Advertisements

Sérgio Reis é panela velha que não serve nem como sucata

Da FOLHA

Por MARCOS NOGUEIRA

Em 1988, o sertanejo Sérgio Reis fez um baita sucesso com a música “Panela Velha”, cujo refrão dizia:

“Não me interessa se ela é coroa/Panela velha é que faz comida boa”.

Note que “sertanejo” era uma fera totalmente diferente em 1988, assim como o forró. A malícia das letras tinha uma pegada de matuto, dos trocadilhos ruins que passam de geração em geração, das rimas de duplo sentido. Machista até a medula, como ainda é na maioria dos casos.

Enfim, os versos do compositor gaúcho Moraezinho (1946-2015) falavam de modo muito tosco, mas aceitável para a época, que era bacana ficar com mulheres maduras. Não vou problematizar mais, porque aqui é um blog de comida. No sentido literal, apenas.

Falemos de panelas velhas.

Apenas panelas excelentes e bem cuidadas merecem ser guardadas até a, vá lá, terceira idade. Não porque melhorem com o tempo, mas porque dispensam substituição.

Panelas de alumínio, as mais comuns nas casas brasileiras, envelhecem muito mal. Amassam. Grudam sujeira difícil de tirar. Perdem cabos e alças.

Pior ainda ocorre com as panelas revestidas de material antiaderente. Essa camada de antigrude vai se soltando e acrescentando tempero venenoso à comida.

Quanto aos humanos, tampouco todos envelhecem decentemente. Eric Clapton, o cara da guitarra e de “Cocaine”, revelou-se um enorme babaca na pandemia. Um idiota que faz música contra as medias sanitárias e se recusa a tocas em casas de show que exigem vacinação.

Sérgio Reis, do ponto de vista estritamente musical, nunca esteve à altura de Clapton –como cidadão já não sei, pois o inglês dá mancadas boas desde os anos 1970.

O fato é que, naqueles tempos, tanto Clapton quanto Reis tinham carreiras para se preocupar e alguma noção de ridículo. Envelheceram pessimamente.

Sérgio Reis, com seu berrante reacionário, já deveria estar no ferro-velho das ideias há muito tempo. Ou não. O que ele fala é tão caquético que nem dá para reciclar.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: