Advertisements

Seleção Brasileira de 1978 estava contaminada

Argentina-1978: fotos do acervo da Editora Abril | VEJA

O Blog do Paulinho, incrédulo, recebeu de um amigo matéria sobre os bastidores da preparação da Seleção Brasileira para a Copa de 1978, na Argentina.

Os trechos são auto-explicativos:

“O goleiro Leão pode criar o primeiro problema para a Comissão Técnica na atual excursão da Seleção Brasileira: ele não ficou satisfeito ao saber que Carlos está escalado para o jogo na Arábia Saudita, segunda-feira, e revelou que tem interesses técnicos e comerciais para não sair da equipe(…)”

“(…) (diz Leão) tenho contrato com uma fábrica de artigos esportivos, que me dá um pagamento extra por jogo, desde que eu entre do início”

“Apesar do seu interesse em jogar, é muito difícil que Leão consiga convencer o técnico Claudio Coutinho a voltar atrás na escalação de Carlos, mesmo contando com o apoio de outros jogadores – como Rivelino e Zico – que têm o mesmo tipo de contrato com a fábrica de material esportivo.

“Leão é o que tem participação mais alta no contrato porque recebe uma comissão para ser intermediário dos outros jogadores”

Estranhamente, o que seria, provavelmente, um escândalo nos dias atuais, foi tratado como absoluta normalidade pelos jornalistas Luiz Roberto Porto e Marcio Guedes, que assinaram a matéria.

Eram tempos de jornalismo mais ufanista do que investigativo.

O início do fim do futebol ‘inocente’ tem raízes bem mais antigas do que as supostas pelos que discursam o ‘amor à camisa’ dos jogadores do passado.


EM TEMPO: na partida descrita pela matéria, o Brasil, com Carlos no gol (Leão entrou apenas no intervalo), venceu o Al-Haly, treinado pelo ex-meia Didi, por seis a um.

Facebook Comments
Advertisements

2 comentários sobre “Seleção Brasileira de 1978 estava contaminada

  1. Ulisses

    olha o leão estava no augi da forma dele ele precisaria disso ele reclamou por causa da personalidade forte dele não acredito que seja por esquema ou contrato

  2. Ulisses

    a seleção não perdeu a copa de 78 por causa disso perdeu porque a ditadura militar da Argentina que armou ou você que o Peru não entregou o jogo? a seleção estava rachada em 1974 onde os paulistas cariocas minheiros não si davam na copa de 82 também teve racha por causa do Eder contrato para fazer comeciais outros jogadores não gostaram Leão era um goleiro que ira para 3 copa do mundo era capitão da seleção ele pode ser arrogante mais o leão tinha infulencia sobre os tecnicos da seleção tantos nos times onde jogava também tanto que temendo essa liderança o tele não o levou para copa de 82 sinceramente eu não acredito que tinha reclamado de sair do time por causa que ira receber dinheiro mais por causa do comecial de cuecas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: