Advertisements

O juiz esta nu !

Por VLADIR LEMOS

http://blogdovladir.blogspot.com/

Vida de juiz nunca foi fácil e a modernidade a tornou pior. Mas não ache que a do torcedor melhorou. No começo a onipresença da TV criou o replay. Invento terrível e admirado. Depois dele nunca mais tivemos o prazer de ficar na arquibancada sem a sensação de estar perdendo alguma coisa.

Aí vieram as câmeras invertidas e suas posições estratégicas, capazes de dar nó na cabeça dos mais distraídos. Sem querer a torcida foi se entregando a essa ilusão de ficar cada vez mais próxima do jogo. Um vício pós-moderno que se alimentava de takes fechados. Um verdadeiro paraíso artificial que foi ganhando cada vez mais cor e definição, e convencendo o torcedor de que era ele que estava se tornando onipresente, quando na verdade corria o risco, cada vez maior, de se tornar um solitário.

Do sofá, ou da poltrona, passou a ser possível ver um senhor roendo unhas na geral, o jogador arrumando o calção na intermediária, o técnico aos berros na beirada do campo. Abençoado por esse olhar eletrônico, o torcedor passou a ver por trás do gol, de cima, de lado, no detalhe. Aos poucos as câmeras foram levando embora uma a uma cada dúvida. E quando o poder das lentes já não surtia efeito o jeito foi convocar o computador. Estava criado o tira-teima. E o juiz lá, sozinho, com seu apito e algumas poucas parafernálias.

Ninguém teve a sensibilidade de sacar que poderia não ser uma boa estratégia imunizar o futebol contra o olhar de cada um. Aos poucos, o nossa maneira de ver, a nossa interpretação, se reduziu a uma simples constatação. Afinal, o que dizer daquela imagem frisada no último domingo no Palestra Itália com a linha do gol exatamente no meio da bola? Como contestar esse e todos os outros flagrantes que temos visto por aí?

Nunca mais poderemos nos confortar achando que se não fosse um erro, um equívoco do juiz, o nosso time teria sido campeão. Nunca mais poderemos dizer que tudo não passou de uma calúnia contra o nosso zagueiro ou atacante. E não me venham com sentimentalismos, não me venham falar em intenções, provocações, sussurros imperceptíveis, porque os precisos juízes do STJD já não têm tempo para gastar com a insanidade de lances que não foram captados.

As transmissões atuais são como um édem oferecido aos torcedores. Um édem que os devotos do pay-per-view podem desfrutar melhor. E os juízes? Ora, os juízes podem padecer um pouco mais no purgatório, como na última rodada.

E se quiseres recordar a sensação de testemunhar uma partida de futebol com direito a interpretações e espaço para a teimosia, vá à várzea, à praia ou a uma pelada qualquer. O futebol profissional está vigiado, virou um Big-Brother, e é cada vez mais um espetáculo pra quem tem a virtude de se render à tecnologia, para quem basta, simplesmente, assistir.

O torcedor anda hipnotizado pelas lentes. Enquanto o juiz, bom, o juiz está nu!

Facebook Comments
Advertisements

Um comentário sobre “O juiz esta nu !

  1. CONTRA A IMPUNIDADE

    Precisamos lembrar ao senhor Paulinho, dono do blog, que nós torcedores e trabalhadores que pagam impostos e suas contas em dia; nós que participamos de eleições e tentamos nos fazer representar da melhor maneira possivel, estamos INDIGNADOS com a demora referente ao processo de apuração e punição dos responsáveis pelo caso do gás na semi-final do campeonato paulista de 2008.
    Mesmo após o JORNAL LANCE ter divulgado que durante as escutas telefônicas no caso da máfia dos ingressos, foram encontradas/criadas provas ( gracações de conversas ) do envolvimento de torcedores e dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras, estranhamente notamos “morosidade” no processo.
    Gentilmente solicitamos ao caro jornalista, que nos informe, cobre, investigue.
    Nós não queremos de forma alguma ter gente desta espécie vestidos de representantes mascarados de pessoas de bem em nosso meio.

    QUE SE INVESTIGUE, QUE JULGUEM E PRINCIPALMENTE QUE PUNAM OS RESPONSÁVEIS.

    NÃO A IMPUNIDADE !!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: