FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br
“A devassidão nos corredores da CBF, Federações, Clubes e entidades paralelas beneficia os árbitros que nele circulam”
Aforismo de: Euclydes Zamperetti Fiori
———————————
Copa do Brasil 2023 – Quartas de final – Sábado 15/07
Corinthians 3 x 2 América-MG no tempo normal
Decisão por penalidades máxima
Corinthians 3 x 1 América-MG. Corinthians classificado para semifinal
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
VAR
Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Item Técnico
Uma e outra falha sem influência no resultado; no todo considerei aceitável o trabalho da equipe de árbitros.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 04 para Alvinegros e 02 para defensor do Coelho
15ª Rodada do Brasileirão 2023 – Domingo 16/07
Fluminense 1 x 1 Flamengo
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
VAR
Wagner Reway (FIFA-PB)
Item Técnico
1º – Savio Pereira Sampaio estava perto do lance faltoso cometido por defensor do tricolor das laranjeiras no oponente Cebolinha, fora da linha da sua grande área e jogo seguiu;
Culminado
Com contra-ataque do tricolor Jhon Arias findado com a bola no fundo da rede rubro-negra.
Rapidamente
VAR solicitou ao assoprador de apito que revisse o lance no monitor; lá chegando, viu, reviu, voltando ao campo reconhecendo ter injusto por não ter marcado a falta no rubro-negro Cebolinha;
Defensores
Do Fluminense não gostaram e contestaram o péssimo boto-branco que reiniciou a contenda do local da falta.
2º – Próximo ao fim da partida, novamente, outro erro do assoprador desta feita, deixou passar batido a falta pelo flamenguista Pablo no oponente German Cano;
Convocado
A ver o lance da falta cometida por Pablo, o assoprador de apito não se acanhou em voltar ao campo fazendo gesto de que o lance final do Gabriel não teve validade.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 08 para a equipe mandante e 06 para oponente
Observação
Sr. Wilson Seneme presidente da CA-CBF, deixe de passar vergonha defendendo constantes e gravíssimos erros cometidos por seus subordinados, sobretudo os que ostentam o emblema FIFA
Botafogo 2 x 0 Red Bull Bragantino
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
VAR
Rafael Traci (SC)
Item Técnico
Apesar de não ter tido influência no resultado, Daronco deixou de marcar faltas, invertendo outras.
No
Todo, apitou com o pé no breque
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 01 para defensor do Massa Bruta e 01 para equipe da Estrela Solitária
São Paulo 4 x 1 Santos
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
VAR
Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Item Técnico
1º – O tento de abertura do placar originou-se da falta penal cometida por Joaquim defensor santista no oponente Calleri prontamente sinalizada pelo árbitro e, confirmada pelo VAR
Penalidade
Batida por Calleri, findada no fundo da rede
2º – Árbitro acertou no instante que apontou a marca da cal cometida por Michel Araújo no oponente Deivid Washington, confirmada pelo VAR
Penalidade
Batida por Marcos Leonardo, findada no fundo da rede são-paulina
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 03 para são-paulinos e 05 para santistas
/// /// /// /// /// /// /// ///
Confira abaixo o programa “COLUNA DO FIORI” desta semana
Nele, o ex-árbitro comenta assuntos, por vezes, distintos do que são colocados nesta versão escrita
*Não serão liberados comentários na Coluna do Fiori devido a ataques gratuitos e pessoais de gente que se sente incomodada com as verdades colocadas pelo colunista, e sequer possuem coragem de se identificar, embora saibamos bem a quais grupos representa.
/// /// /// /// /// /// /// ///
Política
Lula desiste de venda de blindados para a Argentina após conselhos de Haddad
O ministro Fernando Haddad venceu mais uma batalha, desta vez contra a Defesa, o Exército e Itamaraty, ao convencer o presidente Lula de que financiar a venda de blindados Guarani para a Argentina seria uma fria. A própria Defesa e o Exército já admitem que seria difícil fazer a operação e mais ainda explicar ao distinto público, que arcaria com o calote.
Lula via o acordo como bom para a indústria nacional de defesa e a aproximação com a Argentina, fundamental na política externa e na busca por protagonismo internacional. Haddad, porém, alertou para os riscos e esgotou os caminhos possíveis, BNDES, Banco dos Brics e, por último, Banco da Patagônia – no qual o Banco do Brasil tem maioria. Nada funcionou.
“Nem eles têm dinheiro para pagar, nem eles têm garantias. Então…”, consola-se um (ex)defensor da venda de 156 blindados produzidos pela empresa privada Iveco, por cerca de R$ 10 milhões cada e com garantia brasileira. O presidente argentino, Alberto Fernandez, atribuía a gravíssima crise do país a quatro anos de seca, garantindo que o clima agora ajudaria. Mas o El Niño só vai piorar!
Apesar do recuo nos blindados, Lula mantém firme a reconciliação com as Forças Armadas e José Múcio (Defesa) continua com a função de atrair “o outro lado”. Ao ser chamado para ser articulador político no segundo mandato de Lula, ele, que vinha da direita, reagiu: “Mas, presidente, eu sou do outro lado”. E Lula: “O meu lado eu já tenho, preciso de você para trazer o outro”.
No terceiro mandato, Lula enfrentou uma campanha dura, resistência no meio militar e o atentado contra o Planalto, o Supremo e o Congresso. Precisava de alguém que viesse da direita, confiável, bom de papo e com pontes nas Forças Armadas. Ah! E que aguentasse o tranco do PT e da esquerda. Bingo! Deu Múcio.
Parece modesto, mas está sendo definida a extensão do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), de São Paulo para o Ceará, que está no topo da educação no País. Dos 124 a 168 aprovados no ITA, por ano, de 2019 a 2023, em torno de 40% se prepararam em Fortaleza e quase 20% são cearenses. Há bom ensino, espaço disponível da FAB e um fator estratégico: prestigiar o Nordeste.
Em vez de gastar fortunas com os filhos em São Paulo, as famílias poderão mantê-los na região enquanto estudam e depois de formados. E atrair cursos do ITA, como engenharia da computação e da aviação, terá impacto na qualificação de pessoal e na economia. O pernambucano Múcio, o cearense Camilo Santana (Educação), a Aeronáutica, o Ceará e o Nordeste agradecem. Educação sempre será melhor que blindados.
Jornalista Eliane Cantanhêde – Publicado no Estadão do dia 20/07/2023
———————————
Finalizando
“Coragem… pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana”
Edmondo Amicis: foi um escritor e militar italiano.
——————————–
*Chega da “desavergonhada corrupção praticada por senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, membros do Judiciário, ministério público; idem funcionários públicos de todas as escalas e nos bastidores do futebol brasileiro”
———————————–
Se liga São Paulo
Acorda Brasil
SP-22/07/2023