Anúncios

Documento do MPF gera suspeitas sobre áudio de Temer. Apuração da rádio CBN aponta veracidade

Entre versões distintas de peritos, que não conseguem garantir, de maneira inquestionável, se existiu ou não manipulação nos dados da gravação realizada por Joesley Batista com o presidente Michel Temer, dois fatos importantes chamaram a atenção do Blog do Paulinho.

Antes, porém, faz-se necessário dizer que, independentemente de ocorrência ou não de cortes, há trechos do áudio que garantem, no mínimo, a prevaricação presidencial, e, em consequência, o impeachment por crime de responsabilidade.

Voltemos aos fatos.

Documento do MPF enviado ao STF dá conta da utilização do aplicativo “Audacity” para verificação de possíveis edições no material sonoro da conversa (o blog também costuma fazer uso do programa, que é muito bom), mas ao revelar que o diálogo “encontra-se audível, aparentando sequência lógica”, escorrega, não se atentando, nem explicando, as razões do encontro de Temer e Joesley ter sido realizado no dia 07 de março, mas o arquivo analisado ter sido datado, automaticamente, no dia 14 de março, uma semana após.

Muitas podem ser as conclusões:

  • Joesley pode ter descarregado o áudio no computador pessoal e, posteriormente, regravado o arquivo (com ou sem edição), o que implicaria e dizer que o material do MPF não seria o original;
  • O MPF não realizou a perícia no gravador original (se o tivesse feito a data de gravação do arquivo seria a de 07 de março ou, se a conversa tivesse ultrapassado a meia noite, de 08 de março).

Faz-se necessário o esclarecimento, que não implica em dizer que a cópia do áudio é infiel ao original, apenas que Joesley, por razões desconhecidas, teria, em vez de entregado o aparelho gravador aos promotores (para perícia) o fez apenas com o arquivo, que copiou da fonte primária.

O fato não altera o ato de imoralidade do presidente, mas judicialmente, pode beneficiá-lo.

Por fim, outro argumento relevante, e que precisa ser analisado com seriedade, corrobora para a autenticidade do teor da gravação, ou seja, que ela não teria sofrido edições.

A CBN, inteligentemente, cronometrou o tempo de início do áudio, que se dá dentro do veículo de Joesley, aproveitando-se de que a programação da emissora é ouvida com clareza, até o final, em que, novamente, no interior do carro, escutasse os locutores da rádio em ação.

Segundo a CBN, o tempo da gravação corresponde, em exatidão, ao que foi colocado no ar, o que garantiria, em tese, que não houve edição (cortes) no referido material.

Certamente é uma linha de perícia que não pode ser descartada.

Confira abaixo documento do MPF demonstrando que a data do arquivo de áudio utilizado não corresponde à da reunião em que a gravação efetivou-se:

 

Anúncios

5 Respostas to “Documento do MPF gera suspeitas sobre áudio de Temer. Apuração da rádio CBN aponta veracidade”

  1. Renato Maia Says:

    Paulinho o que não dá para ser explicado é o por que deste encontro do Presidente da República com um indiciado na garagem do Jaburu?? Quanto a prevaricar dizer o quê? Temer não tem fé pública e a gravação não pode ser considerada prova, pois não era autorizada e nem consentida pelo Temer, ficaria a palavra de um contra a do outro e na Justiça vale a máxima “in dubio pro reo”, ou seja a presunção da inocência, como Temer não tem fé pública, embora seja funcionário público eleito, mas não concursado, sua versão não sobreporia a do Joesley. Infelizmente tenho de concordar com algumas coisas que Temer disse, primeiro “a montanha pariu um rato”, para mim ficou claro que o jornalista Lauro Jardim foi alimentado pela JBS e na ânsia de não ser furado publicou notícia que colocou mercado financeiro e a política em pânico com ilações que não se comprovam com o áudio, há outros diversos indícios de crime nas delações, mas não no áudio. Segundo, o crime perfeito, os irmãos Batista confessam que cometeram dezenas de crimes e saem ilesos, livres, leves e soltos e nesse momento andam tranquilos pelas ruas de NY, vão pagar uma multa que pra eles é troco de pinga, só o jato particular deles que os levaram para NY custa mais do que a multa que vão pagar. Terceiro, sabendo da confusão que iria explodir, compram 1 bilhão de dólares e de um dia pro outro lucram o valor da multa. O pais ficou no caos e eles agora lá curtindo a vida numa boa…..

  2. Renato (@galenoeu) Says:

    Exatamente xará…Mas vai falar isso para o jornalismo podre que temos aqui no Brasil…

  3. mabraganca Says:

    Espero que ele ainda demore pra cair…. Antes ele vai acabar com esses sindicatos, cut e jbs.

  4. Teresinha Winter Says:

    Era só o que faltava, na hora de pegar o restante da quadrilha, a coisa ter sido mal feita e virar outra grande pizza. ELES TODOS SÃO IMPLICADOS NA CORRUPÇÃO e eu quero ver todos presos, processados, restituindo a grana, etc. Tudooooooo !!! E com tudo que acontece ainda vem esses fanáticos políticos pra encher o saco. NÃO ME INTERESSA O PARTIDO, quero ver os corruptos fooooraaaaa !!!

  5. Dinossaurio (@DinossAurio) Says:

    é inaceitável a pena dos Batistas, em que ter cadeia, ta muito esquisito essa história. Cadeia já.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: