Advertisements

O “toma-lá-dá-cá” de Bolsonaro e Sérgio Moro

Em entrevista à rádio Bandeirantes, o presidente Jair Bolsonaro entregou o que o ex-juiz e agora “super-ministro” Sérgio Moro tentou ocultar:

“Eu fiz um compromisso com ele, porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura. Eu falei: ‘A primeira vaga que tiver lá [no STF], está à sua disposição’”

“A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso com Moro, e se Deus quiser nós cumpriremos esse compromisso. Acho que a nação toda vai aplaudir um homem desse perfil lá dentro do STF”

A vaga para Ministro do Supremo será preenchida em novembro de 2020, com o advento da aposentadoria compulsória do decano Celso de Mello.

Se a revelação não surpreende os bem informados, a inabilidade política ou, talvez, a desfaçatez em divulgá-la, sim.

Em regra, esse tipo de acordo, espúrio, é negado pelos que se associam.

Moro, por exemplo, mesmo diante da repercussão, preferiu o silêncio, provavelmente sabedor de que mais um percentual dos que ainda acreditavam em sua “pureza de princípios” esvaiu-se.

O evidente “toma-lá-dá-cá” entre Ministro e Presidente é combatido, inclusive, pelas tais 70 medidas contra a corrupção, ironicamente apoiadas pela dupla, que em seu item nª 29 diz que deve-se proibir a indicação ao STF de quem tiver “ocupado mandato eletivo federal ou cargo de procurador-geral da República, advogado-geral da União ou ministro de Estado”.

Se enquanto juiz até mesmo os afamados acertos de Sérgio Moro, por vezes, eram embasados, em absoluto contrassenso, no descumprimento de leis e normas constitucionais, na condição de político o ex-magistrado foi além, fechando os olhos para crimes ligados ao Governo, como o famoso caso Queiroz, em cegueira que agora, explicada por Bolsonaro, justifica-se por acertos subterrâneos, tão deploráveis quanto os efetuados por muitos de seus condenados.

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: