Advertisements

Pão e Samba

Por LARISSA BEPPLER

http://larissabeppler.wordpress.com/

 

“O bobo da corte cansou de todos os excessos: das roupas, dos gestos, das maquiagens. Enfim mirou o espelho… E o sobre o que viu apenas disse: ‘eu já sabia’.”

Durante todo o segundo semestre de 2009, quem acompanhou o Corinthians viu algo inédito acontecer com sua torcida. A diretoria promoveu o desmanche do time, desfez-se, de maneira amadora, de jogadores fundamentais e a torcida não protestou. O time, conhecido pela raça, abdicou publicamente do mais importante campeonato nacional. Não satisfeito, sofreu várias goleadas de equipes inferiores dentro de sua própria casa, nem lutou. E a Fiel continuou a fazer samba no estádio. Sequer um “Raça Timão” ecoava nas arquibancadas do Pacaembu durante apresentações vexatórias do alvinegro.

A principal torcida organizada do clube, a maior do país, que é conhecida como órgão fiscalizador, pois nasceu com o intuito de combater a corrupção que assolava (?) o Corinthians, hoje já não fiscaliza nada, pelo contrário, apoia tudo. De desmanche à descaracterização do time do povo. Apoio incondicional e irrestrito. Mas por quê?

O Sport Club Corinthians Paulista divulgou, em nota oficial, o que aparenta ser a razão para esta mudança de comportamento da Gaviões da Fiel Torcida. Não é, portanto, mera mudança de comportamento. É perda de rumo, prumo, dignidade e ideal.

A diretoria resolveu que financiará o carnaval “das agremiações que tem como principal tema de enredo o centenário do Clube”, mas todos sabem qual será a agremiação beneficiada. Esta ajuda é normal em muitos lugares e escolas de samba? É. Mas que me perdoem aqueles que ainda tem uma visão romântica e alimentam a falsa ilusão de um ideal que não existe mais: a Gaviões deixou de ser um órgão fiscalizador para se tornar uma torcida/escola de samba patrocinada pelo clube e, por isso, sem moral para realizar quaisquer cobranças. O negócio agora é sambar e, é bom que se saiba, no compasso dos cartolas.

Não há discurso que altere os fatos. Torcida existe para ajudar o seu time e não para ser ajudada pelos clubes, mas como o costume é inverter a ordem natural das coisas acontece, muitas vezes, de torcidas serem bancadas por dirigentes, como se o fato de não pagarem royalties pelo uso da marca já não fosse suficiente, porém, nesses casos, elas não podem se proclamar como sendo força independente ou órgão fiscalizador.

Em que pese à desmoralização pública da organizada em questão, a atitude dos dirigentes corinthianos é mais lamentável. Reverter a renda do jogo Corinthians x Flamengo, a ser adquirida via torcedores, sócios-torcedores inclusive, que pagam para ajudar o clube e não para financiar carnaval chegar a ser obsceno. A propósito, a justificativa para a majoração absurda no preço dos ingressos era justamente a de fazer o torcedor contribuir com a formação do esquadrão do centenário e não foram poucas as alegações de falta de recursos e dinheiro em caixa, aliás, por falta de dinheiro em caixa se justificou o desmanche que custou o pentacampeonato nacional ao Corinthians.

Quer dizer que agora o clube pode abrir mão da renda dos seus jogos? Ótimo. Já que é possível, a primeira atitude a ser tomada é diminuir os preços inflacionados dos ingressos e do plano Fiel-Torcedor. Não tem cabimento extorquir os corinthianos se o clube não necessita mais nem da renda de suas partidas, certo? Depois, o ideal seria resolver os problemas do Corinthians, sanar a sua dívida, por exemplo.

Não há necessidade ou justificativa plausível para que se retire verba direta de um jogo do Corinthians para bancar o carnaval de uma escola de samba que, além do mais, tem seus próprios recursos, adquiridos através do uso gratuito da marca do clube. O dinheiro do futebol deve ser aplicado no futebol, mas os cartolas devem achar que enganam alguém com esse discurso de que o Corinthians será promovido na avenida. Pura inversão de papéis. O Corinthians é que promove a escola de samba ao emprestar sua valiosa marca gratuitamente.

Quanto à Gaviões da Fiel, que não se ofenda, mas se o intuito é louvar o Corinthians no desfile carnavalesco, tal homenagem deveria ser um presente para o clube e não uma festa financiada pelo clube.

Apesar dos pesares, aqueles que vivem o Corinthians não foram surpreendidos com os fatos apresentados no comunicado, mas com a existência de um comunicado para oficializar aquilo que já era informalmente conhecido e, diga-se de passagem, severamente criticado. Talvez por isso o foco dos debates sobre o tema, nas redes sociais, concentrou-se na razão de se emitir um comunicado oficial que desabona diretoria e torcida.

As razões podem ter variáveis, mas seguindo o raciocínio inicial deste post é possível que os dirigentes tenham imaginado que torcedores permissivos e facilmente manipuláveis acreditariam em um texto cheio de floreios que, salvo engano, eles se viram obrigados a publicar, afinal, o fim do ano se aproxima e as contas a prestar também e, ao que tudo indica, os balancetes mostrarão que o clube precisa muito de dinheiro, tanto quanto os dirigentes precisarão de uma justificativa para a renda do jogo em Campinas não estar nos cofres do clube. A melhor maneira de explicar isso pode ser por meio de uma nota oficial repleta de floreios, que sugira que uma relação promíscua inaceitável seja vista como algo natural e bom para o clube.

Sensacional esse tal de “biziness”!

Nota do blog: Um texto irretocável ! Assino embaixo.

Facebook Comments
Advertisements

49 comentários sobre “Pão e Samba

  1. silvio p junior

    Brilhante texto, Larissa…..so lamento mais esta atitude destes picaretas que tomaram conta do timão…..e desta torcida que se acha dona do time…ridiculos

  2. lesto

    Tia Larissa frequentadora das alamedas do Parque São Jorge desde criancinha e muito bem relacionada no meio Corinthiano, descobriu isso agora?
    Torcida organizada de sigla alguma merece credibilidade e respeito, são pseudos-torcedores que há muito tempo colocaram o amor ao clube de lado para vestir incondicionalmente a farda destas facções. Clube de futebol onde uma torcida organizada se torna infinitamente maior, mais “organizada”, e mais poderosa que o próprio clube esta fadado ao eterno fracasso, e se não virar a mesa ao esquecimento.
    Enquanto isso sugiro a menina que frenquente mais este espaço e o do Juca para ficar mais inteirada a respeito das administrações dos ditos grandes de São Paulo.
    Mesmo não concordando com inúmeros posts, opiniões e posições dos blogueiros é sempre bom ter varias visões sobre o mesmo assunto, é quesito básico para a formação de nossa própria opinião.

  3. Daniel

    Absolutamente perfeito.

    Que nojo da Gaviões. Que asco do Andres Sanchez. Eles se merecem, mas infelizmente nós torcedores é que temos que arcar com os homéricos custos de suas promíscuas e sujas relações.

  4. Cléber Kimura

    Aposto que se convidarem, ela aceita desfilar nessas escolas…
    Mais uma querendo aparecer e tirar alguma casquinha.

  5. Paulinho

    Paulinho, como vc é ignorante, se o clube quer ajudar a escola de samaba a ganhar o carnaval, que mal tem nisso, querem fazer um centenario cheio de glorias.
    E ai, o que tem, o governo sustenta um monte de vagabundo e vc não fala nada.
    Se enxerga jornalista, se ta é loco mano

  6. marcelao

    Gostem ou nao, o Carnaval eh uma grande festa popular dedicada a Mamon, um demonio.

    Absolutamente tudo que envolve essa festa eh ruim – mortes, drogas, estupros, prostituicao.

    Por isso creio que o envolvimento de torcidas organizadas e cartolas com o carnaval eh natural. Sao “farinha” do mesmo saco. Lixo puro.

  7. Wagner

    RUA SÃO JORGE É NOIZ Q TÁ !!!!!!!

    Gaviões do Bom Retiro se vendeu a preço de migalhas !

  8. Oliveira

    Time do povo??? Isso é mais um mito… MENTIRA!

    Eu convido qualquer uma para ir nas favelas de Taipas, Pirituba e Perus… e vejam quem tem mais torcida. Eu percebo que é o São Paulo. Mas tem muitos corintianos… e alguns santistas… palmeirense é coisa rara.

    Não existe 1 time do povo… tem alguns… entre eles, Corinthians e São Paulo.

  9. Leonardo Rossetti

    Texto antológico!! Essa moça vai longe!! A questão é que todos nós já sabíamos disso há tempos. Andres Sanches e seus comparsas tem o péssimo hábito de achar que podem comprar a tudo e a todos. Queira Deus, um dia esses caras cairão do cavalo.

    obs: será que o Washington Olivetto ainda consegue ser amigo do Luiz Paulo Rosenberg?? Pois pelo que sabemos o Olivetto adora o Corinthians e não compactua com o fato dos cofres do clube estarem sendo lesados constantemente. Algo que todos já sabem, Rosenberg tem se especializado em fazer…

    Paulinho, foi um grande prazer conhecê-lo na noite de autógrafos fo livro do sensacional Celso Unzelte!! Estou com vc!! Não sou mais um mano do Mano!! Abraços

  10. Muriçoca

    Exato. Será que a revolta dela somente agora é porque seu cunhado Boquita nao ta jogando? Alias, nao joga nada, baita perna de pau.
    Nao era ela que vivia ao lado do Edu da gavioes?
    Ai tem coisa…..

  11. rONALDO

    caros, por favor, só me expliquem como convencer um jogador que ganha algo em torno de 80 mil reais a recusar uma proposta de 400 mil reais ?!

    aguardo sugestoes…

    obrigado,

    Ronaldo

  12. rogerio

    E oposição existe ? Clube não tem estatuto ? Cori existe ? Paulo Garcia e Roque Citadini que são da oposição e oposição é pra se gritar qdo existe aberrações, se calam porquê ? Oposição tem medo do que ? Não é caso de políca se fere estatuto do clube ?….Eu te acompanho, acho vc corajoso pras denuncias, bonito trabalho seu, eu sou aqui do interior de sp, acompanho pela TV nosso Timão, mas, mas, mas, está na hora de vc pegar pesado com a oposição desse Clube, porque se vc denuncia esses absurdos quem tem que cobrar, gritar na Imprenssa, mandar abrir Inquérito Policial, chamar o Ministério Público pra dentro do Clube, vir a público é a Oposição do Clube ou estou errado ? E

  13. DONIZETE

    Acho que vocês se esquecem que o vosso presidente é oriundo de uma das organizadas do clube. Porque tanto espanto ? Eles são farinha do mesmo saco.

  14. rogerio

    Gostaria que se vc soubesse as atitudes que a Oposição está tomando contra as aberrações e denuncias que vc coloca no Blog seria muito bom pra nos informar, se vc tiver notícias nesse sentido seria legal e interessante pra nós corintianos principalmente. Porque dá a impressão que essa Diretoria atual Corintiana, ”manda soltar, mandar prender” e ninguém faz nada ou não se divulga que está fazendo.

  15. Verdade

    cara, quem ja nao sabia disso? quem acredito que isso ocorre soh no corinthians? e quem acha q torcida nao apoia chapas e presidentes de quase todos os clubes do país?

    se vcs soubessem de 1/1000 das coisas que fico sabendo nos bastidores aqui, vcs nunca mais veriam futebol ou torceriam na vida…

    mas, criticando um pouco, esse texto eh de uma pessoa que nao vai mto aos estadios… inumeros “RAÇA TIMAO” foram ecoados, inclusive por mim, no meio da gavioes…

    a torcida pegavano pé sim…

    faixas no meio da gavioes diziam: “COrinthians é preto e branco, trandicao…” criticando a camisa roxa…

    ou seja, houveram mtas criticas… essa pessoa pode ate ter razao, e tem, e varios aspectos, mas nao nesse…

    e outra coisa: foda-se se estao ajudando a gavioes… futebol eh mais politico do q a propria politica… e isso precisa ser feito pra eles terem sossego de trabalhar… e todos os corinthianos se entusiasmam qdo a escola eh campeao, e conta como titulo: quantas vezes nao ouvimos “esse ano fomos campeoes do carnaval e do brasileiro”…

