Anúncios

A intimidação a Reinaldo Azevedo

Antes de iniciar este manifesto de repúdio à violência cometida contra o jornalista Reinaldo Azevedo, se não pela PGR, certamente de responsabilidade do órgão, com o vazamento de sua conversa com Andréa Neves, irmã do senador Aécio Neves, faz-se necessário esclarecer que o Blog do Paulinho, por vezes, publica textos do agora ex-colunista de VEJA e rádio Jovem Pan com os quais concorda e ignora (apesar de lê-los) os que discorda.

É assim que deve funcionar um estado de direito, ou seja, pode-se gostar ou não (por vezes as duas coisas ao mesmo tempo) do trabalho de um profissional de imprensa, mas nunca, em hipótese alguma, deverá ser cerceado o direito de opinião, de mostrar à população os fatos, o ponto de vista, etc.

Reinaldo Azevedo foi vítima de intimidação ao ter suas conversas com uma fonte jornalística tornadas públicas, em vazamento que, se não teve origem na PGR, a ela ainda assim deve ser imputada a responsabilidade, detentora que era do material original.

Ontem, nota da Polícia Federal deixou ainda mais claro esse pensamento.

Diz trecho:

“Informamos, ainda, que a Procuradoria Geral da República teve acesso às mídias produzidas das interceptações, em sua íntegra, em razão de solicitações feitas por meio dos ofícios 95/2017 – GTLJ/PGR, de 28 de abril de 2017, e 125/2017 – GTLJ/PGR, de 19 de maio de 2017, e respondidos pela Polícia Federal, respectivamente, através dos ofícios 569/2017 – GINQ/STF/DICOR/PF, de 28 de abril de 2017, e 713/2017 – GINQ/STF/DICOR/STF, de 22 de maio de 2017, em face do disposto no artigo 6 da Lei 9.296/96.”

Independentemente da análise do conteúdo do bate-papo entre Reinaldo e Andréa, que deve ser visto sob a ótica de que numa relação jornalista-fonte, em que o profissional de imprensa direciona a conversa para facilitar a obtenção das informações desejadas, fazendo-se necessário o diálogo com gente do submundo (este jornalista, em exemplo, por conta da profissão, fala com quem, por vezes, é denunciado), evidencia-se o objetivo de indispô-lo com o veículo de comunicação que lhe cedia espaço, mediante contrato (a revista VEJA, que no áudio é criticada por Azevedo).

O plano de intimidação foi exitoso e, horas depois de executado, resultou no óbvio afastamento do relacionamento entre o jornalista e seu empregador.

Este jornalista, que já foi vítima (aliás, nunca deixou de ser) de campanhas difamatórias das mais rasteiras imagináveis, e chegou a ser preso para satisfazer a sanha de vingança daqueles a quem expôs os desvios de conduta, sabe bem o que é sofrer tentativas de intimidação (que, em verdade, se estes covardes soubessem, mais estimulam do que intimidam), razão pela qual solidariza-se a Reinaldo Azevedo, repudiando, ainda, o responsável (ou responsáveis), sejam eles da PGR ou de órgãos que se viram satisfeitos com o episódio, que parece eficaz em primeiro instante, mas, certamente, servirá de combustível futuro para dar ainda mais visibilidade ao atacado.

Anúncios

10 Respostas to “A intimidação a Reinaldo Azevedo”

  1. davidsancchez Says:

    Não entendi, quer dizer que quebrar sigilos de políticos e dirigentes de clubes é válido, mas de jornalistas não podem?

  2. Renê Marcel Oechsler Says:

    Davidsanchez, leia a CF, não seja preguiçoso

  3. Juliana Fonseca Fonseca Says:

    Vocês não entendem algo básico…é lamentável quebrar o sigilo das fontes, MAS TÃO LAMENTÁVEL QUANTO TER COMO FONTES OS “NEVES” E DEFENDÊ-LOS NOS PROGRAMAS E NOS ESCRITOS…LAMENTÁVEL AMBOS OS COMPORTAMENTOS.

  4. davidsancchez Says:

    Rene, poderia traduzir o que é CF? Não lhe conheço, então vc não me conhece, NÃO ME JULGUE, mas se quiser saber quem sou, leia as 24 matérias da ESPN sobre a confederação brasileira de handebol, com m eu material, premiada pela ACEESP como melhor matéria do ano 2017 e segundo colocado pelo Ministério Público Federal como matéria investigativa.

  5. marcospaulo2015 Says:

    Juliana Fonseca. Perfeito.

  6. Nelson Coutinho Says:

    Tadinho do Reinaldo!.

  7. rogerio fernando (@rogerferrosp) Says:

    Minha solidariedade ao Reinaldo.Ele vai estar empregado em breve.Fecha-se uma porta outra se abre.Tive um chevete 82 que era assim.KKKKKKK

  8. odeiomundo (@odeiomundo) Says:

    ultimamente tenho discordado e muito do Reinaldo que mudou demais depois do impedimento da diuma. Mas, como vc concordo que oque fizeram com ele foi um crime. Uma forma baixa de se calar um crítico. O janot que é um petista de carteirinha eliminou um de seus mais conhecidos críticos

  9. rogerio fernando (@rogerferrosp) Says:

    Além do Paulinho tem muito mais tucano que eu pensava.Agora só falta começar a defender o PREFAKE Dória

  10. Nelson Coutinho Says:

    Janot petista de carteirinha………….(tradução : sem fôlego de tanto rir)……………….

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: