Advertisements

Relações perigosas

Da FOLHA DE SÃO PAULO

Por TOSTÃO

——————————————————————————–

O nepotismo e outras relações perigosas estão a cada dia mais frequentes na política, no esporte e na sociedade

——————————————————————————–

JOSÉ SARNEY , em uma de suas inúmeras e indefensáveis defesas no Senado, quis sensibilizar os políticos e a população ao questionar quem não atenderia aos pedidos de uma neta, de um neto ou de um namorado de uma neta. Ele sabe que a maioria dos que o criticam faz e faria o mesmo.

O nepotismo e tantas outras relações interesseiras, perigosas, perniciosas e antiéticas, mesmo se não forem ilegais, acontecem, com muita frequência, na política, na sociedade e no esporte. “É dando que se recebe”, uma praga nacional.

Muitas pessoas bem-intencionadas não sabem, ou fingem não saber, o que é ético e/ou legal. Fazem o que a maioria faz. É a lei da esperteza e da acomodação.

É cada dia mais frequente, na administração dos clubes e nas comissões técnicas dos times de futebol, a presença de parentes e de convenientes amigos de técnicos e dirigentes. Assim, dirigentes de clubes, federações e da CBF se perpetuam no poder.

Em alguns clubes, parentes se alternam no comando. No Cruzeiro, entra Perrella e sai Perrella.

A desculpa esfarrapada de todos, no esporte e na política, é a de que precisam se cercar de pessoas de confiança.

O nepotismo tem que ser combatido, já é proibido no serviço público, mas há inúmeras outras relações tão ou mais perigosas.

Muitos dirigentes trabalham muito próximos de empresários. Um agente costuma administrar a carreira de um técnico e de vários jogadores que estão sob o comando desse mesmo técnico. Os conflitos de interesses são inevitáveis. Os técnicos falam que sabem separar as coisas. Parafraseando Caetano Veloso, de perto, ninguém é 100% íntegro.

Alguns jornalistas não escapam dessas relações perigosas. Gostam de ser amigos de jogadores, de técnicos e de dirigentes. Recebem informações privilegiadas e em troca, no mínimo, não criticam suas fontes.

É um risco hoje até elogiar jogador ou técnico. Alguns empresários se aproveitam disso para valorizar seus clientes. Os agentes entopem os e-mails de comentaristas com ótimas informações sobre seus jogadores. Por isso e por outros motivos, não coloco e-mail na minha coluna.

No Brasil, os profissionais são, a cada dia, mais valorizados pelas relações sociais e corporativistas do que pela competência técnica.

A rede de interações é extensa e com dezenas de conexões. O ser humano está a cada dia mais interligado, mais só e menos livre.

Advertisements

Facebook Comments

6 comentários em “Relações perigosas”

  1. Paulinho,
    Ouvi comentarem ontem, no senadinho, que o Lula, para consolidar a reabilitação moral do Sarney, recomendou ao Andres, que lhe desse também, um título de Conselheiro no Corinthians…

    Seria ele, também candidato a presidência do senadinho corinthiano?

  2. Sugestão de pauta:

    http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp422810,0.htm

    Nota: O cara da SP Turis fala na terceira pessoa, como se ele fosse um dos donos do estádio.

    Ou, para quem gosta da Folha:

    Negócios à parte>

    A disputa com a Federação Paulista de Futebol por conta do caso Madonna, no fim do Brasileiro-2008, não impediu o São Paulo de recorrer a adiantamento na entidade. O clube, que havia tido uma operação de crédito no Bic Banco vetada por conta de ação na Justiça contestando o mandato do presidente Juvenal Juvêncio, contou com a ajuda de intermediários para tomar o dinheiro da federação, que, segundo cartolas, varia de R$ 4 milhões a R$ 6 milhões. Marco Polo Del Nero, o presidente da entidade, deu aval ao negócio.

    ( Do Painel FC de hoje)

    Nota: O painel FC continua citando nomes genéricos como “cartolas” (isso quando não usa o termo “fontes”) em vez de citar nomes de verdade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: