Advertisements

Rede Globo ameaça o Blog do Paulinho após revelação de que Andres Sanches investiu em Fundo ligado à emissora

No último dia 24, o Blog do Paulinho revelou que o presidente do Corinthians, Andres Sanches, investiu, através de seu filho, Lucas, num Fundo de Investimentos que tem como um dos proprietários o Grupo Globo, dono da marca ‘TV Globo’, entre outras.

Dinheiro de Andres Sanches estaria escondido em Fundo do ‘Grupo Globo’

Relembramos, também, que o ex-executivo da emissora, Marcelo Campos Pinto, foi objeto de investigação em inquérito aberto nos EUA, objetivando mapear as propinas pagas pelos direitos televisivos dos principais campeonatos do planeta.

O grupo Globo, diante da enorme repercussão da matéria, reagiu.

Ontem (01), o blog recebeu notificação da emissora com ameaça de ‘adoção de medidas legais cabíveis’ se não alterássemos o título da matéria e suprimíssemos a informação da investigação ao ex-executivo global.

A justificativa é a de que a Globo seria apenas sócia minoritária da empresa dona do Fundo e que “não é de conhecimento do Grupo Globo que qualquer de seus executivos seja réu em ação criminal nos Estados Unidos”

Entendemos que nenhum dos pedidos precisa ser atendido, ainda assim modificamos o titulo, para melhor entendimento do público.

Mesmo com participação minoritária (descrita pelo blog, que tomou cuidado, ainda, de juntar link de postagem da FOLHA, datado de julho de 2017, reiterando a sociedade da Globo no Fundo: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/06/1895222-grupo-globo-compra-fatia-na-corretora-orama-para-expandir-negocios.shtml), a emissora possui propriedade, ainda que proporcional (25%), do negócio em questão.

Com relação à citação de Marcelo Campos Pinto, em momento algum dissemos que era réu em ação criminal nos EUA, mas que figurava na condição de ‘investigado’, assim como deixamos claro tratar-se de ex-executivo da emissora, não ‘atual’, como a notificação enviada ao blog (republicada, na íntegra, a seguir) sugeriu, em equívoco.

Por fim, o Blog do Paulinho, que critica e elogia a Globo na medida exata de suas ações, acredita que ameaças e intimidações oriundas de uma grande corporação, aclamada mundialmente, contra um jornalista, dono de blog independente, com aparente objetivo de esconder matéria nitidamente alicerçada em fatos concretos e de conhecimento público (excetuando-se a revelação, inédita e exclusiva, do investimento realizado por Andres Sanches), não condiz com o tamanho nem os princípios apregoados pelo grupo em seus canais de comunicação, razão pela qual a matéria seguirá no ar sem que uma linha sequer seja alterada, acrescida, apenas, da resposta recém enviada pela emissora.


Confira abaixo a notificação que a Globo enviou ao Blog do Paulinho, que tomamos como tentativa de intimidação e ameaça:

GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A (“TV Globo”), empresa inscrita no CNPJ sob o nº 27.865.757/0001-02, com sede na Rua Lopes Quintas nº 303, Jardim Botânico, nesta Cidade, vem, por meio da presente, NOTIFICÁ-LO do que segue:

A notificante tomou conhecimento de que, no dia 24/10/2019, foi postado no blog denominado “Blog do Paulinho”, de responsabilidade do notificado, reportagem intitulada ‘Dinheiro de Andres Sanches estaria escondido em Fundo do ‘Grupo Globo’, conforme consta da url https://blogdopaulinho.com.br/2019/10/24/dinheiro-de-andres-sanches-estaria-escondido-em-fundo-do-grupo-globo/.

Contudo, o título da reportagem traz informações inverídicas a respeito da propriedade do referido fundo de investimentos, já que afirma que tal fundo seria da propriedade do Grupo Globo, o que não corresponde à realidade, na medida em que, como informado no próprio corpo da reportagem, uma empresa sob controle comum da notificante detém somente participação minoritária na empresa Órama DTV (25%). O referido fundo pertence a terceiros e é apenas distribuído pela Órama, tendo muitos outros cotistas.

Além disso, a reportagem também traz informações infundadas ao afirmar que  (…)“recentemente, executivos da emissora foram acusados, em ação criminal nos EUA, de facilitar e também operar esquema de pagamento de propinas para aquisição de direitos de televisão dos principais campeonatos do Planeta” (…), já que não é de conhecimento do Grupo Globo que qualquer de seus executivos seja réu em ação criminal nos Estados Unidos.

Pelo exposto, fica V.Sa. NOTIFICADO para que retifique o título da publicação e as afirmações constantes da referida matéria a respeito de seus prepostos, uma vez que não são verdadeiras, sendo tal retificação divulgada no mesmo espaço do blog onde consta a publicação objeto desta notificação ou fique a esta atrelada através de link, sob pena de adoção das medidas legais cabíveis.

Atenciosamente,

GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A.

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: