Coluna do Fiori

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br

“É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós”
John Lennon: foi um cantor, compositor e ativista da paz britânico que fundou os Beatles
————————————–
Ingerências e submissão dos árbitros estão desacreditando o

Se liga
Wilson Seneme – presidente da CA-CBF
————————————-
18ª e 19ª Rodadas da Série A do Brasileirão 2024 – Sábado 20/07
Flamengo 2 x 1 Criciúma
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
VAR
Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (FIFA-RN)
Item Técnico
1º – No decimo segundo minuto da segunda etapa contagem Flamengo 0 x 1 Criciúma, árbitro com visão livre, próximo do fato, determinou ‘segue o jogo’ no momento que Rodrigo defensor do Criciúma cometeu penalidade máxima no oponente Arrascaeta;
Corretamente
VAR interveio sugerindo que revisse no monitor; lá chegando, viu, reviu, retificou o erro, voltando pro campo, assinalou a marca da cal.
Penalidade
Batida por Pedro, rebatida pelo goleiro e jogo prosseguiu.
2º – Por volta do quadragésimo minuto da etapa final, dentro da área catarinense, bola sob domínio do flamenguista Cebolinha é atingida por outra chutada pelo oponente Barreto.
Imediato
Sem hesitar, apitador baseado no afirmativo “Será concedido tiro livre direto se um jogador arremessar um objeto estranho na direção da bola, de um adversário ou de um membro da equipe de arbitragem ou tocar na bola com um objeto” inserido na Regra 12, apontou a marca da penalidade máxima.
Explico
A segunda bola foi lançada de fora para dentro do campo sem interferir na disputa, no instante que o defensor catarinense, de propósito, lhe chutou contra a oficial, impediu que oponente Cebolinha seguisse no caso.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 04 para Rubro-negros e 07 para defensores do Tigrão Tricolor
Vermelho: Seguido do segundo amarelo para Allano defensor do Criciúma
Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro SAF- MG
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
VAR
Rodrigo Nunes de Sa (FIFA-RJ)
Item Técnico
Por volta do 44º minuto da etapa inicial Davi de Oliveira Lacerda estando próximo e de frente pro fato, determinou ‘segue o jogo’ no instante da claríssima falta do cruzeirense Lucas Silva no oponente Zé Rafael acontecida na metade do campo defensivo da equipe mineira; na sequência, bola centrada para área alviverde, sobrando para Lucas Silva mandar pro fundo da rede.
VAR
Entrando no circuito, requereu que assoprador fosse ao monitor e revisse o ocorrido; lá chegando boto-branco vendo e revendo, retornou ao campo apontando a falta em cima do Cruzeirense no alviverde.
Concluo
Passou e muito o tempo para que o politiqueiro que preside a CA-CBF seja demitido.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 05 para alviverdes, incluso técnico Abel Ferreira acintoso contestador das decisões dos representantes das leis do jogo e 04 para defensores da equipe azul e branco
Domingo 21/07 – Bahia 0 x 1 Corinthians
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
VAR
Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Item Técnico
Desempenho aceitável da equipe de árbitros
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 04 para tricolores de aço e 04 para alvinegros
19ª Rodada – Quarta Feira 24/07
São Paulo 2 x 2 Botafogo SAF-RJ
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
VAR
Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)
Item Técnico
1º – Nos primeiros minutos da etapa inicial, árbitro acertou em apontar penalidade máxima cometida por Bastos defensor botafoguense no instante que cotovelou o rosto do oponente Ferreirinha, confirmada pelo VAR
Penalidade
Batida por Lucas Moura finalizada no fundo da rede, abrindo o placar: São Paulo 1 x 0
2º – Pouco depois, por volta do sétimo minuto, bola centrada na área grande tricolor, na disputa ocorreu cabeceio do botafoguense Tiquinho com bola desviada no braço aberto do são-paulino Wellington;
Assoprador do apito
Se encontrava de frente, domínio visual total, nada marcou, gerando muitas reclamações dos botafoguenses
VAR
O precaveu, sugerindo que fosse ao monitor, cuja imagens lhe mostraram o erro da não marcação da falta penal, se curvando a verdade, passados três minutos, boto-branco voltou ao campo apontando a marca da cal; penalidade máxima batida por Tiquinho pro fundo da rede, empatando 1 x 1
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 05 para tricolores, incluso técnico Maximiliano Pablo Cuberas e 04 para alvinegros cariocas
Quinta Feira 25/07 – Corinthians 2 x 2 Grêmio
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
VAR
Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (FIFA-RN)
Item Técnico
O primeiro gol corintiano foi originado de toque leve e nada faltoso, um gremista puxou levemente o braço esquerdo do corintiano do Romero;
De
Pronto, corretamente, assoprador deixou jogo seguir
Convidado
Pelo VAR, se pôs à frente do monitor, demorando, se curvando a imposição do regente do artifício, voltou pro campo sinalizando penalidade máxima cobrada por Yuri Alberto empatando 1 x 1
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 01 para alvinegro e 02 para tricolores dos pampas
/// /// /// /// /// /// /// ///

Coluna em Vídeo
Por conta de agenda, não gravaremos a versão em vídeo da Coluna, que retornará, normalmente, na próxima semana
———————————–
Política
Maduro reage a Lula como lobo atacando Chapeuzinho Vermelho

Devagarinho, Lula vai se dando conta de que a “democracia relativa” que enxergava na Venezuela se parece muito com uma ditadura absoluta. Descobre da pior maneira que Nicolás Maduro é um democrata sui generis, do tipo que jamais negaria a ninguém o direito de concordar inteiramente com ele.
Lula ousou declarar-se surpreso com a antevisão de Maduro segundo a qual um “banho de sangue” tingirá a conjuntura venezuelana caso a oposição prevaleça nas urnas do próximo domingo. O autocrata companheiro deu de ombros: “Quem se assustou que tome chá de camomila”. Horas depois, Maduro adotou contra Lula uma ficção de Bolsonaro. Disse que não são auditadas as eleições no Brasil. Atribuiu a pecha às eleições dos Estados Unidos e da Colômbia. Os três países monitoram com lupa o pleito venezuelano.
Edmundo González, o opositor que Maduro consentiu antes de saber que subiria além do desejável nas pesquisas, agradeceu o apoio de Lula ao processo eleitoral. Disse valorizar a presença de Celso Amorim como observador em Caracas. O assessor internacional do Planalto declarou ao Globo que Maduro deveria aproveitar as eleições para “mostrar que a democracia” venezuelana “está consolidada”.
A despeito dos esforços de Amorim, Lula talvez devesse buscar a assessoria de uma criança de cinco anos. No teatro infantil, com seus enredos básicos, sua comédia ingênua e seus exageros trágicos, as crianças se integram com facilidade à catarse. Elas participam do espetáculo. Interferem na história, vaiam os vilões e torcem pelos hipotéticos heróis.
Uma criança teria saltado da cadeira em maio do ano passado, quando Lula recepcionou Maduro em Brasília. O assessor mirim teria invadido o palco para avisar ao Chapeuzinho Vermelho do Planalto que o Lobo Mau venezuelano não merecia o benefício da dúvida. O que faltou a Lula foi um acompanhante infantil, com discernimento para alertar que um presidente marcado p elos calos do 8 de janeiro não deveria se meter em apertos antidemocráticos.
Josias de Souza: Colunista do UOL publicado dia 24/07/2024 as 07h38
————————————
Chega da desavergonhada corrupção praticada por presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, membros do judiciário, ministério público; idem: funcionários públicos de todas as escalas, incluso militares, idem nos bastidores do futebol brasileiro.
/// /// /// /// /// /// /// ///
Finalizando
“Uma imagem fala mais que mil palavras, a sujeira vem de longe, a decência tem vergonha da indecência de tantos vermes políticos”
Pensamento de: Rosângela Aparecida Ribeiro
————————————
Se liga São Paulo
Acorda Brasil
SP-27/07/2024
