Advertisements

Procurador pede fim de jogatina na Record

Da Folha de São Paulo

Por DANIEL CASTRO

O procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo recomendou anteontem à Record a “imediata cessação” do Super Leilão, nova prática de telessorteio pelo prefixo 0900. Se não cumprir a recomendação, a Record sofrerá ação na Justiça Federal.

Para o procurador, o Super Leilão explora o jogo de azar, o que é proibido no Brasil, desrespeita o consumidor (por não ser transparente, por invadir a intimidade e por induzir ao gasto impulsivo) e distorce os serviços de televisão e telefonia.

No ar desde o ano passado, o Super Leilão promete prêmios como carros a quem ligar para um telefone e oferecer “o menor lance único”. A ligação custa R$ 4,00, mais impostos.

“Isso não é venda de produto por meio de leilão, porque quem participa não tem controle sobre o lance. Sabe apenas que está gastando. É palpite no escuro”, afirma Araújo.

Além da Record, Rede TV!, SBT e Band, exploram telessorteios via 0900 ou SMS.

As emissoras argumentam que estão amparadas em um recente acordo entre TVs, telefônicas e Ministério Público que estabeleceu regras para o “serviço”. O procurador Araújo, no entanto, entende que o acordo não pode viabilizar uma prática ilegal (o jogo de azar).

A Record afirmou que é apenas divulgadora do Super Leilão, mas se recusou a informar os telefones de seus supostos clientes

Facebook Comments
Advertisements

19 comentários sobre “Procurador pede fim de jogatina na Record

  1. Marcos Rogério Cabral

    Essa prática já havia sido abolida da televisão, desde 1998. Mas, como o Brasil é o famoso país do jeitinho, tudo é possível. E tem gente que acredita nessa lorota de lance…

  2. Rodollfo Bernini

    Ridícula ação.

    No mínimo deveriam mudar o nome, retirando a palavra “Leilão”.

    Será mesmo um jogo de azar? Ao ligar a central informa se o seu lance foi o menor único até o momento.

    Acho uma inteligente fonte de receitas das televisões, só acho que o preço das ligações deveria ser mais visível.

    Abraços

  3. Lucas

    Paulinho faz uma campanha para colocar o Kajuru dinovo na ESPN Brasil, e se puder esclareça o motivo de sua saida da emissora antigamente

  4. Denilson Martins

    Eu nunca liguei pra estas jogatinas, e acho um trouxa, quem liga.

    Tem que acabar mesmo com esta porcaria, que serve de válvula de escape, pra mesas redondas nazistóides se manterem no ar, vomitando suas bobagens.

    TEm que lançar uma campanha semelhante aquela do Barão de Munchausen e a do não vote no Bispo, pra alertar seu leitor sobre esta sacanagem.

  5. Rafael

    Cada uma.

    É uma forma de entretenimento, e joga quem quer dando o palpite que quiser.

    Simples assim.

  6. Mello jr

    Esta tudo muito certo mas gostaria de mencionar que existe tb um canal que tem uma tal de palavras cruzadas que é outro pega trouxa é canal fechado mas o crime deve ser o mesmo !

  7. euclydes zamperetti fiori

    Eleitores do Rio de Janeiro, tomem cuidado com o candidato Crivela é um dos favorecidos com este conto da cascata, onde os unicos q. ganham são seus detentores e os que os apoiam.

  8. Daniel Caiado de Souza

    Esse jogo deveria ter sido proibido antes mesmo de ter sido colocado em atividade.

    Sujeira pura.

  9. Maicou Suel Silva

    Interessante não…
    Primeiro a integridade da notícia…o Serviço é esxplorado por quase todas as redes de Tv, a Globo têm algo parecido…BBB….
    Agora, a manchete é claro teria que ser falando mal da Record…já que é dela que o nobre blogueiro não gosta.
    Porém porque o Ministério público e o nobre blogueiro também não investigam por que só o Governo Federal pode explorar jogos de azar, ou Loto, Megasena, Loteria esportiva, Surpresina, Loteria Federal, Timemania não são jogos de azar?
    Aliás, jogo de azar é só pra quem perde, pois´pra quem ganha é jogo de sorte.
    Paulinho, é muita demagogia pro meu gosto.
    Tenho achado fantástico parte de seu trabalho que vêm investigando a corrupção e falcatruas no futebol, especialmente no meu Timão, porém alguns ransos precisam ser deixados de lado.
    É óbvio que se Record, Luxemburgo, CBF , Ricardo Teixeira, Milton Neves, entre tantos outros que você não gosta se fizerem alguma bobagem vocÊ pode noticiar, porém acho que este caminho de procurar qualquer notícia só pra ficar falando mal não está sendo legal não, OK.

  10. Eric Vitari

    porque só a record??

    porque nao pedem o fim da jogatina nas outras emissoras tbm??

    estranho isso…

  11. ana claudia de olivera machado

    oi eu fui usada com um goupe que eu tinha ganhado o lote 108 e quamdo eu paquei e não ressebi nem um premio. porisso parei de dar os lance mas queria vouta a dar di novo mais espero que a empresa peque essas pessoas que estão fazendo isso!!!!!!!! OBRIGADO PELA OPORTUMIDADE

  12. Daniele

    tbm recebi uma mensagem dizendo que eu era ganhadora do lote 108! uma FARSA!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: