Ontem (20), Anna Carolina Jatobá, condenada junto com Alexandre Nardoni pelo assassinato da garota Isabela Nardoni, saiu do presídio de Tremembé após progressão ao regime aberto.

Os principais portais do país destacaram a informação e, novamente, erraram nos detalhes.

FOLHA, Estadão, O Globo e os demais disseram que, no regime aberto, Jatobá terá que dormir em albergue coletivo e sair, durante o dia, para trabalhar.

Não é verdade.

Anna Carolina, assim como todos os presos nesta condição, inclusive os anônimos, dormem em suas residências, com autorização para circular nas ruas entre o período, em regra, das 06h às 20h.

Em alguns casos, o juiz de execução ordena que aos finais de semana o condenado permaneça dentro de sua casa.

Trata-se de informação de fácil checagem, disponível, inclusive, nos próprios alvarás de soltura.

Há décadas a imprensa comete o mesmo erro.

Os jornalistas equivocam-se, também, quando dizem que o preso em regime semi-aberto – que Jatobá cumpria anteriormente -, principalmente os que estão em Tremembé, mas, normalmente, em 90% do país, dormem na prisão e saem para labutar durante o dia.

Na realidade, permanecem presos em tempo integral, liberados da cela para trabalhar dentro do presídio – quando há serviço – ou, se tanto, no pátio próximo de suas celas; salvo em cinco oportunidades, ao longo do ano, em que são autorizados às afamadas ‘saidinhas temporárias’, tendo que, após alguns dias, retornarem à instituição prisional.

Facebook Comments
Advertisements