(Denuncia enviada por Sérgio Garcia Stella ao Comitê de Ética do COB)

Por SÉRGIO GARCIA STELLA

Para entendimento do caso, descrevo desde o início no ano de 2020.

O Fernando Fermino foi meu orientando no curso de Especialização em Fisiologia do Exercício, como aluno, na FEFISA – Faculdades Integradas de Santo André nos anos 90.

Como foi meu aluno, eu acompanhava seu perfil no LINKEDIN, quando fiquei sabendo que ele assumiu o cargo de Coordenador do Departamento de Alto rendimento na Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC.

Entrei em contato e, dei os parabéns pelo cargo, me colocando à sua disposição para trabalhar com ele, caso precisasse. Na ocasião minha empresa não ia bem e estava tentando voltar ao mercado de trabalho com carteira assinada – CLT.

Prontamente ele entrou em contato, me contou dos objetivos, o que pretendia, e me disse que precisava de alguém com o meu Currículo para validar o que estava fazendo. O salário inicial não seria bom, porém, em breve eu assumiria o cargo de Coordenador do Departamento de Desenvolvimento Esportivo e usaríamos uma metodologia própria para a Detecção de talento Esportivo no Brasil, tendo um aumento salarial.

Após dois anos de contratação, sendo um de experiência e um no cargo de coordenador, percebi que não passava de um “Estagiário de Luxo do Departamento” e fazia apenas relatórios e planilhas, sem poder algum de decisão, porém, com responsabilidades jurídicas junto ao Comitê Olímpico do Brasil e demais órgãos de parceria.

Percebia o principal motivo de minha contratação, quando fui informado que a CBC decidiu por NÃO criar o DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO, com recursos próprios repassados pelo COB.

Abaixo, então, o organograma organizacional, após a minha contratação, com os níveis hierárquicos correspondentes:

Como a sobrinha AMANDA também era Coordenadora, percebi que também era refém de suas decisões, pois ninguém poderia contraria-la, caso contrário, ela relatava ao presidente.

Teria que acatar as decisões do Sr. Fernando e da Sra. Amanda. OU SEJA, EU TINHA 3 CHEFES E NENHUMA AUTONOMIA.

ADMINISTRATIVO

Mesmo tendo recursos próprio, repassados pelo COB, a CBC optou em NÃO criar um departamento independente de DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO, sendo assim, o coordenador do DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO responde diretamente e administrativamente ao Coordenador do ALTO RENDIMENTO, Sr. Fernando Fermino.

O que é TRAINING CAMP?

Para melhor entendimento dos eventos que serão relatados, vou definir o que é o Training Camp.

Definição:

É um evento, geralmente de 4 a 5 dias, onde ocorre a Imersão de atletas, do Brasil todo, em um hotel e um
centro de treinamento específico de cada modalidade, geralmente no Município de Londrina PR. A Cede da CBC é em
Londrina.

Nesta imersão os atletas nacionais de destaque, em suas categorias, são convocados para aprofundamento de
técnicas. Consiste na realização de avaliações físicas específicas, aulas práticas de pilotagem e técnica de pista, além
de palestras com atletas experientes, profissionais da área, treinadores etc.

A proposta de realização do Training Camp é apresentada a um comitê no COB e o recurso é aprovado e repassado
para a CBC para ser gasto exclusivamente nas ações apresentadas e justificadas. O RECURSO DO PROJETO nunca (de
modo algum) poderá custear projetos de outros Departamentos, inclusive do próprio ALTO RENDIMENTO com atletas com idade superior a 18 anos.

Todos os gastos previstos devem seguir a lei 8666/95 com licitação de 3 orçamentos, modalidade MENOR VALOR.
Ao final de cada training Camp é feita a PRESTAÇÃO DE CONTAS onde é demonstrado o uso do dinheiro, os orçamentos, as notas fiscais de gasto, depósitos e um relatório descritivo onde é narrado todos os eventos realizados, dia a dia com fotografias e publicações que servem como evidência da realização do evento.

DEMISSÃO “SEM JUSTA CAUSA” PELO COORDENADOR DE ALTO RENDIMENTO – ASSÉDIO MORAL POR DESCUMPRIR ORDEM DE PAGAMENTO DE RECURSO EM PIX DE MÃE DE ATLETA

No mês de novembro de 2023 estava programado um TRAINING CAMP, para atletas Júnior e Juvenil da modalidade de Montain Bike. Estava programado desde o início do ano de 2022 quando montamos a programação do ano.

Pois bem, quando chegou a data de preparativos para realizar o evento em Londrina (setembro/outubro), recebo uma ligação do Sr. Fernando informando que ele iria mudar a data de realização do evento para o mês de dezembro.

Acatei a sua decisão, escolhemos a data, em conjunto com os técnicos, e escolhemos a data de 02 a 06 de dezembro de 2022. Fiquei incumbido de entrar em contato com os atletas escolhidos e comunicar que eles fariam parte do Training Camp de Montain Bike 2022, informando a data que eles deveriam se apresentar no Hotel em Londrina.

Após receberam a informação, alguns atletas já se adiantaram e compraram as passagens de avião para Londrina, dia 02 de dezembro.

Porém, ao saber do Training Camp dia 02/12 a 0612 (final de semana), a Federação Mineira de Ciclismo entrou em contato com a CBC dizendo que nós não poderíamos fazer nesta data, pois haveria um evento de Montain Bike em Minas Gerais e os principais atletas do evento já estavam escritos e isso tiraria a importância do evento de Minas.

Os melhores atletas juvenil e júnior de Montain Bike estariam no Training Camp e não no evento de Minas
Gerais.

Novamente, a pedido do Sr. Fernando, mudamos o evento para o dia 05 a 09 de dezembro, porém, alguns atletas já haviam comprado a passagem para o dia 02 e tiveram que fazer a remarcação para o dia 05, o que causou uma multa/taxa de remarcação para os atletas, imposta pela Empresa de Aviação.

Pois bem, esses atletas que tiveram remarcação entraram em contato pedindo reembolso das taxas pagas pois foi um erro da CBC remarcar o evento por duas vezes.

Ao saber do pedido dos atletas, Sr. Fernando me ligou e disse que não levaria o caso à administração e, caso eu não assumisse o pagamento, seria demitido pelos problemas causados com a remarcação da data.

Eu não achei justo e não concordei com o pagamento, uma vez que não tenho autonomia para fazer a remarcação do Training Camp e ele, como meu superior, seria o responsável pela mudança e pela responsabilidade administrativa por tal ato.

Enfim, o Sr. Fernando entrou em contato com os atletas e que ele faria o reembolso, sem o meu conhecimento, provavelmente com recursos próprios.

Só fiquei sabendo desta negociação quando ele me encaminhou um e-mail e uma mensagem de celular onde Sr. Fernando pede que eu faça um PIX, do valor integral da multa, para a mãe do atleta.

1. Se era para rachar, porque o Sr. não pagou com sua chave PIX e depois pediu a metade para ele? Não queria se comprometer? Quem tem o maior salário na CBC?
2. Esta atitude é normal dentro da CBC, onde funcionários pagam com recursos próprios erros administrativos com PIX? Isto está no contrato de trabalho?
3. O pedido de pagar um atleta, fazer um depósito na conta de um atleta é uma prática lícita ou ilícita perante a lei?
4. O Sr. Fernando não se deu o trabalho de perguntar se eu “tinha” o dinheiro para pagar. Pois bem, não tinha! Teria que fazer um empréstimo pessoal pra pagar a mãe da atleta

Ora, se eu fizesse isso, o comprovante de pagamento poderia ser utilizado ou interpretado de qualquer forma, poderia estar assumindo a culpa pela remarcação ou até um possível suborno à mãe da atleta. Com minha chave PIX essa informação poderia ser utilizada de qualquer forma nas mãos da pessoa errada.

