Advertisements

Carta ao Tom

Da FOLHA

Por CRISTINA SERRA

O Brasil de sonho e encantamento que você cantou não existe mais

Querido Tom, nesta semana circulou nas redes sociais (um dia eu te explico o que é) um vídeo antigo seu, deve ter uns 30 anos. Não sei se vai lembrar, mas você diz que, para usar caixa de fósforos no Brasil, o sujeito devia ter uma licença, tal como a autorização para o porte de arma. Se naquela época já tinha gente botando fogo no mato e isso escandalizava você, agora não faz ideia de como a coisa piorou.

Eu não queria ser portadora de más notícias, Tom, mas deixa eu desabafar. Estamos em 2020, e o governo do Brasil é inimigo do meio ambiente. Precisa ver o ministro e o general encarregados de cuidar (?) das nossas florestas, dos nossos rios, dos nossos animais. Nem vou falar do presidente. Você não precisa saber da existência de alguém tão… deixa pra lá, Tom.

No ano passado, teve o Dia do Fogo na Amazônia. A polícia disse que um bando de empresários está por trás disso. Foram incêndios criminosos. Mas ninguém foi preso nem punido. Neste ano, a Amazônia voltou a queimar, mas a calamidade maior, Tom, é no Pantanal. É o maior fogaréu em 20 anos. A polícia já sabe que o fogo começou em grandes fazendas. O que o governo faz? Passa a boiada, se é que você me entende.

Vi na TV uma onça com as patas em carne viva. Lembrei da capa do seu disco que eu mais amo, Terra Brasilis. Tantos bichos lindos calcinados: antas, tatus, tamanduás, pássaros, jacarés, onças. O Pantanal é um tapete de cinzas. “Deixa a onça viva na floresta, deixa o peixe n’água que é uma festa, deixa o índio vivo (…) não quero fogo, quero água, deixa o mato crescer em paz…”. Ah, Tom, que saudade!

Partes do Cerrado e da mata atlântica também estão em brasas. A fumaça chega às cidades, as pessoas adoecem. Olha, Tom, ainda bem que você não está aqui pra ver essa desgraça toda.

O Brasil de sonho e encantamento que você cantou não existe mais. Lembrando o nosso querido Drummond, aquele Brasil é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!

Advertisements

Facebook Comments

1 comentário em “Carta ao Tom”

  1. Bolsonaro vai destruir o Brasil e Trump vai destruir o mundo. Eles querem escolher quem vai viver e quem não vai viver. A alguns jovens eles querem abandonar para a vida do crime. Radical de direita é tudo uma raça de canalhas. Fora Trump e fora Bolsonaro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: