Falar sobre Bolsonaro

EDITORIAL DA FOLHA

Antes mesmo do início formal da campanha ao Planalto, o deputado Jair Bolsonaro (RJ) dá mostras preocupantes de despreparo para lidar com questões básicas do escrutínio democrático.

Fala-se aqui da reação de Bolsonaro –ou das reações, melhor dizendo– a reportagem desta Folha que descreveu como se expandiu seu patrimônio e o de seus três filhos com mandato parlamentar.

A primeira atitude foi a recusa em apresentar explicações. Ficaram sem resposta as 13 perguntas encaminhadas ao pré-candidato à Presidência na quinta-feira (4), três dias antes da publicação do relato sobre o acúmulo de imóveis pela família ao longo de sua carreira política.

O silêncio só foi rompido após a veiculação do texto, em ambiente no qual o deputado se sente confortável, o das redes sociais. “O Brasil vive a maior campanha de assassinato de reputação de sua história recente protagonizada pela grande mídia”, escreveu.

Impossível não notar na declaração o misto farsesco de megalomania e paranoia, mais o surrado ataque à atividade jornalística, tão encontradiços na retórica de defesa daquele que Bolsonaro escolheu como oponente preferencial, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

“A realidade é dura para meus adversários. Precisam (…) apontar pra mim e me chamar de bobo e feio, enquanto suas opções são bandidos, criminosos, mau caráter, corruptos, canalhas, desonestos, e por aí”, foi outra diatribe postada pelo presidenciável.

Não deixa de ser espantoso que alguém a reclamar de um imaginário atentado a sua reputação trate em tais termos o que parece ser o mundo político em geral –com o qual governará caso saia vitorioso da eleição deste ano.

De resto, o pré-candidato não contestou nenhuma das informações veiculadas acerca de suas posses, embora tenha dito ser vítima de “calúnia”. Há um tanto de cálculo, decerto, na beligerância que insufla militantes; difícil imaginar, porém, que uma campanha inteira possa ser conduzida nesse tom.

Bolsonaro é depositário legítimo das intenções de voto de cerca de um quinto dos brasileiros, o que o torna, em contrapartida, motivo de amplo debate e inquirição.

O público tem o direito de saber que ele e seus filhos amealharam patrimônio imobiliário de ao menos R$ 15 milhões, tenha havido ou não ilícito no enriquecimento ao longo de três décadas.

Ou que sua migração do PSC para o PSL provocou a fuga do pequeno grupo de liberais que se aglutinava em seu futuro partido.

Propostas e afirmações desastradas, que o pré-candidato gostaria de deixar no passado, serão novamente trazidas à tona. Um programa de governo será cobrado e confrontado com a realidade.

Nada disso constitui perseguição. Trata-se de processo –falho, nem sempre justo, mas essencial– ao qual devem se submeter todos os postulantes a cargos eletivos.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

19 ideias sobre “Falar sobre Bolsonaro

  1. @marcospaulo2015, por favor me tira uma dúvida. Você acredita mesmo que Lula é inocente? Não precisa explicar nada, apenas responder sim ou não se possível.

  2. “ao qual devem se submeter todos os postulantes a cargos eletivos” ? por que não viram isso antes ? Então perceberam que o possível candidato está prestes a se eleger e agora estão correndo atrás já que ele fala na cara de vocês jornalistas ? Quanto ao Sr. Lula que vocês tanto gostam já que “liberaram geral” não vão falar de seus familiares ? Não vão saber poque o ex-catador de cocô é milionário ? Por que Dima Rousseff tem problemas mentais e não fala coisa com coisa ? Por que todos os grandes Petistas estão soltos por ai ? façam-me um favor.

  3. Como os bolsominions são cômicos. Eles citam o filho do Lula e se esquecem do filho de FHC. Dizem que é melhor ir se acostumando. Acostumar com o que, caras-pálidas? Com um discurso de ódio? Ou seria um discurso de um ignóbil deputado federal que nunca propôs sequer 1 projeto em mais de 20 anos de legislatura?
    Tenho pena dos símios, pq seria leviano de minha parte comparar os eleitores deste deputado embusteiro a seres maravilhosos e inteligentes. Então, vou comparar os eleitores deste farsante a… amebas. Isso. Amebas. Protozoários que não possuem utilidades.

  4. Marcos Paulo, acredito que você é um frustrado. Frustrado porque não carregou a tocha olímpica da corrupção junto com os teus ídolos :Lula,Dilma,Lulinha,Andres Sanches,Genoíno,Zé Dirceu,Rui Falcão, Lindembergh Farias, Gleise Hoffman e marido,Gilberto Carvalho et caterva. Tudo gente de boa “estirpe”; bando de vagabundos e corruptos, que fuderam o País de cabo a rabo, se preferir, do Oiapoque ao Chui. Falta de consciência dos infernos, seu quadrupede. Lula e Dilma cagaram tanto em teu cérebro que não tens mais consciência do que é certo e errado?
    Vai caçar pulgas para se alimentar . Vai procurar o dedo do Lula em ti. Esse safado vai ser preso dia 24.

  5. *Os numeros são estarrecedores. Como conseguimos sobreviver ao PT?*

    ●40 bilhões de reais com os Jogos Olímpicos;
    ●30 bilhões de reais com a Copa do Mundo de Futebol;
    ●121 bilhões de reais desviados da Petrobras;
    ●12,6 bilhões de reais repassados a 7.700 ONGs, governo Lula;
    ● 9 bilhões de reais em publicidade, em 4 anos do governo Dilma. O último não tenho;
    ●7 bilhões de reais em publicidade, governo Lula;
    ●1 bilhão de reais ao MST e outros movimentos ligados ao PT, governo Dilma
    ●152 milhões de reais repassados ao MST, só no governo Lula;
    ●154 milhões de reais com cartão corporativo (gastos secretos), gestão Dilma;
    ●65,9 milhões de reais repassados à UNE nos governos Lula e Dilma;
    ●50 milhões de reais com cartão corporativo (gastos secretos), gestão Lula
    ●11 milhões de reais repassados por Dilma a blogueiros petistas às vésperas do impeachment
    ●6,5 bilhões de reais em obras na República Dominicana;
    ●1 bilhão de reais/ano de mesada à ditadura cubana, sob o disfarce de “Mais Médicos
    ●2,9 bilhões de dólares investidos a fundo perdido na construção da primeira fábrica de medicamentos contra Aids da África, em Moçambique; fazendas experimentais de arroz no Senegal e de algodão em Mali; projetos agropecuários, de combate ao trabalho infantil e de capacitação de docentes para o ensino de português no Timor-Leste, e a implantação de bancos de leite humano de 22 países da África
    ●1,5 bilhão de dólares de prejuízo naquela falsa tomada de assalto às refinarias da Petrobras na Bolívia. Na verdade foi um ato nojento e covarde de traição do governo petista ao povo brasileiro. Conforme posteriormente Lula confessou, ele e o índio cocaleiro já haviam acertado toda a farsa, anteriormente: Evo faria o teatrinho de “ocupação“ das instalações da Petrobras e ele doaria tudo à Bolívia. E assim foi feito;
    ●1,22 bilhão de dólares na construção de uma 2ª ponte de 3.156 m sobre o rio Orinoco, Venezuela
    ●1,5 bilhão de dólares na construção de um trem subterrâneo na Argentina (o famoso soterramento do Ferrocarril Sarmiento, ligando Buenos Aires a Moreno)
    ●1 bilhão de dólares
    para o metrô Cidade do Panamá;
    ●900 milhões de dólares de perdão de dívidas a ditaduras africanas para com o Brasil;
    ●792,3 milhões de dólares de prejuízo na compra da refinaria de Pasadena, Texas
    ●732 milhões de dólares na construção do Metrô de Caracas, Venezuela;
    ●692 milhões de dólares para o porto de Mariel, Cuba;
    ●636,8 milhões de dólares na expansão de gasodutos da distribuidora Cammesa, Argentina
    ●400 milhões de dólares em auxílio para compra de alimentos para Cuba;
    ●200 milhões de dólarespara compra de máquinas agrícolas para Cuba(bolsa agrícola cubana);
    ●6 milhões de dólares para melhorias no porto de Mariel, em Cuba;”

    “Só” isto acima totaliza a bagatela de R$ 229.412.000.000,00
    Realmente, como conseguimos sobreviver ao PT?!!

    *Entre outros…*

    *Divulguem. O Brasil precisa saber!*

    Já sei o porque do Marcos Paulo estar chateado, frustrado , com as cuecas meladas e o cérebro infestado de merda que o Lula et caterva colocou: ele quer ser igual, porém não consegue. Pobre criança. Vai comprar um pirulito prá chupar, vai!!!

  6. Desafio a porcaria da Folha a mostrar os valores surrupiados por Bolsonaro. Desafio a qualquer um. Vamos lá , falem em valores. Não tem né? É melhor Jair se acostumando.

  7. Quantos projetos Lula apresentou quando foi Deputado Federal? Quantos? Lula o barba, como era conhecido no doi codi; dedo duro dos companheiros; pessoa sem cárater, nem na terra aonde nasceu é respeitado. Lula o inventor de greves no ABC para beneficiar patrões. VAGABUNDO!!!!

  8. Luis Nassif Online
    POLÍTICA
    Em 7 mandatos, Bolsonaro não foi um deputado liberal nem totalmente anti-PT
    SEG, 13/11/2017 – 13:04
    ATUALIZADO EM 13/11/2017

    Jornal GGN – Se o mercado pensa que pode se auto-enganar ou enganar outros setores com a imagem de um Jair Bolsonaro liberal, é melhor tirar o cavalinho da chuva. Pelo menos é o que sugere reportgem de Bruno Carazza, divulgada na Folha desta segunda (13).

    Carazza fez um levantamento de todas as ações encampadas por Bolsonaro enquanto deputado (projetos de lei, votações, frentes parlamentares, etc), ao longo de 7 mandatos. E o resultado apurado a partir de 166 projetos de lei apresentados de 1991 até mostra é que “Bolsonaro gosta de trabalhar mesmo é para a sua corporação, os militares.” Liberal mesmo, aliás, é algo que ele nunca foi. E anti-petista passou a ser apenas quando Dilma Rousseff já havia sido rifada.

    Segundo o trabalho do jornalista, mais de 30% das ações de Bolsonaro como deputado foram feitas pensando nos militares, exclusivamente. Os 57 projetos nesse sentido tratavam de “valor dos rendimentos, pensões, moradia, atendimento médico e hospitalar, criação de colégios militares e anistia de penalidades foram alguns dos assuntos propostos para agradar seu eleitorado preferencial.”

    Para cumprir o discurso em defesa da família e do nacionalismo, o deputado apresentou 13 projetos de lei com “regras sobre o planejamento familiar, a proteção da criança e do adolescente e a regulação do consumo de álcool e fumo – sem falar na defesa dos símbolos da pátria, como os projetos sobre a obrigatoriedade de ouvir o hino nacional com a mão direita sobre o peito, a autorização para aplaudir a bandeira nacional após a sua execução e a proibição de usar palavras estrangeiras em nomes de estabelecimentos comerciais.”

    ECONOMIA

    Na economia mesmo, foram 15 projetos que “passam longe do discurso liberal que ele vem defendendo recentemente.” As ideias “revelam uma visão intervencionista: Bolsonaro foi um grande defensor das mudanças nos contratos e índices de correção dos contratos do Sistema Financeiro Habitacional e propôs a reserva de vagas e a concessão de descontos de 50% no transporte aéreo para idosos, por exemplo. Um grande número de projetos trata, ainda, da concessão de isenções tributárias para grupos específicos, como taxistas, indústria automobilística e portadores de diabetes. Todas as medidas, portanto, tratam de beneficiar alguns grupos em detrimento de todos os contribuintes.”

    BOLSONARO E PT

    Coincidentemente, segundo a reportagem, o viés intervencionista de Bolsonaro ocorreu na época em que o PT esteve no poder. Em outras palavras, o deputado evitava confrontar a agenda política e econômica de Lula, principalmente.

    “Compilando o texto das ementas dos projetos em que Bolsonaro e PT votaram igual entre 1999 e 2010, nota-se um predomínio de temas associados à Nova Matriz Econômica – visão intervencionista da economia levada a cabo pelo PT.”

    “A lua de mel entre o PT e Bolsonaro, contudo, degringola-se: a partir do primeiro ano do mandato de Dilma Rousseff, Bolsonaro volta a colocar-se contra o PT e não é possível identificar uma votação sequer em que ambos votam de acordo um com o outro. Neste ponto Bolsonaro mostra novamente um faro apurado para captar o sentimento da população, distanciando-se do PT quando a situação do partido se deteriora politicamente e junto à opinião pública”, escreveu Carazza.

    Para o jornalista, se ultimamente Bolsonaro tenta passar a imagem de liberal, “seu comportamento nos últimos 26 anos vai na direção contrária.”

    “Diante de uma crise fiscal sem precedentes e de um (sub)desenvolvimento marcado por concentração de renda em favor de grupos específicos, um candidato corporativista, conservador e com pendores intervencionistas deveria ser visto com reservas. Mas o mercado parece estar cego para essa realidade.”

  9. Vou rir muito em 2018.
    Seja com os BOLSOMINIOS ou com os LULATUBES.
    Está muito divertido, não tem como defender ninguém.
    Usar Nassif, PHA, Carta Capital como referência, é o mesmo que usar, Veja, Reinaldo Azevedo, Globo como referência é de lascar.
    Sem contar que, todo delator que coloca o PT como “propineiro” é imediatamente taxado de mentirosos pelas fontes esquedoTUBES que citei, mas quando os mesmos citam o PSDB são os baluartes da verdade.
    Por isso vou rir muito em 2018 e, com certeza os que mais me farão rir serão os ESQUERDOTUBES ou LULATUBES, terei com muita diversão pelas piadas colocadas pelos mesmos.
    Vou rir muito em 2018 infelizmente, por conta dos ESQUERDOTUBES, dos BOLSOMINIONS, dos PSDBOBOS, MDBISONHOS e muitos outros.
    E, o pior de tudo é que, TODOS se dizem e se acham “istudioôsos” (os ESQUERDOTUBES são os mais “ferozes”, pois se acham os maiorais em tudo, por isso dou mais risada deles) em economia, política, em história são espetaculares, ou seja, são divertidos “demais”.
    Que o universo nos proteja em 2018!!!!!

  10. Debater com Petista Acéfalo é como já dizia Lobão:

    “Discutir com petista é como jogar xadrez com um pombo, ele vai andar sobre o tabuleiro, derrubar e cagar sobre o mesmo, ainda assim ele estufará o peito, achando que tem razão.”

  11. Lema desde sempre do PT:

    “Transformam o País em um puteiro , pois assim se ganha mais dinheiro…A tua piscina está cheia de ratos, a tua verdade não corresponde aos fatos… O tempo não para, não para não, não para ….”
    Dia 24 petista será a data do encarceramento do teu guru. Espero que não sintas coceiras hemorroidais. Vais lá acampar também? Vai, pois a tua ração de mortadela está te aguardando.

  12. Bolsonaro diz que só abandona candidatura se for morto ou tirado na ‘covardia’

    Afirmando que só abandona a sua candidatura à Presidência da República se for morto ou tirado “na covardia”, Jair Bolsonaro (PSC-RJ) publicou em suas redes sociais a primeira manifestação de viva voz sobre reportagens da Folha que relataram o patrimônio dele e dos filhos parlamentares, além do recebimento de auxílio-moradia mesmo tendo apartamento próprio em Brasília.

    “Só em duas situações eu posso não estar neste ano no debate presidencial: se me tirarem na covardia por um processo qualquer, na covardia, (…) ou se me matarem. Não to preocupado com isso. Se me matarem vão ter que me enterrar, vão arranjar outro Celso Daniel [prefeito petista, assassinado em 2002].”

    Em um vídeo de 11min39s postado no final da noite desta quarta-feira (10), Bolsonaro afirmou estar propenso a vender seu apartamento na capital federal e passar a ocupar um imóvel funcional da Câmara e acusou a Folha de ser um jornal “canalha”.

    “O que está em jogo? É o poder, é quem vai sentar-se naquela cadeira presidencial. (…) Sou uma pessoa completamente fora do establishment, sou o diferente, sou aquele intruso no poder”, afirma, citando que PSDB e PT têm um leque de apoio parlamentar e no Executivo muito maior do que o dele. “O que acontece? Aponta a bateria pra cima de mim. No caso, a Folha de S.Paulo, tentando me desestabilizar e me colocar no mesmo nível dos candidatos deles, que eles apoiam, do PSDB. Eles preferem até um petista na Presidência do que eu.”

    Em reportagens publicadas nos últimos dias, a Folha mostrou que Jair Bolsonaro e seus três filhos parlamentares multiplicaram o patrimônio na política, tendo hoje 13 imóveis em pontos valorizados do Rio e de Brasília, com preço de mercado de pelo nenos R$ 15 milhões. Relatou também que o presidenciável e seu filho Eduardo, deputado federal como o pai, recebem mensalmente R$ 6.167 de auxílio-moradia da Câmara mesmo tendo apartamento próprio em Brasília.

    “Por exemplo, pegaram meu patrimônio [e disseram]: ‘Óóóó´, ele tem um apartamento em Brasília e recebe auxílio-moradia’. Tenho sim, apartamento de aproximadamente 60 metros quadrados [na verdade, 69 metros quadrados]. Que que eu posso fazer? Vender o apartamento, comprar aqui no Rio de Janeiro um outro imóvel e ir morar num apartamento mansão da Câmara, de 200 metros quadrados, alguns com hidromassagem, com tudo, com segurança, que eu não vou pagar. Não vou pagar IPTU, não vou pagar condomínio”, afirmou o deputado.
    “A gente vai resolver as questões do Brasil e ponto final. E certas coisas tem que ser com radicalismo. Como você vai combater a violência, soltando pombinhas? Dizendo que são excluídos da sociedade.? ‘Ah, vamos investir em educação’. Sim, tem que investir em educação, mas o reflexo vai ser daqui a 30 anos no tocante à violência. Nós temos como resolver os problemas do Brasil, sem salvador da pátria, mas com salvadores, que será a grande maioria da população brasileira, que pensa como eu.”

    Ou seja, os bolsominions querem um ditador. Os mais fortes sobrevivem e os mais fracos perecem. Como foi na idade média. Bolsominion quer passar do vídeo game para o real. Até a hora que a revolta estourar e tudo se transformar em sangue, suor e lágrimas. Estariam os bolsominions preparados para lutar, ou gritar feito porcos na hora do abate?

  13. Os único porcos a serem abatidos são os petistas escrotos, culpados das merdas intermináveis que estão ocorrendo no País. Seus pulhas, fuderam a economia, fuderam com o trabalhador( 13 milhões de desempregados). Seus PULHAS. VAGABUNDOS.
    Vai acampar e ganhar a tua cota de mortadela, petista babaca. Vai se acostumando, pois é Bolsonaro na tua cabeça. Uma notícia para alegrar o estrume do teu dia: 5.000.000(Cinco Milhões) de pessoas seguem o MITO no Facebook. Vai tomar o teu remédio de tarja preta para as tuas dores hemorroidais.É melhor Jair se acostumando. PT: partido de tontos e trouxas.

  14. Engraçado o estrume do PETISTA babaca falando em ditador. E os que Lula e Dilma receberam aqui no Brasil: Muamar Kadafi, Fidel,Chaves, Maduro( não venha com conversa de que a Venezuela tem democracia), Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que governa a Guiné. Vem me falar em Ditador , Petista babaca???? Vai acampar para ganhar a tua cota de mortadela, vagabundo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.