Pois bem, NÃO PAGUEI!

Após a ordem e ameaça de pagamento do prejuízo da atleta, enviei um e-mail para o Sr. Fernando dizendo que suas decisões eram sempre monocráticas (isto será entendido melhor nas demais irregularidades cometidas por ele) e que ele, como Coordenador do Departamento, não aceitava a opinião de ninguém, e que eu NÃO aceitaria mais as irregularidades cometidas por ele. Sendo o pagamento do PIX o apogeu dos pedidos “irregulares” feitos E QUE ESTAVA SENDO CONIVENTE.

Eu deixei claro no e-mail que não concordaria mais com as “irregularidades” que ele vinha cometendo.

Nessa altura eu já sabia que a decisão já estava tomada, entre o Coordenador do Alto Rendimento e a Coordenadora Administrativa, e seria demitido.

Provavelmente com o pagamento do PIX, para a mãe da atleta, o comprovante de PAGAMENTO seria utilizado para justificar minha demissão, por justa causa, livrando o Coordenador da culpa perante a comissão de atletas e demais membros da CBC. Afinal, minha rescisão é bem mais barata que a dele.

Após ser informado pela Coordenadora Administrativa que seria demitido, eu solicitei que ela repensasse o pedido do Sr. Fernando. Afinal eu gostaria de me defender frente ao pedido de demissão.

O meu pedido de defesa foi negado e que eu não deveria me preocupar pois estava sendo demitido sem justa causa.

A Coordenadora acatou o pedido 1 hora depois que o Sr. Fernando pediu minha demissão. Não me ligou nem quis saber a minha versão dos fatos, demonstrando que já estava conversado entre eles e não tive nenhuma chance de defesa.

O Sr. Fernando alega que tivemos uma conversa ríspida e que tal conversa, a partir daquele momento, impediria nossa convivência harmoniosa. Porém, declaro que não proferi palavras ofensivas ou desacata, apenas questionei suas ações.

Fim do episódio da demissão

IRREGULARIDADE 1 – DESVIO DE RECURSO DE PROJETO PARA DESPESAS PESSOAIS COM VIAGEM

O Coordenador do Alto Rendimento utilizou recurso oriundos do DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO para fazer viagem, que não estava prevista e nem aprovada pelo COB. Para tal, simulou sua entrada no HOTEL LONDRISTAR, antecipadamente, para criar evidências que estava em Londrina, no entanto estava em Maringá.

Prova 1

A coordenadora administrativa Amanda me pedindo para fazer o “esquema no hotel”.

Prova 2

Sr. Fernando, me pedindo para ficar em quarto SINGLE, ao invés de ficar comigo em quarto duplo, no Hotel. Até então, em todos os eventos, tínhamos ficado em quarto duplo, pois ficava mais barato e poderíamos conversar sobre o andamento do projeto.

PROVA 3

Sr. Fernando me avisando que acabou de chegar na cidade de Londrina vindo de Maringá. Data 05/12/2022. Eu já estava no Hotel desde dia 01/12/2022.

PROVA 4

Neste e-mail, do dia 29/12/2022 a Sra. Amanda que depositou a ajuda de custo para todos, inclusive para o Sr. Fernando, ou seja, um dia após ela me pedir para registrá-lo no Hotel dia 01. Ele recebeu as diárias do dia 01 ao 05 de dezembro estando em Maringá, ou sei lá onde.

PROVA 5

Aqui, o anexo do extrato do Hotel Londristar demonstrando a entrada do Sr. Fernando. O gerente do Hotel me procurou e disse que teria que cobrar o quarto pois estava reservado. Eu confirmei e autorizei, pois, a culpa não tinha sido da Gerência e sim do Fernando que não tinha entrado. Percebam que ele não se alimentou no Hotel nos dias que estava em Maringá o gerente do restaurante não sabia do “esquema” da entrada. Como o Fernando não assinou a comanda, ele não lançou no extrato de débito.

Este anexo está na minha caixa de E-mail pessoal enviado pela Daher:

PROVA 6

Nesta mensagem eu informo que o Fernando irá pegar o carro ALUGADO, na UNIDAS em Santo André no dia seguinte, para vir para Londrina. Data: 29/11/2022.

PROVA 7

Nesta foto, a diretora administrativa posta uma foto, no FACEBOOK, da equipe que estava em Maringá, no Campeonato Brasileiro de Freestyle 2022. Ao fundo o Sr. Fernando. Data: 04/12/2022

Cálculo aproximado do valor gasto com o “esquema” do Hotel em Londrina:

1. Ajuda de Custo: 95,00 x 5 = 475,00
2. Diária do Carro: 180 x 5 = 900,00
3. Diária paga no Londristar: 875,00
4. Gasolina e pedágio: 300,00
Total: 2.550,00

Quem me garante que ele não fez a mesma coisa no Rio de Janeiro e por isso não queria que eu participasse?

IRREGULARIDADE 3 – ATLETA MENOR 7 HORAS EM HOSPITAL PÚBLICO – ESTATUTO CRIANÇA E ADOLESCENTE

No dia 10/12/2022 durante o Training Camp BMX na cidade de Londrina, o atleta Pedro Ribeiro sofreu uma queda grave na pista do Centro de Treinamento da CBC. O SAMU foi acionado e o atleta encaminhado ao pronto atendimento, na ala do SUS, do Hospital Evangélico.

O atleta deu entrada por volta das 10:00 com suspeita de fratura na clavícula e ferimentos nos ombros e braço. Eu estava acompanhando.

Eu fiquei no Hospital com o atleta aguardando seu atendimento até as 17:30 min, ou seja, o atleta permaneceu no chão do Pronto Atendimento, com risco de infecção, pois tinha ferimentos abertos, durante 7 horas e 30 min.

Por volta das 12:00 eu pedi para o Sr. Fernando utilizar o SEGURO do projeto. O projeto tinha seguro para cobertura pessoal de cada atleta, no valor de 10.000,00. Além do seguro, tínhamos um recurso que chamamos CONTINGÊNCIA,
no valor de 1.500,00, depositado na conta do Fernando e na conta da Amanda. Total 3 mil reais. A CONTINGÊNCIA foi depositada na conta do Sr. Fernando antes do início do projeto e ele não quis utilizar com o atleta. O Hospital Evangélico tem uma ala particular, ao lado da ala SUS, onde o atleta poderia ter sido atendido mais rapidamente.

Durante este tempo, mesmo eu pedindo ao Sr. Fernando, nada foi feito pela a coordenação de Alto Rendimento ou
pela CBC.

IRREGULARIDADE 4 – Treinamento Seleção Brasileira de Base no Rio de Janeiro

Infelizmente não tenho provas para mostrar pois não recebi nenhum documento. Tem que pedir para o Fernando ou para a Amanda um e-mail ou conversa onde eles me encaminham os documentos para conhecimento.

A estagiária do Departamento tem mais informações que eu. Não estou zombando, somente para demonstrar que fui totalmente excluído de um projeto onde sou Coordenador.

Nome dos Atletas e Critério de convocação: Não tenho
Planilha de previsão de gastos: Não tenho
Plano de Trabalho: Não tenho
Avaliações realizadas: Não tenho
Palestras realizadas: Não tenho

Prova 1. Mensagem onde ele afirma que não precisa de mim no Rio de janeiro

Prova2

Na mensagem abaixo eu “imploro” para participar do projeto, mesmo sem ajuda de custo, e mesmo assim não participei em nenhuma etapa

Facebook Comments
Advertisements