A liberação de bebidas em estádios de São Paulo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, faltando apenas a anuência do Governador João Agripino Dória, que, tudo indica, não terá coragem de recusar.
Trata-se de evidente retrocesso.
Muito se fala que as brigas de torcedores não ocorrem mais nas praças esportivas – com algumas exceções – apenas nas cercanias destes locais, o que teria tornado mais seguro assistir às partidas de futebol.
É evidente que a facilitação ao consumo de álcool tende a mudar esse panorama.
Qualquer pessoa, minimamente equilibrada, não encontra problemas em passar algumas horinhas sem beber, podendo, posteriormente, fazê-lo com mais segurança e em situação adequada.
É exatamente quem não possui esse equilíbrio – os alvos da indústria, que preocupa.
Diriam ainda alguns que, clandestinamente, muitos bebem fora dos estádios e neles adentram nessa condição.
É fato que acontece, apesar de ser a minoria, não o contrário.
Facilitar o consumo, por vias legais, poderia inverter essa contagem, assim como ocorreria com a liberação, em exemplo, das bebidas aos motoristas.
Evidentemente, apesar das leis vigentes, vários consomem álcool antes de pegar no volante, o que não justificaria findar a punição por fazê-lo.
Os deputados de São Paulo, muitos com fama de corruptos, novamente trabalharam a favor de interesses outros que não o do bem estar da população.
