Advertisements

Lula troca vergonha por votos no Nordeste

Por MAURÍCIO SAVARESE

http://www.blogdosavarese.blogspot.com/

Desde a redemocratização o Nordeste se mantém como grande fiel da balança das eleições presidenciais.

Enquanto alguns candidatos centram força nos maiores colégios do Brasil – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro -, deixam desguarnecida a região mais pobre do país, com a qual imaginam ter mais chances de obter votos sem fazer os mesmos gastos por eleitor.

Os nordestinos costumam ficar ao lado do candidato para o qual apontam logo no início do ano do sufrágio. Hoje, eles apontam para José Serra.

Esse deve ser o raciocínio que leva o presidente Lula a permitir a ocupação de espaço no seu governo pelos arautos do fisiologismo do Nordeste, como José Sarney (cujo grupo governou o Maranhão por 40 anos), Renan Calheiros, Geddel Vieira Lima e até o ex-adversário mortal Fernando Collor de Mello.

Dar votos a Dilma Rousseff custa caro e ele parece disposto a pagar quanto for necessário para tomar votos do tucano num terreno ainda instável e decisivo.

Alguns dirão que nenhum desses oligarcas nordestinos, que por anos vociferaram contra o presidente ex-operário, causará qualquer tipo de problema no Legislativo a um mandatário com mais de 80% de aprovação popular.

Pode ser.

Mas não há como encarar essa invasão consentida pelo Palácio do Planalto como uma falta de vergonha na cara do nível da que levou ao mensalão. Uma coisa é acomodar aliados num governo.

Outra é entregar o governo a eles.

Lula se deu gostosamente para o PMDB.

Sem o menor pudor.

Ele pode até conseguir um bom tanto de votos para Dilma na região onde nasceu e é querido ainda mais do que no resto do Brasil.

Mas não terá o argumento de que a neo-petista, que não é unanimidade nem no próprio partido, é a candidata que romperá com marajás e com o pior que há na política brasileira para defender um programa de governo minimamente de esquerda.

Essa imagem faz diferença para pelo menos um terço do eleitorado que não poderá preguiçosamente cravar mais um voto em Lula.

E aí, como fica esse povo todo?

Se Lula venceu graças à expectativa de mudança e o próprio Serra, conhecido nacionalmente, pouco baterá na atual administração, qual será o discurso de Dilma?

Dizer que é a candidata que se dá melhor com Sarney, Renan e Collor não parece ser muito animador.

Até porque essa turma toda pode aprovar a falta de vergonha do presidente para lhes dar abrigo, mas não garante fidelidade para nenhum candidato que não tenha chance real de vencer.

Falta de vergonha dá nisso.

Facebook Comments
Advertisements

23 comentários sobre “Lula troca vergonha por votos no Nordeste

  1. Guilherme

    Por que você não fala da vergonhosa campanha da Sabesp (empresa que presta serviço APENAS em São Paulo) no Brasil inteiro, com direito a apoio aos importantissimos eventos da Globo no Esporte Espetacular, como a descida das escadarias de Santos??

    Isso pode porque é o Serra, né?

  2. Cris gardner

    Breve vai ser o Serra Facista ai não tem mais nada disto relaxa
    Ai o país vai ser dividido entre DEM e PSDB
    E se HJ ta dificil pra quem rala com PT
    Vai piorar um milhão de vezes
    Claro vai piorar na periferia pra quem ganha um salario e se mata pra cacete e aguenta uma pa de humilhações
    Mas claro poucas pessoas aqui tem consciência de favorecer os mais miseraveis se tem corrupção então toca o F né rsrsrrsrsrs

    PSOL 2010

  3. Cris gardner

    Lembrando o índice de popularidade do Lula passou de 83%
    O melhor que FHC conseguiu foi por volta de 50%
    Isto no primeiro mandato claro no segundo não passava de 40 e poucos %

  4. Luís Carlos

    Quer dizer que se o careca genérico, que está num partido que é filial da Arena, um dia fosse presidente da república não faria nenhum acordo com nenhum cacique nordestino?

  5. Rodrigo Fierro

    Momento do “merchan político”. Tá na cara que o texto é direcionado e, pior de tudo, preconceituso. Paulinho, você pensa mesmo que suas idéias são inovadoras no campo político? Você, Paulinho, é mais do mesmo! Reacionário!

  6. Kakashi

    A Dilma para mim é a cachorrinha das discussões de política qdo acontece no programa do “Bonzão”(Jô Soares)..rsrs
    Farinhas do mesmo saco!Todos laranjas podres.

  7. emygdio ribeiro do prado jr

    Isto é uma pouca vergonha ,dá a impressão que está todo mundo sem condições de pensar ,parece que o país tem um dono ,e que este dono esta acima da verdade ,e que o povo está acéfalo ,parece até que não somos uma nação com identidade de brasileiros ,e que não estamos querendo mais participar destas intrigas partidárias ,que mais parecem briguinhas de comadres que não têm o que fazer ,enquanto o que interessa que é o povo ,e ,a melhoria das condições da saùde ,da escola ,do emprego ,do salário da fome ,do aposentado ,da mulher, da criança abandonada ,enfim da luta pela melhoria das condições de uma nação que é composta de brasileiros ,sejam eles nortistas ,sulistas ,ou do leste ,ou do oeste ,isto não importa ,o que interessa é que votamos e elegemos sempre alguem para representar ,o povo brasileiro,e não vestir camisa de time de futebol ,ou de partido politico ,ou fazer comparação com este ou aquele ,mas ,sim representar dignamente os anseios e as esperanças de um povo que quer ter igualdade de direitos e obrigações em todas as camadas da pirâmide social ,sendo assim é muito triste e desalentador acreditar que a visão politica atual seja tão infantil e desprovida desta visão global ,esperamos com esperança ,que um dia passamos ver atuar um verdadeiro representante do povo brasileiro ,quem crê em Deus espera.

