Advertisements
Anúncios

Rodrigo Caio, Zé Roberto e a cultura do povo brasileiro

A rodada de ontem das semifinais do Campeonato Paulista foi especial não somente pelos embates que resultaram nas vitórias, justas, da Ponte Preta sobre o Palmeiras e do Corinthians frente ao São Paulo, mas por exemplificar nuances do comportamento habitual de grande parte do povo brasileiro.

O primeiro caso se deu na tentativa do jogador Zé Roberto de enganar a arbitragem em ridícula simulação de agressão ao rosto, quando, em verdade, o adversário mal havia lhe tocado o peito.

Parece que os Deuses do fuyebol, diante da indecência, puniram-no minutos após, no escorregão que resultou no terceiro gol ponte-pretano.

O comportamento do veterano atleta palmeirense – que já tem idade para entender as consequências de seu gesto – é típico da cultura enraizada no povo brasileiro: o da malandragem ilícita, da busca de levar vantagem sobrepondo-se aos direitos do semelhante.

Felizmente, pouco mais de uma hora depois, um jogador do São Paulo tratou de demonstrar que mesmo em meio ao deserto sempre existe a possibilidade de encontrar um oásis.

O zagueiro Rodrigo Caio viu o árbitro da partida, Luis Flavio de Oliveira, contra o maior rival de seu clube, o Corinthians, amarelar indevidamente o jogador Jô, e, em raro comportamento de retidão (não dele, mas da sociedade) chamou-o para apontar-lhe o equívoco, mesmo sabendo que o São Paulo seria amplamente beneficiado com sua omissão.

Cumpriu com sua obrigação, mas num contexto de pertencimento à uma sociedade de hábitos tão reprováveis, vem sendo exaltado, por aqueles que ainda lutam, brancaleonicamente, contra a cultura da imoralidade, como se fosse uma rara agulha encontrada no interior de um palheiro.

Ainda assim, Caio encontrou, dentro da própria torcida do São Paulo, detratores que avaliaram a decência como ato de traição.

Melhor que seja visto desta maneira por esse tipo de gente.

Pior seria receber elogios daqueles que preferem comportamentos como o protagonizado por Zé Roberto, estimuladores de práticas que resultam, por fim, nos políticos corruptos que espelham, em verdade, a sociedade que representam.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: