A insegura arquibancada do Morumbi

Ontem (31), o torcedor tricolor Iago de Melo Rios (23) despencou da arquibancada do estádio do Morumbi (andar superior) caindo em cima de uma jovem de apenas 13 anos, que encontrava-se nas cadeiras inferiores.
As imagens são impressionantes, assim como o fato de ambos terem sobrevivido.
Sempre frequentei o Morumbi, principalmente porque, antes da construção das novas arenas, tratava-se de local quase oficial para a disputa dos grandes jogos na cidade de São Paulo.
Por isso – não houve melhoras significativas até os dias atuais – posso afirmar, sem medo de errar, que arquibancada do estádio é um convite à tragédia.
Iago não foi o primeiro torcedor a sofrer esse tipo de acidente por lá, apesar de nem todas as vítimas serem noticiadas.
Na década de 80, em exemplo, a imprensa recebia a informação, mas evitava tocar no assunto.
Milhares (talvez milhões, ao longo dos anos) já testemunharam torcedores dependurados nos parapeitos das arquibancadas e, por vezes, nas coberturas das cabines de rádio e tv, absolutamente desprovidos de proteção, sem que funcionários do Tricolor os abordassem, nem a Polícia tomasse as reprimendas necessárias.
A melhor solução possível, levando-se em consideração a pouca margem de melhoria para uma praça esportiva erguida em tempos que a segurança não era prioridade, seria a interdição do setor até que reformas importantes sejam realizadas.
O adequado, porém, seria por tudo abaixo e começar do zero, mas a impossibilidade financeira notória para a efetivação das obras sugere, ao menos, que resolva-se as questões mais urgentes que, há décadas, atingem as arquibancadas.

Falar malá é fácil. Mas todos que todos criticam não frequentam o estádio. Fui recentemente com meu filho ao Morumbi e pude notar que o estádio está em perfeitas condições. Para cair da arquibancada só se pendurando no parapeito. A proteção e bem alta, e está de acordo com as regras de segurança dos órgãos publocos. Antes do jogo começar é anunciado várias vezes nos altos falantes quais são as regrãs de segurança e como as pessoas devem se comportarem. Não está nada caindo aosobre pedaços. O estádio e antigo sim. Mas garanto que está bem mais cuidado do que muita arena nová por aí.
Tem estádio bem mais moderno por aí que andou caindo até o teto. O Morumbi é um estádio antigo sim, tem mais de 50 anos, mas está em perfeitas condições. Tenho 1,74m e o para peito da arquibancada fica pouco abaixo do meu peito, o que torna bem difícil a versão do rapaz, a não ser que ele tenha mais de 2m de altura.
Frequento a arquibancada do estádio desde e década de 90 e vejo muito mais a irresponsabilidade das pessoas do que falta de segurança do estádio.
“O adequado, porém, seria por tudo abaixo e começar do zero”
Sério mesmo? Aí está o comentário de um engenheiro especialista, é isso?
O Morumbi é um estádio, não precisa ser arena. Essa já existem: O monumento à corrupção em itaquera e o Arena da Allianz na Barra Funda.