    e mais uma coisa: eu estou completamente satisfeito com a gestao do clube esse ano… os caras arrecadaram mta grana, souberam aproveitar a torcida que tem pra trazer o fenomeno, pra montar um baita time, pra fazer o melhor sistema de socio torcedor do brasil, e montar um puta plano de marketing e de negocios para o centenario, e para o longo prazo… coisa q nunca existiu…

    perdeu jogadores? sim, mas tb perdeu pq eles queriam ir, eles viram oportunidades pra eles, e eles tinham isso como objetivo de vida… faz parte… mas outros estao chegando…

    sempre vai ter alguem pra criticar, por melhor que seja o trabalho…

  16. Belo Belíssimo

    Porque ela não escreveu um texto parecido quando ela e a irmã ganharam camisas oficiais da mão do André Negão durante uma visita ao PSJ?
    Ahhhhnnn. Já sei… Façam o que eu falo… Não façam o que eu faço!
    * LOCUPLETADORA detected *

  17. Verdade

    cara, quem ja nao sabia disso? quem acredito que isso ocorre soh no corinthians? e quem acha q torcida nao apoia chapas e presidentes de quase todos os clubes do país?

    se vcs soubessem de 1/1000 das coisas que fico sabendo nos bastidores, vcs nunca mais veriam futebol ou torceriam na vida…

    mas, criticando um pouco, esse texto eh de uma pessoa que nao vai mto aos estadios… inumeros “RAÇA TIMAO” foram ecoados, inclusive por mim, no meio da gavioes…

    a torcida pegavano pé sim…

    faixas no meio da gavioes diziam: “COrinthians é preto e branco, trandicao…” criticando a camisa roxa…

    ou seja, houveram mtas criticas… essa pessoa pode ate ter razao, e tem, e varios aspectos, mas nao nesse…

    e outra coisa: paciencia se estao ajudando a gavioes… futebol eh mais politico do q a propria politica… e isso precisa ser feito pra eles terem sossego de trabalhar… e todos os corinthianos se entusiasmam qdo a escola eh campeao, e conta como titulo: quantas vezes nao ouvimos “esse ano fomos campeoes do carnaval e do brasileiro”…

    e mais uma coisa: eu estou completamente satisfeito com a gestao do clube esse ano… os caras arrecadaram mta grana, souberam aproveitar a torcida que tem pra trazer o fenomeno, pra montar um baita time, pra fazer o melhor sistema de socio torcedor do brasil, e montar um puta plano de marketing e de negocios para o centenario, e para o longo prazo… coisa q nunca existiu…

    perdeu jogadores? sim, mas tb perdeu pq eles queriam ir, eles viram oportunidades pra eles, e eles tinham isso como objetivo de vida… faz parte… mas outros estao chegando…

    sempre vai ter alguem pra criticar, por melhor que seja o trabalho…

  18. Rodolfo

    é irmão as coisas estão descontroladas pelo lado do bom retiro, e o pior é que colocam todos os gaviões nessa historia…abaixo o carnaval e ja era……

  19. João Augusto

    Engana-se você, que pelo visto não conhece a moça. Ela escreveu um texto contando tudo sobre a visita ao parque, inclusive com muitas fotos. Se houvesse algum problema nisso não seria uma situação conhecida de todos que acompanham o blog dela. E ela nunca deixou de criticar o que merecia por ter ganho uma camisa. Eis a diferença. Ela não se vendeu.

    Além do mais, essa camisa que ela ganhou foi autografada por jogadores e será sorteada entre os corinthianos que estão ajudando na reforma do túmulo do Idário. Procure saber de quem está falando, antes de inventar asneiras.

  20. João Augusto

    Eu sempre encontro a Larissa nos jogos e sempre comentamos o fato da torcida não protestar. Encontrei ela contra o Goiás e estava revoltada por ver o time levar 4 e a torcida estar fazendo samba, sem sequer clamar por raça. E isso é verdade. Ela não é a primeira reclamar, tem muita gente abismada com essa mudança de comportamento da torcida.

    Faixas de preto e branco é tradição e protestos pelos preços dos ingressos não partiram da Gvaiões, sempre vou ao estádio e sei, partiram da Rua Sao Jorge e da Estopim.

    Se você está satisfeito, tudo bem, mas não culpe quem percebe a realidade por dizer a verdade.

  21. João Augusto

    O jogador foi oferecido pelos dirigentes, os turcos vieram atrás do Hernanes, o sao paulo nao vendeu e os dirigentes corintianos foram oferecer o jogador a eles. O jogador nunca quis sair, ele já deixou claro, inclusive que morre para voltar.

  22. João Augusto

    Aposto que ela já recebeu muitos convites, mas tenho certeza que nunca desfilou. Tem gente que deveria pensar antes de usar o computador.

  23. João Augusto

    1 – Ela não é cunhada do Boquita (veja o orkut dele); 2 – Ela critica o futebol dele no próprio blog (assim como o de muitos ali); 3 – O Boquita está jogando e o Mano adora ele.

    Pq nao pensam antes de escrever?

    A mina simplesmente falou a verdade e pegou muito leve ainda. Poderia ter dito o que significa essa transação financeira entre órgão fiscalizador e fiscalizadô: corrupção.

    Agora alguém fala a verdade e já se procura, quando não se encontra se inventa um jeito de falar mal de quem não fez nada além de falar a verdade. Criticar essa situação irregular e imoral não fazem, atacar a mina sim. Ridículo.

  24. João Augusto

    Espero que não se vendam tambem. Só acredito ainda na Rua Sao Jorge e na Estopim.

  25. João Augusto

    Eu gostaria muito de saber o que a oposição fará a respeito. O Citadini, em seu blog, apenas publicou a nota do clube, nem um comentário de rodapé fez.

  26. Rafael Costa

    Pesquisa de torcidas DNA Paulistano Datafolha (guardei o jornal, pois conheço bem a megalomania dos são-paulinos)

    Perus:
    SCCP SPFC SEP SFC
    38% 16% 14% 5%
    Pirituba:
    26% 17% 21% 8%

    Taipas: (não consta na pesquisa)

  27. Marcus Gregati

    Paulinho, enviei um comentário em um post seu anterior indicando este texto da Larissa beppeler, com o respectivo endereço. Diante disso, gostaria de dizer a você de um de nada viu.

    abraços

    Paulinho: Meu caro, sou amigo da Lara.Já havia lido o texto,mesmo assim, obrigado

  28. RicARDO

    Calma João,
    Os funcionários informais da diretoria, só estão garantindo a sua cota de ração diária.
    Eles ganham, para ficar permanentemente conectados aos blogs e comunidades do Orkut, blindando os seus chefes.

  29. Neide

    Agora voces clamam pela Oposição, né?
    Na hora de sentar no colo do Andres, nas eleições ninguém pensou nisso.
    Agora, vão cobrar os 1.600 sócios que entregaram o clube na mão deles…

  30. Neide

    “Ronaldo era esperado, mas não fez sua estréia na Gaviões. Com isso, as estrelas do Corinthians no Anhembi foram atletas como Felipe e Boquita e o presidente Andrés Sanchez, que não confirmou a estréia do Fenômeno no clássico de 8 de março, contra o Palmeiras, em Presidente Prudente.
    – Apesar de muita gente não acreditar, não existe nenhum acordo com a Federação para ele estrear no clássico. Ele está liberado desde sexta-feira para estrear. Mas isso agora depende do departamento médico e do Mano Menezes – disse o presidente corintiano à Rádio Jovem Pan.”

    Fonte Globo Esporte – Fevereiro 2008

  31. cl mor

    ou você é torcedor do timão,ou não é.essa larissa,no minimo é amissíssima da carla dualib.pelo amor de Deus,como aparece ¨gente¨,pra criticar o trabalho alheio…eu heím! fica minha sugestão:ela que pinte a cara de vermelho preto e branco,e vai protestar contra a tal diretoria…em um dia de jogo.mas se não der certo,se pinta toda de verde,e se joga no mato.pra nunca mais ser achada.affff……

  32. Ricardo

    Como tem gente que escreve merda, pelo amor de Deus!

    Até com a Carla Dualib querem ligar a menina só para desmerecer as verdades que ela escreve.

    Sim sim, ela é muito amiga da Carla, como fica claro nesse texto que retirei do blog da Larissa:

    “No país da sacanagem
    Novembro, 7, 2008

    Carla Dualib diz já estar acertando os valores para posar nua para a revista Playboy. A ex-diretora de Marketing do Corinthians já teria recusado um primeiro valor em torno de R$200 mil e pedido cerca de R$500 mil, mais participação nas vendas.

    A empresa de marketing da neta do ex-presidente afastado do clube Alberto Dualib, segundo informações, estaria em maus lençóis, merecidamente.

    Sem cliente, sem mídia e sem dinheiro, Carla que já lançou até livro para tentar lucrar algum em cima do Corinthians, agora estaria apelando para revistas masculinas. Do alto dos seus 38 anos, diz que a preocupação maior é com a receptividade dos seus três filhos com o ensaio sensual.

    Manifesto minha indignação à revista, principalmente, se resolverem pinta-la como corinthiana. Seria o cúmulo do absurdo com a imagem do Timão e, como corinthiana que realmente sou, ficarei além de ofendida, envergonhada.

    Enfim, sugestões para a capa: Carla Dualib como Kia nunca viu! Se é que não viu… ”

    Ou então nesse:

    “Carla Dualib na Radio Globo

    É muito cinismo, muita falta de vergonha na cara dessa insolente!

    Chega a embrulhar o estômago ouvir ela falar de tudo que participou como se fossem, ela e sua família, os inocentes da história.

    Falou a verdade na questão do “Salvem o Corinthians”, falou. Demagogia pura, aliás. Discurso que a torcida, os sócios pregam há tanto tempo, tentando levantar uma bandeira que seria facilmente erguida por pessoas com grande influência no clube como a família Dualib. E por que durante os quatorze anos que estiveram lá não fizeram qualquer coisa que se assemelhasse com o discurso proferido agora? É de uma mesquinhez, de uma falta de caráter e de bom senso tamanho essa salafrária dizer essas coisas agora.

    E eu que pensei que pelo menos uma finalidade teria o livro dessa vaca: trazer à tona toda a sujeira do Parque São Jorge. Destituir do cargo toda essa corja que restou. Nem que fosse por vingança da família Dualib com aqueles que lhes puxaram o tapete, porque acreditar que ela é corinthiana e fez alguma coisa, livro, diário, por amor ao clube é demais pra minha cabeça.

    Em todas as entrevistas que vi Carla falando sobre o livro, sobre a sujeirada do PSJ, ela bate com uma mão e assopra com a outra. Sempre no discursinho medíocre da falta de documentos, ou seja, jogou toda a merda no ventilador e só. Isso até eu, torcedora comum, já fiz. Agora eles que têm provas, documentos, etc. ficarem nesse discurso que qualquer jornalista, torcedor e afins, podem fazer? Me poupe, me economize!

    Pra mim, esse ensaio infantil de desagravar sua passagem pelo marketing corinthiano e, se possível, a barra suja do vovô, não passa de uma tentativa de resgate de credibilidade. Trocando em miúdos: o mercado se fechou pra alguém.

    Impressionante ela usar o termo “profissional”, para justificar seus atos nada aceitáveis, apesar de se declarar corinthiana. A cadeia está cheia de corinthianos, seguramente. Muitas pessoas foram assaltadas por homens e mulheres usando gorros onde se via, alto e claro, o distintivo do clube de Parque São Jorge.

    De proveitoso mesmo, só foi ela ter deixada aberta a porta para confirmar que o atual presidente era um dos lacaios do rei velho e deposto. Mas quem é que não sabia disso além dos torcedores mais alienados? Saber, eu sei. Quero é que alguém me ajude a provar, a tira-lo(s) de lá.

    Quero é que salvem o Corinthians! Realmente, dignamente e não com essa demagogia de araque.

    Salvem o Corinthians digo eu…dos Dualibs, dos Helous, dos Curis, dos Correia da Silva, dos Sanchez, dos Gobbis, etc…etc…”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: