. Marcos Araujo

    O Sport ganhou o campeonato brasileiro organizado pela CBF que tinha os clubes de menor expressão . O Flamengo ganhou a copa união organizada pelo clube dos 13 que tinha os clubes de maiores torcidas e titulos. A CBF resolveu fazer o cruzamento dos dois primeiros de cada campeonato já nas quartas de final e o clube dos 13 não aceitou a mudança no regulamento. Todos os integrantes do clube dos 13 reconheceram o Flamengo como campeão. Essa é a história verdadeira.

  44. Paulo Nunes

    A Justiça Declarou o Sport Campeão? É a mesma justiça que deixa Maluf, Pimenta Neves e outros por aí solto? Que se dane a Justiça. No Site do Globo Esporte Mostra o Sport como Campeão, porém, não aparece na relação dos times que competiram naquele ano. Como posso dizer que o Sport foi campeão brasileiro jogando a final com o Guarani numa disputa de penalt que não terminou? Quer dizer que o Maior jogo que eu vi da História do Flamengo, Flamengo x Atlético Mineiro, no Minerão, não Existiu ou Não Valeu. Que se dane os anti-flamenguistas daqui..vai ser Hexa e com muito Orgulho.

  45. João Dória

    Alguém se lembra do time do Flamengo daquele ano? Pois bem, Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Leandro, Leonardo, Ailton, Zinho, Andrade, Zico, Bebeto e Renato Gaúcho. Esse time ia tremer para um Time de Segunda Divisão? kkkkkkkkkkkkk…esses paulistas me fazem rir.

  46. Adauto

    O Sport é de fato e de direito o campeão brasileiro de 1987, o campeonato oficial organizado pela CBF e homologado pela FIFA, e do qual, na época, não foi propriamente a CBF quem “resolveu” fazer o cruzamento, mas sim o Sr. Eurico Miranda, vice-presidente do Vasco, o Eurico Miranda nega ter traído Clube dos 13 em 1987.
    O Campeonato Brasileiro de 1987 ainda segue dando muito pano para manga. Nesta terça-feira, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, durante reunião do Clube dos 13 (C-13), rebateu as acusações do ex-presidente do São Paulo e da entidade, Carlos Miguel Aidar.
    O ex-mandatário do Tricolor paulista, à frente do C-13 em 1987, disse que Miranda traiu a entidade quando aceitou o cruzamento entre dos finalistas da Copa União (torneio organizado pelo Clube dos 13) e o Módulo Amarelo (da CBF).
    Segundo o cartola vascaíno, ele fez isso apenas para legitimar o novo torneio. “Tentamos alguma coisa nesse sentido. Criamos os módulos para CBF reconhecer a Copa União. Para isso acontecer, tivemos que colocar os cruzamentos e todos aceitaram isso na época.”
    “Não tem no meu dicionário a palavra traição. Tem assumir as coisas. Se eles não são de assumir, problema deles. Íamos disputar uma competição pirata, que a CBF não reconhecia. E a competição sendo pirata, não poderia ser realizada. A Fifa só reconhece sua associação nacional e se ela não reconhece seu torneio nacional, não tem como”, explicou Eurico.
    Segundo o presidente do clube carioca, os times assumiram a responsabilidade de não participar do cruzamento, mesmo sabendo dos problemas que isso causaria. “Depois do andamento da competição, tentaram modificar o regulamento, tirando o cruzamento, o que não era permitido. Não foi retirado do regulamento e os clubes entenderam que assumiriam as penas e não haveria o cruzamento.”
    O que acabou acontecendo todos já sabem. O Sport – vencedor do Módulo Amarelo – foi declarado único campeão brasileiro daquele ano, tanto pela Justiça quanto pela CBF, e o Flamengo busca ser reconhecido também como vencedor do Nacional de 1987, quando conquistou a Copa União.
    Fonte: Gazeta Esportiva.net

    Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o “Clube dos 13″ convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento, não havendo mais a realização do quadrangular final e que o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.
    Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porque além de contar da unanimidade dos votos dos membros do módulo verde, alguns capachos do módulo amarelo também votaram a favor, como o Náutico, que objetivou claramente prejudicar o inimigo local, o SPORT, melhor time do Módulo Amarelo.
    Mas aí veio o grande erro do “Clube dos 13″, que não era comandado por pessoas tão inteligentes quanto os mesmos se achavam.
    O Regulamento do Conselho arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDADO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.
    Esta norma existia justamente para evitar que os times com maior poder pudessem se unir e usar este poder em favor de si mesmos durante uma competição.
    Este erro foi decisivo para que o Flamengo e seu “inteligente” presidente perdesse, no futuro, todas as tentativas jurídicas de conseguir o título de campeão brasileiro de 1987.
    A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua maquinada pelos mafiosos que na época estavam a frente do “Clube dos 13″, confirmando a realização do quadrangular final.
    Fatos, o Flamengo não é campeão de nada em 1987, somente do módulo verde, fato histórico e irrefutável.
    Todos os clubes que participaram do módulo verde o reconhecem como campeão, mas isso não o torna campeão pela CBF, logo o Flamengo é tetra-campeão brasileiro, e com o arranjo STJD/CBF será penta em 2009, em mais um campeonato arranjado pela cariocada de bunda bronzeada, elas andam de tanguinha prá bundinha ficar bronzeada.

  47. Marcos Araujo

    Galera, não adianta negar, este campeonato foi arranjado para o Flamengo. Vejamos os Fatos: – O Internacional perdeu de 4X0 no Maracanã com time misto para ajudar o Flamengo. – O Atlético Mg perdeu em casa (com gol olímpico de Pet), diante de 65 mil torcedores, só para ajudar o Flamengo. – O Santos perdeu em casa só pra dar o título para o Flamengo. Aliás, no jogo do Maracanã, o meia do Santos perdeu 2 pênaltis só para ajudar o Flamengo. – Lúcio Flávio do Botafogo perdeu um pênalti só para ajudar o Flamengo. – O Náutico perdeu em casa, aceitando assim, ser rebaixado, só para ajudar o Flamengo. – O Palmeiras, até então líder do campeonato, perdeu em casa (com gol olímpico de Pet), só para ajudar o Flamengo. E Vagner Love ainda ajudou com a perda de um pênalti. – O Corinthians que vinha de derrotas consecutivas para timaços como Náutico, Santo André e Avaí, só não ganhou do Flamengo para dar o Título ao Rubro-Negro Carioca. – E, até (pasmem) o São Paulo Fashion Week perdeu pro Goiás de propósito, abrindo mão do tetra consecutivo, porque tinha em mente ajudar o Flamengo. – Para culminar esse HEXA discutível, o Grêmio, time de melhor campanha como visitante, contrapondo sua péssima campanha no Olímpico, jogará com time misto, como o Internacional fez no Maracanã, para ajudar o Flamengo. Concluímos, a partir dos dados supracitados, que o Estado do Rio Grande do Sul mancomunado com a CIA, o FBI, a ABIN, a ANVISA, a CBF, a FIFA, o STF, a NASA, o Obama e a Comunidade Européia estão conspirando para dar o HEXA ao Flamengo. Quem não tem o que falar fala o que quiser…

  48. Adauto

    Confirmação da própria história do Flamengo, do site http://historiadoflamengo.wordpress.com/o-clube/

    “Em 1987, foi um dos principais responsáveis pela conquista da Copa União (módulo verde do Campeonato Brasileiro de 1987). Em um time onde orientava os jovens Bebeto, Leonardo, Ailton, Zinho, e contava com os experientes Leandro, Andrade, Aldair e Renato Gaúcho. Foram memoráveis as vitórias nas partidas semifinais contra o Atlético Mineiro e a grande final contra o Internacional, que foi vencida com um gol de Bebeto. O Flamengo tornou-se o único clube a conquistar quatro vezes o Campeonato Brasileiro em uma mesma década, apesar da CBF não reconhecer o título de 1987.
    Nacionais
    Campeonato Brasileiro‘ (CBF): 5 vezes (1980, 1982,1983,(1987)* 1992).
    Copa do Brasil: 2 vezes (1990 e 2006).
    Copa dos Campeões: 2001.
    * O Campeonato Brasileiro de 1987 é reconhecido ao Flamengo pelo Clube dos 13 e ao Sport Recife pela CBF.

    http://historiadoflamengo.wordpress.com/o-clube/

    Oras, o Flamengo mesmo reconhece que é o campeão pelo Clube dos 13 e não pela CBF, assim, o legítimo campeão pela CBF é o Sport, e como disse o Eurico Miranda, o Flamengo é campeão de um torneio “pirata”, somente isso, bundas bronzeadas.

  49. Marcos Araujo

    Pra finalizar essa história. O Mengo será penta campeão brasileiro e é o campeão da copa união de 1987 e que vale muito mais que ser campeão brasileiro daquele ano.

  50. Wilde Sento Sé

    E aí Paulinho, você que é o “REI” da moralidade, e busca sempre cobrar aos que comportam-se FORA DA LEI, o que você acha disso tudo? Que a carta é ridícula nós ja sabemos, mais o conteúdo reivindica uma coisa LEGALIZADA, reconhecida pela JUSTIÇA COMUM, a CBF e a FIFA. E aí? Vai responder ou vai se esconder atrás do seu poder de me aceitar ou não? Espero uma resposta do MORALIZADOR do FUTEBOL BRASILEIRO anciosamente, ou será que você é igualzinho aos que você combate?

  51. Tricolor 6-3-3

    Cara, você então considera o SPFC então só campeão mundial, né? Porque a FIFA também só reconhece o mundial de 2005, é exatamente a mesma coisa.

    Seja coerente. Vale mais o que acontece em campo do que uma canetada. O Sport não é campeão brasileiro, não adianta choradeira de que o sul e o sudeste são “anti-nordeste”.

    São Paulinho que diz que o Flamengo não é penta brasileiro não pode dizer que o SPFC é tri mundial. Simples assim. Flamengo penta e campeão mundial, São paulo hexa e tri mundial. Vale mais o que acontece em campo do que o que Ricardo Teixeira e Joseph Blatter decidem.

  52. GAUCHÃO

    HOMERO LACERDA FALOU ISSO? PORQUE ENTÃO ELE NÃO SE INTERPELA,TB, E DETALHA A TRANSAÇÃO DO JOGADOR EDSON MIOLO,EMPRESTADO PELO SPORT AO OLIMPIQUE DE MARSELHA,EM 1999,NUMA TRANSAÇÃO FEITA PELO EMPRESARIO DA MAFIA RUSSA,FRANCK HENOUDA,EM CONIVENCIA COM O DIRETOR DO OLIMPIQUE A ÉPOCA,MARCELL DIBB,EM QUE SAIRAM DOS COFRES DO OLIMPIQUE 500 MIL DOLARES, E SÓ ENTRARAM NO SPORT RECIFE,100 MIL ? NO LIVRO A FACE CACHÉ DU FOOTBALL,DE GEROME VESSELL,QUE CONTA ESCANDALOS DO FUTEBOL FRANCES,TEM ESSE EPISODIO,INCLUSIVE DIZENDO OS NOMES DAS EMPRESAS OFF-SHORES,QUE RECEBERAM A DIFERENÇA DE 400 MIL DOLARES.VAMOS JOGAR PEDRA NO TELHADO DOS OUTROS NÃO SR LACERDA.O SR E SEU IRMÃO VANDERSON LACERDA,SÃO MAIS SUJOS DO QUE PISO DE CHIQUEIRO

  53. Marcos Araujo

    OLHA SÓ O QUE ESTÁ PUBLICADO NO SITE DA FIFA:

    “O Flamengo está a dois pontos de distância, e uma vitória ante o Grêmio de garantir o título de campeão Brasileiro no campeonato mais disputados dos últimos anos, que oferecerá um trepidante ato final.
    O Internacional, o Palmeiras e o São Paulo, os três com dois pontos a menos que o líder, esperam e rezam por uma falha dos cariocas ante seu público para dar a surpresa e arrebatar a coroa de campeão na última hora.
    Desde 2003, quando o Campeonato começou a ser jogado pelo sistema de pontos corridos, sem eliminatorias e finais, é a primera vez que quatro equipes chegam a última jornada com possibilidades reais e palpáveis de conseguir o título.
    O Flamengo, equipe com mais seguidores no Brasil, tem tudo a favor de conseguir seu SEXTO TÍTULO e acabar com uma seca que perdura desde 1992.”

  54. Rocky

    Considerar o Sport campeão de 1987 é desconsiderar os fatos ocorridos na época e igualar em importância clubes como Guarani, América-RJ e outros menos cotados com Internacional-RS, Atlético-MG, Vasco, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, entre outros. Um grande clube se faz de confronto e rivalidade com outros grandes clubes e de conquistas sobre estes. Não importa com que torcedores de mente pequena da torcida arco-íris achem, hoje seremos HEXACAMPEÕES brasileiros.
    SRN
    DCF

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: