Advertisements

Equipes suspeitas dominam a Formula 1

 

Rubens Barrichello confirmou o favoritismo no treino livre, realizado durante a madrugada, para o GP da Austrália.

Ficou com a segunda colocação, pouco atrás de Nico Rosberg.

O treino foi dominado pelas equipes que estão sob suspeita de utilizar equipamento irregular.

As Ferraris, com Massa e Raikkonen, fizeram apenas os 10º e 11 º tempo.

McLaren ficou ainda mais para trás.

Não deixa de ser um indício.

O equipamento citado dá vantagem desproporcional comprovada para algumas equipes.

Em igualdade condições não teriam a menor chance.

Sem dúvida, parece ser uma situação “legal”.

Dirigentes encontraram uma brecha na lei para a colocação dos equipamentos.

O problema é a questão moral da coisa.

Os pilotos parecem não estar nem ai.

Será que vale a pena vencer desta maneira ?

Eis a questão.

Facebook Comments
Advertisements

39 comentários sobre “Equipes suspeitas dominam a Formula 1

  1. ARTHUR AAT

    Quando Ross Brawn era da Ferrari e usava de todos detalhes para fazer peças revolucionárias, ninguém falava nada.

    Quando a a equipe de Ron Denis tem algo inovador e pula na frente, ninguém fala nada.

    Se uma equipe ‘pequena’ começa a desenvolver o carro no meio do ano passado, tem um idéia boa, e DENTRO DAS REGRAS, esta equipe esta jogando sujo ?

  2. Codename X

    Bom dia;

    Paulinho, até você entrou no chororô das demais equipes?

    Fato é que os fiscais e o diretor técnico da F1 consideraram o difusor legal, dentro das regras, logo não há implicação moral nenhuma nisso: as equipes com os novos difusores tiveram uma boa idéia e a estão usando, como foi ano passado com a tal “barbatana de tubarão” que algumas equipes usavam. Ir até o limite das regras para tirar o máximo do carro é a essência da Fórmula 1, e TODAS as equipes, sem exceção, já fizeram isso.

    E preciso dizer que concordo com Rubens Barrichello a esse respeito: não é apenas isto que faz o carro ser bom e sim o conjunto. Só os difusores não fariam de um carro mais rápidos o resto do carro não fosse bom.

    Se a FIA declarar os difusores ilegais agora, ao meu ver, ela estará destruindo uma parte importante da F1, que é a liberdade e o incentivo da criatividade para buscar inovações (que se olharmos sem preconceito, é exatamente o que o novo difusor é).

    No mais, prefiro não acreditar que essa reclamação toda que vejo em parte da mídia seja na verdade manipulação das equipes ditas “grandes” da F1 que estão se mordendo por não terem tido a mesma idéia antes, e agora jogam todos contra essa inovação porque não admitem ficar atrás de ninguém.

  3. Péricles Chaves

    Paulinho, foque no Futebol pois esse comentário seu da F1 é ridículo.
    Foque no desgraçado do Sanchez.

    Quando a Ferrari sou espionada pela McLaren tiraram a equipe dos contrutores, grandes coisa. O que importa é o de pilotos mesmo.

    Se liga Paulinho, o Arthur e o Codename já falaram tudo.

    Abração Paulinho

  4. william.caridade

    Paulinho,

    Concordo com tudo com o que o ARTHUR AAT disse.

    Se fosse a ferrari ou a Maclaren que tivessem inventado esses difusores eles seriam inovadores, como é a pequena Brawn as pessoas tentam tirar o mérito a qualquer custo tentando desqualificar e imputar supostas irregularidades.
    Palhaçada total isso!!! Se está dentro das regras, as outras equipes que corram atrás do prejuizo e tratam de desenvolver seus próprios difusores.

  5. Alicio Roberto Egydio Leva

    Paulinho,

    As vezes acho você moralista demais. Tem que tomar cuidado pra não parecer algo como aqueles ecochatos radicais que colocam um dogma na cabeça e não vêem nada além daquilo. As opiniões que já foram dadas antes de mim resumem bem o que está acontecendo. O brilhantismo da criatividade de alguns engenheiros não pode ser confundido com falta de caráter. Por favor, não leve toda discussão pro lado moral. Algumas são técnicas. Já percebi essa pequena deficiência em pouquíssimas de suas análises. Força sempre e a bandidagem não pode vencer!

  6. Itamar Morais

    Peraí, Paulinho, vc não sabe o que está falando. O Ross Brawn não é um Tom Walkinshaw da vida e o time que leva seu nome não é suspeito de nada. O carro foi vistoriado pela FIA e está dentro das regras, assim como a Williams e a Toyota. Se o carro não passou pela vistoria do Paulinho, pega o avião para Melbourne e vá protestar!
    Sem querer contestar seus dotes de engenheiro, a peça, em si não traz essa enorme vantagem que vc está falando, ela tem a função de fazer o ar passar por baixo do carro com mais fluidez, aumentando o efeito solo, principalmente na traseira do carro, que é a parte crítica, devido à redução do aerofólio traseiro.
    A Brawn interpretou o regulamento de outra forma, fazendo com que o ar passe mais depressa, apenas isso. Não é nenhuma trapaça, não é nenhuma desonestidade. Vc, que costuma dividir as pessoas em honestos ou desonestos, deveria olhar com mais atenção para a Ferrari, sua vítima da vez. Roubar dados da McLaren é permitido? Fazer um difusor diferente não é????

  7. Marcos R. Cabral

    Quando a Willians usava a suspensão ativa, por muito tempo, as outras equipes reclamara, criaram um sistema igual, e as menores ficavam apenas como retardatárias. Depois, foram as McLaren quem utilizaram um sistema eletrônico de largada, que por ser um software, era facilmente apagado, sem deixar rastros, fato esse que foi copiado pelas Renaut.
    Agora, estão utilizando esse difusor traserio. Oras, se a FIA é uma entidade tão exigente, porque iria permitir que apenas algumas equipes utilizassem tal acessório?

  8. alberto

    Se a própria FIA autorizou, qual é a imoralidade? As outras equipes choronas que se virem procurem alternativas.

  9. Leao

    Parábens Ross Brawn. O gênio voltou. O resto é choradeira de perdedor. A equipe que deveria estar no final do grid de largada está lá na frente. O Rubinho que deveria estar de pijama está lá na frente. Como é que Ferrari e McKlaren vão explicar aos seus patrocinadores que a tartaruga pode ganhar a corrida da lebre? Como justificar aos patrocinadores o investimento nestas equipes? Parábens Ross Brawn.

  10. Paullo Medeiros

    Totalmente de acordo com o “Codename X”

    Ross Brawn é macaco velho…

    Já estava preparando esse carro desde o ano passado baseado nas novas regras enquanto as equipes “grandes” estavam com o foco na temporada de 2008.

    Chororô, com toda a certeza.

  11. Renato

    A Maclaren já copiou o difusor da Brawn, ou seja ela já admitiu que fez uma interprretação errada do regulamento…não é uma questão de ética, mas de melhor solução para determinado problema , sem ferir o regulamento!!!!

  12. Rodrigo

    Paulinho, tudo bem ?

    Obvio que é estranho ver equipes que obtiveram resultados ruins no ano passado andar bem neste começo de ano, e a desculpa é a do tal difusor.
    Mas, em ver de questionar a legalidade ou a moralidade dos pilotos, não seria mais justo parabenizar as pessoas que trabalharam duro dentro dessas equipes que, a partir da regulamentação do campeonado, encontraram soluções que fazem a diferença. Se a propria FIA não os trata como trapaceiros, por que nós deveríamos fazer isso ?

    E a humanidade em todos os setores vive das inovações. Lembre-se que com uma idéia revolucionária (não vamos entrar em maiores detalhes sobre o surgimento da mesma), a Microsoft revolucionou o mundo da informática perante as empresas até então dominantes do mercado.

    Entendo que boas idéias fazem bem em qualquer lugar do mundo, desde que sejam parte da legalidade, como parece ser essa situação.

    Abraços

  13. Peter

    Paulinho, faz parte da F1…daqui ha 1 ou 2 provas as equipes se equiparam e a verdade vem a tona…ou seja, a monotonia vem a tona…. Ferrari e Mclaren.
    Pra mim a grande prova do ano é se MAssa será um campeão ou não!

  14. VINI

    Ai meu Deus…. nada mais normal, então o melhor seria que todos carros fossem do mesmo nível desde sempre…

  15. Ribamar Bianchini

    Paulinho, a competição tem um regulamento, não vejo mal algum em se cumprir o que está escrito no regulamento, agora a ferrari não é nenhuma santinha para querer dar moral nos outros pois ela já esteve envolvida em vários episódios de manipulação de resultados de pilotos e sempre usou sua influência política para se safar viu. Abraços!!!

  16. Jeff

    Concordo com o Arthur AAt.
    Além do difusor, a Brawn GP tem buracos no assoalho que liberam o ar dentro do carro gerando menos atrito.

    Pela regra não podem ser punidos pelo diferencial, apenas por pressão das grandes que, por enquanto, estão comendo poeira.

    Ross Brawn é um gênio.

  17. Marcus Sousa

    Pelo jeito você não entende muito de F1, o difusor NÃO inflige nenhuma regra, tiveram uma boa idéia e o resto não, Ross Brawn é considerado no circo o melhor engenheiro da F1, o que a Ferrari ganhou no começo da década metade se deve a ele.

  18. Delduque Amaral

    Paulinho, neste post você viajou na maionese. Se a peça é “legal”. Qual o problema moral? O que o piloto tem a ver com isso? Todo vez que muda o regulamento o mais atento acha a melhor solução e depois os outros acompanham. Como desta vez vai demorar um pouco para os outros se adaptarem, eles chiaram, mas já, já todas as equipes estarão com o difusor, pois sabem que o Ross Brawn não dá ponto sem nó.

  19. Kakashi

    Os difusores não são o fator diferencial não.A qto tempo que a aerodinâmica do carro vem sendo projetada??Esqueceu que agora a equipe tem propulsor Mercedes, que tem alguns bons cavalos de diferença com relação ao motor Honda???Menos Paulinho…MENOS!

  20. Bruno de Melo - Belo Horizonte/MG

    Suspeitos de terem feito um trabalho melhor do que os outros. Suspeitos de possibilitarem a perda hegemonia da Ferrari e Mclaren nesta temporada. Suspeitos de talvez terem descoberto que o tal Kers ainda não seja uma boa por conta da distribuição de peso. Suspeitos de terem entrado com os pés no chão, treinado em condições de qualy e corrida, ao contrário da Ferrari, por exemplo, que tentava esconder, como sempre fez, o jogo nos treinos de inverno.
    Se lembra das asas móveis da Ferrari? E das calotas? E do tanque de combustível menor? Isso tudo, sim, era suspeito.
    Ora, faça-me o favor. Paulinho, você não é tão ingênuo assim.
    Gosto muito do seu trabalho, mas neste post você falhou feio. Analise os interesses Paulinho, interesses. Você sabe disso muito bem.

  21. Carlos

    E a postura da Ferrari com relação ao Barrichello e ao Schummacher, especialmente naquela famosa corrida em 2001, foi ética?

    A Ferrari não pode reclamar de ética.

  22. Luis Fontes

    PAULINHO, ASSIM COMO NO CASO DO FAMOSO PONTO ELETRONICO DO RICARDINHO EM 2001 NADA DE MAIS ACONTECEU… AS IDÉIAS ESTÃO AI PARA SEREM DESCOBERTAS…QUE CULPA TEM POR EXEMPLO SE O LEÃO NÃO FOI CRIATIVO NA OCASIÃO… A IDÉIA ESTAVA NO AR E O LUXEMBURGO (SEU ÍDOLO) TEVE… JA O LEÃO NÃO TEVE… AZAR DELE…. NA F1 A MESMA COISA… ALGUMAS EQUIPES TIVERAM A IDÉIA E A INICIATIVA DE VER O REGULAMENTO E NOTAR QUE NÃO TINHA NADA DE MAIS EM USAR OS TAIS EQUIPAMENTOS, OUTRAS JA NÃO FORAM CRIATIVAS E FICARAM ACOMODADAS… AZAR DELAS… AFINAL DE CONTAS ISSO CHAMA COMPETITIVIDADE, DENTRO DAS PISTAS E TB NOS BOXES…. OU SERA QUE OS TITULOS DO SCHUMAQUER NÃO VALERAM POIS A FERRARI ERA MUITO MAIS POTENTE QUE OS DEMAIS CARROS…. VAMOS PARAR DE CHORORO…. QUEM SE ACHA PREJUDICADO QUE AJUSTE SEU CARRO MELHOR….

  23. Luciano

    Paulinho,

    como já disseram aí em cima é uma questão de interpretação do regulamento, como foi a suspensão ativa, o bico tubarão, aquele monte de apêndices aerodinâmicos que os carros usavam no ano passado.

    se fosse ilegal, a fia não teria permitido, agora se a Ferrari, a Renault, a Red Bull e quem mais reclamou, não conseguiram criar algo parecido em seus projetos, isso é culpa da incompetência de seus engenheiros, e não uma sacanagem das outras equipes.

    então, não me venha querer julgar moralmente algo que é a essência da F1, o desenvolvimento tecnológico.

    Abraços e continuamos na luta para desmascarar o Andres.
    Luciano

  24. marco

    HEHEHEHE acho que nessa voce se deu mal, vc prefere uma corrida onde já se sabe o vencedor ou ferrari ou maclaren, dalhe rubinho rsssssss agora vai ter graça as corridas

  25. tsutomo

    perfeita a colocação do colega Codename X. se fosse a ferrari ou mclaren q tivesse criado o difusor, seria apenas “mais uma mostra do como a equipe é superior, bem estruturada e com planejamento incrivel”. como é uma equipe “pequena”, aí já é desonestidade, roubo, etc. eu deixei de acompanhar F1 faz um tempo, mas se este ano esta brawn ou outra equipe “pequena” ganhar algumas provas, posso voltar (com prazer) a assistir.

  26. PC

    Pode choramingar à vontade.

    Quem tá por trás dos projetos são os GÊNIOS Ross Brawn, da Brawn, e Patrick Head, da Williams.

    A Formula 1 mudou muito em seus carros, e no novo desenho, o trabalho desses GÊNIOS apareceu.

    Fique de olho também na RBR, pois o Adrian Newey também é desse grupo de projetistas aí.

  27. Douglas

    Paulinho,

    Gosto do sue blog, mas por favor, fale só de futebol.

    Não há desonestidade, as outras equipes que hoje reclamam amanha estarão usando a mesma peça.

    Já aconteceu muitas vezes na f1 isso, de uma equipe aparecer com um equipamente que lhes dá grande vantagem.

    Não confunda imoralidade, com competencia…

    Abs

  28. Anselmo

    Oi Paulinho,

    Gosto demais do seu blog, leio sempre, mas acho que neste caso você está equivocado. Os chamados difusores utilizados pela Williams e a Brawn não são, por enquanto, ilegais. Já foram investigados e liberados pela FIA. Cabe às equipes que se sentiram prejudicadas entrar com um recuso, ponto final. Se o recurso for válido, não poderão usar mais os difusores e está resolvido. Caso sejam liberados, Ferrari, Mclaren e cia que corram atrás do prejuízo e copiem a inovação.
    Nada de imoral aí. Isso é Fórmula 1 onde, quem fica atrás reclama de quem sai na frente por não ter tido a boa ideia antes.
    Abraços,
    Anselmo

  29. danilo

    Meu Deus!

    Confesso que senti vergonha alheia por esse comentário!

    Isso se chama INOVAÇÃO meu caro!

    Quando se trabalha melhor dentro do mesmo regulamento, obviamente se obtem vantagem.

    Pelo jeito, se dependesse do seu conceito de “moral” ainda estariamos andando de charrete

  30. Lucas

    Paulinho, não fale do que vc não entenda. Não tem nada de amoral nisso. Eles fizeram tudo dentro do regulamento. As outras equipes só estão reclamando pq ficaram para trás. Isso não é diferente da “barbatana de tubarão” em algumas equipes do ano passado, ou da calota da McLaren deste ano. Se atenha ao futebol, e olha que nem isso vc entende muito

  31. Pedro

    Nossa nesse post vc tá pior que o Caio comentando jogo pela Globo, que horrível!!! Moral na F1??!! Vc tá de brincadeira comigo!! Igualdade de condições?!! Vc é um fanfarrão!!! Calma Paulinho quem sabe o Macarrone faz um bom tempo hoje, aí vc até esquece o que escreveu…rsss!! Vc esquece mas a gente não…lembra do carro horroroso da Honda, e que o Barrichello não devia se submeter a esse constragimento?!!..Afeeee, vai ter uma aulinhas de F1 com o Edgar de Melo Filho, Flavio Gomes, Lito Cavalcante e até o Reginaldo Leme, credo vc num apreende!

  32. antonio sergio

    Paulinho !!! Nao pisa na bola… Acompanho a fórmula 1 desde 71 e toda vez que uma equipe sai muito na frente em termos de tecnologia, todas outras esperneam. Sei que vc adora bater… mas nessa vc errou. Dou uma dica… lê o blog do Livio Orichio. Nao vai ler o Fabio Seixas que ele nao conhece nada… é um fanfarrao e tá triste pelo Bruno Senna.

  33. paulo

    Não há nada de amoral em procurar vantagens técnicas dentro da lei.

    Se o veredito final foi favorável à nova peça, as outras equipes que copiem…

    Não faz sentido nenhum não procurar o melhor resultado possível…

  34. Rafael Alves

    Questão Moral, Paulinho?

    Olha, fosse pra se levantar uma questão moral, correriam todos com os mesmos carros, mesma regulagem e venceria o piloto, não a equipe.

    Foi imoral quando Williams dominou o controle de tração alcançando ampla hegemonia? E a Renault com o melhor dispositivo de largada, era imoral? Imoral é copiar projeto dos outros…

    Fosse o difusor uma idéia da Ferrari copiada pela Mclaren, estaria tudo normal pois as grandes seguiriam monotonamente grandes. Como foi uma idéia da Brawn que, dentro do regulamento, encontrou alternativas melhores levanta-se a questão moral. Uma pena que parece que você engoliu e assimilou o chororô alheio.

    A honda tinha desistido da temporada passada e ja desenvolvia esse carro a muito mais tempo e ainda ganharam o Upgrade do motor mercedez. Competência e oportunismo. O resto é blá-blá-blá.

  35. Rubens Silva

    Paulinho,

    A própria FIA disse estar dentro das regras. Acho que a discussão moral que você propõe deveria ser direcionada à Ferrari, Mclaren e afins que querem resolver o assunto no tapetão…

    Abs,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: