Advertisements
Anúncios

A pirâmide e os jornalistas

Em ação conjunta, o Ministério Público e as Polícias Civil e Federal desbarataram uma quadrilha, chefiada pelo empresário Danilo Santana – preso em Dubai, que aplicava o golpe da Pirâmide, prometendo lucros exorbitantes a quem “investisse” numa espécie de “bolsa de valores” de apostas esportivas.

Quase um crime dentro doutro crime.

A empresa utilizada tinha o nome de D9 – Clube de Empreendedores, e seus proprietários, que lucraram, em estimativa, algo em torno de R$ 200 milhões, não se furtavam em ostentar os efeitos da sacanagem, utilizando, no caso de Danilo, até gravatas bordadas em fio de ouro.

Para seduzir as vítimas, os golpistas contrataram jornalistas para fazer propaganda do produto, profissionais que, em regra, costumam passar ao público que os acompanha a sensação de credibilidade.

Exatamente por esse tipo de situação que este blog, além das universidades sérias de comunicação, batem na tecla de que não se deve, em hipótese alguma, misturar jornalismo com publicidade.

Um dos principais “garotos propagandas” da pirâmide foi escolhido a dedo, com muita inteligência: o comentarista da Globo, Caio Ribeiro, com fama de bom moço (e, de fato, é) e reputação ilibada, que, certamente, induziu, por conta disso, muita gente a cair na “arapuca”.

Um erro grave cometido por quem, além de profissionalmente bem colocado, não passa por problemas financeiros, dois argumentos que costumam ser utilizados por profissionais da comunicação para sucumbir às tentações do dinheiro publicitário.

Outros mais emprestaram a imagem para divulgar a “D9”, entre os quais: Larissa Erthal, que apresentava o “Terceiro Tempo” ao lado de Milton Neves e o recém formado na profissão, Marcelinho Carioca.

Se a primeira tem influências negativas óbvias na profissão, o segundo tem histórico de pouco se importar, desde o período de atleta, com a origem de recursos que adentram seu bolso.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: