Advertisements
Anúncios

A mentirada que influencia a urna

De O GLOBO

Por BERNARDO MELLO FRANCO

Manuela D’Ávila usou uma camiseta com a inscrição “Jesus é travesti”. O médium Chico Xavier previu a vitória de Jair Bolsonaro. Fernando Haddad disse que as crianças vão virar propriedade do Estado, que poderá escolher seu gênero.

As três frases acima são exemplos recentes de fake news, o nome da moda para as notícias falsas. A mentirada pode soar absurda ao leitor, mas tem enganado muita gente nas redes sociais. A fabricação de boatos se intensificou nos últimos dias e ameaça influenciar o resultado das urnas.

A tapeação virtual impulsionou a eleição de Donald Trump nos EUA. Agora ajuda a alavancar a campanha de Jair Bolsonaro, que não perde uma chance de imitar o presidente americano. Ontem Haddad protestou contra o bombardeio. “São acusações muito vulgares, com imagens vulgares”, reclamou.

Os eleitores do capitão são os que mais se informam (ou se desinformam) pelas redes sociais. De acordo com o Datafolha, 61% leem sobre política no WhatsApp. Entre os eleitores de Haddad, o índice recua para 38%. É difícil medir a força da boataria no aplicativo, que não deixa rastros fora dos celulares.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, acredita que a disseminação de boatos tem ajudado a turbinar a subida deBolsonaro nas pesquisas. “O material está chegando fartamente pelo WhatsApp, o que certamente influencia o eleitor”, afirma.

Desde o último sábado, os grupos bolsonaristas fervilham com montagens contra os protestos do #EleNão. Algumas fotos, que mostram jovens de seios expostos, foram tiradas em atos anteriores às eleições. “São imagens que chocam a população mais conservadora. Inclusive as mulheres de baixa renda e os evangélicos, segmentos em que Bolsonaro cresceu”, observa Paulino.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

1 comentário sobre “A mentirada que influencia a urna

  1. Por ser um out-sider o Bolsonaro é atacado por todos que estao no esquema politico atual. O PT teve 14 anos e destrui o país, educaçao está pior (só ver os numeros), segurança nao existe a marginalidade tomou conta, SUS é só fila para morrer, desemprego, junto com FHC criaram o bolsa familia e de duas a tres geraçoes de pessoas que vao querer Bolsa Familia, por que nada foi feito para melhorar a capacidade das pessoas melhorarem de vida. Destruiram a Petrobras e pagamos (ainda) a conta, o Mensalao foi aquela roubalheira (Mas o Luis Inacio nunca sabia de nada), JDirceu fala (esta semana a todos os ventos) que vao tomar o poder. Quem tem?
    Ciro (um aloprado e mal educado), Marina (o que?), Meirelles MDB (socios do PT), Alckiman nao tem capacidade e o psdb está enterrado, Amoedo (quem?), os outros nao existem. O PSDB e PT+MDB e socios tiveram 22 anos para nos tirar do atraso, e onde estamos? Mais pobres, mais desempregados, em risco na nossa casa (o que dira na rua), sem estrutura, sem lei, sem nada. Bolsonaro é a unica opçao hoje, se vai dar certo o tempo dirá; mas Lula (especialista em greves), Dilma (ladra e guerrilheira), FHCardoso (socilogo) e Temer (meu Deus) já tiveram sua chance, e deu no que deu. Dia 7 vamos de 17 para mudar – porque os que estao ja sabemos o resultado.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: