Advertisements

Vergonha e indignação

Por ZEZÉ PERRELA

A partida entre Cruzeiro e Palmeiras entrou para a relação dos grandes absurdos do futebol brasileiro em 2009. Não há como aceitar que os escabrosos erros cometidos pela arbitragem de Evandro Rogério Roman sejam considerados normais e aceitáveis em um só jogo. Causa ainda mais perplexidade o fato de ser apenas uma equipe penalizada: coincidência ou má intenção?

Ao se falar desse árbitro, só resta imaginar que se trata de uma pessoa leviana.

E são os acontecimentos que nos levam a pensar assim. Por mais absurdo que isso possa fazer parte da história do futebol brasileiro, mesmo após o escândalo envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho.

No Campeonato Brasileiro de 2009, na partida entre São Paulo e Cruzeiro, dia 31 de maio, no Morumbi, Evandro Rogério Roman teve sua primeira atuação caótica e reprovável em nossos jogos. No primeiro tempo, validou um gol escandaloso do atacante Washington, depois que o jogador do time paulista puxou pela camisa o volante Henrique. Nesse mesmo jogo, Roman ainda confirmou um gol marcado pelo Dagoberto em posição de impedimento e deixou de punir a perseguição ao atacante Kléber, que sofreu quatorze faltas. O desempenho de Evandro Rogério nessa partida foi reprovado por toda a crônica esportiva.

Diante de erros tão estapafúrdios, o presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, reconheceu a lastimável performance do senhor Roman e anunciou o afastamento do mesmo do Campeonato Brasileiro. Mas, pasmem: Evandro Rogério ficou longe dos campos por apenas uma rodada.

Para surpresa ainda maior, o responsável pelo quadro de árbitros da CBF designou a volta de Evandro Rogério Roman ao apito em partidas do Cruzeiro no jogo frente ao Grêmio, no Estádio Olímpico, no dia 2 de agosto. E, para a nossa incredulidade, esse senhor voltou a ser lesivo contra o clube mineiro ao expulsar dois de nossos atletas em lances considerados normais no futebol, segundo a imprensa nacional.

Mesmo assim, a Comissão de Arbitragem e seu presidente parecem gostar de brincar com a cara de pessoas, clubes e torcidas. Para a partida contra o Palmeiras, quando o Cruzeiro pode ter jogado suas últimas esperanças de conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2010, pela terceira vez no Campeonato Brasileiro foi designado esse mesmo árbitro. De novo quero perguntar: apenas coincidência?

Poderia ser, caso Rogério Roman tivesse sido correto em suas marcações e se mostrado imparcial. Mas não foi o que vimos. Desta feita, pelo menos três pênaltis claros deixaram de ser marcados a favor do Cruzeiro. Novamente perdemos um jogo importantíssimo com esse cidadão no apito. De forma capciosa, o senhor Roman já nos tirou nove pontos nessa disputa. Mas, muito mais grave do que seus desacertos é a suspeita que fica no ar em relação à idoneidade dessas pessoas que têm poderes no futebol.

O cheiro de armação e manipulação parece estar novamente presente na cabeça de todos que acompanharam a partida. Suspeita que se torna ainda mais fundada depois que, na semana passada, a imprensa denunciou que o senhor Sérgio Corrêa tem despachado todas as sextas-feiras da sede da Federação Paulista de Futebol. Se for verdadeira essa acusação, tal postura nos parece gerar constrangimentos e ser antiética.

Também é inaceitável ouvir o senhor Sérgio Corrêa dizer que está fazendo uma grande reciclagem na arbitragem do futebol brasileiro e que os resultados vão surgir em 2014. Ora, quer dizer que até lá, o principal campeonato nacional, mostrado para diversos países do mundo, vai servir de laboratório?

O presidente da Comissão de Arbitragem, que inegavelmente persegue o Cruzeiro Esporte Clube, se mostra uma pessoa despreparada, sem competência, omissa e de pulso fraco. Ao anunciar hoje uma nova punição ao Evandro Rogério Roman, esperamos que esse senhor não fraqueje como em outras oportunidades e retorne com o apitador para o futebol.

Em pelo menos duas outras ocasiões, o mesmo juiz já foi punido pela Comissão. Em 2003, por ter tido uma arbitragem calamitosa em jogo entre Corinthians e Goiás pelo Campeonato Brasileiro, e em 2008, por “erros generalizados em lances básicos” na partida entre Londrina e Engenheiro Beltrão, segundo o próprio Sérgio Corrêa.

Aliás, será que também não chegou a hora de a Comissão passar por uma reciclagem e ser presidida por uma pessoa que realmente entenda de arbitragem, que tenha coragem para tomar decisões, que seja isenta, coerente, que saiba punir, cobrar e dar exemplo?

O senhor Sérgio Corrêa está longe de ter esse perfil.

Atenciosamente,

Zezé Perrella

Presidente do Cruzeiro Esporte Clube”

NOTA DO BLOG: Perrela, em minha opinião, fala uma enorme bobagem quando insiste que houve armação na partida entre Cruzeiro e Palmeiras.

Evidente que o árbitro Evandro Roman é péssimo.

O erro, evidente, é de quem o escala.

Perrela acerta quando diz que Sergio Corrêa despacha da FPF semanalmente.

É uma vergonha,  e dá margem a este tipo de comentário.

Luis Gonzaga Belluzzo é um homem incapaz de se submeter a estes tipos de sacanagens.

É honesto.

Perrela, em seu comentário irresponsável, acaba por colocar o presidente palmeirense em uma situação em que, evidentemente, ele não merece estar.

Sua critica tem que ser direcionada aos medíocres que compõem a comissão de arbitragem, que permitem apadrinhados como Evandro Roman continuarem a infelicitar o torcedor brasileiro com suas atuações lamentáveis.

Há verdades no desabafo do presidente cruzeirense, e são nelas que devemos nos atentar.

E descartar, sem dúvida, as injustiças e exageros.

Advertisements

Facebook Comments

49 comentários em “Vergonha e indignação”

  1. ta na hora do FBI grampear alguns telefones, estão beneficiando o pessoal da california e prejudicando os outros states. o problema é que o obama pode estar envolvido.

  2. Evidentemente que depois do caso Edilson Pereira de Carvalho, os caras do futebol não usam mais o telefone, pois ninguém é trouxa. Mas acordem todos, pois os erros são gritantes e todas as semanas. A imprensa precisa parar de falar, que os árbitros são ruins e erram por grossura. O esquema é pesado. Será que era caso de 30 dias de suspensão? Só deram porque sabiam de algo mais sério.

  3. Luis Gonzaga Belluzzo é um homem incapaz de se submeter a estes tipos de sacanagens.

    É honesto.

    TEM GENTE QUE AINDA ACREDITA EM PAPAI NOEL , PORQUE NINGUEM VAI ATÉ A UNICAMP (UNIVERSIDADE PUBLICA) E DESCOBRE PORQUE SE PAGA MENSALIDADE PARA O BELUZZO , QUE APROPIOU-SE DO SETOR DE ECONOMIA DA FACULDADE DURANTE O GOVERNO QUÉRCIA .
    NINGUEM DE VÔCES SABE QUE O BELUZZO É PMDB?

  4. PAULINHO, VAI TE CATAR.
    LAMENTAVEL SUA POSICAO.
    O CARA ERROU 4 PENALTIES, SE ISSO NAO FOR MAH FEH, EH O QUE ?
    QUAL PARTIDA VOCE SE LEMBRA EM QUE 4 PENALTIES NAO FORAM MARCADOS CONTRA O MESMO TIME ???

    E ISSO AQUI:

    vagabundas x cor (gol impedido do k9) +3; vagabundas x vit (gol do vitoria nao marcado) +3; vagabundas x cru (gol das vagabundas que nao entrou) +3; vagabundas x sport (expulsao inventada) +3; vagabundas x fla (falta no 1º gol) +3; vagabundas x flu ( nao expulsao do zag vagabundas) +3; vagabundas x atletico mg (penalti para ser voltado) +1; vagabundas x bota (penalti nao marcado) + 1; vagabundas x barueri (penalti inventado) +3; vagabundas x cru +3 ( 4 penalties não marcados: ( aos 6 min no Kleber, aos 16 min no Fabricio, aos 47 min Armero tocou com a mao na bola, aos 47 min do segundo tempo ), alem disso impedimento inexistente marcado em Tiago Ribeiro.

    ***(*) ******(*)

  5. O grande problema do Cruzeiro é justamente Zezé Perrela, que faz do time um balcão de negócios…..

    O resto é choro…..

  6. HUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHAUHA
    CHUPA VELHO MALDITO GAGAH !!!
    HUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHAUHA
    ***(*) ******(*)

  7. E TEM MAIS.
    O BELUZZO EH UM PULHA.
    UM VELHO MALDITO, CORTADOR DE ZEROS QUE PENSA QUE EH INTELECTUAL.
    QUANDO UM INTELECTUAL LEVOU UM PAIS A BEIRA DA FALENCIA ?
    QUANDO UM INTELECTUAL LEVOU PREGA QUE TEM QUE HAVER TETO SALARIAL PRA PAGAMENTO DE ATLETAS, MAS NA SUA VEZ, PAGA 500 MIL REAIS DE SALARIO PRA UM ATLETA QUE FOI SUCESSO NA SERIE B ? DISCURSO EH DIFERENTE DE ATITUDE PRA UMA PESSOA CONFIAVEL ? ISSO NAO PARECE O LULA FALANDO QUANDO ERA OPOSICAO ?
    NAO SEI COMO UMA PESSOA INTELIGENTE COMO VOCE SE DEIXA LEVAR POR ESSE SAFADO, PMDBISTA, AMIGO DO SARNEY.

    ALGUNS TIPOS DE SERPENTES SE FINGEM DE MORTAS ANTES DE ATACAR SUAS PRESAS, CUIDADO.

    ***(*) ******(*)

  8. Como você defende esse Luis Gonzaga Belluzzo, hein!? Isso também da margem pra se pensar um monte de coisas. Não seja hipócrita: Não existe santo no futebol.

  9. Segundo o dicionário Aurélio:
    Idiota= Andrade Neto
    Imbecil= Francisco Terra
    Caráter= Paulinho

  10. E agora Perrela, o que vai dizer do jogo que acabou agora a pouco contra o Barueri, onde ganharam com a ajuda do sempre pessimo arbitro Djalma Beltrami, que so apita porque eh carioca???
    Gol impedido do Gilberto e penalti p/ o Barueri nao marcado.

  11. EU QUERIA SABER ONDE ESTAH A TAL DE LARISSA BEPPLER, A IDIOTONA QUE VEIO ESCULACHAR O SAO PAULO FC EM 2008 POR CAUSA DE ERROS DOS IMBECIS DO APITO, COMENTAR OS 4 PENALTIES NAO MARCADOS PARA O CRUZEIRO NO JOGO COM OS MINEIROS NA ULTIMA QUARTA-FEIRA.

    SERAH QUE PORQUE SAO AMIGUINHOS, VAGABUNDAS E FRANGAS, A VERDADE TEM QUE SER OMITIDA ? OU EU VOU FINALMENTE CONCLUIR QUE TUDO NAO PASSA DE INVEJA PURA, DOR DE COTOVELO DO CLUBE MAIS VENCEDOR DESTE PAIS ?!?!?!??!

    VAO SE CATAR !!! BANDO DE HIPOCRITAS !!!
    VOCES VAO QUEIMAR NO INFERNO !!!

    E EU VOU SAIR DAQUI, PORQUE EU QUERO JANTAR E MINHA MULHER QUER PASSEAR.
    FOSSE POR MIM, EU PASSAVA A NOITE INTEIRA FALANDO MERDA PRA VOCES ( BANDO DE HIPOCRITAS ) OUVIREM.

    E GARANTO QUE IRIAM FICAR QUIETINHOS, PORQUE QUEM TAH ERRADO, CALA E CONSENTE.

    VAO SE CATAR !!!

    ***(*) ******(*)

  12. Esse Xexé Esparrela está parecendo aquele chorão do Fernando Caralho, ex presidente do Inter.
    O Inter foi amplamente favorecido na libertadores de 2006 nos dois jogos contra o Nacional do Uruguai pelas oitavas, com 2 gols irregulares. Na final da Sul-Americana além de um gol irregular o arbitro deixou de marcar um pênalti para o Estudiantes.
    E ainda essa chorão vem a publico como se fossem um bando de coitadinhos com direito a DVD e tudo.
    É por isso que eu digo Xexé Esparrela , vai chupar prego, até porque seu time ganhou hoje também com um gol irregular.

  13. E hoje.
    Será que o Perrela vai reclamar do juiz?
    O Barueri foi garfado e não vimos ele dar declarações de arbitragem tendenciosa.
    A arbitragem é ruim mesmo. Esse Roman foi aquele que prejudicou o Palmeiras no jogo contra o Goiás.

  14. 1. Perrela vale tanto quanto Collor.

    2. Acertou em relacao ao Roman

    3. A Mafia do Apito (que prejudicou o Cruzeiro e que ano passado deu o titulo ao SP) foi arquivada mesmo com a FPF sabendo do envolvimento de 29 pessoas..dentre elas Roman e Alicio Pena.

    4. Fora isso basta saber os nomes dos outros 27, do mandante e sonhar que um dia o Brasil vera bandidos ricos na cadeia.

  15. Tem esquema p/ o Cruzeiro se classificar p/ a Libertadores, aahhh tem!!

  16. DEPOIS ME COBREM.
    DAQUI A POUCO, A GERALDINA CHEGA DESCONTROLADA EM CASA, LIGA O PC, ENTRA NO SITE DO PAULINHO E FALA UM MONTE ……….
    TODO FIM DE SEMANA É ISSO.
    METEM UM “BOA NOITE CINDERELA” NA DANADA, FAZEM BARBA, CABELO E BIGODE, E QUANDO PASSA O EFEITO SÓ SAI BORRIFAÇÃO.
    FALA SÉRIO !!
    AMANHÃ: VAMU CURINTIA !!!
    DA-LHE MENGÃO !!!!

  17. Nada com um dia após o outro.
    Hoje na Arena Barueri, o time do Zezé fez um gol em um impedimento claro e foi beneficiado com a não marcação de uma penal claro em chute de Fernandinho.
    O Presidente do Barueri poderia aproveitar o texto da carta do Falastrão Perrela.

  18. Lamentavel, ouve pelo menos uns 150 penalties contra o Palmeiras em todos os jogos, o unico jogo que ouve penalti a favor do Palmeiras foi contra os cervideos da Vila Sonia no primeiro turno.kkkkkkkkk

  19. Depois que operaram o Cruzeiro onde interessava, uma ajudazinha agora não prejudica mais quem foi ajudado onde interessava.

  20. Se ele é PMDB, PSDB, P O CATSO É PROBLEMA DELE.

    EU VI O QUE FIZERAM NA USP TOMANDO A REITORIA, ENFRENTANDO A POLICIA, E ACHAM QUE AINDA TA CERTO.

    COITADINHOS…

    VAI CHUPAR MEIA MALUCO.

  21. LEGAL É O PÉ DE CANA QUE COMANDA TEU TIME. QUE NINGUEM FEZ NEGOCIO COM ELE NA ULTIMA JANELA PORQUE ESTÃO VENDO SE ELE ESTA LA DE FORMA LEGITIMA OU NÃO.

  22. PAULINHO VC TA DE PALHAÇADA O BELUZZO E CORRUPTO IGUAL O ANDRES !!!
    OS DOIS SAO PRESIDENTE DE BARRIGA DE ALUGUEL .
    E SÓ GANHAO TITULO NO APITAO AMIGO!!!!

  23. Quem foi q trabalhou (ou trabalha) p Quércia, Sarney e Lulla?

    Perrela ou Belluzzo?

    Aí q tá!

  24. O q separa Perrela e Babylluzzo são apenas 500km, a distância entre BH e SP. De resto possuem os msmos apanágios, só mudam os nomes… o primeiro preside um Armazém, o segundo, uma Barriga de Aluguel!

  25. É mas esse o Paulinho já vive falando, com razão afinal, mas vive puxando o saco do virtuoso Beluzzo isso que eu não entendo, aaaa se fosse o Juvenal ou o Teixera.

  26. UM HOMEM NAUM PODE SE CHAMAR “ZEZÉ PERELLA”.
    UM HOMEM NAUM PODE SE CHAMAR “RICHARDSON”.
    FALA SÉRIO !

  27. Geraldo “JASON” Lina Disse:
    Setembro 26, 2009 às 10:07 pm | Responder

    “…FOSSE POR MIM, EU PASSAVA A NOITE INTEIRA FALANDO MERDA PRA VOCES ( BANDO DE HIPOCRITAS ) OUVIREM.”

    ————————————————————————————–

    Ah, FINALMENTE você admite que fala MERDA mesmo, ahn???
    RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRRSRS

  28. Paulinho, acho que a imprensa esportiva contribui para o baixo nível da nossa arbitragem.

    Quando os dirigentes e torcedores reclamam, é tudo choro, ninguém leva a sério ou presta atenção. Os únicos que podem fazer alguma pressão e realmente cobrar mudanças são os jornalistas. Só que a grande maioria prefere ficar em cima do muro, pra não se complicar.

    O Juca Kfouri é um cara que admiro, mas que nesse ponto dá muita mancada. No último Goiás x Flamengo, o rubro-negro foi muito prejudicado pela arbitragem e o que o Juca escreve sobre a arbitragem? Que o Adriano teve um pênalti Mandrake marcado e só.

    Acho que ele tomou essa atitude equivocadamente, pra “premiar” o exemplo de retidão Goiás e não dar moral pro malvado Flamengo, talvez o melhor exemplo de tudo que existe de errado no nosso futebol. Mas ao abrir mão da imparcialidade pra dar lição de moral em cartola, o Juca perdeu a chance de usar sua influência pra chamar a atenção pro péssimo nível dos profissionais do apito. E depois vem comentar que o árbitro de São Paulo e Corinthians prejudicou o Timão. Pô, só fala em erro quando é oportuno?

    Os jornalistas tem que assumir seu papel e agir com imparcialidade. Só assim as coisas podem mudar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: