Advertisements

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg  FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br E-mail: caminhodasideias@superig.com.br   

CAMPEONATO MEIA BOCA

SÉRIE A1

O campeonato paulista meia boca, somente com um turno, teve seguimento neste sábado, Palmeiras e São Caetano se enfrentaram no Parque Antártica, com arbitragem de Robério Pereira Pires, seu erro foi o de entrar na do palmeirense Valdivia que depois de percorridos 70 minutos da partida, iniciou seu teatrinho com propósito de receber o cartão amarelo.

Este encenar e reclamar com gestos e palavras as determinações da arbitragem teve glorificação popular quando o fato se consumou, a maioria dos presentes aplaudiu Valdivia. OBS: Ao tempo em que arbitrava, se percebesse este comportar, o jogador receberia cartão vermelho caso provocasse em demasia ou ficaria até o termino da mesma.

SÉRIE A3

União de Mogi das Cruzes enfrentou a Francana, com arbitragem de Luciano Lannucci, partida teve seu inicio retardado em 20 minutos por falta do equipamento médico obrigatório e constante no regulamento.

Resultado favorável à equipe de Franca: 2×0, com normalidade na parte disciplinar, sem problemas para o árbitro e seus assistentes.

ROBOTIZAÇÃO

Em varias oportunidades manifestei minha contrariedade quanto às tentativas ou palavras proferidas por pseudo-s conhecedores das leis do futebol, sobre o se parar a partida toda vez que a bola não esteja em jogo.

Para dirimimos este item, sugiro a estes entendidos; façam experiência à parte em partida com real validade na disputa pelos preciosos pontos e das cabines parem seus cronômetros reiniciando-o assim que a bola retomar seu curso normal, quando o árbitro terminar a mesma divulguem o teste, fazendo projeções quanto ao tempo de sua duração, acredito que este não terá menos que três horas, fora isto, tenho certeza que o tesão sobre a mesma diminuirá e muito.

COAFESP

Sei que estamos na época em que os valores estão de cabeça para baixo, mesmo assim pergunto:

1º Foi ético o comportar do presidente da Cooperativa dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – Silas Santana, membro da FPF e ouvidor de árbitros, ao enviar mensagens criticando associado conforme o fez em relação ao trabalho de Sálvio Spinola, que atuou na partida Santos x Corinthians?

Ressalto que não confio no trabalho deste árbitro, para mim, enxerga somente o que lhe interessa.

2º Artur Alves Jr secretário da COAFESP, alem de membro da Comissão de Árbitros da FPF, escala árbitros para diversas partidas, trabalha como delegado da presidência nos jogos, uma das funções desta representatividade é analisar o trabalho da equipe de arbitragem, é ético este comportar?

SOLIDARIEDADE

Meus votos de recuperação a jovem Michele Splitter, atleta de nosso Basquete, que em treino realizado na cidade de Americana (SP) onde joga, sentiu mal estar, tentou voltar, mas não conseguiu.

Encaminhada para o hospital, realizou vasta bateria de exames nos quais ficou constatado o retorno da leucemia.

Michele de 18 anos tomou conhecimento deste problema em 2004, quando entrou em tratamento ficando três anos fora das quadras, voltou a treinar em agosto, participando de algumas partidas amistosas de nossa seleção.

Agora, encontra-se no Centro Infantil Boldrini, em Campinas. Força, Guerreira.

POLITICA e ELEIÇÔES

O namoro entre PT e PMDB do Quércia, deve ser consolidado com a vaga de vice na chapa petista liderada pela relaxa e goza, para as eleições na capital de São Paulo.

Como ficam as varias acusações feitas por Marta, Lula e outros caciques ao ex-governador Quércia, em quem honradamente não votei?

RIO DE JANEIRO

Estimado povo do Rio de Janeiro, especialmente a seus eleitores, votar em Crivela, é votar no atraso, no subdesenvolvimento, na exploração da Fé, fora, o estímulo que da a guerra religiosa.

Acredito que por sua cultura, por sua história e por seu adaptar aos tempos contemporâneos, dentre os atuais postulantes, no meu abranger Fernando Gabeira é o melhor e o mais franco.

CARTÕES CORPORATIVOS

Desde o inicio afirmei e afirmo que todos os beneficiados com este documento deveriam e devem de nos prestar esclarecimentos quanto ao mesmo e de seus gastos.

Esta opinião é corroborada pelo deputado Chico Alencar (RJ) quando se referindo ao dito pela ministra Dilma Rousseff, de que estava formando um banco de dados: “A população brasileira que é correntista deste banco”, tem o direito de ver os extratos desta movimentação bancária.

SENADO

Na semana passada, o senador Mão Santa PMDB do Piauí, exaltou a participação de uma conterrânea na edição do BBB.

Não satisfeito o senador traçou o perfil da moça, e, após informar ao plenário que ela torcia pelo Flamengo, gritou: ¨Meeeengo¨!

Acorda Brasil.

SP-31/03/08

As opiniões aqui contidas são de minha inteira e total responsabilidade e publicadas pelos blogs:

blogdopaulinho.wordpress.com

pitacosdobodaum.zip.net

Facebook Comments
Advertisements

6 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. Alviverde/SP

    Quanto ao “teatrinho” do Valdívia, não vejo mal nenhum em tentar provocar o cartão amarelo, DESDE QUE se saiba COMO fazê-lo, como você mesmo disse, SEM exageros…o árbitro não deve entrar PREVENIDO quanto ao desejo do jogador em receber o amarelo, e sim, mostrá-lo se REALMENTE o jogador merecer, segundo as regras do jogo.

  2. Maurizio Scarpa

    Vc acabou de inaugurar o árbitro que lê pensamento…ou seja, aquele que além de apitar os lances da partida, terá que saber o que se passa na cabeça do jogador….Ah e aqueles jogadores que não gostam de viajar e tomam cartão pra ficar fora de partidas em locais distantes, merecem o vermelho também?….ah, nem sei pq ainda escrevo pra contestar suas besteiras….

  3. euclydes zamperetti fiori

    Mauricio Scarpa, grato por ler minhas besteiras, porem lhe afirmo as equipes fazem contagem dos atletas q. receberam amarelos e na penultima rodada os q. estiverem pendurados, são incentivados e aprovam que devam forçar o amarelo.
    Saiba q. tb encontramos jogadores q.ñ gostam de viajar e ai o problema é da diretoria ou daqueles q. como o senhor aplaudem aos indisciplinados.
    E mais, por comportamento como o do senhor e de grande parte de nosso povo, é que estamos nestya anarquia generalizada neste sempre país do futuro.
    Acorsa Brasil

  4. euclydes zamperetti fiori

    Senhor Maurizio Scarpa, desculpas por ter escrito na acima seu nome como sendo Mauricio.
    Volte sempre, desta materia entendo um pouquinho e podes crer é a pura verdade e tenho certeza q. sabes disto.

  5. Alviverde/SP

    Mas você concorda que o árbitro, sabedor de que o atleta “PRECISA” receber o amarelo, não pode também SEGURAR o cartão como forma de punição, DESDE QUE o atleta, dentro dos limites de TOLERANCIA o provoque??? Ou será que DELIBERADAMENTE o árbitro poderá não mostrar o cartão, mesmo que o atleta o faça por merecer(ressalto: PROPOSITADAMENTE mas DENTRO dos LIMITES da TOLERANCIA) somente com o intuito de não deixá-lo atingir esse objetivo?? Isso é permitido?? Ou seja, fica-se puramente a critério do árbitro??

  6. euclydes zamperetti fiori

    Caro amigo Alviverde, em meu postado, afirmei q. se o atleta de forma deliberada procura-se receber o amarelo, lhe daria o vermelho por entender q. a acintosidade de suas manifestações alem de ati-esportivas tb foram provocativas ao árbitro q. esta ali como representante das leis do jogo, leis q. ñ adimite pressões quaisquer q. sejam e venham de onde vierem.
    Grato por ter entendido o inserido na coluna, creio q. concorda q. necessitamos de ordem nas praças esportivas e os atletas com suas manifestações agitam as torcidas para o bem ou para o mal.
    Entendo tb q. no hoje as comemorações em comemoração ao gol marcado, não representam espontaniedade, são ensaiadas e perdem o valor, ex: Dança do Creu e outras babaquices provocativas.
    Amigo volte sempre e aceite meu abraço.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: