Chamou a atenção, dentre os convocados para a Seleção Brasileira em reta final de definição de elenco para a Copa do Mundo, o nome de Martinelli, atacante do Arsenal, poucas vezes lembrado neste período pré-mundial.
Não houve surpresas, porém, para o leitor deste blog.
Em maior de 2019, Martinelli jogava no pouco expressivo Ituano, clube comandando por Juninho Paulista, coordenador de futebol da CBF, quando, inusitadamente, foi chamado para treinar com a equipe titular da Seleção.
No mesmo período, foi convocado para o time sub-19 do Brasil.
Edu Gaspar ocupava o atual cargo de Juninho, que, à época, era diretor de desenvolvimento da Casa Bandida.
Com o currículo ‘turbinado’, menos de dois meses após, em 02 de julho, Martinelli foi contratado pelo Arsenal, da Inglaterra, que pagou ao Ituano generosos 6,7 milhões de Libras, equivalentes a R$ 34,7 milhões.
Uma semana depois, Edu Gaspar assumiu a direção técnica da equipe inglesa, quase na mesma data que Juninho Paulista apresentou-se, oficialmente, como cartola de futebol da Seleção Brasileira, embora já estivesse, há algum tempo (desde abril), trabalhando, ao lado do antecessor, nos bastidores da CBF.