Advertisements

Do Portal Imprensa

http://portalimprensa.uol.com.br

Publicado em: 21/02/2008 17:02
Site esportivo desmente denúncias feitas por blogueiro e Juca Kfouri

Por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA

No dia 23 de janeiro de 2008, o Portal IMPRENSA publicou uma reportagem sobre as denúncias feitas pelo “blog do Paulinho”, dedicado à cobertura esportiva, que veiculou uma série de e-mails que teriam sido trocados por dois importantes nomes do site Futebol Interior, também especializado no mundo esportivo.

Com o título, “Uma das maiores vergonhas do jornalismo brasileiro”, Paulinho iniciava a denúncia contra Artur Eugênio Mathias, dono do site, e Edgar Soares, um de seus principais colaboradores. A publicação dos e-mails tinha o objetivo de apresentar provas de que o Futebol Interior cobraria para falar bem de determinados clubes ou dirigentes, além de direcionar o conteúdo editorial do veículo.

Todas essas denúncias foram repercutidas, também no dia 23 de janeiro, pelo blog do Juca Kfouri, que deu créditos à Paulinho, afirmando que não havia nada melhor do que “voltar de férias e ver um blog de um jovem revelar a escuridão de velhos métodos que ainda teimam em ferir a credibilidade do jornalismo”.

No entanto, na última quarta-feira (20), o site Futebol do Interior, que na ocasião não havia se pronunciado sobre as denúncias, publicou uma reportagem afirmando que Kfouri, Paulinho e Leandro Santiago, ex-funcionário da empresa, teriam violado e manipulado os e-mails exclusivos do portal.

Na nota, o site afirma que “por meio de rastreamento, apurou-se que o ex-funcionário do Futebol Interior, Leandro Santiago, invadiu criminosamente o servidor de e-mails da empresa e passou a monitorar, alterar conteúdo e passar as informações para o jornalista Juca Kfouri. Este, aliciando o tal Paulinho (afinal, quem é este cara, que a todos critica, mas não mostra a cara?) com informações mentirosas, desonestas, manipuladas e fraudulentas, o incentivou a publicar em seu blog as correspondências eletrônicas, obtidas de maneira criminosa”.

Dessa forma, o Futebol Interior publicou uma série de e-mails que teriam sido trocados entre Santiago e Kfouri. “Os infratores serão cobrados na Justiça pelos prejuízos acumulados por danos morais, perdas econômicas e financeiras”, diz o site.

Na última terça-feira (19), o blog do Paulinho saiu do domínio UOL e, em seu post no novo endereço, o blogueiro afirmou que tomou a decisão “de não se curvar perante a censura”. Ao Portal IMPRENSA, Paulinho afirmou que as denúncias do Futebol Interior são “delírios de gente desesperada que foi pega com a mão na massa”.

Sobre a saída de seu blog do domínio UOL, Paulinho afirmou que ” já saiu do ar duas vezes. Uma por pressão de Artur Eugênio. Voltou. Na segunda, fui notificado que deveria retirar uma publicação que citava o site mencionado (Futebol Interior). Não concordei com a notificação e preferi sair de lá”.

Procurado pelo Portal IMPRENSA, Juca Kfouri afirmou que não irá responder “a quem não merece” e que o site Futebol Interior não “cuida da febre, mas sim quebra o termômetro”. O jornalista esportivo declarou conhecer Leandro Santiago, “não pessoalmente”, e confirma que trocou e-mails com ele.

No entanto, afirma: “Não invadi correspondência de ninguém, como eles (Futebol Interior) fizeram. Troquei e-mails que foram editados. É só comparar com os e-mails inteiros que o Paulinho publicou, e ver quem faz jornalismo e quem não faz. Interesse público acima de tudo”, finaliza.

Advertisements

Facebook Comments

24 comentários em “Do Portal Imprensa”

  1. Paulinho, só pra avisar, uma pequena correção, no site do Portal imprensa o título da reportagem é “Site esportivo se defende ” e não “Site esportivo desmente…”. Abraço.

    Paulinho: Beleza

  2. Como o pessoal do FI conseguiu esses email??
    Invadindo correspondências alheias não??
    Eu no seu lugar conversaria com o Juca e abriria um processo contra os donos do FI.
    Motivos para a abertura do processo é o que não falta.
    Chamar alguém de “laranja” é uma calúnia muito pesada.
    Isso sem levar em conta que os emails que o FI mostrou aparentemente foram editados.

    Paulinho: Vou fazer eles passarem vergonha na justiça

  3. E existe alguém nesse mundo que pense em acreditar na palavra de Edgar Soares, ao invés de ouvir o sábio e sempre corretíssimo Juca? O pior é que deve ter…

    Paulinho: Sempre tem…

  4. Paulinho, desculpe pela mudança de assunto, mas estou super ancioso sobre o estadio
    Hoje (quinta) vai haver uma reunião do conselho
    Voce esta a par de alguma noticia sobre o estadio ou vai mais uma vez melar o projeto ??

    Paulinho: Deve sair…

  5. Bom, li o tal editorial do Futebol Interior.
    Pela troca de e-mails entre Juca e o ex-funcionário do site, não fica caracterizado que o jornalista tenha participado de qualquer ato ilícito.
    E mais um caso, dentre tanto que acontece na grande imprensa: alguém descontente de outro alguém vira fonte de informação. Cabe ao jornalista se precaver para não ser usado
    Também não vejo nada demais no fato do Juca passar casos ao Paulinho. É outra prática comum na grande imprensa.
    O FI está tentando esconder o essencial e mostrar os acessórios.
    Aviso: comento tudo isso com base no que vi até agora

    Paulinho: Eles mentem, distorcem, como de costume…

  6. pra mim, como advogado, o que eu vejo na “resposta” do FI é obra de advogado… tem toda uma construção com começo meio e fim, sem falar que o emails tão com a maior pinta de que foram editados…
    ainda acredito no paulinho, até porque quem acompanhava o FI como eu acompanhei um tempo pra ficar sabendo das notícias da série B, sempre achou aquele site meio estranho… abração!

    Paulinho: É bem por ai…obrigado pelo apoio

  7. Este caso tem tudo pra se transformar em matéria de primeira para aulas sobre liberdades de opinião, expressão,e de imprensa, de jornalismo, esportivo e investigativo!!
    Parece clara a invasão nos e-mails do Juca e o ex-funcionário. Por outro lado é obrigação moral do jornalista divulgar material que comprove ilicitudes, ilegalidades e crimes. Se ele o recebeu, e o seu conteúdo é original e fidedigno, deve publicar, tomando cuidado é claro para não servir como peão de interesses tubarônicos, tais como nos cansamos de ver nas revistas semanais brasileiras. Denúncias aparentemente interessadas em publicar desmandos, crimes e maracutais, quando na verdade serviam apenas para enfraquecer adversários de quem se dispôs a pagar pelo espaço “jornalístico”. No site do Observatório da Imprensa encontram-se dezena de casos assim.
    Decididamente não isso que ocorre no caso do Paulinho !
    Pessoas como ele, Juca, Birner, Trajano, e outros que não me lembro agora, podem ter opiniões as mais polêmicas, mas não servem a nenhum outro interesse que não o de suas consciências independentes !
    O país é realmente podre e falta muito ainda pra se tornar uma democracia plena e completa ! Estas pequenas batalhas integramuma grande luta. Chegaremos lá ! Avanti !!

    Paulinho: A bandidagem entrou em desespero…sabem muito bem o que lhes espera

  8. paulinho, vc nao ta respondendo mais os emails, como fazia antes(interrog) era um grande diferencial….

    Paulinho: Faço o possível….

  9. Copia mensagem enviada por mim ao site Futebol Interior

    “Sobre a materia sobre o Paulinho, mas voces deram 2 tiros no pe;

    Primeiro acusaram Paulinho de um crime que cometeram igual, ora, se eles violaram vosso email para conseguir as provas, como vcs conseguiram os emails entre eles, nao foi da mesma forma?

    E depois foram incluir o Juca na historia, na boa, daqui 50 anos, com muito sucesso e honestidade voces terao o mesmo respeito e credibilidade que ele tem.

    E se vcs querem reputacao, o problema nao sao esses dois, mas os tecnicozinhos medianos que vcs tem contato, que ficam espalhando quanto vcs cobram e como eles pagam. Vide Jorge Saran, Vide Michael Robin….

    Reitero que nao sou partidario de nada, utilizo vosso site para consulta de tabelas, pois acho que as piadinhas e apelidos que vcs colocam, e de imenso baixo nivel, e pior, pq tambem expoem fotos e opinioes de voces, correto?!

    Obrigado, e Obs: Galvao Bueno tambem nao eh jornalista diplomado.

    Paulinho: Eles estão desesperados perante a condenação evidente…..

  10. Paulinho, li a versão do Juca sobre a sua saida do UOL ( o fato de vc naum poder colocar fotos sem a autorizaçao) e acho q vc deu mole nesse caso( as regras sao para todos, isso naum foi uma censura), mas tudo bem, continuo lendo suas matérias onde vc estiver…agora, que “brilhante” e “imparcial” essa “jornalista” da Tribuna da Imprensa…ainda mais qdo coloca essa frase (afinal, quem é este cara, que a todos critica, mas não mostra a cara?)… Enfim, continue assim, mesmo q poderosos naum queiram…. A verdade eh sempre a verdade…né naum??

    Paulinho: Não foi só o caso da foto, aconteceram outras discussões com eles dignas de censores. O caso das fotos é a versão “oficial” deles

  11. Paulus,

    Qual a próxima estapa?!

    Abraços

    Paulinho: Tomar um bom vinho e me divertir com o desespero deles

  12. Luís a frase da jornalista (“afinal, quem é este cara, que a todos critica, mas não mostra a cara?”) não foi direcionada ao Paulinho.
    Quem disse essa frase foi o editor do site FI.
    Aliás você sabe quem foi o editor dessa matéria Paulinho??
    Como disse no outro comentário você pode processar esse cidadão por calúnia e difamação.

    Paulinho: Vou me divertir com eles na justiça

  13. Parece-me aqui que todos são farinha do mesmo saco, cada um preocupado em munir-se contra seus desafetos. E parece-me que todos optaram por usar os fins para justificar os meios. Usar ex-funcionário também é coisa de gente incompetente, né não? Ou seria coisa de gente ingênua? Ou seria coisa de gente ambiciosa? E por que tanta preocupação por parte do Paulinho e o Juca Kfouri na maneira de atuação do site Futebol Interior?

    Paulinho: Por que tanta preocupação? Você deve estar de brincadeira…

  14. Nunca lí tanta massa fecal sólida em uma só tela.

    Esta gente do tal site, é um negócio abaixo de lixo.

    São vermes asquerosos.

    Paulinho: Muito, mas muito abaixo…

  15. Li as matérias do FI. Só de ler tanta asneira dá pra ver com que está a verdade. E ainda a diretoria do Corinthians quer se aliar com gente como essa pra construção do estádio. Quanta mediocridade.

    Paulinho: São semelhantes…

  16. Paulinho: Quer dizer que para mostrar fotos em blog é necessário a autorização do “fotografado”? E como ficam os sites de paparazzis? Será que eles pedem a autorização para cada foto? Coitadas da Britney Spears e Preta Gil (por exemplo)… ficariam o dia inteiro autorizando ou não as dezenas de fotos que saem por todos os jornais na internet.

    Paulinho: Pois é…

  17. Quem descobriu a história voce ou o Juca? é dificil responder essa questão??

    Paulinho: Já respondi….vc prefere que eu desenhe ?

  18. qual a diferença desse site FI , para nosso jornalismo nacional que só reconhece um jogador quando vai pro eixo, os exemplos sao inumeros. final do ano passado um bloguista comentarista da globo falou que todo time do galo era perna de pau, foi só ser contratado pelo flamengo que o mesmo individuo o qualifica de habilidoso. Diego alves do galo já mostra há muito tempo grandes serviços na meta, mas temos que engolir bruno (que foi pro mengo por nao aceitar o banco do diego no galo, aliasm, bruno no galo, ninguem conhecia) e felipe como grandes goleiros do brail, conversei com cariocas no carnaval aqui em minas, nem conheciam diego alves. Casillas aparecia na portada do marca, respeitado jornal espanhol, como melhor goleiro do mundo todos os dias enquanto batia o recorde de minutos sem gols da temporada, foi só o diego bater o recorde que ninguem fala mais nisso na espanha, nem aqui no brasil. Qual a diferença? não encontraram os emails? esse imprensa é tudo igual, visam o lucro sempre, ibope, grandes torcidas.

    Paulinho: As pessoas que dirigem

  19. o perna de pau que virou habilidoso é o marcinho. sem falra de outros atleticanso que sao desprezados pela midia aqui e depois sao reconhecidos somente fora: caçapa, gilberto silva, cicinho, mancini, etc, etc, etc.etc…

    Paulinho: Você tem uma certa razão

  20. Queria saber porque meu comentário não foi postado. Belo jornalista esse que só publica o que lhe é conveniente. Não falei nenhum absurdo, mas agora já começo a pensar alguns.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: