Anúncios

Espiões domésticos

Da FOLHA

Por RUY CASTRO

O site WikiLeaks, que divulga o conteúdo de documentos secretos, acaba de fazer outra grave denúncia : a CIA, serviço de espionagem americano, descobriu como penetrar em aparelhos, grampear conversas e se meter em qualquer equipamento doméstico conectado à internet. E não se limita aos suspeitos de sempre. Nesses tempos de terrorismo global, em que os atentados são imprevisíveis, todo mundo —eu, você ou o seu primo que chegou da roça— é suspeito, e, como tal, sujeito à vasculha cibernética. O seu smartphone, por exemplo, pode estar espionando-o neste momento.

Sem falar nas smart-TVs, as TVs “inteligentes”. Elas têm um microfone, que você talvez não saiba onde fica. Mas a CIA sabe. Através dele, ela capta as suas conversas no recinto, grava-as e as transmite para os interessados. Faz isto mesmo que a TV pareça estar desligada —porque, para o “software malicioso” da CIA, ela não está. E, ao trocar segredos com os seus sócios de trampolinagens, não adianta você os chamar por apelidos como “Amigo”, “Italiano” ou “Vesgo” —a CIA tem um equipamento que “lê” vozes.

Até os carros computadorizados poderão ser “ordenados” a se atirar do alto de um viaduto matando seus passageiros —imagine quantos rivais ou inimigos não estariam ao alcance dessa morte por controle remoto. Talvez por isso, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, cubra os microfones e câmeras de seus equipamentos com fita adesiva preta quando não em uso. Seguro morreu de velho.

Ou seja, nossas casas podem estar cheias de espiões trabalhando para a CIA, e já vejo o dia em que os micro-ondas, liquidificadores ou enceradeiras também estarão de olho em nós.

Falando nisso, ontem, minha TV de tubo (sim, ainda tenho uma) pareceu piscar para mim, acendendo e apagando a intervalos. Pisquei de volta e ela sossegou.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: