Antes de mais nada, é necessário deixar bem claro: o Blog do Paulinho é absolutamente favorável à contratação, por clubes brasileiros, de treinadores e jogadores estrangeiros.

Guardiola deveria ser o comandante da Seleção Brasileira.

Feito o preâmbulo, vamos à razão dessa postagem: a incompetência da cartolagem ao trazê-los para o país.

Após o sucesso de Jorge Jesus, no Flamengo, e Sampaoli, no Santos, iniciou-se um levante de aquisições de técnicos doutros países nas agremiações nacionais, principalmente portugueses.

Ocorreu o mesmo fenômeno, com jogadores – que persiste até os dias atuais – quando do período vitorioso de Carlitos Tevez no Corinthians.

Porém, o critério adotado é absolutamente equivocado.

Décadas atrás, os dirigentes buscavam noutros países atletas ou treinadores melhores que os daqui, complementando a qualidade das equipes, contribuindo, evidentemente, para a evolução de nosso futebol.

Hoje, basta morar fora, mesmo sem currículo relevante, para ser contratado.

Profissionais que sequer são melhores em seus locais de origem chegam ao Brasil com salários exorbitantes e famas indevidas, tornando o que poderia ser bem interessante em sucessões de fracassos e má utilização de dinheiro.

Uma coisa é contratar Jesus, Sampaoli, Tevez, Figueroa, Dario Pereira, Gamarra, entre tantos outros craques de seus ofícios, outra é investir fortunas em irrelevantes, como Sormozas e Jesualdos.

Nivela-se o intercâmbio por baixo e contribui-se para a falsa impressão de que não existe ganho na troca de experiências.

Facebook Comments