  8. Jones

    Infelizmente, o Brasil depende da competência e conhecimentos da paulista Sabesp para tirar o atraso absurdo em saneamento básico.

    Há coisas mais importantes na vida do que vaidade e bairrismo, saúde sem dúvida é uma delas.

    Abraço.

  9. Roberto

    Como é? Quer dizer que “os nordestinos […] hoje apontam para José Serra? Deixa de ser ridículo!

    E aí, paladino da ética, nenhum post sobre a “ditabranda” da Folha?

  10. ROBERTO

    Paulinho,

    O que se percebe claramente quando o tema é política, que voce é literalmente contra a figura do presidente Lula. Não importa o que aconteça de bom ou de ruim. Voce é contra o Lula e ponto final. Como se não bastasse, e para piorar, fica clara a sua opção PSDBISTA, o que é profundamnte lamentável quando isso parte de um jornalista que, em razão da função deveria se comportar com isenção. Mas voce, ao contrário, é tendencioso.
    Sugiro a voce que fale somente de esporte. Nisso voce é bom, embora algumas vezes discorde de suas ideias.
    Sou leitor assíduo do Blog. Para finalizar, um pedido: continue falando mal do enganador Luxemburgo. Ele merece.

  11. cesar

    “os nordestinos hoje apontam para Serra…” Esse cara só pode tá de brincadeira.

  12. Léo

    reproduzir jornalista soldo de caixa do psdb é pouco à acrescentar em qualquer debate

  13. Alexandre

    A campanha Serra Presidente 2010 está a todo vapor! Pena que só os paulistas gostam dele…

  14. Brav0

    Lula vai destruir a próxima eleição para presidente com o seu candidato(a).

    Podem ir pegando o lencinho e chorando burgueszada e ladrões.

    Lulão e sua vontade de ajudar o país e os pobres, continuará a serviço do país por MUITOS anos.

    Chora aih FHCzada corrupta que vendeu o brasil aos gringos, porque meu lulão vai estar fazendo pro povão o que vocês NUNCA fizeram, nunca deram sequer 1 saco de arroz.

  15. davi

    porra paulinho,deixe de ser baba-ovo
    de tucano!
    ficaram 8 anos no poder federal e conseguiram
    ser mais imcompetentes que o governo do PT que,
    também é uma bosta!!!
    politicamente falando,estamos todos sem saída!!
    Somos um povo de caráter muito frágil!!

  16. João

    Cara, você pode até mandar bem no esporte, mas em política fica a desejar… Sem querer defender Lula e longe disto, mas você só chama atenção do PT.

    Acorda, olha aí o governo Serra e Kassab. Você não viveu os anos FHC e tucanos em São Paulo? Destruíram a educação pública, entre outras coisas, a base para formar qualquer cidadão. Olha aí seu Kassab e a o escândalo das merendas!

    Não vejo nenhum problema em criticar o Lula (que é uma decepção e desilusão mesmo, por tudo que prometeu), mas você não demonstra “isenção” alguma. Ou confessa que você é pró-tucano, seria melhor, pronto. Cada um tem sua opinião. Parece um destes reacionários nojentos, do tipo Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho.

    Você vai ser mais um desinformado e reaça no mundo do jornalismo esportivo?

    Acorda, garoto, vê se aprende um pouquinho com “seu amigo Juca Kfouri” sobre política, um cara com afinidade ideológica de esquerda, mas sem deixar de ser crítico. Preste atenção também no Tostão, no Sócrates. Ou deixe claro para seus leitores que você é pró-tucano. É simples. Aposto que o Juca tem amigos de direita também, hehe.

  17. Marco

    Paulista gosta de Serra??? Cê tá louco??? Se for para escolher uma desgraça, preferiria o Maluf. Pelo menos o Maluf é engraçado.
    E eu voto no Protógenes para Presidente!!! O cara tá apanhando de (quase) toda a mídia agora (Veja, Globo e Estadão…SEMPRE OS MESMOS….). Mexeu com os barões tem que ter “aquilo roxo”, mas que eu me lembre, pelo menos recentemente, foi o único cara que encostou os tubarões na parede.
    Esse sim é o CARA!!! Daniel Dantas (o dono do Brasil) e Gilmar Dantas Mendes (o xerife) que se cuidem!!! Pau neles!!!

  18. Muchacho

    Paulinho, vergonha e vc colocar esses posts de 3os (bem entucanados), e nao responder nenhuma das replicas que os seus fieis leitores fazem, ….isso e antijornalismo, tal qual vc combate.
    Seria digno vc postar algo em favor do cidadao exemplar, Protogenes Queiros, que esta sofrendo golpes severos da grande midia canalha e do grao-tucanato aliado ao sr. gilmar mendes….acorda Paulinho !!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: